Este é um post dedicado a aqueles que não conhece a cidade do Rio de Janeiro. A cidade do Rio de Janeiro está dividida em 5 AP's (Áreas de Planejamento) cada AP esta subdividida em regiões administrativas e estas em Bairros. Vou mostrar a seguir as caracteristicas principais de cada região, mas sem me aprofundar muito para não tornar o post chato. Então vamos lá.
AP-1: Representa o centro da cidade. É o centro financeiro e de serviços da cidade, tem um comércio muito forte, mas poucas pessoas vivem lá, após um periodo de decadência devida a transferência da capital para Brasilia, o centro vem passando por uma forte revitalização devido ao crescimento econômico do Rio de Janeiro. Estão sendo construidos inúmeros edifícios que abrigaram os inúmeros escritórios de empresas que estão se instalando aqui na capital. População: 298.000 habitantes
AP-2: Representa a Zona Sul e a área da Grande Tijuca. É a área mais bela da cidade e também é a região mais conhecida devido ao turismo e as novelas da globo, é sem duvida a região mais rica da cidade do Rio de Janeiro e onde moram as Elites e as famílias mais tradicionais, é visível a forte presença de imigrantes europeus. A sua população é formado basicamente pelas classes “AA e A”.
População: 1.009.000 habitantes
AP-3: Representa a Zona Norte. É antiga zona Industrial da cidade, onde bairros surgiram ao longo das linhas férreas abrigando as vilas operárias, é ainda hoje a região mais populosa, mas entrou em decadência devido a favelização e a violência, ainda hoje se encontram algumas industrias, mas o forte mesmo são os bairros de comércio popular, há também vários bairros de classe media alta. A região vai lentamente se revitalizando com a diminuição da violência, e os lançamentos imobiliários. A sua população é basicamente formada pelas classes “B e C”.
População: 2.399.000 habitantes
AP-4: Representa a Barra da Tijuca e Jacarepaguá. Era até uns 40 anos atrás uma região despovoada, só tinha restaurantes de frutos do mar e Motéis na Barra da tijuca; sitios e chácaras em Jacarepaguá. Mas a região passou por um planejamento para atrair os moradores zona sul que nesta época já estava superpovoada, hoje é a região que mais cresce e passa por um boom imobiliário, e se valorizou ainda mais por está proxima da área onde se dará os jogos olimpicos é conhecida por ser a região mais sofisticada do Rio de Janeiro. A sua população é basicamente formada pela classe “A e B”.
População: 910.000 habitantes
AP-5: Representa a Zona Oeste. É a antiga zona rural da cidade, pois só tinha fazendas, sitios, granjas, chácaras. Devido a quantidade de terrenos baratos em abundância, acabou atraindo inúmeros imigrantes nordestinos e cariocas pobres. É uma região bucólica onde muitos bairros ainda guardam a aparência de cidade do interior, atualmente a região vem passando por um boom imobiliario devido ao crescimento econômico e a instalação de inúmeras industrias. A sua população é basicamente formada pelas classes “C e D”.
População: 1.705.000 habitantes
Favelas: Elas estão espalhadas por toda a cidade são em torno de 750, a sua população é basicamente formada por Afro-descendentes e imigrantes nordestinos, as favelas que contam com UPP’s estão se desenvolvendo através do empreendedorismo e estão se transformando em bairros, mas onde não há UPP a violência come solta com a guerra entre os traficante e as milícias. população é basicamente formada pelas classes “D e E”.
População: 1.393.000 habitantes
Nos próximos post da série vou mostrar as outras caracteristicas da cidade, aguardem.
Nos próximos post da série vou mostrar as outras caracteristicas da cidade, aguardem.