Páginas

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Plano de Negócios 2º Parte

   Estou voltando com a continuação do post anterior, sei que este assunto é chato pra cacete, mas fazer o que? Ou vocês acham que os empresários de sucesso ficam só na putaria. Claro que não, tem a parte chata que é administrar os negócios, pois é do fluxo de caixa gerado pela empresa que ele vai bancar as suas farras, e para que as finanças de sua empresa seja sempre saudável é preciso fazer o planejamento, que é o assunto de hoje.
   Como já vimos Plano de Negócio se refere ao planejamento pré-operacional da empresa, mas agora vamos falar sobre o planejamento já com a empresa em funcionamento.
   A projeção dos resultados para acompanhar o desenvolvimento da empresa também deve ser feita. Ela deve ser composta por: 

  • demonstrativos de despesas e receitas 
  • investimentos 
  • depreciações e seguros
  • impostos e taxas 
  • alocação de recursos  
  • demonstrativo de resultado por produto ou serviço
   Se houver necessidade de pedir um financiamento, faça uma simulação e uma análise dos prazos de amortização, carências, juros e taxas disponíveis no mercado e seu impacto no projeto.
   Uma previsão da situação financeira do negócio pode servir de parâmetro de comparação e pode ser usada para avaliar o desempenho que foi previsto com o que realmente aconteceu. Isso ajuda a identificar e corrigir erros de planejamento o mais rápido possível.
   Conclua com uma análise financeira detalhada, usando indicadores contábeis como: 

  • Ponto de equilíbrio - que possibilita uma análise entre receitas e custos gerados
  • Pay back - que apresenta o tempo de retorno sobre o investimento
  • Valor presente líquido (VPL) - que testa se o saldo de fluxo de caixa futuro é realmente lucrativo quando trazido a valores atuais
  • Taxa interna de retorno (TIR) - que ajuda a descobrir o rendimento proporcionado pelo negócio em um determinado período
  • Análise de balanço - que indica se a empresa será capaz de cumprir seus compromissos com os sócios investidores.
   O grande objetivo deste tipo de projeto é verificar a viabilidade econômica e financeira. Serve também para que investidores conheçam os objetivos da empresa e seus pontos fracos e fortes. Ele deve funcionar como um norte para o empreendedor (ouvia muito isso nos cursos do Sebrae), por isso deve conter uma linguagem clara e objetiva.
   Plano de negócios bom é simples e resumido, com informações relevantes e mensuráveis.
   Servir como um estudo de viabilidade que, se bem elaborado, pode evitar o fechamento da empresa, já é um bom motivo para fazer o seu plano de negócios.
Dez mandamentos do bom plano de negócios (peguei na revista exame)
1.    Invista tempo e dedicação em sua elaboração
2.    Considere sua atualização como uma tarefa de rotina
3.    Crie um modelo adequado ao seu negócio
4.    Seja criterioso e detalhista na definição de premissas
5.    Simule várias situações (realista, pessimista, otimista)
6.    Desconfie de resultados muito positivos
7.    Aplique o que foi definido no plano
8.    Desenvolva e implante um modelo de acompanhamento e atualização
9.    Considere-o como um organismo vivo, em constante mutação
10.   Acredite, por melhor que seja seu plano de negócios, não acontecerá como o planejado


Referências:
O que é uma Startup?
A ideia de negócio
Como proteger a sua ideia
Se a ideia for ruim
Como encontrar uma boa ideia
Como vender a sua ideia
Exemplo de ideia simples que faz sucesso
Escolhendo um nome para a sua empresa
Plano de Negócio 1º Parte

18 comentários:

  1. Olá Lord!

    Essa série está sendo de grande ajuda, estou com uma empresa em fase inicial e ainda desenvolvendo o plano de negócios, obrigado por trazer este assunto ao seu blog :)

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu General, se o meu Pai tivesse feito um Plano de negócios a 20 anos atrás a firma dele poderia existir até hoje, e eu seria o meu próprio patrão kkkkk.

      Um abração!!!

      Excluir
  2. Está me ajudando e muito, e me incentivando também, em minha caminhada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Gui o importante é todo mundo se ajudar e assim a gente cresce junto.

      Um abração!!!

      Excluir
  3. Otima serie Lord, tambem acho que o empreendedorismo é o caminho mais rapido para a IF.
    maromba lowcost

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pretendo colocar todas as segundas e terças matérias sobre empreendedorismo, pois na minha opinião é o caminho mais rápido para se chegar a independência financeira.

