Bem a maioria dos leitores já devem ter visto nas ruas um carrinho todo quadradinho e feinho feito de fibra de vidro, e com certeza não deram muita atenção ao dito cujo, mas por trás deste carrinho tem muita história que vou contar agora.
No final da decada de
A empresa estava crescendo a olhos vistos, mas Gurgel queria mais, ele sonhava com um carro urbano, econômico e barato que fosse 100% Brasileiro, então em 1987 foi apresentado um protótipo 280M, chamado CENA (Carro Econômico Nacional), ele foi projetado para ser o mais barato do país. Os motores eram de 800cc iguais ao da volkswagen 1600cc só que cortados ao meio e ainda refrigerados a água, para evitar o processo da Volkswagem que tinha a patente dos motores refrigerados a ar.
A parti deste protótipo se chegou em 1988 ao famoso BR-800, que teve incetivos dados pelo governo como o de pagar apenas 5% de IPI (os outros pagavam 25%), o carro chegou ao mercado com preço em torno de 7 mil dolares, sendo 30% mais baratos que os compactos de outras marcas como o Fiat Uno.
No início, a única forma de comprar o carrinho era comprando também ações da Gurgel Motores S/A, cada comprador pagaria 7.000 dólares pelo carro e 1500 pelas ações. Através de uma campanha agressiva foram vendidos cerca de 10 mil lotes de ações da empresa. E na época foi um bom negócio para muitos, pois já em 1989 havia um ágio de 100% pelas mil unidade já produzidas. Já em 1990 o BR-800 passaria a ser vendido sem o pacote de ações, isto é qualquer um poderia comprar o veiculo.
A Gurgel tinha chegado ao auge, mas infelizmente no Brasil tudo que sobe tem que descer, e na 2º Parte vou contar como foi o fim do sonho da Gurgel Motores.
Desculpem se acharem algum erro, pois escrevi este post as pressas pois perdi totalmente o outro. Um abraço a todos.
Esse cara foi um dos maiores empreendedores brasileiros e um dos mais surrados pelo governo, se ele tivesse feito isso nos EUA seria um Henry Ford hoje em dia.
ResponderExcluirSem duvida que Gurgel foi um grande empeendedor, mas ele não tinha apoio politico, e neste país quem não tem apoio politico, não vai para frente. Els aimda cometeu o pecado de usar recursos próprios, quando é de praxe usar recursos do BNDES.
Excluireu achava o br-800 uma gracinha, mas parecia um carro super delicado e sem segurança, nunca cheguei a andar em um p saber como era
ResponderExcluirBoa semana por aí
beijocas na ponta do nariz
Infelizmente o que ele tinha de barato, tinha de desconfortável.
Excluiraquela porta transparente broxava qualquer um...
ResponderExcluirEssa porta transparente eu não conheci kkkkkk.
Excluiraqui tem duas fotos:
Excluirhttp://www.essevaleumafoto.com/2011/08/fotos-do-abc-expocar-2011-em-sao.html
Ah esse é o Motomachine, mas só ficou no protótipo mesmo, realmente ninguém em sâ conciência iria comprar um carro com as portas transparente. Acho que ele deixou de vender muito carros devido a aparência fragil.
ExcluirObrigado pelas fotos.
Um abração!!!
Bom dia por aí Lord!
ResponderExcluirFeliz dia dos namorados :P
Aceito presentes acima de US$ 500 e jantar apenas em restaurante da moda ok?
Kkkkkkk
Bom dia de trabalho por aí
Beijão
Oi feliz dias dos namorados kkkk!!!
ResponderExcluirHoje vai ter o combo do Pobreta vou torrar os 800 reais kkkk.
Daqui a pouco passo lá, deixei uma msg no post anterior.
Beijão.
O X15 e X20 não tem cara de delicados não. São pra mim, os modelos mais bonitos.
ResponderExcluir