Páginas

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Falando Sério

   Depois de tanta putaria na semana passada voltaremos a falar sério.  
   Tempos atrás vi uma matéria na TV falando sobre as cidades fantasmas na China. Mas o que vem a ser isso? Foram construídas na China milhares de edifícios, e esses edifícios nunca foram ocupados pois a classe média chinesa (equivalente a população total do Brasil) representa apenas 1/5 da população total, sendo que o resto é composto por uma grande massa de camponeses que mal tem pra comer. Observem a foto abaixo de um desses bairros fantasmas.
    E para piorar a situação, li no ultimo sábado uma matéria que me deixou estarrecido, pois existem atualmente 64 milhões de apartamentos vazios, e milhares de edifícios comerciais na mesma situação. E de onde veio o dinheiro para fazer tudo isso? Veio do pobre do trabalhador chinês que aplicou em massa nos fundos imobiliários em busca de uma rentabilidade maior que não encontrava na renda fixa.
   Resumos da ópera. O ritmo da construção civil está diminuindo, e como a construção civil representa uma parcela importante do PIB Chinês, o crescimento da economia começou a diminuir, e de acordo com o que li no jornal O Globo de Domingo a situação deve estar muito pior, pois de acordo com os especialistas, o crescimento do PIB Chinês corresponde apenas a metade do que é divulgado.
   E onde que nós entramos nessa? O Brasil depende muito do que acontece na China hoje pois eles são os maiores importadores de nossas matérias primas, e com certeza eles vão diminuir o ritmo de compra, só pra vocês terem uma idéia, hoje há na China um estoque de 2 anos de aço, então meu amigo investidor, as siderúgicas Brasileiras estão fudidas, bem como a Vale que esta cancelando projetos por falta de expectativa de vendas para o exterior, inclusive já esta se desfazendo daqueles navios enormes (Valemax) que comprou na China.
   A Petrobras esta encralacada até o pescoço com o tal do Pré-Sal obrigando a investir pesado e assim diminuindo ainda mais os dividendos que já eram baixos.
   O setor Bancário esta longe de seus melhores dias, pois com a queda na taxa de juros, o spread bancário diminuiu e a isto se soma a pressão do governo federal para diminuir as taxas (abusivas) cobradas pelos bancos, provocando assim a queda geral nos lucros dos Bancos.
   E por fim temos as nossas gloriosas Elétricas (maiores pagadoras de Dividendos) que serão brutalmente afetadas pela revisão tarifária, puxando assim para baixo os lucros e com isso os altos Dividendos pagos.
   Os setores de Petróleo, Mineração, Siderugia, Bancos e Energia Elétrica representam mais de 90% do índice Ibovespa, então meu amigo investidor não tem para onde correr, o mercado de renda variável vai ficar andando de lado por muito tempo.
   Só para vocês terem a idéia da situação basta perceber que, apesar da bolsa esta andando de lado a bom tempo o indicado P/L médio simplesmente aumentou, pois os lucros médios caíram em torno de 47% forçando a alta deste indicador.
   Mas onde estaria a solução? Na minha opinião, a  solução estaria no setor de consumo interno, mas tomem cuidado pois temos 2 tipos de empresas de consumo, as cíclicas e as não cíclicas. Vou dar um exemplo:
   Empresa não cíclica: Padaria, pois com a economia estando boa ou ruim todos vão consumir pão e leite.
   Empresa cíclica: SexShop, pois não é todos os dias que uma pessoa vai comprar uma piroca de borracha ou um prendedor de mamilos.
   Fica então essa idéia: Fuja de empresas exportadoras, fuja de estatais, fuja de empresas privadas que sofrem influências do governo federal, fuja das que recebem dinheiro do BNDES, fuja das empresas Pré-operacionias, fuja..........
   A minha dica é: Procurar empresas do setor de consumo não cíclico, que paguem bons dividendos e que ainda estejam baratas, resumindo: Missão quase Impossível. Portanto amigos comecem a procurar agulha no palheiro!!!
   Um abraço a todos e boa sorte nesta busca implacável.

82 comentários:

  1. É, estava pensando nisso. Não há mais empresas que prestem na bolsa, todos os setores foram socados pelo governo.

    Só sobrou FII mesmo. É a única coisa que tem pra comprar nos investimentos.

    O governo quer que a gente gaste e não invista.

    Estamos ferrados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pobreta, a impressão é essa mesmo, pois infelizmente não temos muitas opções de compra a não ser arriscando com empresas de pequeno porte do tipo Small Caps ou investindo em ETF DIVO11.

      Na minha opinião fazendo só aportes levaria uns 20 anos para ter um bom patrimônio, e não estou afim de esperar este tempo todo.

