Páginas

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Telebrás Investimento ou Especulação?


    Ontem eu publiquei um post sobre a Telefonia nos anos 90, antes da privatização e algumas pessoas fizeram comentários em relação as ações da Telebrás TELB3 e TELB4 e pediram a minha opinião. Farei as minhas considerações agora.
    A Telebrás era uma empresa de telefonia que foi dividida em varias partes e estas partes foram a leilão em 1998. Então na prática esta empresa deixou de existir e as suas ações deveriam ter sido extintas, mas por uma aberração, destas que só acontecem no Brasil as sua ações continuaram a ser negociadas no Bovespa.
    No inicio de 2008 saiu uma revista chamada “Investmais” eu gostei da revista desde o inicio, porque estava começando a investir e queria ter mais informações (eu colecionei a revista do número 1 até 38, quando então esta revista foi vendida para ADVFN, e na minha opinião o nível da revista caiu muito e parei de colecionar).
    Voltando ao assunto, em abril de 2008 saiu uma notinha nesta revista falando sobre a reativação da Telebrás que seria usada para implantar a banda larga popular no Brasil, e que o preço das ações TELB4 poderia chegar a 1 real. 
    Fui no site da Bovespa para pesquisar a cotação, que naquele momento estava em torno de 40 centavos, fiquei animado, porque se isso fosse verdade compraria as ações e faturava uma boa grana, mas felizmente resolvi a verificar o histórico de cotações, e fui recuando mês a mês, e vi que a cotação no inicio de novembro de 2007 estava em 4 centavos e já no inicio de janeiro tinha alcançado 90 centavos, num aumento de quase 2200%. 
    A cotação neste ponto começou a cair lentamente até chegar aos 40 centavos, foi ai eu coloquei as barbas de molho, porque o que eu li, já era noticia "velha", pois os insiders já sabiam de tudo 6 meses antes, e já vinham comprando as ações da Telebrás.
    Comecei a pesquisar o assunto mais a fundo, e soube que o Governo tinha criado (PNBL) Plano Nacional da Banda Larga e que a Telebrás seria reativada aproveitando as redes de fibras óticas já existentes que pertenciam a Eletronet (subsidiária falida da Eletrobrás) para oferecer-las as operadoras o acesso a rede, e elas por sua vez iriam prestar serviço ao consumidor final.
    Mas existiam muitos entraves jurídicos em relação a Eletronet, e o governo cogitou a usar as redes de fibra óticas de outras estatais como a Petrobras.  
    Juntando a esse balaio de gato ainda tinha a denuncia de que a reativação da Telebrás iria favorece o José Dirceu!
    Isso não estava cheirando bem.
    Mesmo assim ela foi reativada em 2010 e o objetivo inicial é oferecer acesso a Web com velocidade mínima 512kbps por até 35 reais. Os investimentos em 2011 foram na ordem de 75 milhões e a previsão para 2012 será de 400 milhões. As intenções, aparentemente são boas.
    Os indicadores fundamentalistas são todos ruins, típicos de empresas pré-operacionais que ainda não possuem receitas, mas que tem muitas despesas. Foi feito em 2011 um agrupamento de ações para adequar o preço das ações aos valores praticados pela Bovespa.
    Em termos puramente gráficos o papel se alterna entre períodos de muita calmaria com flutuações quase zero, com períodos de grande volatividade com o papel indo desde uma máxima de 30,70 até uma mínima de 3,96. O preço atual esta na faixa de 13,00 (TELB4).
    Portanto para quem gosta de especular, há períodos muito bons, mas para quem quer investir a longo prazo a Telebrás é uma incógnita. Então é melhor esperar por resultados mais concretos ou se quiserem, apostar como um "azarão" da bolsa.

27 comentários:

  1. Poema Telebrás

    Hoje é especulação.
    Amanhã pode ser investimento ou não.
    Empresa assim nem vejo cotação.
    No futuro posso mudar de opinião.
    Mas hoje eu digo não.
    Muitos investem na emoção.
    Prefiro que fale mais alto a razão.
    Pois não arrisco meu dinheiro em vão.
    Não a quero nem como azarão.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas falando sério agora, eu não gosto de investir nessas dúvidas. Tem muita informação irrelevante aí no meio. A empresa está sendo utilizada para PNBL. Como você disse, pretende-se ofertar velocidade mínima 512kbps por até 35 reais. O que é importante para saber é: Será que isso dá lucro? Será que vai dar certo? E a concorrência?

