Páginas

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Conhecendo o Rio 1º Parte - Divisão Territorial



   Este é um post dedicado a aqueles que não conhece a cidade do Rio de Janeiro. A cidade do Rio de Janeiro está dividida em 5 AP's (Áreas de Planejamento) cada AP esta subdividida em regiões administrativas e estas em Bairros. Vou mostrar a seguir as caracteristicas principais de cada região, mas sem me aprofundar muito para não tornar o post chato. Então vamos lá.

AP-1: Representa o centro da cidade. É o centro financeiro e de serviços da cidade, tem um comércio muito forte, mas poucas pessoas vivem lá, após um periodo de decadência devida a transferência da capital para Brasilia, o centro vem passando por uma forte revitalização devido ao crescimento econômico do Rio de Janeiro. Estão sendo construidos inúmeros edifícios que abrigaram os inúmeros escritórios de empresas que estão se instalando aqui na capital. População: 298.000 habitantes  

AP-2: Representa a Zona Sul e a área da Grande Tijuca. É a área mais bela da cidade e também é a região mais conhecida devido ao turismo e as novelas da globo, é sem duvida a região mais rica da cidade do Rio de Janeiro e onde moram as Elites e as famílias mais tradicionais, é visível a forte presença de imigrantes europeus. A sua população é formado basicamente pelas classes “AA e A”.
População: 1.009.000 habitantes

AP-3: Representa a Zona Norte. É antiga zona Industrial da cidade, onde bairros surgiram ao longo das linhas férreas abrigando as vilas operárias, é ainda hoje a região mais populosa, mas entrou em decadência devido a favelização e a violência, ainda hoje se encontram algumas industrias, mas o forte mesmo são os bairros de comércio popular, há também vários bairros de classe media alta. A região vai lentamente se revitalizando com a diminuição da violência, e os lançamentos imobiliários. A sua população é basicamente formada pelas classes “B e C”.
População: 2.399.000 habitantes

AP-4: Representa a Barra da Tijuca e Jacarepaguá. Era até uns 40 anos atrás uma região despovoada, só tinha restaurantes de frutos do mar e Motéis na Barra da tijuca; sitios e chácaras em Jacarepaguá. Mas a região passou por um planejamento para atrair os moradores zona sul que nesta época já estava superpovoada, hoje é a região que mais cresce e passa por um boom imobiliário, e se valorizou ainda mais por está proxima da área onde se dará os jogos olimpicos é conhecida por ser a região mais sofisticada do Rio de Janeiro. A sua população é basicamente formada pela classe “A e B”.
População: 910.000 habitantes

AP-5: Representa a Zona Oeste. É a antiga zona rural da cidade, pois só tinha fazendas, sitios, granjas, chácaras. Devido a quantidade de terrenos baratos em abundância, acabou atraindo inúmeros imigrantes nordestinos e cariocas pobres. É uma região bucólica onde muitos bairros ainda guardam a aparência de cidade do interior, atualmente a região vem passando por um boom imobiliario devido ao crescimento econômico e a instalação de inúmeras industrias. A sua população é basicamente formada pelas classes “C e D”.
População: 1.705.000 habitantes

Favelas: Elas estão espalhadas por toda a cidade são em torno de 750, a sua população é basicamente formada por Afro-descendentes e imigrantes nordestinos, as favelas que contam com UPP’s estão se desenvolvendo através do empreendedorismo e estão se transformando em bairros, mas onde não há UPP a violência come solta com a guerra entre os traficante e as milícias. população é basicamente formada pelas classes “D e E”.
População: 1.393.000 habitantes

Nos próximos post da série vou mostrar as outras caracteristicas da cidade, aguardem.





terça-feira, 29 de maio de 2012

O Ranking do Lord 5º Parte - Análise das Estratégias

Vamos fazer uma analise de cada estratégia.

  • Playboy
Ponto positivo: É uma estratégia que não exige trabalho algum, pois faz-se apenas o aporte inicial e depois não mais se mexe na aplicação, e com a bolsa em tendência de alta é a que produz os melhores resultados.
Ponto negativo: É a pior estratégia quando a bolsa esta em tendência de baixa, além disso a alta volatividade pode causar grande estresse.

  • Portuga
Ponto positivo: É uma estratégia que não exige trabalho algum, pois faz-se apenas o aporte inicial e depois não mais se mexe na aplicação, é a mais tranquila das estratégias, pois a volatividade é minima e a mais previsível de todas as estratégias.
Ponto negativo: Foi uma grande estratégia na época dos juros altos, coisa que dificilmente ocorrerá no futuro, pois a tendência atual é a redução das taxas juros diminuído assim a rentabilidade.

