Páginas

sábado, 7 de abril de 2012

Um Warren Buffett Paulista ? 2º Parte


   Bem no post anterior eu falei sobre um imigrante Coreano que fez muito sucesso como Gestor de recursos, mas só que a história que contei foi até abril de 2008, mas o porque disso?
   Mu Hak You era um grande investidor mas usava e abusava de alavancagem que chegava a 150% do patrimônio liquido do fundo e quando a crise veio não teve perdão, em outubro de 2008 o fundo foi para o buraco com 98% de prejuízo e foi fechado temporariamente, mas devido ao seu poder de persuasão poucos cotistas realizaram o prejuízo tanto que ele manteve praticamente inalterado o número de cotistas que eram em torno de 600.
   Ele não pensou em desistir tanto que em dezembro de 2008 ele se desfez de uma parte do seu patrimônio pessoal e aplicou no fundo, para reergue-lo. A rentabilidade do fundo votou a crescer de 2009 até 2011, mas ainda estava longe de recuperar os prejuízo da crise dos anos anteriores.
   Foi ai que em agosto de 2011 veio outro baque, após uma operação de compra altamente especulativa de ações da Marfrig, na qual o fundo chegou a deter 5%, as ações desta empresa caíram 25% gerando um prejuízo de 120 milhões fazendo com que o patrimônio líquido do fundo ficasse negativo, na pratica  Mu Hak You quebrou, de novo.

   A comparação com Warren Buffett era apenas na maneira da escolha de empresas que estivessem subavaliados pelo mercado e o foco no Longo Prazo, mas os fundos de Mu Hak You foram devastados pela alavacagem, especulação e outras operações de risco.
   Isto serve de aviso aos Investidores para que sejam mais conservadores e fujam de fundos com rentabilidades absurdas e que operem alavancados.

7 comentários:

  1. É cara, eu tenho aprendido muito com vocês e o que mais tenho ouvido falar é sobre especulações loucas que fazem muita gente perder dinheiro.

    Boa reflexão.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse Coreano era elogiado pelas revistas "Isto e dinheiro" e "exame" ele era o rei da cocada preta, foi quando veio a crise e se descobriu que o rei esta nú. Um abraço.

      Excluir
  2. Caçador!

    História espetacular. De repente já trombei esse cara na rua e jamais imaginaria tudo isso. O cara tem que ter sangue frio pra fazer essas especulações, definitivamente não é pra mim.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não creio que vc tenha trombado com ele na rua, senão vc estaria sem a sua carteira, bem pelo menos o cara era corajoso já que metade do dinheiro do fundo era dele...um abraço.

      Excluir
  3. Lord, problema de especulador é querer sempre mais e não saber qdo parar, se torna um grande jogador.
    Estou dando um alerta aos q comentavam no meu blog, tive minhas contas de internet invadidas. Da uma lida nos comments do ultimo post do TraderLp
    Beijao

    ResponderExcluir
  4. Comigo aconteceu a mesma coisa em feveriro, uma quadrilha de goias entrou na minha conta do BB e tentou fazer uma farra, só que a minha conta foi bloqueada. E isto veio a parti de um virus da net...e melhor tomar cuidado.

    ResponderExcluir
  5. Voce é a Dona Ostra? confirme a informação...um grande abraço e boa sorte, voce pode voltar com outro nick.
    bjs :)

    ResponderExcluir