      Um abração!!!

      Excluir
  4. fala Lord!

    Excelente série, assino em baixo, iniciar um negócio sem um plano de negócios é igual a decolar com um avião sem mapas de voo. A grande maioria das pessoas não separa nem pf de pj quanto mais fazer um plano de negócios, por isso que vemos empresas promissoras quebrando rapidamente.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas inclusive o meu pai misturava os lucros da empresa com o próprio salário e deu no que deu, foi a falência.

      Se todos os pretendentes a empreendedores fizessem o Plano de negócios antes de abrirem as suas empresas a maioria teria se salvado e outros teriam desistido de abrir os seus próprios negócios por serem os mesmos inviáveis.

      Um abração!!!

      Excluir
    2. Sabe o meu grande problema?
      Trabalho de PJ, o que me da a sensação de ser pessoa Juridica.
      Mas sou pessoa Física sem FGTS, só.

      Meu objetivo é sair disso o quanto antes, e percebi o buraco que é entre ter um PJ e ter uma empresa propriamente dita, ao começar a estudar.

      A 'idéia genial' eu tenho, a capacidade pra mapea-la também, mas a parte de negócios foi e é muito dolorosa, mas não dá pra parar no meio.

      Excluir
    3. Na realidade o PJ seria o antigo funcionário autônomo, na qual uma empresa contrata mas que não tem vinculo com a empresa, o salario é maior, mas não tem ferias, 13º, VR, VT plano de saude, FGTS, INSS e por ai vai....

      O PJ também é um empregado pois marca ponto como se fosse um funcionário comum tem hora de entrada e saida, não é como um empresário....invista em você!!!

      Excluir
  5. Olá Lord! Se me permite uma sugestão, pra quem quer empreender, mas acha extremamente complicado elaborar um plano de negócios, existe a opção de contratar alguém para fazer isso. O empreendedor irá gastar um pouco, mas provavelmente o trabalho de um profissional sairá bem melhor do que o de alguém que não tem muita capacidade para fazer um.

    Abraço!
    http://investidoremacao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim meu amigo Danilo, a maioria das pessoas não fazem Plano de Negócio, por desconhecimento ou preguiça mesmo, eu vi um Plano de Negócio feito por um amigo meu que pretendia vender calcinhas pela internet e o negócio era bem complicado, portanto que não tiver paciência deve contratar a ajuda de um profissional.

      Um abração!

      Excluir
  6. Oi Lord!
    Venho acompanhando as séries que você posta e está está tão boa quanto aquela corrida pelo ouro (O ranking do Lord).
    Eu já cheguei ter algumas idéias pra empreender, mas encontro alguns problemas de percurso: tempo (pra conciliar com o trabalho), disposição (necessidade vida após trabalho, namorar, escrever, hobbies... rs) e excesso de autosabotagem (complexo de não sei fazer nada)
    Aliás, se me permite uma sugestão, teria como atualizar os posts de cada série, inserindo, em cada post, links para todos os outros posts da série? Assim, fica mais fácil de continuar a leitura a partir do primeiro post, como feito no último post da série do ranking.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu CB, sabia que eu ainda tenho 3 post sobre o ranking do Lord, eles falam sobre comparações entre ações boas pagadoras de dividendos contra as Small Caps, quando eu publicar estes post que faltam vou colocar o link para os antigos, como fiz nesta serie, pois logo abaixo tem os links para os mais antigos.

      Em relação ao empreendedorismo, é questão de praticar, eu por exemplo não tinha ideia nenhuma, então eu comprei um bloquinho de anotações e escrevi em cada folha que o meu cerebro me daria uma boa ideia e cerca de 2 semanas depois eu ja tive uma ideia muito boa e estou trabalhando nela neste momento, mas o efeito colateral e que eu estou totalmente sem tempo.

      Olha que eu não entendia nada de programação e estou trabalhando a toque de caixa e estou indo bem.

      Um abração!

      Excluir
    2. Opa!
      Aguardamos os posts da série!
      Abs!

      Excluir
    3. Sim acho que semana que vem, eu vou tomar vergonha na cara e retomar a série.

      Um abração!!!

      Excluir
    4. Ae Lord, você que vem escrevendo sobre empreendedorismo digital:

      http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=SobrePremio

      Abraço!

      Excluir
    5. Isso não é pra mim, pois o meu Blog é muito pequeno pois tem apenas 15 mil visitas mensais e os grandes Blogs conseguem isso por dia.

      Um abração!!!

      Excluir