  • CDF
Ponto positivo: Durante as quedas a sua perda é menor, pois os 50% da renda fixa atuam como um amortecedor diminuindo as perdas, e tem uma volatividade menor que a estratégia de playboy.
Ponto negativo: Durante a tendência de alta os 50% da renda fixa atuam como um freio de mão limitando os ganhos, além disso é uma estratégia que dá bastante trabalho devido aos constantes rebalanceamentos.

  • Junior
Ponto positivo: Durante as quedas bruscas, os indicadores técnicos dão o sinal de alerta para que o investidor se retire do investimento antes de ter maiores prejuízos.
Ponto negativo: Se a bolsa estiver em leve tendência de alta os indicadores poderão dar sinais falsos de venda, provocando a saída do investidor de maneira prematura limitando os seus ganhos. Se a bolsa estiver andando de lado ou em tendência de queda, os indicadores técnicos vão das sinais de falsos de compras provocando prejuízos. De todas as estratégia é a que dá mais trabalho.

  • Pingo
Ponto positivo: É a melhor e a mais simples maneira de se investir para quem possui pouco dinheiro, a técnica aqui é fazer compras regulares todos os meses e assim fazer preço médio.
Ponto negativo: De todas as estratégias e a que vai gerar o menor retorno, pois a rentabilidade, vai incidir sobre uma base investida muito pequena, então no inicio os ganhos virão dos aportes, rentabilidade só irá se sobrepor somente a partir do quinto ano.
  • Poupança e Inflação
   Agora vamos a uma questão muito interessante. E se o investidor ao invés de investir em ações ou renda fixa, tivesse simplesmente colocado todo o dinheiro na poupança, o que teria acontecido com os 10 mil reais entre 2002 até 2012?
   E a Inflação no período? Será que o dragão da inflação engoliu a rentabilidade e com isso os lucros dos nossos amigos investidores. Usaremos o IGP-M como referência para o índice de inflação.
   Vamos comparar o resultados da Poupança e da Inflação com os desempenhos de Portuga, Junior e Pingo que foram os três ultimos colocados.

   Podemos ver no gráfico, que o "poupador" praticamente empatou com a inflação do período, então quem investiu na poupança não obteve um ganho real, isto é, já descontado pela inflação. Portuga e Junior venceram facilmente a inflação, mas infelizmente Pingo perderia. Mas no gráfico podemos perceber que a tendência é Pingo se aproximar e vencer também a inflação, e isto acontecerá quando ouver uma boa base investida para que os juros compostos possam trabalhar por si só.
   Nesta séria chamada de "O Ranking do Lord", aprendemos que nos Investimentos de Longo Prazo, qualquer estratégia de investimento por pior que seja, será sempre melhor do que simplesmente colocar o dinheiro na poupança.

Vamos agora ouvir um pouco de antiguidade com: "The Doors - Light My Fire"

domingo, 27 de maio de 2012

O Ranking do Lord 4º Parte - Resumo


   Vamos agora fazer uma análise do desempenho de nossos amigos investidores, lembre-se que cada um investiu no total 10 mil reais. Mas antes de prosseguir vamos relembrar a estratégia de cada um.
Obs:
Referência de renda variável - Índice Ibovespa
Referência de renda fixa - CDI

