Páginas

quinta-feira, 26 de abril de 2012

As Favelas do Rio e o colapso do Café


   Vocês devem ter percebido que fiz muitas referências sobre as favelas do Rio em varios post's, e hoje vou falar sobre como foi o processo de favelização do Rio de Janeiro.
   As primeiras favelas surgiram ainda no século 19 quando os soldados que voltavam da guerra de canudos tiveram a permissão de fixar moradia no morro da providência (considerado a 1º favela do Rio - Vide foto acima), a população favelada foi aumentando com a chegada dos escravos libertos, que não tinham onde morar e se fixaram em varios morros, já no inicio do século 20 chegaram os pobretões que viviam em cortiços do centro, que foram demolidos devido as obras de modernização da capital federal, e para completar o balaio de gato, veio a partir dos anos 40 uma horda de nordestinos em busca de melhores condições de vida.
   Então 1960 já existia no Rio de janeiro cerca de 500 mil pessoas vivendo em favelas, só a titulo de comparação, em São Paulo na mesma época tinha apenas 30 mil pessoas vivendo em favelas.
   Mas 1970 a população favelada já tinha passado para 1 milhão!!! Isso mesmo, simplesmente dobrou em 10 anos. Vocês vão me perguntar de onde veio essa gente toda e porque? Eu digo, foi por causa do café.
   Mas o que o café tem a ver com isso? É isso que vou contar agora.
   O Rio de Janeiro por volta de 1850 era o maior produtor mundial de café produzindo cerca de 5 milhões de sacas de café. A área de produção foi aos poucos se deslocando (em busca de novas terras) em direção ao sul do estado, em seguida foi para o vale do paraíba, até chegar ao oeste Paulista onde encontrou a terra roxa (solo bom para plantação do café), e nos anos 40 já tinha chegado ao norte do paraná, com isso a produção de café no estado do Rio ja vinha em longa decadência, mesmo assim em 1950 a produção ainda chegava a 3 milhões de sacas de café.
   No inicio de 1960 a produção caia ainda mais chegando a míseros 1,5 milhões de sacas, a produção era pouco mecanizada e por isso tinha poucos rendimentos por hectare, o solo ruim agravou a situação e os fazendeiros então acumularam grandes dívidas, e por isso não tinham condições de modernizar a produção.
   Foi com a ditadura que veio o tiro de misericórdia. O governo militar queria transforma o Rio em apenas consumidor de café e não concorrente dos estados produtores como Paraná e São Paulo, então o governo prometeu perdoar as dividas dos fazendeiros, mas em troca os mesmo deveriam erradicar os pés de cafés do estado (um pé de café leva 7 anos até se tornar produtivo), e isto foi feito.
   Foi ai que veio os efeitos colaterais desta decisão torpe, pois cerca de 500 mil pessoas do interior do Rio e de Minas Gerais, viviam direta e indiretamento da produção de café, esse pessoal todo ficou da noite para o dia sem renda, o que fazer então? Tentaram a sorte na ex-capital federal, com isso em 1970 (dez anos depois) coincidência ou não, a população de favelados no estado tinha dobrado.
   Um outro efeito colateral foi que as ferrovias do estado entraram em decadência, e grande parte das linhas foram desativadas devido a subutilização, e os portos ficaram largados as traças, foi decadência total.
   A produção hoje no estado do Rio é de apenas 150 mil sacas de café, não conseguindo suprir nem o consumo local que é de 1,2 milhões de sacas, com isso somos obrigados a comprar o café de outros estados, acarretando em um déficit comercial de 300 milhões de dólares, só na importação do café.
   Só agora é que o Rio esta começando a reverter a decadência, mas o trabalho é grande, para compensar as décadas de abandono.
   Isso é para todos verem que, quando o governo se mete no que esta quieto só da merda.