      Por isso digo que, a melhor maneira para se chegar a IF seria abrindo algum negócio paralelo para turbinar a nossa renda.

      O governo que isso mesmo, pois só consumindo é que a economia irá se movimentar, mas os efeitos colaterais disso é que vai sobrar menos dinheiro para os aportes.

      Se não abrir os olhos, vai acontecer isso mesmo.

      Um abração!


      Excluir
    2. governo quer que todos morramos pobres

      Excluir
    3. Não!!! O Governo só quer nos deixar endividados.

      Excluir
    4. e qual endividado é rico?

      Excluir
    5. Nenhum...só quis dizer que o governo não quer ninguém pobre, pois pobre não consome, ele quer sim ver o cara consumindo tudo o que puder mesmo que fique endividado com isso.

      Excluir
    6. agora entendi o raciocinio

      Excluir
    7. Leu o meu post chamado "CONSUMIDORES OU ESCRAVOS - BEM VINDOS A MATRIX", lá eu explico tudo o que penso.

      Excluir
    8. Isso é velho, tem a ver com obsolência planejada que faz geladeiras durarem só 4 anos. No blog da ostra tem um vídeo do youtube explicando tudo.

      Imagine se uma Panicat sustentada pelo Pobretão comprar uma sandália que dure 10 anos.Como vou ganhar dinheiro com a GRND3??

      Excluir
    9. Na antiga União Soviética as Lâmpadas foram feitas para durar 20 anos e muitas foram contrabandeadas para o Brasil.

      Também tem o fator desing, pois de 3 em 3 anos eles modificam a aparência dos automoveis, e o cara que tem a versão antiga do modelo, se sente depretigiado e sai correndo para compra um modelos mais atual, sendo que o antigo ainda esta novo.

      Um abração!!!

      Excluir
  2. Pobretão é sempre radical, sempre tudo ou nada. Calma, Pobreta, a vida não é assim tão pessimista.

    Existem empresas que têm dinheiro sobrando, dívidas negativas, que sempre vão vender como GRND3, pois até as GPs gostam de comprar sapatos, vai ser difícil as mulheres pararem de comprar sapatos mesmo com a Crise.

    Se o P/L da bolsa abaixar, o mundo vai ficar maravilhoso, pois haverá oportunidades maravilhosas, muitas empresas valendo menos na bolsa do que seu patrimônio líquido. A EZTC3, que vende apto para alta renda, caiu 72% em 2008, depois valorizou 276% em 2009.Quem comprou uns 20 k de EZTC3 tá rindo até hoje. Uma empresa que tem 119 M sobrando, sem dívidas, pode passar muito bem por uma crise...


    "COMPRAR UMA EMPRESA PELO VALOR QUE ELA TEM EM CAIXA? EM OUTUBRO DE 2008 ISSO FOI POSSÍVEL.

    O mês de outubro de 2008 foi um dos piores de todos os tempos para a bolsa brasileira. As quedas de ações, motivadas pelo pânico mundial, pela enorme crise de crédito e pelo receio da exposição de companhias brasileiras aos derivativos cambiais, fizeram com que empresas tradicionais fossem negociadas a múltiplos que há muito não se tinha notícia. O presente artigo vai explorar algumas curiosidades derivadas desse tsunami vendedor que assolou as bolsas mundiais.

    Imagine o seguinte:

    Você quer comprar uma empresa no setor têxtil. Daí recebe em mãos a análise de uma companhia, com os seguintes dados referentes a 31/10/2008:

    Ativo circulante AC – R$ 1.807 milhões em ativos circulantes (caixa ou conversíveis em caixa em até 1 ano)
    Passivo circulante PC – R$ 689 milhões em passivos circulantes (a pagar em até 1 ano)
    Patrimônio Líquido: R$ 1.468 milhões
    Capital de giro líquido R$ 1.118 milhões (AC menos PC)
    Vendas R$ 3.359 milhões acumulado até o 2T08
    Resultado Acumulado Prejuízo de R$ 150 milhões de reais.
    PREÇO DE MERCADO em 31/10/2008: R$ 378 milhões"


    Dava para comprar uma empresa mais de um 1Bi por 378 m

    outros exemplos lindos leiam em

    http://blogdoportinho.wordpress.com/2011/05/11/memorias-da-crise-de-2008-irracionalidade-no-mercado/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belo exemplo, mas este tipo de coisa só funciona quando o mercado esta superaquecido como estava em 2008 e vem uma queda abrupta da bolsa, mas hoje a situação é diferente pois a queda da bolsa está lenta e os lucros estão caindo junto.
      Foi como eu disse lá em cima pois as cotações estão andando de lado desde 2010 mas os lucros cairam 47% então os P/L simplesmente aumentaram. Já em 2008 aconteceu diferente pois as cotações cairam brutalmente mas os lucros se mantiveram quase intactos então o P/L medio da época caiu muito, abrindo novas oportunidades de compra.