Estratégia:
  • Playboy fez um único aporte de 10 mil sendo 100% em ações.
  • Portuga fez um único aporte de 10 mil sendo 100% em renda fixa.
  • CDF fez um unico aporte de 10 mil mas o dividiu em 50% para a renda fixa e 50% em ações, fez rebalancemanto da carteira ao longo do tempo.
  • Junior investiu 10 mil em ações e fez vários trades usando para isso, o cruzamento de duas médias móveis de 10 e 50 dias.
  • Pingo investiu em ações, mas usou a estratégia de fazer aportes regulares de 83 reais ao longo de 120 meses (10 anos) totalizando aproximadamente 10 mil no período. 
Resumo:
  • Playboy começou muito mal devido a queda de 2002, mas quando veio a época da bonança entre os anos de 2003 até 2007, e a retomada de 2009, ele acabou levando muita vantagem em relação aos outros competidores, mas também foi o que mais sofreu nas quedas de 2002, 2008 e 2011.
  • Portuga começou bem, pois como estava 100 em RF, não sofreu com as quedas de 2002, mas quando a bolsa voltou a subir, acabou não tendo fôlego para acompanhar os outros competidores e ficou para trás, mas a partir de 2008 quando começou a instabilidade nas bolsas, ele voltou a se aproximar dos ponteiros, e se a crise pronlongar-se por mais tempo ele poderia inclusive ganha a competição.
  • CDF mostrou que a sua estratégia e a mais eficaz ganhando assim a competição. Nas altas se beneficiou das ações que possuia, e nas quedas a renda fixa o segurou, a sua carteira teve menos sobre saltos que a de Playboy, dando a CDF uma maior tranquilidade, ele fez no total 6 rebalanceamentos em 10 anos.
  • Junior apesar de estar 100% em ações como Playboy, não esteve 100% do tempo investido. Portanto durante as altas de 2003 até 2007 não se beneficiou por completo ficando para trás, mas em compensação foi o único que durante a crise de 2008 a não perder dinheiro, mas o seu desempenho foi sofrível com a bolsa andando de lado em 2010 sendo o único a perder dinheiro neste ano, e depois com queda pronlogada de 2011. Entre compras e vendas ele fez no total 32 traders, sendo 12 com lucros e 20 com prejuizos.
  • Pingo começou do zero e fez pequenos aportes ao longo de todos os meses que se seguiram, com isso a sua carteira foi a que menos cresceu, pois a rentabilidade agia sobre uma base investida muito pequena, por isso ele ficou em ultimo durante o tempo todo, mas durante as crises a sua carteira sofreu menos, mantendo a tendência de ganho devido aos aportes. 
   Podemos ver acima que a rentabilidade média anual de todos os investidores (menos Pingo) ficou na faixa de 15% a.a. mesmo com as crises, então essa será a nossa meta minima a ser atingida. 
   Na 5º Parte farei uma análise da estratégia de cada um e a relação destas com a Taxa de Juros, Inflação e Poupança. Aguardem.

Referência:
O Ranking do Lord 1º Parte
O Ranking do Lord 2º Parte
O Ranking do Lord 3º Parte
  
Vamos termina este domingo agradável ouvindo "Playe - Baby Come Back"

quarta-feira, 23 de maio de 2012

IBAP - A Sacanagem do Século

   Vocês já devem ter reparado que os países que possuem economia forte, possuem também uma industria automobilística nacional, veja só alguns exemplos por país:
1-EUA = Chevrolet e Ford
2-China = Chery e Jac
3-Japão = Honda e Toyota
4-Alemanha = Volkswagen e BMW
5-França = Renault e Peugeot
6-Brasil = ?
7-Inglaterra = Land Rover e Rolls Royce
8-Itália = Fiat e Alfa Romeo
9-Rússia = Lada
10-Índia = Tata
   O mais interessante é que desses países, o Brasil é o único a não possuir uma industria 100% nacional. Temos sim muitas industrias automobilistas, mas todas elas são estrangeiras. Mas será que ninguém teve a idéia de fundar uma fabrica 100% nacional?
   Sabemos que ouve uma tentativa da Gurgel entre anos 70 e 90, mas nos anos 60 também ouve uma outra tentativa, que infelizmente foi fracassada e contarei a agora de maneira resumida como foi esta história.
   Nelson Fernandes tinha um grande sonho, que era criar um automóvel moderno e que fosse 100% nacional, então ele 1963 fundou a IBAP (Industria Brasileira de Automóveis Presidente) em São Bernado do Campo.
   O plano dele era ousado, ele tinha em mente construir um autómovel de alto padrão que pudesse concorrer com as carroças da época:
   Simca Chambord, Aero Willys e FNM JK vistos nas fotos logo abaixo.
   A fabrica tinha inicialmente 120 funcionários, estes teriam benefícios como título de propriedade da IBAP, participação na diretoria, desconto na compra do carro e preferência para se tornarem revendedores.
   O modelo seria batizado de “Democrata”, e teria a carroceria de fibra de vidro, e o motor seria o único componente importado (da Itália).
   Os veiculos só poderiam ser adquiridos por meio de compra de ações, isto é primeiro os consumidores teriam que adquirir ações da IBAP e depois guardar o seu lugar na fila para receber o automóvel. Isso era uma jogada sensacional, pois a venda de ações da companhia para os futuros compradores, seria uma importante estratégia para financiar a empreitada.
   Podemos ver pelas fotos abaixo que o modelo tinha um design bem avançado para época, compare com os 3 das fotos de acima.
   Essa empreitada, não era bem vista pelas estrangeiras aqui instaladas, pois não era de interesse delas, que ouvesse uma industria 100% Brasileira, e assim começou uma forte campanha contra a IBAP nos veículos de comunicação. O projeto foi duramente atacado pela revista “Quatro Rodas”, e consta que havia nos bastidores um forte lobby das montadoras estrangeiras junto ao governo militar, o que acabou por sepultar a IBAP e o sonho de Fernandes. 
   A estratégia de financiamento da empresa resultaria num escândalo sem igual na história da industria automobilistica nacional.
   A sacanagem começou da seguinte forma: Inicialmente cerca de 500 motores viriam da Itália, mas "providencialmente" a Polícia Federal apreendeu todo carregamento com ferramental, estampo e moldes como se fosse um mero contrabando. Hummm...muito conveniente! 
   Depois ele tentou comprar a estatal Fábrica Nacional de Motores (FNM) que andava mal das pernas, mas o governo vetou a operação. Após uma onda de manchetes negativas, os investidores "com medo" desistiram das ações, e a empresa perdeu fôlego.
   Em 1968 a IBAP acabou fechando suas portas, antes mesmo de começar a produzir em "larga escala" o primeiro automóvel projetado totalmente no Brasil. E para completar a cereja no bolo, todo patrimônio da empresa foi seqüestrado pela justiça. Pois todo o castigo pra corno é pouco.
   Fernandes foi inocentado e somente 20 anos depois o Banco Central reconheceu ter sido "indevida" a intervenção na fabrica. Outras ações suspeitas por parte do Ministério da Indústria e Comércio e outras autoridades governamentais à época condenaram as instalações da fábrica a ficarem abandonadas por todos esses anos.
   Apenas cinco unidades chegaram a ser produzidas, e destas só restaram três, que foram restauradas com peças que haviam sido apreendidas pela Justiça. Um dos exemplares foi entregue a Nelson Fernandes, que passou a dedicar-se ao negócio de cemitérios verticais.
   Podemos ver que as sacanagens neste país já vem de longa data, poís só tem Adão e escorpião na politica, aliás por falar em escorpião vamos ouvir "Scorpions - Still loving you"