58 comentários:

  1. bom dia
    não tinha um lance de que tinha um pessoal q morava mais no centro do Rio, aí o governo pegou esses terrenos/construções e empurrou os moradores p o morro?
    O livre comercio funciona muito bem, mas onde governo enfia o dedo ou interfere, ferra tudo, os melhores paises do mundo possuem uma malha ferroviaria imensa e funcional, executivos usam para trabalhar, turistas para se locomover, mas aqui? quando muito tem trilho...
    Criadores de porcos do sul estão desistindo da criação pois a ração chega a preços altos e a produção acaba não compensando, eles mesmos dizem q se a ração fosse p lá via trem chegaria a preços mais acessiveis, q governo tinha q investir nas ferrovias.
    sem comentarios, qto mais protecionista e intervencionista o governo, pior a evolução economica do pais.
    beijocas na ponta do nariz, um bom dia por aí

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim com as reformas de pereira passos no inicio do seculo 20, foi demolido centenas de cortiços no centro do Rio e esse pessoal todo foi morar nos morros também, mas eu tive que resumir para não ficar igual a uma aula de história KKKKKKKKKKKKK
      Aqui os trilhos foram abandonados e no seu entorno ficaram as favelas, parece que agora vão utilizar as área para fazer o metrô de niteroi, o Eike tem o projeto de ligar o porto do açu, a ferrovia centro atlantica, utilizando as linhas que estavam abandonadas, no 1º mundo grande parte dos transportes de carga são feitas por trens, aqui no Brasil se usa caminhões, que gastam diesel e encarecem o frete. E assim aumentam o tal do custo Brasil.
      Beijos dona Ostra, não suma.....

      Excluir
    2. não sumo, estou fazendo fechamento do mês e planejando o feriado, depois não volto mais p o computador :)
      beijão

      Excluir
    3. Quer dizer que a senhora vai me deixar aqui sozinho....KKKKKKKKK, ta bom aproveite o feriado.
      Fiz uma alteração no inicio do texto.
      Beijo$ !!! ;D

      Excluir
  2. Lord, os governantes do Brasil são "Inteligentes pra Burro"....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lembra de uma época que fizeram uma lei obrigando a todos os motoristas terem kits de primeiros socorros no carro? Foi um escandalo, depois se descobriu que o cunhado do deputado que tinha inventado essa lei tinha uma fabrica de kit's de primeiro socorros, e lei foi anulada, mas 80% dos motorista ja tinham comprado os tais kit.......a politica é foda.

      Excluir
  3. A classe A e B que vc tanto fala bem foi a causadora dessa desgraça. Os "cabeça pensantes" fizeram a burrada e agora as classe C e D estão pagando o pato. Falar mal é fácil, mas quando se ve as consequencias, vemos que as classes C e D estão colhendo os frutos plantados pelas classe A e B.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca falei bem da classe "A" e "B", aliás eu ainda nem falei deles, o problema da classe "C" é que eles compram e depois não sabem como vão pagar, por isso tem é que se foderem mesmo. Ja a classe "D" tem gente boa, mas são uma minoria, e os políticos, quem botou eles no poder foi justamente a classes "C" e "D". portanto eles não podem reclamar de nada.
      um abraço.

      Excluir
    2. Se o político não investe em educação, como a classe C e D vai saber votar se não tem instrução? O q vc falou é tipico comentário de quem fica na frente do monitor e no ar condicionado. Falar dos outros é facil. Quero ver se vc tivesse nascido no meio da favela.

      Excluir
    3. Realmente estou no ar condicionado kkkkkkkkkk
      Mas eu vim de uma familia de classe media baixa, ha 10 anos atrás eu fui na caixa economica para pedir uma cartão de credito, mas foi negado porque a minha renda era muito baixa, hoje o meu cartão é um personalite platinum.
      Eu não fiquei parado reclamando dos politicos, eu corri atrás do que eu queria e consegui.
      E tem outra eu só terminei o meu 2º grau com 26 anos, fiz a prova do supletivo, enquanto que meus primos ja tinham se formado em direito, hoje a minha renda e patrimonio e infinitamente maior que a deles.