      Veja que este texto é sobre o que aconteceu 2008.

      Um abraço.

      Excluir
    2. é mas isso acontece a cada 10 ou 20 anos a proxima deve demorar e ninguem nunca espera que va acontecer por isso sempre é bom ter um bom dinheiro guardado em renda fixa

      Excluir
    3. Isso com certeza, pois eu mesmo tenho um bom dinheiro guardado na poupança para esses raros eventos, até pobreta tem uma grana guardada para isso.

      Excluir
  3. Colocando 40% do salário mais todos os 13°s e todos as férias, em FIIs, como uma super tx de juros de 0,725a.m. dá para receber o salário atual em 12 anos ou menos. É só colocar os valores no Excel ou em qualquer calculadora online.


    SE vier uma crise será ótimo para quem tem dinheiro na renda fixa poder comprar ações com p/vp abaixo de 0,5, p/ls abaixo de 3, DY acima de 12%. Houve casos assim em 2008.


    Mas para isso é preciso ter paciência e estratégia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas seria o salário atual sem descontar a inflação???
      Pois se contar com a inflação daria uns 16 ou 17 anos, portanto quase 1 geração, haja paciência, é uma boa estratégia mas devemos fazer outras coisas ao mesmo tempo, como abrir um negócio para turbinar o nosso salário.

      Um abraço.

      Excluir
    2. No meu caso, tenho um emprego aturável, moro perto do trab, vou de bike. Ou seja o fluxo de caixa vai servir para melhorar minha qualidade de vida. Não estou contando com isso para parar de trabalhar antes de 10 anos.

      Mas se o investidor quer sair do emprego atual correndo, é preciso aumentar a rentabilidade o mais rápido possível.

      Excluir
    3. Refeitos os cálculos, sem considerar a inflação, dá para receber o mesmo salário atual em 9 anos.

      Considerando uma inflação de 4,5% a.a., em 9 anos o dinheiro terá se desvalorizado 48%. , então será possível receber o salário atual em 12 anos.

      Como não pretendo comprar casa própria, nem ter filhos minha IF vai chegar mais cedo do que de outra pessoa que queira casa e pimpolhos.

      Excluir
    4. Mas você vai pagar aluguel, e se vier uma baita crise daqui a 10 anos, e os dividendos cairem pela metade o que vai fazer.
      Acho que a IF só será completa quando a pessoa tiver casa própria, pois se tudo der errado, pelo menos o cara tem onde dormir.

      Casamento e filhos é muito bom, mas atrapalha a caminhada rumo a IF.

      Excluir
    5. já tenho casa própria, vou alugá-la para aumentar meus aportes. Moro num kitnet alugado. Daqui apouco irei pagá-lo só com os dividendos e os proventos dos FIIs.


      Sou funcionário público. Pretendo fazer outros concursos.

      Mas vi um depoimento no blog do Corey de um ex dono de padaria.Hj ele vive tranquilo com a renda dos CDBs.


      500k hj poderiam render 40k, 8%. 3,3k limpos ao mês. Ora, quem tem rotina barata e estuda para concursos pode contar que daqui a uns dois anos vai poder ter um emprego que pague muito mais.

      Excluir
    6. Mas se um sujeito vender um apto de 300k e ganhar 18k anuais na poupança e pagar 1k de aluguel por mês então ele vai ter 6k de lucro.

      Se houver, além dos 300k do imóvel, 500k em ações, FIIs e Rf que rendam uns 40 k a.a., ou 8%. O sujeito ainda poderia pagar aluguel e ter mais lucro.

      Sempre pagamos para morar, mesmo quem tem casa própria perde no custo de oportunidade.

      Excluir
    7. Mesmo que a casa for para alugar, já esta de bom tamanho, é lógico que o aluguél deve compensar o valor do apartamento senão é melhor o cara vender o apartamento e aplicar este dinheiro.

      Mas acho que o valor conservado para dividendos seria 6% em vez de 8%, mesmo assim os calculos são válidos.

      Excluir
  4. Bela analise.
    Ambev e companhia começam a ficar mais interessantes ainda analisando por esse lado.
    A cervejinha ta garantida, sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só que a AMBV4 esta um pouco cara P/L=26 mas o mais interessante de tudo é que se o investidor tivesse aplicado 10 mil em 2007 teria o mesmo ganho daquele que tivesse investido a mesma quantia em 2009.

      10 mil aplicados na AMBV4 em 2007 = 43 mil
      10 mil aplicados na AMBV4 em 2009 = 42 mil

      a paciência é a alma do negócio.