sábado, 19 de maio de 2012

O Ranking do Lord 3º Parte - Afinal quem ganhou?

7-Desempenho em 2008 (início da crise):

  Vimos na 2º Parte do ranking do Lord, que em 2007 Playboy tinha disparado na liderança e que o único que poderia fazer frente a ele seria o CDF, mas o mesmo só tinha 50% em renda variável enquanto que o Playboy estava com 100%, mas 2007 foi um ano atípico pois a econômia estava superaquecida, a Petrobras estava em todos os noticiários com a "descoberta" do chamado pré-sal, a VALE por sua vez batia recordes de exportação de minério de ferro, e o consumo interno estava em alta com o aumento da concessão de créditos e a ascênção da classe "C".
   O ano de 2008 prometia ser melhor que o ano anterior, mas a luz amarela tinha acendido, pois começava a surgir noticias negativas sobre a economia Americana, e estas noticias causariam já no inicio do ano as primeiras turbulências nas bolsas do mundo inteiro. No fim de abril o Brasil ganhou o grau de investimento e o Ibovespa como num ultimo suspiro, disparou atingindo o pico histórico de 73.516 pontos em 20 de maio de 2008.
   A partir de junho o Ibovespa começa a mergulhar lentamente até 15 de setembro quando a crise imobiliaria estoura de vez com o anuncio da concordata do Lehman Brothers, com isso o Ibovespa despenca de vez, e levando consigo os rendimentos de Playboy. CDF também perde, se bem que menos que Playboy, pois a renda fixa amorteceu a sua queda. Com isso CDF assume a liderança.
   Portuga é o unico que continua a crescer, ainda mais que o governo aumentou a taxa Selic para 13,75%, com isso ele ultrapassa Junior assumindo a 3º posição e se aproximando perigosamente da vice-liderança de Playboy.
   Uma curiosidade. Apesar de Junior perder a 3º posição para Portuga, ele foi o único dos que estavam expostos a renda variável que não perdeu dinheiro, essa aliás é uma das vantagens de se usa a analise técnica, podemos através dos gráfico sair de um investimento antes que uma queda nos cause prejuizos.
8-Desempenho 2009 eté 2012:

