Páginas

quarta-feira, 6 de junho de 2012

O Ranking do Lord 6º Parte - O que Pingo poderia fazer?

   O sistema que pingo usou para investir, se chama método de aportes regulares (MAR) que consiste em investir todos os meses a mesma quantidade de dinheiro, no caso dele em torno de 83,00 reais, que no final do prazo de 120 meses daria em torno de 10 mil reais, e isso foi feito para igualar a mesma quantia que foi investido pelos outros investidores.
   Esse jeito de investir é a melhor e a mais simples maneira de investir usado por investidores que possuem pouco dinheiro e conhecimentos, além do que possui a vantagem de se fazer o preço médio, impedindo que o mesmo faça um unico aporte dentro de uma alta histórica e diminuir assim as perdas, em caso de baixa.
   A  maior critica a esse sistema é que a rentabilidade é muito pequena nos primeiros cinco anos do investimento, pois a base investida ainda é muito pequena, prevalecendo assim os aportes sobre a rentabilidade, mas a partir do sexto ano a rentabilidade começa a se sobresair em relação aos aportes.
   A boa notícia é que existe uma maneira de melhorar os rendimentos de Pingo, que é fazendo o mesmo investimento pelo método de aportes dobrados (MAD).
   Mas no que consiste este método? Você inicia o investimento com um valor base e vai dobrando este valor de aportes a medida que a o índice da bolsa cai até atingir o limite máximo, mas se o índice da bolsa subir você diminui os aportes pela metade até atingir o limite mínimo.
   Exemplo: nós temos 4 níveis de aportes que são 31,00 - 62,00 - 124,00 - 268,00 reais, sendo que 31,00 reais é o limite mínimo e 268,00 o limite máximo. Mas alguém vai me perguntar o porque usei estes valores? Eu digo que cheguei a estes valores de forma que no final do período de 120 meses chegaria-se aos mesmo 10 mil reais investidos pelo outro método.
  Pelo resultado final percebemos que o MAD tem uma rentabilidade maior do que o MAR, pois a grande vantagem do MAD sobre o MAR é obrigar ao investidor a investir mais nas baixas e investir menos nas altas.
   Mesmo assim não a muito no que melhorar em termos de rentabilidade, pois na realidade Pingo precisaria de mais tempo, até que a rentablidade se sobresaia em relação ao aportes, então a situação ideal para Pingo, seria investir em duas etapas: primeiro acumular um bom capital através dos aportes e numa segunda etapa fazer a gestão de maneira semelhante ao CDF dividindo o investimento entre renda fixa e renda variável. 
   Antes de terminar, vamos fazer uma adequação mais realistica.
   Se em vez de 83,00 reais fossem na realidade 830,00 reais mensais. Então o valor total em 10 anos seria 202.410,00 reais em vez de apenas 20.241,00 reais. Mas em vez de 830,00 reais fossem na realidade 1660,00 reais mensais. Então o valor total em 10 anos seria 404.820,00 reais. Já é um valor mais próximo da realidade dos nossos amigos investidores.
   Mas se em vez de investir no índice da bolsa Pingo investisse em 5 papéis de boas empresas, poderiamos assim obter resultados ainda melhores. No futuro faremos os cálculos com ações em vez do índice ibovespa 
O Ranking do Lord 5º Parte 
  
   Vamos agora fazer uma grande homenagem ao grande idolo de Pingo que foi Michael Jackson que neste especial da 25 anos da Montown canta  com os seus irmãos.

16 comentários:

  1. Não sei Lord... A impressão que eu tenho da bolsa é que estamos numa grande pescaria.

    Nâo sabemos quando o peixe vai fisgar, se é que vai fisgar.

    Agora a questão é? O que fazer enquanto o peixe não fisga? Uma churrascada? ler um livro? tomar umas pingaiadas? Dar uns catos em uma panicat? kkkkk

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc é burro quen nem o pingo, compra usiminas e eletrobomba e bota culpa na impressora. Kkkkkk

      Sardinha lacrimejante

      Excluir
    2. è meu caro amigo Eike acho que nós e que somos os peixes nesta história, aliás os gigantes do mercado nos chama de sardinhas, porque será.

      Mas fique firme, pois um dia chegará a nossa vez de rir da cara deles.

      Um abração.

      Excluir
  2. Eu, sinceramente, não vejo tanta diferença assim. E o próprio gráfico mostra que a diferença não é assim tão gritante.

    Eu acho que o MAR é bom. E se sobra dinheiro, vc pode complementar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente pelo valores mensais e pelo tempo tanto um quanto o outro são praticamente equivalentes, mas para valores maiores e mais níveis de aporte, a diferênça fica maior.

      mas para o pequeno investidor que não tem muito tempo para pensar, o MAR ja basta.

      Um abração.

      Excluir
  3. Bom dia Lord?

    Tá sol aí? Aqui tá frio e chuva, típico clima paulistano.

    Cara, não vejo vantagem na estratégia MAD, já que o percentual de ganho a mais não paga o esforço em bolar e administrar essa estratégia. Na minha opinião o MAR acaba valendo mais a pena devido a lei do menor esforço.

    Abração!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Corey começou a chover e esta começando a ficar frio KKKK.
      Eu também imaginava que ouvesse uma grande diferênça, mas pelo vist em relação ao custo benefício o MAR parece melhor, principamente pelo menor esforço.

      Um abração.

      Excluir
    2. Não adianta falarem em frio e chuva para um gaúcho que enfrenta neve e temperaturas abaixo de zero!XD
      Mas de qualquer jeito,eu normalmente uso o MAR,mas essa queda generalizada me fez mudar pro MAD...espero que funcione.

      Excluir
    3. Agora e que o friochegou no Rio, e acompanha por uma chuvinha sem vergonha.
      o MAD é uma grande alternativa.

      Um abraço.

      Excluir
  4. Eta porra lord, carai , num gosto destis bonekin naum, pingo o caramba. Naum gosto do pingo, num gosto do c nem gosto desti bloguim de bonekim chatu.

    Me da socego. Investidor aloprado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então se prepare pois na próxima semana teremos a volta de Portuga KKKKKK.

      Excluir
    2. os bonequinhos são irados! rs

      Excluir
    3. Eles tem vidas próprias. KKKKK

      Excluir
  5. Bem, tá aí um metodo q eu não utilizaria, mas pode ser q p inicio seja interessante. O problema é q se o pequeno investidor não tem conhecimento p montar uma estrategia de realocação, tb será dificil escolher os '5 bons papeis', entrar em um fundo ou ETF nesse caso acho mais funcional.

    Se prepara, "Corey embolorado" está fugindo de SP e procurando um lugar com sol, provavelmente vai acampar na sua casa rsrsrs

    beijão e bom dia por aí

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem macho que o ETF também é uma boa, principalmente para quem tem poucos conhecimentos ou tempo para estudar.
      Aqui no Rio começou a garoar e eu ja estou gripado.

      Beijão.

      Excluir
  6. Fala Lord...

    PINGO, o + forte =D haha


    Grande abraço

    ResponderExcluir