      Excluir
    2. O mais interessante foi que a Souza Cruz foi pouco afetado pela crise de 2008 tanto que a CRUZ3 é uma das poucas em que se o investidor aplicasse 10 mil em 2007 teria um retorno melhor do que em 2009.

      10 mil aplicados CRUZ3 2007 = 48 mil
      10 mil aplicados CRUZ3 2009 = 38 mil

      Boa diferença.

      Excluir
  5. Lord,

    Como você disse:

    "E de onde veio o dinheiro para fazer tudo isso? Veio do pobre do trabalhador chinês que aplicou em massa nos fundos imobiliários em busca de uma rentabilidade maior que não encontrava na renda fixa."

    Eu acredito que os FIIs no Brasil estão seguindo o mesmo caminho. O cliente da construtora costumava ser o morador ou empresa que iria ocupar o imóvel.

    Agora o cliente da construtora é o investidor frustrado buscando uma ilusória rentabilidade fechando os olhos para os riscos.

    E o FII e' uma pirâmide que utiliza o dinheiro do investidor para pagar o investidor. Terminado o período de aluguel garantido a dura realidade aparece.

    É uma verdadeira e devastadora bolha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas aí vale a pena fazer a alocação. 33% em RF , 33% em FII e 34% em ações. Como a maioria dos investidores trabalha é possível considerar que, em caso de boas quedas em ações, é possível aumentar o percentual de renda variável. Algo como o Método de Aportes Dobrados.

      Se os FIIs caírem, só vão comprometer 33% do capital no primeiro ano, após o direcionamento dos aportes para a RV e RF o percentual de FIIs com o passar do tempo.

      Excluir
    2. Concordo contigo MatFi,
      Tenho uma certa desconfiança em relação a esses FIIs. Em acões pelo menos temos mais informações sobre o que acontece nas empresas, há mais acompanhamento do mercado acerca destas.

      Excluir
    3. As alta que as FII tiveram ao longo destes 2 ultimos anos foi mais pelo fato do pessoal fugir da bolsa. Mas sinceramente não sei se estas altas vão continuar, pois em SP por exemplo ja começou uma espécie de bolha de edificios comerciais, pois há muitas salas vazias, porque não conseguem alugar devido ao excesso de oferta, além disso se chegou a conclusão de que o preço dos aluguéis foram superestimado no momento da venda, tinha salas comerciais sendo vendidas por 600 mil, mas os aluguéis não passavam de 3 mil (uma aberração).

      Portanto fiquem de olho.

      Excluir
  6. Lord, estou descobrindo umas coisas em day trade aqui... Se der certo mesmo depois eu relato no meu blog.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DAy trade pode levar a um comportamento compulsivo.Para quem tem problemas de cabeça pode ser um inferno ganhar uma senhora pancada no caso de um baita prejuízo.

      Lembremos que Vale vai dar 1Bi ao governo e além disso está vendendo menos na China. Ou seja se ela cair muito, o Ibovespa despenca carregando todo mundo.


      Quem estiver pensando num super lucro pode tomar uma senhora naba com daytrades.

      Excluir
    2. Só que é isso que estou questionando o psiquiatra que eu passei.

      Para um asperger, ficar o dia inteiro no day trade não é uma tortura, é uma tarefa normal e tranquila. Divertida até.

      ;-)

      Excluir
    3. E como um cara que ficar jogando PS3 24 horas, mas a questão não é ficar fazendo Daytrader o dia todo, mas o importante é estar ganhando.

      Excluir
    4. Mas todo mundo precisa ter vida social, viver em função do Hb é maluquice, independente de qualquer coisa. Dizem que Warren Buffet tem Asperger, ele é o rei da Análise Fundamentalista. Passar o dia inteiro lendo balanços como ele faz acho positivo, pois com essas leituras dá para achar empresas cheias de dinheiro em caixa, bons yields, mas comprar e vender baseado em gráfico é ilusão.Um hora a porrada acerta a cabeça.

      Excluir
    5. O que eu acho engraçado dos fundamentalistas é essa fúria contra a análise técnica.

      Como se os fundamentalistas NUNCA levassem fumo também.

      Me poupe.

      Excluir
    6. A vida social é uma coisa importante, pois a falta disso atrofia o cerebro e o cara fica bobo em cotatos com outras pessoas, eu sempre olho os fundamento, pelo menos para fugir de uma MNDL4, KEPL3 ou TOYB4 , mas após a escolha do papél analiso os gráfico e vejo se o papel esta em alta ou em baixa.

      Excluir
    7. Lord, Day trade vc precisa ter o mínimo de liquidez. Tendo liquidez e entrando na hora certa, qualquer tranqueira serve. Já ganhei dinheiro até com AEDU3 (faculdade anhanguera)

      Um abraço!

