Todos nós temos medo de que alguém roube a nossa ideia e que depois fique rico com ela certo? Quem viu o filme "A Rede Social" sabe do que estou falando, este filme fala da criação do Facebook, e retrata que Mark Zuckerberg foi o programador chamado por outros empreendedores (os irmãos Winklevoss que eram os playboys de Harvard) para criar uma rede social para pegar mulheres. O filme mostra que Zuckerberg quebrou o acordo verbal com os idealizadores, melhorou muito a ideia e passou a desenvolvê-la em proveito próprio. Ele foi no mínimo anti-ético, mas duas coisas ficam claras: que os empreendedores originais não tiveram uma visão tão boa quanto Zuckerberg sobre o empreendimento, e que se esqueceram de assinar um contrato para impedir que Zuckerberg usasse a ideia original em seu favor, em resumo: Deram mole!!! O filme mostra claramente que para uma startup, a execução é tudo.
Mas na prática as chances de que alguém copie a sua ideia simplesmente porque ouviu você falando sobre ela são muito pequenas. O segredo para reduzir essa chance a zero é convencer a todos de que você é a melhor pessoa para executar o projeto. E depois disso três coisas podem acontecer:
- A - Não terão qualquer interesse sobre sua ideia,
- B - Irão desistir de copiar ao ver sua competência em empreende-la,
- C - Pedirão para participar com você.
Como trabalhar para isso acontecer?
Dica 1:
Comece contando sua ideia para pessoas muito próximas, em quem você pessoalmente confia. Não vai ajudar muito, porque eles provavelmente vão dizer "que ótima ideia!". Mesmo assim, é um bom treino para articular sua explicação.
Dica 2:
Em seguida, aborde pessoas experientes no mercado em que você está mirando e que sejam próximas de alguém que você conhece. Esses serão mais imparciais, comentando se consideram sua ideia realmente viável e como você pode melhora-la.
Dica 3:
Após pesquisar bastante sobre o tema, concorrência e ter o feedback de todos acima, tente convencer uma pessoa a trabalhar com você no projeto. Se um ou mais se interessarem de verdade - por exemplo, concordarem em trabalhar recebendo somente um pequeno percentual do negócio - seu projeto começa a ter alguma chance de estar no caminho certo.
Dica 4:
Nesse ponto, você já é capaz de criar um pitch* e treina-lo bastante. Vá então a um meetup* e apresente sua ideia ao máximo de pessoas que você puder. Como praticamente todos no meetup* estarão trabalhando em ideias próprias, qualquer interesse explícito sobre seu projeto irá lhe dar mais alguns pontos.
Dica 5:
Nesse ponto, ou você desistiu da ideia, ou mudou-a consideravelmente, ou já está bastante confiante no projeto. Inscreva-se para apresentar seu projeto em sessões de pitch* (diversos meetups* permitem isso), e se seu trabalho estiver bem feito, um investidor irá procurá-lo por conta própria para saber mais.
E se você já tem algo pronto, provavelmente já está guardado por uma patente ou outro tipo de proteção. Caso contrário, lembre-se que provavelmente alguém já teve uma ideia idêntica à sua, e pode até ter descoberto (antes de você) que ela não irá dar em nada. Mesmo assim, o segredo de uma startup é como você executa o projeto - e isso depende somente da sua competência e do time que você montou, não do segredo que você guarda.
Muito bem, nós ja temos a ideia agora só falta uma coisa, o nome da nossa empresa, e sobre isso que vou falar no próximo post. Um abraço a todos.
Muito bem, nós ja temos a ideia agora só falta uma coisa, o nome da nossa empresa, e sobre isso que vou falar no próximo post. Um abraço a todos.
*Meetup - encontro informal entre empreendedores e investidores
*Pitch - Vender a sua idéia a um investidor em potêncial
Referência:
Fonte e Adaptação:Revista Exame