Eu Traduzi e adaptei um texto que foi escrito há mais de 4000 anos por um escriba do Antigo Egito, neste texto ele descreve as caracteristicas de diversas profissiões. Para quem reclama de seu trabalho como muitos blogueiros fazem (inclusive eu), leiam este texto e tirem suas próprias conclusões.
O Camponês - que cultiva a terra, tu não tens a mínima idéia do que ele passa. O coletor de impostos está no cais recolhendo os dízimos da colheita, O coletor está acompanhado de gente armada de bastão, de negros munidos de varas de palmeira. Todos gritam: "Vamos, os grão!"
Se o camponês não os tem, atiram-no ao chão, é arrastado ao canal, onde o mergulham de cabeça para baixo.
O Pedreiro - a doença o espreita, ele fica exposto a todos os ventos, pendurados nos capitéis como um pé de lótus, seu braços gastam-se no trabalho, suas roupas estão sempre em desordem, não se lava senão uma vez por dia. Quando não consegue pão, chega em casa e bate em seus filhos.
O Tecelão - não arreda o pé de sua casa, os seus joelhos estão à altura do estômago, se deixar de fabricar um só dia quantidade regulamentar, é atado como os lótus nos pântanos.
O Mensageiro - partindo para os países estrangeiros, faz o seu testamento, receoso de não voltar por causa das feras e dos inimigos. Regressa ao Egito, entra em seu jardim e já é preciso partir para outra viagem.
O Tintureiro - têm sempre os dedos cheirando a peixe podre e os olhos fundo de fadiga.O Oficial de Infantaria - Leva-no ainda criança e encerram-no na caserna. Logo o seu ventre estará todo gretado, os seus supercílios fendidos e sua cabeça uma chaga, estende-no e espancam-no como a um papiro. Queres que te conte a sua campanha na Síria, as expedições a países longinquos? Leva os víveres e a água ao ombro como um burro de carga, a sua espinha se dobra, bebe água podre. Deve montar guarda com frequência. Chega diante do inimigo, é um pássaro que treme. Volta ao Egito como um velho pedaço de pau roido pelos vermes.
Vi a violência! Eis porque te inclino para as Letras, busque o conhecimento e tente tirar o proveito disso, este sim (O homem de letras) é honrado.
fonte: Maspero, G. Histoire Ancienne des Peuples de I'Orient. Paris, Hachette pag, 137
Em homenagens aos nosso Trabalhadores, leitores e blogueiros vamos ouvir um pouco de Iron Maiden "Fear of the Dark"
Dispensa comentários esse post. Realmente estamos em uma situação muito melhor atualmente quando se fala de trabalho. E um ótimo dia do trabalho (é feriado!!!) a todos.
ResponderExcluirUm abraço!
Eu ainda iria colocar como contra-ponto a vida de um patricio Romano, que seria o equivalente a ter Indepêndencia Financeira...mas não tive tempo, mas irei publicar mais a frente.
ExcluirUm abraço.
Excelente. Fonte?
ResponderExcluirEste texto eu adaptei de um livro Francês sobre a História Antiga, e muito antigo, eu traduzi e atualizei algumas palavras coloquei tudo nesta ordem.
ExcluirOriginal:
Maspero, G. Histoire Ancienne des Peuples de I'Orient. Paris, Hachette pag, 137
Lord,
ResponderExcluirNesse papiro que tu achou, tb não tinha tb nenhuma referência ao trabalho dos faraós?
Faraó tb sofria muito...
Todo dia tendo que dar atenção e aturar a rude plebe ignóbil.
Pense nisso....
Bem eu não achei esse papiro...se tivesse achado teria vendido e faturado uma grana KKKKKKKKKKK
ExcluirSe não me engano o Faraó nem lidava com o povo, ele nunca saia do palácio, a não ser em casos de emegência, que poderia lidar com o povo seria o 1º ministro.
Eu não prefiro pensar nisso, prefiro pensar em dinheiro no meu bolso.
Os Faráos tinham 1º ministro?
ExcluirJuro que não sabia que no antigo egito o regime do governo era o parlamentarismo!
O legal daqui é que a gente não aprende só sobre investimentos, valeu!