      Excluir
    8. Eu fiz Daytrader durante uma semana em 2008, ganhei em 4 dias e perdi apenas em 1, só que esta unica perda levou quase todo o meu lucro ganho antes kkkkkk.

      Tome cuidado Eike.

      Um abração!!!

      Excluir
    9. Vamos ver os traders queimarem no inferno da falência. RSSsS

      Warren Buffet vai ser coroado o rei do mundo!!!hahaha

      abaixo os grafistas.

      Excluir
    10. Nem tanto meu amigo anonimo, pois dizem que os maiores predadores das finanças usam a analise tecnica também, só que eles usam uma media de 200 dias, ele são chamados de seguidores de tendência, mas fazer daytrader é um risco enome para pouco dinheiro ganho e sem falar no estresse.

      Excluir
  7. Estou de olho em EZTC3 e GRND3, as duas têm dinheiro sobrando.No caso da EZTC a classe alta sempre vai querer comprar imóveis caros.No caso da GRND, as mulheres sempre vão querer comprar sapatos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dessas duas eu prefiro a Grendene GRND3 pois ela esta com os indicadores dentro dos padrões inclusive esta com o DY=6

      só uma curiosidade, quem aplicou na Grendene em 2007 antes da crise obteve um resultado bem diferente de quem aplicou em 2009 depois da crise, então veja uma situação em que o investido tivesse aplicado 10 mil:

      10 mil aplicados em 2007 = 24 mil
      10 mil aplicados em 2009 = 38 mil

      portanto quem esperou 2 anos obteve um diferença de 14 mil a mais.

      Portanto a paciência é a alma do negócio.

      Excluir
    2. Quem entrou na bolsa com um p/l altíssimo fez besteira, até no Japão isso foi verdade. Comprar ação em bolsa cara é pedir para ter preju.Olhar o p/l é fundamental.

      Excluir
    3. Se eu não me engano a Bolsa de Tokio chegou a 40 mil pontos em 1989 e o P/L médio estava em 50, depois foi caindo lentamente e depois de 20 a pontuação esta em 10 mil. Portanto cuidado com o Longo Prazo.

      Excluir
  8. Ambev e SouzaCruz tiveram uma baita rentabilidade em 2009.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mas acho que essas duas empresas estão muito caras:

      Ambev AMBV4 P/L=26
      Souza Cruz CRUZ3 P/L=25

      Sendo que a média geral esta na faixa de P/L=10

      Excluir
  9. Ótimo post Caçador,
    a verdade é que está difícil investir no Brasil.
    Não confio nos FIIs, baixa rentabilidade em renda fixa, e as poucas ações boas disponíveis estão muito caras. Atualmente estou meio perdido nos investimentos.
    Quem está na bolsa nos últimos 3 anos sentiu a mão pesada do Governo e assim como eu, provavelmente está de saco cheio.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quem faz buy and hold no brasil com certeza não levou o governo em consideração, nos estados unidos eles não tem esse problema, por isso é sempre ruim ficar copiando os metodos deles

      Excluir
    2. É verdade anônimo, nos EUA a interferência do Governo não é tão grande.
      Nosso referencial sempre é a literatura deles, mas esquecemos que todo país tem suas regras próprias.
      Abraço.

      Excluir
    3. Olá Ronin, bem eu estou aplicando em ETF's DIVO11 e SMAL11, pois a longo prazo as empresas que pagam dividendos sempre vão se sobressair, mas no curto prazo as small caps tem desenpenho bem melhor, portanto eu mesclo os dois, aliás o BB tem um fundo que faz a mesma coisa e que em 9 meses teve uma rentabilidade de 21%.

      No Brasil Longo Prazo seria de no máximo 5 anos, pois a economia Brasileira é muito instável.

      Um abração!!!

      Excluir
    4. Também estou com vc na preferência por papéis que paguem bons dividendos. Sempre compro boas pagadoras de dividendos e seguro as ações.
      Minha preocupação é que grande parte das pagadoras está sendo afetada pela tungadas de nosso governo. Como seu lucro vai cair, consequentemente os dividendos também cairão.
      Só para comentar o que estou fazendo, minha última compra foi em Grendene pois me parece o tipo de empresa com quem o Buffet simpatiza.
      Grande abraço.

      Excluir
    5. Interessante, pois acabei de falar sobre isso em outro blog, pois a Grendene esta sendo bem falada, e aparentemente esta com bons fundamentos e com DY de 6%. Vou me aprofundar nos estudos sobre este papel e conforme for farei alguns aportes.

      Um abração!!!

