Páginas

quarta-feira, 13 de junho de 2012

O Ranking do Lord 7º Parte - O que Portuga poderia fazer?

   Quando entramos em sites de bancos, vemos que os produtos de investimentos oferecidos são basicamentes para três tipos de investidores: conservador, moderado e agressivo, mas qual é a diferença entre estes investidores?
   Descobriremos fazendo uma nova simulação, acrescentando apenas um pouco de renda variável na carteira de Portuga mas ainda assim ele manterá a renda fixa como base, será feito um único aporte de 10 mil e não haverá o rebalanceamento da carteira durante esse período de 10 anos.  
   Basicamente a diferença entre uma carteira e outra e pela parte alocada em renda variável como veremos abaixo:

  • Conservador - RF=100% RV=0%
  • Moderado     - RF=85%  RV=15%
  • Agressivo     - RF=70%  RV=30%
sendo que: RF=Renda Fixa e RV=Renda Variável
   Vemos neste caso que quanto mais o agressivo for a carteira, maior será a rentabilidade ao longo do tempo, mas ela sofrerá mais com os efeitos colaterais, devido a maior volatividade provocada pela presença da renda variável na carteira, mas será que um investidor conservador teria estômago suficiente para aguentar essa volatividade?
   Observamos nos gráficos que a diferença entre as três carteiras foram pequenas ao longo do tempo, sendo que a carteira agressiva teve melhor desempenho durante a boa fase da bolsa entre os anos de 2003 até metade de 2008, em seguida vemos que após a carteira agressiva chegar no seu auge no início de 2008 ela simplesmenta despenca devido a crise, e sente a aproximação das carteiras moderada e conservadora, mas ela logo volta a se afastar durante o período de recuperação entre 2009 e 2010, mas em 2012  o desempenho das carteiras voltam a se aproximar devido a nova crise da bolsa.
   Farei a mesma analogia que fiz com Pingo, se em vez de investir 10 mil reais fosse investidos na realidade 100 mil reais, então o saldo final seria de 406 mil reais em vez de miseros 40 mil reais (carteira agressiva).
   Mas acontece que dentro de um universo de 600 mil investidores da bolsa, menos de 10% possuem mais de 100 mil reais para aplicar em uma só tacada, então a maioria dos investidores vão investir como Pingo, fazendo pequenos aportes todos os meses ou farão trades como Junior (será o próximo a ser analisado).
   Agora para quem possui mais de 100 mil reais para investir provalvelmente fará como Portuga, apenas acrescentando um pouco de renda variavel fazendo uma carteira moderada ou agressiva, outros usarão a tecnica de CDF fazendo balanceamentos entre RF e RV, provalvelmente poucos farão como Playboy aplicando 100% em ações.

Referência:
O Ranking do Lord 1º Parte
O Ranking do Lord 2º Parte
O Ranking do Lord 3º Parte
O Ranking do Lord 4º Parte
 

23 comentários:

  1. Eu to com o Playboy, 100% em ações!

    Uba, uba, uba, HEY!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tiver com 100 mil no bolso prontos para investir apenas em ações em uma só tacada e sem analisar os gráficos, você será bastante corajoso kkkkkkk.

      Um abração!!!

      Excluir
  2. Fala Lord!

    Mais uma vez eu acho que uma mudança de estratégia não traria benefício algum, a diferença é pouquíssima perante o stress das oscilações do mercado. Ainda acho que a estratégia original do Manuel seria melhor.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tbm acho a diferença ridicula para passar por tanto estress

      Excluir
    2. Bem pelo visto, estratégia original de Portuga foi bastante boa, mas naquela época, pois hoje com a selic em baixa esse retorno seria muito baixo, obrigando assim o investidor conservador a arrisca mais hoje, para obter uma rentabilidade mais alta.

      Um abração para o Anônimo e para o Corey.

      Excluir
    3. Sim, mas a bolsa tb passou por uma boa época, o que pode não acontecer no futuro. Vou com o pensamento da D. Ostra: "rendimentos passados não são garantia de lucros futuros"

      Abração!

      Corey

      Excluir
    4. Ai meu amigo Corey estaremos fritos kkkkk, pois se tanto a RF como a RV ficarem mais baixos daqui pra frente, ficaremos, na mão e a unica saída seria investir em um negócio próprio, aliás como você esta fazendo agora.

      Um abração!