      Prefiro investir nas menores dúvidas.

      Abraços e parabéns pelo detalhamento nas informações.

      Excluir
    2. Além de investidor é poaeta, tipo Ben Graham que era tradutor e intelectual.

      Excluir
    3. Esse cara é bom mesmo, mostra que tem inteligência e pensamentos rápidos, isso é bom para o investidor.
      Parece que a OI tinha um plano parecido mas o governo não deu muita força não, Sei que Telebrás esta investindo em satélites, cabos submarinos etc...Esse dinheiro vem do orçamento da união, pois a empresa ainda não tem receita.
      -
      -
      Um abraço.

      Excluir
    4. Nossa... Pensei que só eu que era meio louco.auhaauhu

      Excluir
    5. O pré-requisito para ser investidor, é ser louco kkkkkkk

      Excluir
    6. Ja notei que eu não sou muito normal, mas não cheguei ao nivel intelectual do AdP, não consigo criar poemas rsrsrs
      Mas nesse papel não entro nem p trades curtos, tipo de emoçao q dispenso, tenho sorte de ter alguem muito proximo q é da área de tele e consigo acompanhar alguns movimentos as vezes, mas desse nunca vem boas informaçoes... Alias, vou aproveitar p me informar a respeito de novo ;)
      BJ$

      Excluir
    7. Bem, este tipo de papel é para insider e malucos, mas no final de contas os malucos prevalecem de uma forma ou de outra.
      Estava dormindo dona Etta ostra james ;) bj$.

      Excluir
    8. Dormindo, quem me dera uma vida boa assim... nasci insone :S
      Estou em um cafe, dois estranhos sentaram na minha mesa e estão falando sobre chocolates e ecommerce, interessante aula q estou tendo sem pedir, vou sorrir e recitar o poema do AdP

      Excluir
    9. Hum já entendi vc esta na rua, escutando conversa, se camuflando para quem sabe obter alguma informação importante, e tirar vantagens, é dona ostra de volta aos bons tempos...bj$ passe a informação pra frente.kkkkkkkk

      Excluir
    10. Olá Lord :)
      fico surpresa como homem é bobo, com todo respeito aos q frequentam aqui, imagino e espero que sejam diferentes.

      Qto a Telebras, um cabide de empregos e lavagem de dinheiro, não consegue vender produtos, toda tecnologia é ultrapassada comparada as outras teles e os profissionais são os piores ou de outras areas, ou seja, sem conhecimento, ideia era levar internet em locais que as outras empresas não estão levando pois o custo não compensa, ela quer levar com custo ainda mais baixo, probabilidade de conseguir proxima a zero, Oi tb está fazendo esse trabalho em alguns locais onde o custo x trablaho compensam, resuminho basico :)

      Excluir
    11. Voce esta se referindo aos 2 homens da cafeteria, certo?
      Aliás lembra da Sudene, vi uma reportagem dizendo que ela gasta 90% do orçamento para pagar funcionários e despesas de escritório. É um legítimo cabidão de empregos.

      Excluir
    12. sim, claro que era aos 2!! é divertido, só dar um sorriso e os caras começaram a falar mais alto e se exibir, no final não dava p saber se estavam contando vantagem ou se o papo era serio, mas descobri q os correios ferram com as empresas de e-commerce, depois de tudo q ouvi admiro ainda mais as que funcionam e entregam corretamente como a Virus, e entendo a bomba que é a CiadosLivros, enfim... Sudene, tá aí algo que nunca entendi, um desvio nitido de dinheiro e ninguem se importa, como tudo nesse pais

      Excluir
    13. Se ele soubessem que estava perto de ninguém menos que Etta James, pediriam seu autografo kkkkkkkkk.
      Mas se fosse para voce entender a Sudene ela perderia a função de exitir. Tenho um informação muito interesse, O projeto da Refinaria premio do maranhão esta quase pronto, e eles(petrobras) vão dar uma de joão sem braço, simplesment vão duplicar o projeto para ser usado na refinaria do ceara, que será apena uma copia. Dizem os especialista que isso é muito ruin. Bjs :) vai jantar o que hoje? kkkkkkk

      Excluir
    14. estou me aprimorando, hj segui por uns 5 min (ou andei ao lado p ser especifica) um cara que falava ao celular, e ele nem notou, ouvi tudo, adoro povo q fala ao celular (menos os que contam a vida) definitivamente devo ter algum problema...