      Excluir
    6. Dá uma olhada no site do Bastter.
      É uma empresa que parece bem conservadora (tem dono), tem dívida baixa, lucros crescentes e cujos múltiplos ainda estão abaixo de ALPA e Hering.
      Abraço

      Excluir
    7. Sim eu ja tinha reparado nisso vendo o site fundamentus, o endividamento é baixo, a liquidez corrente é alto, margens otimas, apenas o crescimento esta um pouco abaixo, mas o que me chamou atenção foi o DY 6%, mas como eu desconfio deste site, vou conferir estes dados em outros sites.

      Um abração!!!

      Excluir
  10. Pois é.
    Eu estou mega perdido com isso.
    A bolsa está cara e pior, instável.
    A renda fixa tá dando prejuízo.
    Onde colocar meus aportes até algo definir-se melhor?
    no travesseiro?
    Vai ser o que vou fazer até minha viagem a nova york como relatei aqui: http://enreikecendo.blogspot.com.br/2012/09/setembro-e-enfim-meus-aportes.html e depois aqui: http://enreikecendo.blogspot.com.br/2012/09/quase-um-oraculo.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz se eu tivesse a solução para esta questão colocaria senha no meu Blog e cobraria a entrada kkkkkk

      Fiz uma analise de um fundo de dividendos de medias empresas que o BB oferece aos seu correntista e este fundo teve uma rentabilidade até agora de 21%, mas se você não tem conta no BB não tem problema, basta mesclar as ETF's DIVO11 com SMAL11 que você obtera efeito parecido.

      Excluir
    2. Gui , invista R$ 200, 00 em livros bons:

      a) Warrren Buffet e análise de balanços;

      b) Investindo em SmallCaps;

      c) Analise Fundamentalista coleção Expomoney

      D) Mercado de Ações em 25 episódios, Paulo Portinho,


      Depois dessas leituras qualquer pessoa é capaz de entender a bolsa e lucrar nela.

      Excluir
    3. Desta lista eu tenho o A,B,D.

      Muito bom este do Buffet e do Portinho, mas a do Small Caps achei meio fraco, pois não tinha nenhuma infomação nova.

      Excluir
    4. Po, valeu as dicas Lord. vou dar uma pesquisada, sou correntista BB também.

      Anônimo, show de bola os livros, o B já até tinha meio que encomendado, agora então vou adicionar a lista os que me passou e vamos que vamos!!!

      Excluir
    5. Este fundo alia o crescimento das Small Caps com a estabilidade das empresas boas pagadoras de dividendo, é um fundo novissimo, e com certeza e uma boa pedida.

      Excluir
  11. Sobre a parte de empresas brasileiras, discordo totalmente do seu raciocínio.

    Do jeito vc fala, o mundo irá entra num apocalipse.

    Previsões parecidas foram feitas em 1929, 1997.....

    Operar notícias é um bom caminho para derrota, Lord, cuidado!

    Vai deixar pra comprar num ano tipo 2008, onde todas as previsões eram otimistas???

    Estou lhe estranhando, amigo! O vírus da manada parece ter infectado vc!

    A China realmente é uma bolha, mas ela só vai afetar mesmo a Vale. E o que impede de, por exemplo, o país XPTO qq começar a importar minério loucamente da Vale??

    Vc está tendendo prever o futuro.

    Invista em empresas boas. Elas são boas pois conseguem passar pelas crises. Simples assim.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dimarcinho, existem muitas empresas ótimas aqui no Brasil, mas infelizmente a maioria delas estão caras demais, visto que o P/L médio esta em torno de 10 e a essas boas empresas estão com P/L acima de 20.
      A grande questão é procurar por bons papeis como Grendene por exemplo, que de acordo com o que vi esta com bons fundamentos.

      A diferença de hoje com 2008 esta no fato de que a economia Brasileira estava superaquecida com a espresas apresentando lucros crecente e a queda foi devido a fatores externos, tanto é que a recuperação foi bem rapida, mas hoje a economia Brasileira esta bem devagar e os lucros estão diminuindo.

      O Brasil ainda tem um grande potêncial pela frente mas como o mundo esta conectado, os problemas de fora influem aqui dentro.

      Eu ainda estou aplicando, mas estou mesclando em ETF's DIVO11 e SMAL11 até o mercado voltar a ficar mais atrativo, ai sim volto a comprar papéis avulsos.

      Um abração!!!

      Excluir
  12. É, a economia brasileira (e mundial) está esfriando mesmo, isso é um fato e deve ser aceito o quanto antes, se não fosse os estímulos do governo estaríamos ainda pior, acredito que a crise de 2008 não foi uma crise e sim um crash, uma queda momentânea num bom cenário econômico, agora é bem diferente, empresas que estavam acostumadas a ver um balanço melhor que o outro estão começando a patinar e vendendo ativos para se manter (como a Vale), quem investe pesado já percebeu isso, é só ver a queda gradativa de volume dos últimos pregões, vamos ficar atentos.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IA você estava sumido.....PQP você resumiu tudo o que eu tentei explicar nos comentários, pois o que aconteceu em 2008 foi literalmente um crash e o melhor momento de investir é após um grande crash, pois grande parte das empresas mantem o bons fundamento apesar dagrande queda (ocorrida em grande parte pelo efeito manada) mas agora em 2012 não esta acontecendo um crash e sim a economia esta se desaquecendo lentamente até entrar numa recessão, estamos crescendo menos que os EUA, se não fosse essas medidas da Dilma o Brasil ja tinha entrado em recessão.