      Excluir
  4. Foda se o café, as favelas e o rio de Janeiro e toda esta putaria carioca. To preocupado com os dividendos. Fui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKK
      Bem esta História e para mostrar como os nosso governante podem destruir um monte de coisas com descisões sem nenhum planejamento, ele fodem meio mundo, com decisões erradas.
      Fui

      Excluir
  5. O governo devia isentar os motéis de IR,ICMS,ISS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem neste tema eu estou por fora, acho que dependendo do lugar, existe uma espécie de incentivo, para o funcionamento de empresas deste tipo, eu sei que tem muito moteis que estão virando hoteis, por causa das olimpiadas.

      Excluir
  6. Acho que a pobreza aqui no Rio estimulou a putaria.Como muitas meninas não tem como sair fim de semana, não tem condição de estudar, não tem dinheiro para porra nenhuma, elas sentem uma tentação de receber uma ajuda de um investidor de bom coração que usa os dividendos para ajudar a humanidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu estava saindo de manhã para trabalhar, a tv estava ligada e tava passando uma reportagem, sobre umas casa que o governo prometeu dar aos favelados, na reportagem estava entrevistando, as donas de casa, tudo garota novinha com uma porrada de filhos e ainda gravidas.
      Bem em relação a "essas" meninas que voce está mencionando, se forem bonitas e não estiverem muito rodadas eu até pensaria em patrocinar.kkkkkkkkkkkk
      Mas a minha preferência é patrocinar as meninas Russas e Ucranianas.

      Excluir
  7. Cara, chega de falar mal dos pobres.Eles já estão foididos mesmo.

    Melhor falar sobre como levar lanche para o serviço e economizar nas Lojas Americanas.

    Quanto mais dinheiro que sobra, mais FII´s para nos dar grana.Se eu pensar nos pobretas estarei ferrado, vou perder meu tempo e eles continuarão na merda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce tem razão, esta vai ser praticamente a ultima materia que vou fazer sobre as favelas e gente pobre, eu so mencionei porque esta história era muito interessante, bem voce ja deve ter visto a seção de "experiencias", mas ainda vou contar muitas historia interessantes. Mas estas Historia são mais para servir de alerta para os investidores e mostra que não tem bonzinho não.
      Um abraço.

      Excluir
  8. Mulher pobre serve para a gente "ajudar" e levar ao motel, pois quem casa com pobretona tá lascado.

    Há muita moça pobre que tem pós em sacanagem, elas têm um poder na boca capaz dominar até o investidor mais controlado.

    Quando saírem uns bons dividendos de ELPL4 e TRPN3, vou contratar duas o mesmo tempo, uma loira e uma mulata, pois acredito na diversidade sexual, rsss


    Um post interessante seria comprar os custos de amante fixa ou uso de estratégia estilo Paiva de ficar caçando de carro e gastando 500 reais só de gasolina , fora o motel. Será que ter amante é melhor, mais barato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amanhã vou publicar o panicats 3º parte e me aprofundar nas tecnicas do Paiva e falar também do meu amigo PC, eu prefiro uma branquinha, tipo uma Russa.
      Vou faze uma estudo sobre isso e publicar.
      um abraço.

      Excluir
  9. Quero aprender a gastar cada vez menos, quero técnicas para segurar mais dinheiro todo dia,toda semana.

    Por outro lado sempre existiram pobres no mundo, sempre existirão. Infelizmente os governos não estimulam as vasectomias e laqueaduras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem pra mim foi facil, porque ja que eu era um pobretão não tinha com que gastar, agora com uma situação muito melhor, mas estou acostumando em gastar pouco, Eu comprei em dezembro um galaxy ACE por 695,00 uma pechincha, sendo que o preço esta em 800,00 eu poderia compra um galaxy S2, mas não quis, mas conheço gente que não tem nem merda pra cagar, mas que comprou um galaxy S2.

      Excluir
  10. POr isso muita moça pobre procura ter vários amantes, com isso elas podem receber muitos presentes.Conheci uma pobrinha que estava bem vestida, elogiei para uma amiga em comum e esta amiga contou o segredo: um namorado pagou o celular, outro pagou o sapato, outro pagou o vestido. Assim como os investidores possuem várias ações para receber dividendos, essas moças tem vários namorados, ao mesmo tempo, para poder receber lucros.