   No início de 2009 as coisas aparentemente se acalmaram e começou a forte recuperação do Ibovespa. Como Playboy estava 100% em renda variável acabou recuperando facilmente o 1º lugar. O CDF também tinha subido, mas a renda fixa desta vez atuou como um freio de mão, além de cair para 2º lugar viu pelo retrôvisor a aproximação de Junior que tinha recuperado o 3º lugar do Portuga.
   Entrando em 2010 as coisa pareciam que tinham voltado a normalidade, mas a bolsa ficou o ano todo andando de lado, assim todos que estavam expostos a renda variavel praticamente estacionaram, e apenas quem tinha renda fixa avançou. Junior sentiu na pele os prejuizos de se fazer traders com a bolsa andando de lado, pois foi o único que perdeu dinheiro.
   Chegamos a 2011 que é ultimo ano util, e desta vez a crise atravessou o atlantico e envolveu a Europa em uma grande nuvem negra, as bolsas mundiais caem novamente arrastando a nossa bolsa junto, todos perdem dinheiro neste ano exceto Portuga por estar 100% em renda fixa.
   Ao fim de 2011 Playboy tem uma grande perda e CDF volta a se aproximar pois perdeu menos, e no fim CDF ultrapassa o Playboy em definitivo vencendo a aposta.
   A luta pelo 3º lugar também esta acirrada, com Junior tendo grandes perdas devido a traders em um mercado de baixa e Portuga só subindo a ladeira. Portuga então ultrapassa Junior com uma certa facilidade e termina a competição em terceiro. 
   E Pingo, que fim levou? O nosso bravo guerreiro veio ao longo desses ultimos 10 anos fazendo religiosamente aportes mensais de 83 reais em ações, e viu que apesar de chegar em ultimo, conseguiu formar um capital de 20 mil reais, que poderão servir, se usados com sabedoria, para fazer vôos mais altos. 
   Conforme o combinado eles voltam a se encontrar em Janeiro de 2012, e após a confraternização e as brincadeiras, todos chegaram a conclusão de que com disciplina e coragem, até em momentos de crise aguda, mesmos com as diferênças de rentabilidade, todos no fim ganhariam. Podemos ver no quadro abaixo que todos obtiveram uma rentabilidade média anual bem acima do que a poupança poderia ter dado neste mesmo período.
    Mas no fim fica uma pergunta. Se a crise continuar até 2013 será que Portuga ganharia a competição, pois vemos que ele já vinha se aproximando dos dos ponteiros. E se a bolsa voltar a subir? Playboy voltaria a liderança? Quem vai saber. Talvez seria bom uma nova competição. Mas isso é outra história.
  
Referências:
  
   Bem ja que todos de certa forma ganharam, vamos comemorar ouvindo "Queen - We are the champions"

quinta-feira, 17 de maio de 2012

O Ranking do Lord 2º Parte - Competição

   Esta é a continuação do post "O Ranking do Lord 1º Parte", se alguém não leu ou não se lembra clique aqui.

5-A estratégia de cada um:

Portuga – Como é um conservador nato, ele acha que o mais seguro é investir 100% em renda fixa, afinal os juros sempre foram altos no Brasil, e foi com dinheiro da renda fixa que ele comprou as primeiras casinhas que hoje geram um bom dividendo em forma de aluguel. Ele então investiu 10 mil em renda fixa.
Playboy – Como ele tem o estilo arrojado, resolveu então a investir 100% em renda variável, ele não se preocupa com as cotações do dia-a-dia, simplesmente aplica o dinheiro e o deixa evoluir por si só. Ele investiu 10 mil em ações.
CDF – Ele é um estrategista por natureza, resolve então alocar 50% em renda fixa e 50% em renda variável, se ouver um desequilibrio de 30% para qualquer um dos lados. ele reequilibrará a carteira novamente. Ele investiu 5 mil na renda fixa e 5 mil em ações.
Junior – Ele é um trader e investir para ele é semelhante a um jogo de video-game, o objetivo dele é comprar na baixa e vender na alta, para tanto ele usa a estratégia da Análise Técnica através de cruzamento de médias móveis (mme 10 x mm 50), e resolve investir 100% em ações.
Pingo – Ele também vai investir 10 mil, mas como não tem essa quantia de imediato (ganha 270 reais), ele fará aportes mensais de 83 reais, que em 10 anos totalizará os mesmos 10 mil. Ele comprará ações pelo método de aportes regulares (MAR)
Obs nº 1: A referência para a renda fixa será uma aplicação que segue 100% do CDI.
Obs nº 2: A referência para a renda variável será o índice ibovespa, antes que alguém critique usarei ações no futuro.
Obs nº 3: Para facilitar o nosso entendimento vamos ignorar, as taxas de corretagem, taxas de administração e imposto de renda, falaremos sobre isso no futuro.

6-Desempenho de 2002 até 2007:

Vamos ver o desempenho do pessoal durante o periodo pré-crise.


   Vemos que 2003 se inicia com o Portuga na liderança pois o ano de 2002 foi um período ruim para o Ibovespa, era a crise da eleição de Lula, pois o mercado tinha medo de que o governo do PT fosse mudar a política econômica, vimos em seguida que este temor era infundado, pois o Governo Lula manteve a política econômica de FHC.
   A partir de 2004 o Ibovespa começa a disparar apoiada na alta das commodities, estimuladas principalmente pelo crescimento do consumo Chinês, com isso Playboy que estava em 4º lugar assume rapidamente a liderança em 2004, mas sendo acompanhado de perto por CDF e Junior. Os 3 permanecem próximos até o inicio de 2005.
   Em 2006 Playboy aumenta a distância em relação aos demais e se mantem confortavelmente a frente até o inicio de 2007. Portuga por sua vez perdeu a liderança inicial caindo para o 4º lugar, pois a bolsa neste momento cresce como um rolo compressor e a renda fixa é afetado pela queda dos juros. 
   Pingo sempre na lanterna desde o inicio, mas crescendo de maneira constante, apoiada principalmente nos aportes mensais. Veja abaixo o ranking ano a ano até 2007.
  