      Um abração!!!

      Excluir
  13. infelizmente... querem que sejamos consumidores endividados !!!! Mas devemos ser forte rumo a IF

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para o governo somos como peças de engrenagem cuja função seria apenas movimentar a economia para assim gerar mais impostos para alimentar máquina administrativa ineficiente e corrupta.

      um abração!!!

      Excluir
  14. Não concordo com esse pensamento generalizado entre os investidores que o governo faz o que faz pra nos endividar, pra fazer-nos gastar ao invés de investir... Na verdade ele quer que o capital siga para o setor produtivo e não para o financeiro e isso é extremamente benéfico para o desenvolvimento do Brasil. Essa era uma grande anomalia da economia brasileira. Nos que chegamos atrasados aos investimentos, muitos de nos ao mundo... A não muito tempo era possível ganhar 12% ao ano na renda fixa. Éramos o país da renda passiva, onde os ricos ficavam mais ricos de maneira orgânica e os pobres que não tinham um bom patrimônio pra se alavanca
    a tendência era ficar mais pobre ou patinando... Hoje pelo que vejo caminhamos para a correção de anomalias em nossos fundamentos macroeconômicos que em alguns anos vai nos garantir crescimento duradouro do PIB. Por isso tenho em mente que renda fixa, investimentos em ações e FII é apenas pra proteger e dar rentabilidade ao patrimônio conquistado, a minha segurança financeira, ganhar dinheiro mesmo só ralando em um bom negocio próprio. Investimento bom é comprar 1000 de manhã e vender por 2000 à tarde. Lord a China esta em um momento de mudança de modelo, estão mudando a base de crescimento econômico em exportações para consumo interno, eles já acumularam capital para isso. Eles vão passar a crescer menos mas não vão cair tanto não. Sr. Foda Low Cost.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sr. Foda Low Cost, você tem razão neste ponto, pois o Brasil é o paraiso dos investimento, pois aqui tem muitos papéis que pagam acima de 6% ao ano em termos de DY. Tava conversando com um Francês e ele tem mais de 8 milhões de Euros investidos na Bolsa da França, e de acordo com ele os dividendos lá mal chega a 2% ao ano e sem falar que a tx de juros é baixissima se for compara da aqui no Brasil, e olha que estamos reclamando de uma taxa de 7,5%.

      Essas quedas tem a função de obrigar o empresariado a investir no setor produtivo, pois até 2002 era possivel obter 20% ao ano na renda fixa assim era bem melhor aplicar.

      Por sua vez tinha ações com um P/L=2 pois ninguém tinha interesse em investir em renda variável, por isso que aplicou em 2002 ganhou uma fabula, mas isso será bem dificil no futuro.

      Por isso que a maneira mais rápida de se chegar a IF seria abrindo o proprio negócio, pelo menos para turbina a renda mensal.

      A China vai estimular o consumo interno, e isso ja esta acontecendo pois a renda de uma parte da pupulação esta aumentando e assim os produtos chineses devem perder um pouco da competitividade, noto que muitas empresas estão se transferindo da China e indo para o Vietnan e Filipina pois lá a renda é ainda baixa, vamos ver o que vai acontecer no futuro.

      E ai já tem algum texto pronto para publicar?

      Um abração!!!

      Excluir
    2. Sempre vai haver crises, Sempre vai haver ações com p/l de dois, DY maior que 15%, a questão é saber esperar na renda fixa amolando a faca para a hora que o IBOVESPA despencar.

      Atualmente a bolsa etá andando de lado, caindo aos poucos, mas uma hora ela vai ter de despencar por causa de OGX, Vale vendendo menos minério. Isso vai ser ótimo para quem tiver uma graninha em RF poder comprar coisas ótimas.

      Bolsa é questão de paciência. Todo mundo quer ganhar logo, sair do emprego logo, mas sabendo melhorar o dia a dia dá para conseguir umas boas rentabilidades.

      Excluir
    3. Olá Sr. Foda Low Cost, gostei do texto, excluiu o material deste meu post e vou publicar, talvez já na hora do almoço.

      Anonimo (1) eu guardei o seu comentário e o mesmo será publicado junto com o post novo do Foda Low Cost.