    Mudando de assunto ,que tal colocar a CArol Belli como a Panicat de amanhã ?Que mulher boa, uau. Fiquei bobo.Ela até parece capaz de namorar pobres investidores que pretendem encher o bolso daqui a 5 anos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a Panicat nova?
      Vou colocar as novas amanha e colocar outras fotos mais "interessantes", Rapaz hoje esta tudo assim, não tem mais boba não, tem que ser safado, tem uma história que ouvir que era o seguinte, tinha uma garota de 13 anos que estava dando em cima de uma cara de 27, o cara disse para a garota que ela era muito novinha pra ele....sabe o que ela disse, que se não fosse com ele seria com outro. Ai ele mudou de idéia se ela fosse fazer alguma coisa deveria ser com ele (safado). Depois eles foram descoberto e o cara foi processado, mas ele provou a história e foi inocentado.

      Excluir
  11. De pobre eu só quero algumas na cama já preparadas para o combate. Pobreza é só azar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidado para não cair na sindrome do goleiro bruno adou com uma puta que todo mundo ja tinha pego e ainda engravidou. Muito burro se fudei geral.

      Excluir
  12. Jogador de futebol é um ser burro por natureza. Eles não sossegam, querem viver no mundo mágico das surubas. Por conta disso acabam fazendo muitas merdas e eventualmente ficam pobres.


    Como eu escrevi antes, não deve haver exageros na vida.Nem é bom aportar muito alto e perder a qualidade de vida, como não é bom só curtir, comer todas e depois se lascar. O meio termo é o ideal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre....o romário só escapou dessa porque virou politico, lembra-se da piramide que era fiador?
      Só tinha gente boa participando, Jogador de futebol, pagodeiros, policiais,politicos e traficantes...ele era um "esperto" aliás ele dizia que mulher de 18 anos pra ele já era velha....

      Excluir
  13. caraca .... se vc falar sobre a importancia da meditação zen no controle emocional ou sobre rolar na grama em dia de chuva para desestressar, o povo vai dar um jeito de comentar anonimamente sobre mulheres vadias, sexo, e swing...
    esse pessoal tá precisando desestressar urgente!!!! leia-se em desestressar... vc sabe o q :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voltei!!!!
      O pessoal está com os hormônios a 1000 kkkkk
      Passei sufoco dentro do trem hoje, estava do lado da porta para ser o primeiro a sair, mas porra da porta não abriu, eu tive que atravessar o corredor inteiro para sair por outra porta, parecia que eu estava naquele documentario que virou hit's no youtube (KONY).
      Bem apesar de as casas de swing terem se multiplicados pela cidade, eu prefiro uma mulher só kkkkk não gosto de aglomerações.
      bj$ ;D

      Excluir
    2. Q horror, ainda bem q não passo por essas, pior q me acontece é sair a pé e pegar chuva como hj :P

      Sei, uma mulher só... por vez né? Kkkkkkk

      Excluir
    3. Recebi uma ligação da livraria travessa dizendo que o livro que encomendei, chegou.
      Faça fortuna com ações antes que seja tarde
      autor: Décio Bazin
      voce conhece este livro, o pessoal fala muito deste livro, mas não conheço, pois ja se esgotou.
      Espero sua resposta, pois amanha vou la buscar...ou não kkkkkkk

      Excluir
    4. Nunca li, desconheço, mas o Decio escrevia p a finada gazeta mercantil não é? Se for o mesmo, escrevia bem, bom conhecimento, eu lia no escritório do meu pai qdo era pequena (sim, criança estranha).
      Só o titulo parece de auto ajuda né? Rsrsrs

      Excluir
    5. Bem eu não conheço esse autor, mas parece que ja morreu, vario blogs se fala desse cara, inclusive o tal do Lirio Parisoto, disse que só começou a ter sucesso como investidor quando leu este livro, eu procurei em varias livrarias só que não era mais editado, por acaso encomendei na livraria travessa (livraria conhecida por fazer parte de cenas de novelas da globo e de alguns filmes nacionais, e isso foi em janeiro, e hoje me ligara dizendo que o livro chegou.
      O lance das mulheres é verdade, não gosto das aglomerações das casas de swing kkkkkkkk.