   Mas em 2008? O que aconteceu com o ranking a quando estorou a crise imobiliária nos EUA. Será que alguém foi afetado? 
   Quem chegou a 2012 com maior patrimônio?
   Esta perguntas serão respondidas na 3° Parte do "O Ranking do Lord".

 Vamos ouvir um pouco de "Daryl Hall & John Oates - Kiss On My List"







quarta-feira, 16 de maio de 2012

O Ranking do Lord 1º Parte - Introdução

1-Introdução:
   Era uma tarde do dia 30 de Dezembro de 2001, era um dia de confraternização, pois era o ultimo dia útil do ano, e como sempre eram as mesmas pessoas que freqüentavam o Bar do Portuga, dentre estes freqüentadores haviam 4 em especial que nada tinham em comum, a única ligação que eles tinham era pela cerveja.
2-Personagens:
Portuga - É o Dono do Bar, veio para o Brasil há mais de 40 anos, e já tem a vida estabilizada, além do bar ele tem varias casas alugadas. Vive para trabalhar.
Playboy - Trabalha na empresa do pai, tem a vida mansa pois o pai tem dinheiro, gosta de motos e esta sempre acompanhado de belas gatas.

CDF - Ele é um Engenheiro, é frio e calculista, gosta de analisar tudo antes de tomar as decisões. É um cara de grande futuro pois vive para estudar.
Junior - Ele é programador de computadores, é um autêntico representante da geração Y, gosta de tudo bem rápido, fanático por games, e está sempre ligado em tecnologia.
Pingo - Ele e o pobreta da turma mora em comunidade e frequenta bailes funk, mas quer mudar de vida, ele sonha com as dançarinas de axé (Panicats da época), acha que se um dia for rico, vai experimentar as boas coisas da vida. 

3-A historia:
  
   Conversa vai e conversa vem, e a bebida rolando solta, a conversa sempre gira em torno de dinheiro e mulher, cada um contando vantagens, e tentando colocar o outro para baixo, mas no fim todos chegaram a conclusão de que "Muito Dinheiro=Mulher Bonita". O Portuga interveio na conversa dizendo que quando chegou ao Brasil era duro, e que ninguém queria nada com ele, mas quando ele ficou bem de vida casou-se com uma mulher que tinha a metade da idade dele. Playboy confirmou tudo, dizendo que a mulher dele além nova era muito bonita (talvez ele já tenha saido com ela).
   Pingo perguntou ao Portuga como ele tinha conseguido tanto dinheiro (já se imaginando com belas mulheres), o Portuga explicou que juntava o pouco que ganhava, e com esse dinheiro foi comprando terrenos baratos no suburbio, depois foi construindo pequenas casas, para em seguida alugar. O aluguel dessas casa garantiam a ele um fluxo mensal de renda, e com essa renda ele foi comprando mais terrenos e fazendo mais casas, assim sucessivamente até construir um grande patrimônio, e no final disse que o segredo de tudo é investir.
   O CDF concordou com Portuga, mas disse que esse sistema de acumulação de riquezas foi bom no passado, mas que hoje as coisas eram bem diferentes, e que a bolsa de valores era o futuro, Junior concordou com CDF e disse que de vez em quando faturava uma boa grana fazendo traders.
   Portuga disse que esse negócio de bolsa era furada, pois na unica vez que entrou perdeu tudo durante o crash de 1971. E que depois disso só investia em terrenos e no máximo em renda fixa, além disso ele queria tratar as coisas tipo olho-no-olho e que esse negócio de dar lances por telefone não era com ele, mas Junior disse que hoje não precisava mais disso, e que ja existia o Home Broker e inclusive disse ja ter comprado ações e vendido no mesmo dia.
   Ouvindo isso CDF discordou de Junior dizendo que investimentos era para acumular patrimônio, e só daria certo se fosse a longo prazo e que a curto prazo era apenas especulação.
 4-A aposta:

   Playboy pediu a palavra e disse que iria propor a todos uma aposta: Que cada um investiria a sua maneira a mesma quantidade de dinheiro, e que dali a 10 anos eles iriam se encontrar e ver quem estaria com mais dinheiro, e ainda disse que o ganhador ficaria com a mulher do Portuga. O Portuga por sua vez disse que se ganhasse ficaria com a namorada de Playboy. CDF concordou com a aposta e sugeriu que o valor de investimento fosse de 10 mil reais.
   Pingo queria participar da aposta, mas disse que não tinha os 10 mil, pois ganhava apenas 1,5 salarios mínimos (270 reais na época), então CDF sugeriu que ele fizesse aportes de 1/3 do que ele ganhava, o que seria equivalente a 85 reais, e que este dinheiro multiplicado por 120 meses (10 anos) daria em torno de 10 mil reais. Pingo concordou em participar ja se imaginando com a mulher do Portuga ou com a namorada de Playboy.
   Junior também entraria na aposta para provar que a especulação seria o melhor método de enriquecimento.
   Ficou combinado o seguinte: Todos fariam as compras a partir de janeiro de 2002 ao seu modo, e iriam se encontrar novamente em janeiro de 2012 e veriam quem tinha de fato acumulado mais dinheiro, assim quem estivesse com mais ganharia a aposta.
   Todos concordaram e brindaram o pacto com um cerveja barata.
   Qual deles vocês acham que obteve a maior rentabilidade e com isso acumulou mais patrimônio?
   Qual será a tatica de cada um deles?
   Veremos tudo isso na segunda parte do "Ranking do Lord", mas antes vamos ouvir um pouco de "Peter Frampton - Show me the way"

 
  
   






terça-feira, 15 de maio de 2012

Experiências 2º Parte - Aportes x Rentabilidade x Tempo

   Esta é uma continuação de uma série de posts sobre as experiências que fiz, relacionados com os investimentos, vide 1º Parte na qual falei sobre "Ibovespa x CDI"
   Eu ja tinha feito este estudo há mais de 1 ano, e é muito interessante, pois mostra onde devemos nos concentrar para obtermos o melhor resultado ao fim do processo de se chegar a Independência Financeira.
   A pergunta que faço é a seguinte: O que é mais importante?

1-Valor de aporte
2-Rentabilidade
3-Tempo

Vamos agora ver a resposta para esta pergunta.
Para isso vamos usar valores abaixo como referência.

Aportes=1000 reais mensais
Rentabilidade=0,8% mensais (10% a.a.)
Tempo=120 meses (10 anos)
Valor total R$200.217,47

Agora vamos modificar cada um destes fatores em 50% e manteremos os  demais como estão, para vemos qual deles terá o maior peso no Valor total.

1º Caso - aumentar o valor dos Aportes em 50%
Aportes=1500 reais mensais
Rentabilidade=0,8% mensais (10% a.a.)
Tempo=120 meses (10 anos)
Valor total R$300.326,20

2º Caso - aumentar a Rentabilidade em 50%
Aportes=1000 reais mensais
Rentabilidade=1,2% mensais (15% a.a.)

Tempo=120 meses (10 anos)
Valor total R$265.389,40 


3º Caso - aumentar o tempo de investimento em 50%
Aportes=1000 reais mensais
Rentabilidade=0,8% mensais (10% a.a.)
Tempo=180 meses (15 anos)

Valor total R$399.572,83

Podemos observar então que o fator de maior peso, sem duvida é o tempo.
Portanto amigos quanto mais cedo vocês começarem a investir, menor será o esforço.

Agora só por curiosidade, se aumentarmos todos os 3 fatores, o que ocorrerá?
Veja então o resultado abaixo:

4º Caso - aumentar todos fatores em 50%
Aportes=1500 reais mensais
Rentabilidade=1,2% mensais (15% a.a.)
Tempo=180 meses (15 anos)
Valor total R$945.045,54


UAU!!! Quase 1 milhão (logicamente sem levar em conta a inflação)

Termino o post com uma frase: 
"O tempo e o melhor dos mestres, mas infelizmente mata todos os dicipulos no final"
 Vamos agora ouvir um pouco de SoftRock com "America - Ventura Highway"


domingo, 13 de maio de 2012

Odeio Trabalhar - Qual é a Solução?