      Anonimo (2) Eu particulamente acho que o ibovespa não vai cair além dos 52 ou 48 mil pontos e se voltar a subir também não deve passar dos 60 mil pontos, portanto vai ficar neste zig-zag por um bom tempo até a economia internacional dar sinais de vida, enquanto isso o investidor deve arriscar um pouco mais em Small Caps, ou se virar nos Dividendos ou ficar mesmo na renda fixa.

      Um abração ao 3!!!

      Excluir
    4. Vc já leu o livro Bumerangue do Michael Lewis ? Aostra já falou dele. Ele mostra como a Grécia está FUDIDA!! Eles não pagam impostos, o país é uma casa de mãe Joana. Eles gastam muito, mas não tem como pagar.

      AS chances de a Europa toda se foder são altíssimas. Muito desemprego, pouca arrecadação, dívidas que não param de crescer indicam que IBOVESPA pode despencar, coisa que será ótima.Pois assim vai dar para achar ações ocm P/L abaixo de 3.

      Quem tem dinheiro na RF sempre está preparado para as excelentes ofertas da bolsa, nem precisa prever o futuro, está preparado para ele.

      Excluir
    5. SE uma bolsa de valores paga em média 2% de DY isso faz com que o capital vá para outras bolsas mais rentáveis como a Bovespa.

      Excluir
    6. Low Cost, cada pessoa investe de acordo com a história de vida. Não sei nada sobre empreendedorismo, nunca vi pequeno comerciante ficar rico perto da minha casa. Por isso prefiro a bolsa e os concursos top.

      Quem cresceu no meio de família de comerciantes sabe muito mais que eu. Então vai se sentir atraído por isso.


      A vivência de cada um influencia e muito as decisões de investimento.

      Queria saber como entrar como sócio que não trabalha, só aplica capital e depois de 2 anos vende a parte.Algum de vcs sabe como fazer isso?

      Excluir
    7. Anonimo (1) Na Grécia tinha um programa parecido com o nosso bolsa família, na qual um grego que fosse agricultor receberia uma ajuda de custo do governo, não importando o tamanho de suas terras, por isso houve uma enorme procura por terras na Grecia, tinha gente que comprou um terreninho de 10 x 20 e passou a receber esta ajuda de custo, e você ja viu no que isso se transformou, e o pior que ninguém lá paga impostos.

      Anonimo (2) Esse 2% não se referem a uma média e sim a um valor de uma boa pagadora de dividendos, pois em grande parte as empresas francesas pagam abaixo de 1%. Este Francês acabou de investir 300K no Tesouro Direto esta muito Feliz.

      Anonimo (3) Existem vários tipos de sociedade, inclusive tem uma na qual um dos sócios só entra com dinheiro e recebe a sua parte como se dividendos, talvez eu escreva um post sobre isso no futuro.

      Um abração aos 3

      Excluir
    8. Cara esse fenomeno de dita "alta" rentabilidade dos investimentos no Brasil só ocorre por causa da tx. de juros absurda que existe por aqui...
      todavia este efeito é uma faca de dois gumes pq quanto maior o juro mais dificil fica para se alavancar....
      maromba low cost

      Excluir
    9. Nos anos 90 a coisa era bem pior, pois tanto a Bolsa quanto a renda Fixa rendiam em média mais de 20% ao ano, Hoje a media esta abaixo de 10% tanto para um quanto para outro.

      Excluir
  15. É bom entrar num blog e ler sobre p/l, DY, estratégias. Isso dá lucro e afia as ideias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário Anonimo, mas devemos ter cuidado pois nunca devemos tomar uma decisão de investimento apenas baseado nestes indicadores.

      Um abração!!!

      Excluir
  16. heheeh,tava sentindo falta de topicos sobre investimento mesmo aqui, curti muito esse, o pessoal ignora demais a influencia da China sob a perfomance economica brasileira.

    PS: As siderurgicas estao fudidas com ou sem diminuição da demanda chinesa.Se a demanda aumentar, o pressao sobre o preço do minerio continua, mantendo as margens das siderugicas, pelomenos via de regra,ainda menores do que o valor pifio de hoje.
    Se a demanda diminuir, por outro lado, as siderurgicas perdem por motivos obvios.

    Mas nada é o fim do mundo não gente,souza cruz e ambev continuam firmes e fortes por ae,mas para entender porque compra-las devemos focar no valor e não no preço...rs

    maromba low cost

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais engraçado de tudo que as Siderugicas estão disparando hoje na bolsa. Mas a influência da China já é caso consumado, Brasil deveria abrir outros mercado como a Índia, Oriente Médio e Africa...cujo o comércio esta pifio.

      De vez em quando é bom uma pausa entre uma putaria e outra.

      Um abração!!!

      Excluir