      Petro tá virando outra empresa cada dia mais estranha, tenho duvidas em relação ao futuro dela. Tudo q o governo cutuca é fod@, viu q o BB baixou mais os juros? E tem funcionario da caixa p. da vida tb com o novo horario (falei com um agora a pouco rsrs)
      Oi não vai p frente por conta disso tb, resquicios de uma estatal privatizada, parece q um grandão lá quer mudar isso, e esta batalhando legal SE conseguir ela decola, fiz uma pequena minima aposta nela esses dias...

      jantar? saladinha em casa mesmo, fiquei na rua das 10h as 17h, to acabada rsrsrs

      Excluir
    15. Acabei de trocar a minha linha de telefone da Oi pela Net, mas mantive o número, o serviço da Oi é muito ruin, também segui pessoas no centro do Rio, mas era para outra coisa kkkkkkkk
      Estou deitado, (mas não vou dormi agora) estava escrevendo o post de amanhã, é um post mais direcionado a homens....voce ja deve saber o que eu vou escrever, mas não ligue não, é só para descontrair o ambiente kkkkkkk
      Bj$$$$$$

      Excluir
    16. serviço da Oi é um lixo, nunca tive e nem vou ter, mas eles pegaram a copa e estão se dedicando ao 4G, apesar de estarem longe de conseguir algo, quem sabe né?

      ahh já sei de que vai falar de um assunto meigo delicado e anjelical... já vi que nem passo por aqui amanhã, de homem com papo bobo já chega o meu, serio, qual o problema de vcs??? kkkkkkkkkk

      eu estou escolhendo o hotel do fds, vou passear :)
      boa noite por aí, beijõe$ na ponta do nariz

      Excluir
  2. Isso é para quem quer apostar em cassino.Investidor sério nem perde tempo por causa dos números.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente do jeito que estar, é um cassino, pois não temos nenhum indicador para servi de parâmetro, portanto é uma especulação.
      -
      -
      Um abraço.

      Excluir
  3. Os posts estão ótimos pois ajudam a pensar nas outras dimensões e nos outros usos do dinheiro.Saber escolher ações com yeld e ROe altos é muito importante, mas saber gastar menos e usar melhor o dinheiro também é fundamental.


    Que tal falar sobre os gastos diários, semanais. Pois tenho perdido grana por não saber me controlar com pequenas besteiras, tipo comida, jornais etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço pela visita, Sim farei um post sobre os gastos diários, mas este assunto ficará um pouco mais pra frente, Este assunto da Telebras preparei as pressas ontem a noite, porque o que eu iria publicar hoje era outro assunto.
      -
      -
      Um abraço.

      Excluir
  4. Faça um estudo sobre como o patrimônio e/ ou o salário podem ser corroídos por uma vida de farra.

    Pode tomar por exemplo o Rio, com seus bailes funks e mulheres baratas. Em São paulo tudo é muito caro, acho que isso favorece a disciplina do investidor em segurar seu dinheiro. Mas como o Rio tem piranhas mais baratas acho que a tentação é muito maior.

    Gastos semanais com motel, Viashow, roupas, combustível , celular ,as ratonas só tem pai de santo, poderiam mostrar como se deve ter consciência dos pequenos gastos no patrimônio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é transmissão de pensamento, Amanhã por volta de 12:40 publicarei um post bombástico sobre o tema, será uma série, espere e verá, o assunto amanhã será muito apropiado para um sexta-feira, tenho certeza de que vai gostar.
      -
      -
      Um abraço.

      Excluir
  5. Depois me criticam porque eu comprei a Usim5.... kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Um abraço Lord!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O unico problema da USIM5 e a receita negativa, é até dificil de fazer um calculo de preço justo, mas com certeza a usiminas é melhor que a Telebras.
      -
      -
      Um abraço.

      Excluir