Páginas

quarta-feira, 18 de julho de 2012

A Idéia de negócio

   Olá pessoal no ultimo post falei sobre o que é uma Startup, mas para iniciar uma Startup precisamos de um ponto de partida e este ponto se inicia partir de uma ideia. Mesmo assim, há uma grande chance que essa ideia mude várias vezes até que a startup dê certo. Veja algumas dicas que podem ajudar nesse primeiro momento

Dica 1: o valor de uma ideia é próximo de zero  

   Muitos empreendedores descobrem oportunidades interessantes para montarem um novo negócio, e por isso tentam manter sua ideia o mais secreta possível. Quando alguém pergunta sobre ela, a resposta é "Ainda não posso contar. Se eu contar, qualquer um pode copiá-la e eu perderei minha vantagem". Aprenda então a lição número um: quanto menos você falar sobre sua ideia, menores suas chances de sucesso.
   O que importa são três coisas: os passos a serem seguidos a partir dela, se você é o empreendedor certo para realizá-la, e quais os conceitos chave para torná-la escalável. Por isso procure indicações de pessoas que entendam do mercado ou necessidade que sua idéia se propõe a resolver. Quanto mais feedback você tiver, mais desenvolverá sua ideia original.
  

Dica 2: defina seu objetivo - empresa ou startup  

   Após definir sua ideia inicial e ter feedback sobre ela, é necessário entender se ela se transformará em uma micro-empresa ou uma startup. Veja bem: não há nada de errado em se ter uma empresa que irá dar a você e sua família com um excelente padrão de vida por vários anos. Mas se você aprendeu bem o que é uma startup, precisa de algo que dará um retorno dez, cem, mil ou mais vezes maior do que foi investido. Por isso, pense bem se você está empreendendo pelas razões certas e com suas expectativas alinhadas.
Dica 3: fuja do efeito manada  

   A pior hora para se comprar ações é quando todos estão comprando, e isso pode fazer o preço da ação subir em razão da alta demanda. Assim como na bolsa de valores, fuja do efeito manada: você pode até começar uma pequena empresa copiando uma ideia promissora que já apareceu em vários lugares... mas para começar uma startup, essa é a pior estratégia possível. Há alguns anos, o efeito manada criou milhares de redes sociais de nicho - para adolescentes, advogados, entre outros - e todas deram errado. Em 2010, o mesmo comportamento gerou dezenas de sites de compra coletiva, e poucos irão dominar esse mercado.

Dica 4: quanto mais simples, melhor  

   Grande parte dos empreendedores brasileiros tentando montar startups hoje vão atrás de ideias complexas para maximizarem suas chances de inovação. Infelizmente, quanto mais complexa a ideia, maior o custo necessário para executá-la e operá-la no futuro. Muitas pessoas fizeram milhões a partir de algo muito simples com custos muito baixos
   Seus futuros clientes querem uma solução barata e rápida para seus problemas, não uma solução sofisticada. Isso pode ser diferente ao elaborar uma nova vacina ou um novo tipo de cola orgânica, mas é verdade em grande parte do tempo. Além disso, é bem mais fácil elaborar uma ideia complexa do que ter um estalo simples que pode mudar o mundo.

Dica 5: faça algo que gosta  

   Essa talvez seja a pior notícia: grande parte das startups de sucesso vieram de soluções muito próximas à realidade do empreendedor, e não porque eles desejavam milhões. Mesmo percebendo o potencial da ideia e até tentando torná-la um negócio global, muitos simplesmente não conseguiam tirá-la da cabeça e precisavam colocá-la em prática. A analogia mais próxima no mundo corporativo seria encontrar o emprego dos seus sonhos: você faz o que gosta, e ainda é pago por isso. Portanto, pense sim no pote do ouro ao fim do arco-íris, mas não se esqueça que a chave é uma solução para problemas mal resolvidos, ou que cria novos mercados.

Dica 6: confronte sua ideia a todo o tempo  

   Aprenda a questionar suas próprias ideias e sua capacidade de executá-las. Veja também algumas perguntas sugeridas por especialistas em empreendedorismo e detecção de oportunidades para novos negócios:

- O time de empreendedores tem a capacidade de colocar a ideia em prática?
- O produto possui um diferencial forte a ponto do cliente pagar por ele?
- O time é capaz de atrair os recursos proporcionais ao tamanho da oportunidade?
- O negócio traz uma boa relação entre risco e retorno?
- O time está comprometido a executar a ideia do início ao fim?