      Excluir
    6. Decio Bazin morreu????? NAOoooooooo
      Não gosto de aglomeração em lugar algum, melhor contratar serviço private nesse caso kkkkkk

      Excluir
    7. Não me provoque Dona Ostra!!!!!!!!!!
      Amanhã é sexta feira e voce sabe acontecem coisas kkkkk
      Aliás amanhã vou publicar PANICATS 3º Parte, portanto tampe os ouvidos kkkkkkkk
      bj$ ;D

      Excluir
    8. Agora estou muito triste p brincar, meu autor de infancia morreu :P
      Quer dizer q amanhã vai ter baixaria é? Ahh esse povo q só tem isso no fds, vida sem graça kkkkkk

      Excluir
    9. Bem é a vida, pelo menos o cara morreu rico (eu acho), mas é só na sexta depois as coisas voltam a ficar serias de novo. Não fique triste!!!
      O seu autor preferido agora é o pobreta.
      Mas voce não ia viajar, esta fazendo oque em casa?
      Vou estudar inglês agora, daqui a pouco eu volto.
      só uma curiosidade não tem esta empresa que esta envolvida em um monte de tramoia (DELTA) eu quase fui trabalhar lá....que sorte eu dei.
      BJ$

      Excluir
    10. Putz ainda bem q não foi!
      Não sei seu nivel de ingles, mas algo q me ajudou muito em vocabulario foi começar a ler livros apenas em ingles, inicio da preguiça, cansa, mas depois anima, de preferencia se for algo q goste muito.
      Qto a viajar, não sei se conhece, é meio moderno, mas se chama wifi, praticamente todo hotel tem, acesso do meu ipod :P procure se informar a respeito hihihihi
      Beijão bons estudos por ai

      Excluir
  14. Lord:

    O governo é um Midas invertido: tudo que toca vira merda, e esse é um excelente exemplo que não podemos nem devemos confiar que o governo irá ajudar nossas fortunas.

    Vc vai falar sobre as professoras de sexo do leste europeu? Aquelas dos filmes da private?

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corey, aqui no Rio havia uns casais alucinados que estavam alugando uma segunda casa só para festinhas da sacanagem, ou seja o povo só quer sacanagem, diferente dos leitores de blogs financeiros.


      Por isso digo que quem consegue armar uma festa liberal fora de booate consegue ganhar um dinheiro. Os gastos seriam os do aluguel de um sítio, seguranças, comidas e bebidas.

      Excluir
    2. Você sabia que o leste europeu é o celeiro de atrizes pornos? Como eu digo sempre, as eslavas são as mulheres mais belas do mundo kkkkkkkkk.
      Bem eu sei que tem festinhas em iates alugados, mas tem que ter conhecimento.
      Esse lance de casal liberal parece coisa da época da decadência de Roma....é uma esbornia.

      Excluir
    3. Sim, aprendi muito com as professoras do leste europeu! Quando era moleque era um tráfico de vhs na escola. Os filmes com atrizes do leste europeu eram os meus prediletos. Hj gosto mais dos nacionais.

      Montar festinha liberal não é coisa tão simples, é preciso conhecer muita gente. Aqui em sampa as festinhas particulares em motéis ou chácaras ficaram pro público mais velho (leia-se desquitados que contratam putas), o pessoal mais novo curte balada liberal.

      Excluir
    4. Eu espero um dia ensinar para as alunas do leste europeu kkkkk, As pessoas que tem grana, tem um monte de possibilidades, podem fazer muitas coisas.
      Quem tem grana pode fazer, tanto legais como inleguais, vai se saber o que acontecem naquelas ilhas da europa, onde só frequentam magnatas e putas de paise pobres como o Brasil.

      Excluir
  15. Dizem que Romário está falido, indo aos restaurantes mais baratos dos shoppings.Houve um lance sobre a cobetura dele.

    Quem gastar mais do que tem vai se foder, é lei da Matemática. Pode ser qualquer pessoa física, jurídica;astro esportivo, empresa listada na Bolsa, País caloteiro como a Grécia. Se não controlou a carteira vai se foder bonito.