Mas na sua opinião, o que seria um "caso de emergência" que tiraria um faraó do Palácio?
Seria algo, tipo sair pra ver o Moisés abrir o Mar Vermelho que nem a gente só vê hoje em dia no cinema?
Anonimo, um livro de ficção legal para aprender como funcionava o sistema politico/economico do Egito é a coleção do Ramsés - Christian Jacq
ExcluirAlgumas guerras tiravam o faraó do palacio, mas desconfio q não eram todos q iam rsrs
Opa Ostra,
ExcluirValeu pela dica!
Mas se eu quero aprender sobre o antigo egito, um livro de ficção não poderia me enrolar um pouco, tipo, igual a um primo meu que achava que a cleopatra era branca e de olhos violetas que nem a elizabeth taylor na versão do cinema....
Mas esse lance aí de que guerras tiravam o faraó do palácio é vero mesmo! Eu vi uma vez no cinema uma dessas guerras! O faraó todo saradão de espada na mão mandando a real na soldadesca de cima de uma biga rodando a cem por hora pelo deserto!
Nesse filme eu aprendi que os faraós eram mesmo uns cabras bem macho na hora da guerra!
Então Anonimo, o legal desse autor é q ele é egiptólogo, maioria do q escreve é em cima de muito estudo, a parte do "romance", q cita moisés, é toda inventada, claro, mas os detalhes, inclusive das vestimentas, medicamentos, do vale dos reis, das guerras, é bem fiel a história e a arqueologia.
ExcluirDá uma pesquisada e ve o q acha, eu adorei qdo li, ate pq livros de história me dão sono e esse me estimulou a pesquisar e estudar mais a respeito
Bjs
Veja bem, na biblia dizia que José filho de Jacó era o 1º ministro (ou Vice-Rei) do Faraó, e ele estava encarregado de administrar o trigo durante os 7 primeiros anos de fartura, para acumular o trigo para os próximos 7 anos de seca. Em todos os Regimes o Rei só assinava porque quem governava mesmo era o 1º ministro, sempre foi assim, não precisa ser regime palarmentarista para isso. Se voce acompanhar o Game of Thones verá que além do Rei existe o mão do Rei que é que administra.
ExcluirTem gente que se acha tão esperta e culta e se garante tanto nos próprios conhecimentos, mas não dá as caras... e sempre mostra que não entende de nada tb... deve ser por isso que não aparece... rsrsrs
ExcluirImpressionante...
Ótimo post, LC!
Valeu Dimarcinho
ExcluirObrigado pela visita
Um abraço.
uia, Fear of The Dark, visitou meu blog é? (voltou, pendura ele aí na sua lista de blogs, é uma ordem! :P)
ResponderExcluirto com bolhas nos dedos de tocar isso no baixo rsrs
Nada como um dia do trabalho sem trabalhar!!! se compararmos os dias de hj e nossos trabalhos com os dos nossos avós, a vida já está muito mais tranquila em algumas coisas :)
beijão, bom dia do trabalho por aí
Oi Ostra não sabia que tinha voltado com o seu blog vou visita-la e toma o chá das 5 horas.
ExcluirEstou preparando a toque de caixa o post de amanhã...ja li 70 paginas do livro do Decio Bazin....
Fez a escalada como disse que ia fazer ?
Vou visita-la agora.
escalada nada, os dois aqui estão devagar e eu quase parando rsrsrs
Excluirfomos a um show de jazz com meus pais :)
agora estou lendo o Valor Economico, me chamou a atenção a noticia da capa sobre os aeroportos, não resisti e comprei :P
Voltei Dona Ostra, estava fazendo os cálculo para o post que vou publicar amanhã agora vou fazer a parte escrita e arte final KKKKKKKKKKKKK espero terminar antes das 10 ja estou cançado.
ExcluirUm beijão Dona Ostra.
QUE POST BACANA!!!GOSTEI MUITO!!! ABRAÇO !!!
ResponderExcluirObrigado pela visita. Fechou o seu blog?
ExcluirLord,
ResponderExcluirNão perco uma postagem sua.
Meus Parabéns.
Abraços
Valeu!!!
ExcluirObrigado pela visita meu amigo.
Pode ter a certeza que vira muita coisa bom, inclusive investimentos.
Um abraço.