    Quem acompanha esta série de post desde o início percebeu as desvantagens de ter que trabalhar para outras pessoas, isto é ficar recebendo ordens e não ser dono do próprio nariz. Falei também sobre o desgaste fisico e mental de ter que se locomover todos os dias para o trabalho.
   A parti disso vamos fazer alguns cálculos bem interessantes.
  • 6:00 Acordar, tomar banho, se arrumar e tomar café, tudo isso correndo para não perder a hora do transporte.
  • 6:40 Pegar o Trem e se sentir igual a uma sardinha enlatada ou ir no carro e enfrentar os engarrafamentos ou se for masoquista pegar um ônibus e sentir as duas coisas.
  • 8:00 Após os engarrafamentos e transtornos você chega ao trabalho com a roupa toda amarrotada e cheirando a fumaça.
   Nem começou o trabalho de fato, mas já se passaram 2 horas.
  • 12:30 a 13:30 Intervalo do almoço, você tem 1 hora, mas parece menos e quando a gente começa a relaxar um pouco a mente já tem que voltar para o batente.
  • 17:00 Fim do expediente (normal) e então começa aquela correria para pegar um bom lugar no transporte da volta e enfrenta de novo os mesmos transtornos.
  • 18:20 Chegamos em casa com o corpo todo moido, parece até que levamos uma surra de pau, agora é tirar a roupa e tomar um bom banho.
  • 19:00 agora sim, de banho tomado e cheiroso podemos finalmente dar uma boa relaxada.
   Podemos perceber que estamos com a mente focado no trabalho desde quando acordamos ás 6:00 até as 19:00 quando enfim podemos descançar. 
   São no total 13 horas e isso sem contar com as horas extras ou algum imprevisto.
   Dizem que o tempo de trabalho é de 8 horas, mas na verdade são 13 horas. E o pior estar por vir, pois se somarmos com as 8 horas em média que dormimos já são 21 horas, como o dia só tem 24 horas, sobram apenas 3 horas livres. Isso mesmo, e é este periodo que você tem para se dedicar a sí mesmo, será que isso é vida?
   É por isso que estamos nessa busca frenética pela liberdade financeira para sermos dono de nosso próprio nariz e não ter que dar satisfações a ninguém. 
   Para chegar a esse objetivo é que pouparmos e com estas sobras no orçamento é que fazemos os investimentos, mas só que tem um pequeno detalhe, pelos cálculos que fiz numa planilha particular, cheguei a conclusão de que levaria um tempo considerável para se chega ao nível de viver de renda. Vou dar um exemplo:
-Salário 5.000 reais por mês
-Aporte 2.000 reais por mês (40% do salário)
-A carteira terá um rentabilidade média anual de 15% (taxa conservadora)
-Dividendos anuais 6% (taxa conservadora)

Resultado:
-7 anos para que o investidor receba em forma de dividendos o equivalente ao que se aplicou mensalmente, que neste caso é 2.000 reais.
-12 anos para que o investidor receba em forma de dividendos o equivalente ao salário atual, que neste caso é 5.000 reais.
   Você vai dizer "opa" 12 anos é mole, mas infelizmente a história não é bem assim, pois existe um outro fator que devemos levar em conta, que é a "inflação", pois 5.000 reais daqui a 12 anos não terá o mesmo valor de hoje.
-16 anos será enfim o prazo para que o investidor receba em forma de dividendos o equivalente a 5.000 reais ja contando com a inflação que neste caso é estimado em 5% ao ano.
  Será que a maioria terá disciplina por longos 16 anos (quase 1 geração) para poder viver de só dividendos? Eu digo 16 anos mas isso sem contar com os imprevistos, que certamente ocorrerão porque 16 ano é tempo suficiente para 3 crises como vimos em 1997, 2000 e 2008.
  Será que a maioria aguentará poupar 40% do seu salário por 16 anos? E isso para se chegar ao fim do processo e receber o equivalente ao salário atual já corrigido pela inflação, que neste exemplo é de 5.000 reais aos valores de hoje. E isso é muito pouco para os inúmeros planos que muitos estão fazendo. Leio coisas do tipo: Comprar carros esportivos, sair com Gp's classe "A" todos os dias, participar de orgias, swings, etc...
  Será que 5.000 miseros reais vai dar para tudo isso? Ou eles estão pensando em obter rentabilidades absurdas, tipo 80% ao ano, os melhores gestores de investimentos do mundo venderiam a própria mãe para obter a metade disso.
  Será que eles pensam que investir é igual a jogar esses joguinhos de estratégias de Playstation?
  Muitos vão dizer então: Qual é a solução? E digo, que não há solução definitiva, caso ouvesse alguma solução, os investidores de Wall Street matariam para ter acesso a este segredo super bem guardado.
  Felizmente existem formas de acelerar este processo, poderemos partir para uma situação intermediária entre ser um simples empregado e ser um investidor que vive de renda. A solução seria abrir o nosso próprio negócio.
  É sobre isso que conversaremos no próximo post. Como deixar de ser empregado e virar patrão.
  Temos que ser os senhores de nosso tempo. Vamos agora finalizar o post com chave de ouro ouvindo "Legião Urbana - Tempo Perdido"