   Parece fácil à primeira vista, mas não é. Observar cada uma das dicas e responder bem às perguntas acima não é garantia para se conseguir investimento, mas sim uma ajuda para definir mais claramente o que sua startup poderá se tornar.

   No próximo post vou falar de como proteger a sua ideia, afinal ninguém quer ser passado para trás.
  Falando nisso tive uma boa idéia!!! vamos ouvir Fear of the Dark com Iron Maiden, e um abraço a todos.
Referencia:Revista Exame

27 comentários:

  1. Sabe que eu já pensei em algo parecido?

    Virar um "cientista louco", criar patentes e viver dos royalts.

    Essa seria a idéia das Startups, não é Lord?

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eike não é bem isso, Startup é uma palavra muito nova no Brasil, seria uma empresa iniciante que pode ser de internet ou não que através de uma inovação gera uma receita que a faz crescer uma dezena ou centena de vezes, temo ai o exemplo no EUA do Facebook e do Peixe Urbano no Brasil. Até uam franquia com um negócio inovador seria uma Startup, e se tiver muitos franqueado poderá sim viver de Royalties. Bem pelo meno é melhor do que esperar 20 até atingir o primeiro milhão como o pobreta.

      Um abração!!!

      Excluir
  2. I am the man who walks alone....
    Parece facil? Uhmm nao acho!! Pelo contrario, uma ideia inovadora, simples, funcional e que de certo é bem complicada.
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exites a idéia inovadora e a idéia sintética, a diferença das duas é que a inovadora cria tudo do nada e a sintética pega uma coisa já existente e a transforma.
      É questão de exercitar o cerebro, pois inicio tudo começa devagar mas depois as coisas ficam bem claras.

      Um beijão.

      Excluir
  3. Se for obrigatório ser com algo que eu gosto,só se eu inventasse uma nova substância química!XD
    Mas sério,eu andei pensando melhor sobre abrir um pequeno negócio e decidi que não sou o tipo empreendedor(e não,eu não confiaria cegamente num gerente-/-)
    E eu adoro essa música!!!\o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ser empreendedor não é só abrir uma empresa como muitos pensam, por exemplo se você fazer um curso dentro da sua área de trabalho para assim ter um salário maior, também é empreender.
      a musica é ótima.
      um abração!

      Excluir
  4. Olha aqui uma startup, lord:

    http://tecnologia.ig.com.br/especial/2012-07-19/startup-desafia-microsoft-com-primeiro-rival-do-kinect-para-windows.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Eike você foi fundo agora, pois uma Startup não precisa ser de grande tecnologia para ser uma Startup, basta ter uma solução para um problema do cotidiano, no ultimo comentário do post anterior eu contei a história de uma mulher que anunciou a venda de salgadinhos em um site de vendas coletivas, pois bem ela vendia normalmente 2000 salgadinhos por mês, mas depois de anuncia as vendas aumentaram para 360 mil salgadinhos!!! e depois para 700 mil salgadinhos por mês.

      Um abração!!!

      Excluir
  5. Pelo que tenho visto, algumas empresas estão fornecendo salgadinhos para lojas que vendem para "pobres" Acho que fazer algo em relação a comida seria interessante para alguém que não tenha muitos conhecimentos técnicos sobre eletrônica, mecânica, programação e que pudesse vender para alguma indústria. Já aconselhei um amigo a iniciar uma start up no ramo de comida.

    Devemos pensar que uma pequena empresa pode ter uma rentabilidade muito maior do que a maioria das empresas na bolsa, no entanto os riscos são bem maiores tb.



    Como estamos falando de estratégias, podemos comentar alguns blogueiros famosos. Falando O Pobreta é um perfeito exemplo do que NÃO se fazer na busca do milhão. Ficar num emprego horroroso, não ler nenhum livro sobre Análise Fundamentalista, tudo isso é exemplo do que se deve evitar. O blog dele é um blog de humor basicamente, não dá para se levar muito a sério em relação a estratégias.

