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segunda-feira, 11 de junho de 2012

Gurgel 1° Parte - Do início ao Apogeu


   Bem a maioria dos leitores já devem ter visto nas ruas um carrinho todo quadradinho e feinho feito de fibra de vidro, e com certeza não deram muita atenção ao dito cujo, mas por trás deste carrinho tem muita história que vou contar agora.
   João Augusto Gurgel era um engenheiro eletricista e mecânico que sonhava com um carro genuinamente Brasileiro, então ele fundou em 1969 a Gurgel e o primeiro modelo foi o Bugre Ipanema que utilizava o motor do fusca.
   Percebendo a boa aceitação no mercado off-road a Gurgel lançou em 1975 o modelo jipe Xavante X-12, que foi o principal produto em termos de venda da marca durante toda a sua existência, o Exército gostou tanto do produto que logo fez uma grande encomenda, então a Gurgel produziu uma versão militar para este fim o que impulsionou ainda mais a produção, e ainda passou a exportar sendo que em 1978 25% de toda a sua produção era exclusivamente para exportação. Em 1979 foram lançados os modelos X-15 e X-20
   No final da decada de 70 a fábrica já contava com 272 funcionários entre tecnicos e engenheiros que trabalhavam em uma área de 360 mil m². O Exército continuava sendo o maior cliente.
   Em 1982 a apartir de um modelo elétrico que não deu certo a Gurgel lançou o G800 também com o motor volkswagen que seria uma espécie de concorrente da Kombi. No ano de 1983 era lançado XEF um sedan compacto e luxuoso para a época, e por fim em 1984 era lançado o jipe Carajás que foi o carro de maior sucesso da marca, sendo que foi o primeiro com o motor dianteiro.
   A empresa estava crescendo a olhos vistos, mas Gurgel queria mais, ele sonhava com um carro urbano, econômico e barato que fosse 100% Brasileiro, então em 1987 foi apresentado um protótipo 280M, chamado CENA (Carro Econômico Nacional), ele foi projetado para ser o mais barato do país. Os motores eram de 800cc iguais ao da volkswagen 1600cc só que cortados ao meio e ainda refrigerados a água, para evitar o processo da Volkswagem que tinha a patente dos motores refrigerados a ar.
   A parti deste protótipo se chegou em 1988 ao famoso BR-800, que teve incetivos dados pelo governo como o de pagar apenas 5% de IPI (os outros pagavam 25%), o carro chegou ao mercado com preço em torno de 7 mil dolares, sendo 30% mais baratos que os compactos de outras marcas como o Fiat Uno.
   No início, a única forma de comprar o carrinho era comprando também ações da Gurgel Motores S/A, cada comprador pagaria 7.000 dólares pelo carro e 1500 pelas ações. Através de uma campanha agressiva foram vendidos cerca de 10 mil lotes de ações da empresa. E na época foi um bom negócio para muitos, pois já em 1989 havia um ágio de 100% pelas mil unidade já produzidas. Já em 1990 o BR-800 passaria a ser vendido sem o pacote de ações, isto é qualquer um poderia comprar o veiculo.
   A Gurgel tinha chegado ao auge, mas infelizmente no Brasil tudo que sobe tem que descer, e na 2º Parte vou contar como foi o fim do sonho da Gurgel Motores.
   Desculpem se acharem algum erro, pois escrevi este post as pressas pois perdi totalmente o outro. Um abraço a todos.

11 comentários:

  1. Esse cara foi um dos maiores empreendedores brasileiros e um dos mais surrados pelo governo, se ele tivesse feito isso nos EUA seria um Henry Ford hoje em dia.

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    1. Sem duvida que Gurgel foi um grande empeendedor, mas ele não tinha apoio politico, e neste país quem não tem apoio politico, não vai para frente. Els aimda cometeu o pecado de usar recursos próprios, quando é de praxe usar recursos do BNDES.

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  2. eu achava o br-800 uma gracinha, mas parecia um carro super delicado e sem segurança, nunca cheguei a andar em um p saber como era
    Boa semana por aí
    beijocas na ponta do nariz

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    1. Infelizmente o que ele tinha de barato, tinha de desconfortável.

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  3. aquela porta transparente broxava qualquer um...

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    1. Essa porta transparente eu não conheci kkkkkk.

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    2. aqui tem duas fotos:

      http://www.essevaleumafoto.com/2011/08/fotos-do-abc-expocar-2011-em-sao.html

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    3. Ah esse é o Motomachine, mas só ficou no protótipo mesmo, realmente ninguém em sâ conciência iria comprar um carro com as portas transparente. Acho que ele deixou de vender muito carros devido a aparência fragil.
      Obrigado pelas fotos.
      Um abração!!!

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  4. Bom dia por aí Lord!
    Feliz dia dos namorados :P
    Aceito presentes acima de US$ 500 e jantar apenas em restaurante da moda ok?
    Kkkkkkk
    Bom dia de trabalho por aí
    Beijão

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  5. Oi feliz dias dos namorados kkkk!!!
    Hoje vai ter o combo do Pobreta vou torrar os 800 reais kkkk.
    Daqui a pouco passo lá, deixei uma msg no post anterior.
    Beijão.

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  6. O X15 e X20 não tem cara de delicados não. São pra mim, os modelos mais bonitos.

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