      Excluir
  3. bom diaaaaaa
    "rendimentos passados não são garantia de lucros futuros"
    entre 2000 e 2007 foi ótimo p investimentos, hj em dia mudou um pouco, selic mais baixa, ações de lado, dificil saber qual seria a melhor estrategia agora (entre os personagens apresentados)

    beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim eu até fiz um post com isso, pois nos anos 90 tanto a RV quanto a RF davam em torno de 20% a.a. , mas hoje a RF dria no máximo uns 8% a.a. e RV esta muito mais arriscado. Provavelmente uma estratégia de mais curto prazo fazendo traders poderia ser uma saída.

      Um Beijão!!!

      Excluir
  4. Eu acho q este mardito tinha que morrer, nujento dos infernu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não só vc queria que ele morresse, mas a gostosa da mulher dele também!!!

      Excluir
  5. Cairia por terra aquela teoria que a RV no longo prazo SEMPRE rende mais que a renda fixa????

    Um forte abraço Lord Caçador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda acho que a longo prazo a RV é a melhor opção, ainda mais agora que a taxa selic esta bem baixa.

      Um abração!!!

      Excluir
    2. Segundo os dados do Lord, a diferença entre o conservador e o agressivo é mínima a tal ponto que não valeria a pena se arriscar na renda variável dimarcinho.

      Excluir
    3. Eike,
      lembre-se q o Lord está utilizando o indice p os calculos, algumas ações valorizaram de forma diferente do indice, outras não desmoronaram tanto na crise de 2008.
      bjs

      Excluir
    4. Eu usei o ibovespa como média, pois da mesma forma que houve ações com desempenho melhor do que o índice, houve outras com desempenho piores.

      Um abração a todos.

      Excluir
    5. Eike,

      você está desviando um pouco o olhar da coisa. Vc está pegando um ponto onde isto ocorreu.

      Olhe para o gráfico de 2005 a 2008. A rentabilidade foi muito superior do agressivo.

      De fato, me parece que em 2008, na pré-crise, a diferença estava em torno de uns 7mil (de 25 pra 33), ou seja, uma diferença de 32%, bem gritante, não?

      Como a Ostra bem colocou, foi usado o índice. Um investidor atento deveria saber avaliar quando suas ações estão muito caras ou não.

      O estudo do Lord é apenas uma média simples.

      Afinal de contas, não faz sentido algum os perfis totalmente diferentes obterem rentabilidades iguais, não é verdade? Isto é válido HOJE. Há 4 anos eram bem diferentes as rentabilidades. E daqui a 4 anos, poderão ser bem diferentes tb.

      Veja que, na média, o agressivo sempre obtém melhores resultados no longo prazo, mesmo em 2008...

      []s!

      Excluir
    6. E tem mais um detalhe, pois se não houvesse essa crise que vem desde 2008, a tendência seria a carteira agressiva aumentar mais ainda a distância da carteira conservadora.

      Excluir
    7. Na minha humilde opinião para entrar na RV, vc tem que ter fortes indícios que ela está em tendência de alta. E sair quando iniciar tendência de baixa. Aí sim, vc fica bonito na foto.

      Excluir
    8. E isso vai de encontro ao proximo post deste tema que sera o uso da analise tecnica por Junior, inclusive pelos calculos preliminares ele venceria o CDF.
      Um abração!!!

      Excluir
  6. Fala Lord, Beleza? Deixei passar batido, mas lembrei agora... No início da saga, o Portuga era visto como um investidor de imóveis, mas na hora de apostar o cara investiu em renda fixa... é coisa de portugues???? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    brincadeiras a parte, seria interessante a aparição de um 6o. elemento, que não participou da aposta, mas que diz ter investido em imóveis e fundos imobiliários... não se sabe se o cidadão está dizendo a verdade ou contando lorota, mas vale apurar como ele se sairia se estivesse participado da aposta...

    fica a ideia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim a sua ideia será acatada, Pois outros investidores vão surgir ao longo do tempo querendo o trofeu kkkk. E uma delas é uma mulher que vira com uma tecnica diferente dos demais espere e verá, inclusive aproveito para falar que o próximo será Junior que vira com um resultado bombastico, pois nos calculos preliminares ele venceria a disputa se usa-se outras medias moveis, espere e verá, pois analise tecnica não esta morta.

      Um abração!!!

      Excluir