    Na caminhada em busca da IF. Primeiro, acho mais importante se livrar do trânsito, do stress, de emprego chato. Depois se preocupar com carrão, panicats etc. Primeiro vem a qualidade de vida e a grana. Quem pensar só em farra estará lascado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi exatamente que eu disse logo acima, para o nosso amigo Eike.
      Comprei uma revista no sabado passado na qual tinha uma matéria bem importante: Uma dentista fazia uns bicos como vendedora de salgadinho, ela vendia em torno de 2000 salgadinhos por mês, ela resolvei a cadastra o negócio dela em um site de compras coletivas, em 3 dias ela tinha acumulado pedidos de 360 mil salgadinhos!!!
      Ela ficou desesperada paraentregar, pois não tinha como fazer tantos salgadinho para entregar em 30 dias, então ela alugou um buffet, mesmo assim não deu vazão, então ela teve que montar um galpão com máquinários e ainda contratou 3 empregados além de empregar a familia inteira, ela investiu 50 mil reais, sendo que 25 mil veio da venda dos proprios salgadinhos, e os outros 25 mil vieram de um credito bancario pagos em 3 vezes.
      Como vc pode ver uma Startup não precisa ser um empresa de tecnologia. Bem em relação ao blog do pobreta, é uma grande brincadeira, não é para se levar a sério.

      Um abração!!!

      Excluir
  6. Acho que como nos brasileiros não nascemos em um país historicamente empreendedor Lord fica muito abstrato todos esses conceitos anglo-saxões. Afinal nos nascemos COMO UMA colônia agrícola de Portugal, o conceito enraizado aqui é produzam o que queremos que dou o necessário para sua sobrevivência. Por isso o brazuca ve o empreendedorismo como algo de outro mundo e flerta com as idéias socialistas pra resolver seus problemas econômicos. Por isso se você olhar as empresas brasileiras ou foram fundadas pelo estado, ou foram fundadas como subsidiárias de multinacionais ou foram fundadas por colonos estrangeiros e seus descendentes próximos quando recebemos a grande imigração européia ha 100 anos... Até o pequeno comércio esta tradicionalmente na mão de imigrantes portugueses e árabes e as feiras livres na mão dos japoneses aqui em Sampa. Por isso a produção econômica brasileira esta na mão de meia dúzia que tem um império de 50 lojas, 50 fabricas dominam o mercado inteiro e se tornam multimilionários, quando se estivesse melhor repartido teríamos uma pais predominante de classe media alta pelo menos. Infelizmente o povão do Brasil mesmo poucos romperam essa idéia introduzida que só é possível sobreviver vivendo do salário do coronel ou do estado, temos uma mentalidade feudal ainda. Pode ver que o sonho do povão no Brasil é ser funcionário publico, ganhar 5K, 10K por mês... Quando meu pai na época que tinha uma pequena fabriquinha chegava a ter de lucro isso por dia... Sr Foda Low Cost.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sr. Foda....
      Existem 2 tipos de empreededorismo:
      1-Empreendedorismo de oportunidade
      2-Empreendedorismo de nescessidade
      A diferença é que no primeiro muito praticado no primeiro mundo o cidadão quer abrir uma empresa porque tem vocação, ele gosta do que faz, e o segundo que é por nescessidade é o cara que abre um botequim ou monta uma barraquinha porque esta desempregado e precisa sobreviver, não faz porque gosta e sim por nescessidade.
      Realmente são raros os exemplos de grandes empreendedores que são Brasileiro de raiz, pois quase todos são descendentes de Europeus ou Asiáticos.
      Um exemplo, quando se implatou a industria aqui no Brasil após os anos 50 a divisão foi feita da seguinte forma:

      1-Governo Federal - Industrias de Bens de Produção ex: Siderugia,Hidrelétricas,Cimentos,Refinarias...etc...porque eram setores stratégicos para o governo além de serem caros e no Brasil não tinha empresário com dinheiro.

      2-Estrangeiros - Industria de Bens de Consumo Duráveis ex: Fabricas de Automóveis, Eletrodomésticos, Eletroeletronicos...etc...porque tinham a tecnologia

      3-Empresários Nacionais - Industria de Bens de Consumo Não Duráveis ex: Industrias Texteis, Alimentícias, calçados...etc...

      Um abração!!!