    Por isso acho que devemos trocar ideias de economia doméstica e qualquer forma de gastar menos. Como bem falou a Dona Ostra no blog do pobreta, suco e sandubas devem ser levados de casa, dentro da mochila. Chega de dar dinheiro para Coca Cola e AMBV4.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Romário perdeu a cobertura dele, essa cobertura foi a leilão, a salvação dele e que virou politico, acho que o mais esperto desses caras é o Ronaldo Fenomeno que virou empresário.
      Bem quando vou ao cinema eu compro no mcdonald "Mcfish com batatas grande e suco de laranja medio para viagem" é o unico dia que vou no mcdonald kkkkkkkk
      -
      um abraço.

      Excluir
  16. Quero saber os macetes para economizar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não seria melhor saber os macetes para ganhar mais?
      Calma, tudo tem sua hora.
      -
      Um abraço.

      Excluir
  17. Decio Bazin, já li o livro e excelente, mostra como e o mercado financeiro, e um choque de realidade e demontra a técnica dele de aplicar através de dividendos que deixou ele rico, após ler esse livro sempre que vou analisar uma empresa olhos os dividendos para ter uma idéia, embora nao aplique a técnica dos dividendos, tirei muitas lições boas, como de que o mercado sempre tem baixas que sao excelentes períodos para compras, acabou com minha pressa em comprar ações. E passei a sempre ter uma reserva para aproveitar as liquidações a adorar as baixas. Decio já morreu e ele mesmo que escrevia na gazeta. Excelente escritor. Aproveite a leitura e guarde para futuras leituras e um livro fundamental para o investidor. Após a leitura adeus inocência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu ja tinha ouvido falar muito sobre livro, mas como as edições estavam esgotadas, não tinha nenhum exemplar para folhear, o meu exemplar que encomendei em janeiro chegou hoje e vou busca-lo amanha, estou muito curioso para ler. Preço é 50 reais
      -
      -
      Um abraço e obrigado pela dica.

      Excluir
  18. Respostas
    1. O Brizola praticava o tal do socialismo marron, a policia foi proibida de subir os morros, então ja viu, deram força pros caras e depois para controlar ficou dificil.
      Estava lendo que nos arredores do complexo do alemão existia o polo de couros, composta por cerca de 200 empresas que empregavam mais de 30 mil pessoas, acabou tudo, só ficou galpão abandonado.

      Excluir
  19. Senti falta da menção dos soldados que voltavam da Guerra do Paraguai,mas é uma ótima explicação.
    Já pensou em trabalhar como professor particular de história?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu no rascunho coloquei que eram os soldados que voltaram da guerra do paraguai, mas quando fui me certificar, vi que eram os soldados que voltaram da guerra de canudos eram no total 20 mil, É logico que resumi, porque senão seria um blog de história e não de investimentos, mas gosto de contar este tipo de coisa, tem uma qua vou contar na semana que vem que fala das profissões no antigo egito, essa vai ser boa para o pobreta ler. Ser professor ? só se for de meninas bonitas kkkkkkkkkk. Quem sabe eu gosto disso.
      -
      Um abraço.

      Excluir
  20. sinta orgulho do nosso povão (não necessariamente pobre, classe C, nada disso, só povão mesmo)
    http://youtu.be/ssEhLSAO16k
    :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje o dia vai ser um saco, ja me estressei de manha aqui no trabalha, se combina uma coisa e depois mudam, e foda....daqui a pouco mando todo mundo pra aquele lugar e vou embora.

      Excluir
    2. seja sutil diga apenas: VTNC, qdo eles entenderem vc já está em casa :)
      não sei aí, mas aqui não para de chover, ótimo dia p ficar na cama, e falando em cama... kd as sacanagens da sexta???? seu publico cheio de testosterona aguarda ansiosamente!

      Excluir
    3. Po fizemos uma reunião combinamos tudo direitinho, e depois as coisa foram feitas de outra forma, agora dizem que nada foi combinado...ja me estressei por hoje....estou publicando mais um post.

      Excluir