Mas o problema não é se o investimento for em fundos ou através de uma ETF o grande problema é o próprio índice ibovespa que de acordo com muitos autores é uma tremenda aberração que se consolidou como referência de mercados no Brasil.
Só para resumir, a proporção de cada papel dentro do índice ibovespa varia de acordo com o seu volume negociado, não importando se o papel é bom ou ruim.
Por exemplo, a pouco tempo a OGXP3 perdeu grande parte do seu valor devido a problemas com a empresa OGX na qual este papel representa, o papel simplesmente derreteu, mas o volume negociado da OGXP3 simplesmente aumentou, chegando a determinados dias ser maior do que a PETR4 e VALE5 juntas.
Então pode acontecer de uma empresa perder valor de mercado e a sua participação no índice ibovespa simplesmente aumentar. Por isso este índice não deve ser levado muito em conta como referência de mercado, mas como ele foi criado em 1968 acabou se consolidado como o principal índice mesmo tendo estas deficiências.
No final dos anos 90 foi criado o índice IBrX-50 que de acordo com muitos seria uma evolução do índice ibovespa, sendo que os papéis agora seriam ponderados não de acordo com o seu volume negociado, mas sim de acordo com o seu valor de mercado.
No final dos anos 90 foi criado o índice IBrX-50 que de acordo com muitos seria uma evolução do índice ibovespa, sendo que os papéis agora seriam ponderados não de acordo com o seu volume negociado, mas sim de acordo com o seu valor de mercado.
E para exemplificar voltaremos ao caso do papel OGXP3, o mesmo começa a derreter assim perdendo o valor de mercado então na próxima revisão que acontece de 4 em 4 meses (igual ao ibovespa) o papel perderia participação no indice.
Muitos bancos oferecem fundos que replicam o índice IBrX-50, mas temos a mais antiga das ETF's que é o PIBB11 criada pelo BNDES em 2003 que tem uma grande vantagem, que é a taxa de administração de apenas 0,059% menor mesmo que a taxa do BOVA11 que é de 0,54%.
Logo abaixo vemos o desempenho dos dois índices.
Muitos bancos oferecem fundos que replicam o índice IBrX-50, mas temos a mais antiga das ETF's que é o PIBB11 criada pelo BNDES em 2003 que tem uma grande vantagem, que é a taxa de administração de apenas 0,059% menor mesmo que a taxa do BOVA11 que é de 0,54%.
Logo abaixo vemos o desempenho dos dois índices.
Nem é preciso falar, pois a diferença está no visual com o índice IBrX-50 obtendo 19,2% ao ano, superior aos 16,1% do ibovespa e nem se comparando aos pífios 11,4% dos fundos indexados.
Então se você esta procurando um papel que siga um índice bem diversificado, escolha o PIBB11 que esta provando ser uma ótima escolha, pelo menos bem melhor do que o BOVA11.
Um abraço a todos.
Olá Lord!
ResponderExcluirMuito bom o estudo, eu tenho PIBB11 por estes motivos e também pela taxa de administração ser bem menor que o BOVA11, a liquidez que muitos reclamam tem melhorado bastante nestes últimos 3 meses =) acho que estão notando a superioridade do IBRx-50 frente aos demais índices.
Ah e uma dica, aquele planeta ali de plug-in está lerdando bastante o blog, recomendo removê-lo até porque não tem função prática.
Abraços!
Eu ja tinha feito o calculo do PIBB11 ja algum tempo e estava guardado, resolvi a publicar logo para nao perder, este estudo supreendeu até a mim.
ExcluirNão sabia que estes plugins estavam tornando o blog lento, estou fazendo alguns ajustes no blog e talvez eu retire algumas coisas que estão a mais.
Um abração!!!!
Eae Lord!
ResponderExcluirTambém tenho PIB11 na carteira (pouco, mas tenho) e prefiro esse em relação ao BOVA11 pelos mesmos motivos que você falou.
Hoje em dia até existe liquidez no PIBB11 (não tanto quanto o BOVA11) mas acredito que no futuro irá melhorar ainda mais!
Sim este papel se mostrou ser muito bom, mas ainda existem outros melhores como SMAL11 e principalmente o DIVO11, na falarei na próxima semana, mas estes papeis ainda precisan de mais liquidez.
ExcluirUm abração!!!
http://hcinvestimentos.com/2012/02/27/bova11-x-pibb11/
ResponderExcluirEsse artigo do HC apresenta retorno historio quase o mesmo para PIBB e BOVA.
prefiro me orientar pelas informações do site do Bovespa,
Excluirtudo também depende do periodo pesquisado.
um abração!
fala Lord!
ResponderExcluirTô sumido não, é que dou uma viajada nesse assunto que vc tá tratando essa semana...
Abração!
Corey
Olá Corey, este assunto é muito complicado de entender no início, mas para chegar a um bom nível de independência financeira será de importância vital estudar estes assunto mesmo que seja chatos, eu por exemplo acho superchato estudar fundos imobiliários e acho mais chato ainda estudar os vários produtos de renda fixa.
ExcluirUm abração!!!
Lord, você sabe dizer se é normal o número de negociações do ETF SMAL11 que ocorreu hoje? A média diária sempre fica entre 10 a 20 negócios, e hoje no momento que escrevo esse comentário está com mais de 2 mil negócios (+0,52% enquanto o BOVA11 está -0,23%). Meu palpite é que tem alguém vendendo MUITO...
ResponderExcluirVocê poderia comentar algo a respeito disso?
Segue o link da bovespa: http://www.bmfbovespa.com.br/etf/fundo-de-indice.aspx?Idioma=pt-br
Obrigado!
ps. no aguardo dos seus comentários sobre o SMAL11 e o DIVO11 ;)
Olá estou observando o gráficos diários da ETF SMAL11 e digo que esta volatividade em termos de volume é bastante comum em papéis com pouca liquidez, mas em relação a SMAL11 ela esta neste momento em congestão com a cotação oscilando entre a resistência de 65 reais até o suporte que esta em 61 reais, o papel esta neste exato momento em 62 reais portanto em zona de compra para traders de curto com risco de 3 para 1.
ExcluirPortanto na minha opinião esta é a causa do alto volume de negócios.
Semana que vem volto a falar de Startup que é o caminho que vou seguir para acelerar a minha independência financeira e na outra semana voltarei a falar de SMAL11 e DIVO11.
Um abração!!!
Interessante informaçao,
ResponderExcluirMas ainda prefiro açoes do q ETF, ao menos posso escapar de ter alguns papeis q não me agradam :)
Beijão