      Excluir
  7. É possível ser um sócio minoritário numa start up? Como comprar cotas numa sociedade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim existem as gestoras de fundos que investem em Startup, algumas para entrar precisa ser um investidor qualificado (investimentos a partir de 300 mil) mas de uns tempos para cá estão abrindo excessões pois algumas gestoras já aceitam investimentos á partir de 5 mil reais. Vou publicar um post sobre isso.

      Excluir
    2. Fala Lord! Cara, muito bacana este post... estou no aguardo do post sobre os fundos de investimentos focados em startup.... me interessa muito conhecer mais a fundo este tipo de fundo...

      Valeu1

      Excluir
    3. Este fundos aplicam em várias Startups, e o retorno costuma ser muio bom, apesar de muitas não irem para frente, mas as que conseguem sobreviver costumam a dar altos retornos.

      Um abração.

      Excluir
  8. Low Cost, concordo com o que vc falou. Mas vc viu esse exemplo em casa, conhece vários capitalistas que começaram de baixo. Aqui no Rio só conheço donos de lanchonetes ou de mercadinhos e/ ou donos de casas de aluguel.

    Em Sampa existe uma cultura mais capitalista. Isso facilita quem quer empreender. Sem exemplos fica difícil um jovem ter uma ideia de como ganhar um bom dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão nesse aspecto pois no Rio as Grandes empresas são Estatais ou empresas que foram privatizadas ex:
      Petrobras
      Vale
      Eletrobras
      Furnas
      Embratel
      Oi/Telemar (Telebrás)
      Complexos Industrial/Militar (Marinha)
      São apenas alguns exemplos.

      Excluir
    2. A título de curiosidade Lord, a Furnas é controlada pela Holding Eletrobrás. Eu sei porque já fui dono da Eletrobrás... kkkkkkkkkk

      Excluir
    3. Sim mas elas estão em endereços separados como se fossem empresas diferentes, inclusive os concursos para as empresas são diferentes, mas isso vai acabar porque esta sendo construida na Lapa o espigão da Eletrobras na qual vão reunir no mesmo endereço todas as empresas do grupo Eletrobras.

      Excluir
  9. Um casal de funcionários públicos pode ganhar uns 14 k por mês, se não tiverem filhos podem aportar uns 96k ao ano(7k*12+12kdo 13°.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Empreender não significa apenas investir em uma empresa, você pode investir em você mesmo, fazendo cursos para se qualificar mais e assim fazer concursos, para ai sim virar funcionário público e ganhar mais.

      Excluir
  10. LOwcost, todos que têm mais de 35 se lembram da época da inflação. Por isso a ideia do concurso é atraente. Nosso país de vez em quando vacila com o povo.Nesse sentido, ter um troco certo ajuda. Por isso penso que é possível ser funcionário público top, empreendedor e investidor em ações ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ´Para passar em um Concurso top precisa estudar muito, pois a relação candidato vaga chega a ser de 1 para 1000, mas vou dar uma dica, faça um curso tecnico, ou faculdade de engenharia, pois os concursos da Petrobras a concorrência é menor, sei disso pois estudei com muita gente que nunca foi bom aluno e apenas tinha diploma de curso tecnico e fez concurso da petrobras e ficaram classificados lá trás e mesmo assim foram chamados.

      Excluir
  11. Só vagabundo quer ser funcionário público.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Empreender em si mesmo" também é empreender, como bem disse o Lord. Sou servidor da ANTT, tiro meus 4k liquido todo santo mês, estudos para concursos maiores, dou aula em cursos para concursos na minha região, dou aulas particulares de física e matemática, trabalho atualmente no projeto do meu livro de física voltado para os concursos militares, invisto na renda fixa, tenho planos de investir na RV até o 1º semestre de 2013 ((estou estudando para isso!) e penso em empreender algo na área educacional (que é minha paixão) no médio prazo. Minha rotina? Umas 12 hrs de "trabalho" (dar aulas não é "trabalho pra mim) todos os dias durante a semana, além de algumas boas horas de dedicação nos fins de semana. É, talvez eu seja "vagabundo" mesmo....

      Excluir
    2. Como eu disse empreender não significa apenas abrir um negócio, mas estudar para alcançar postos melhores de trabalho também é empreender.
      Conheci gente que parou de trabalhar por 1 ano para estudar para concursos tops, e quando passaram nesses concursos passaram a ganhar muito mais.

      Excluir