Páginas

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Os Pobres e a Favela


     
Os Pobres e a Favela
    Num post anterior falava sobre as diferenças entre Pobre e Ricos, pois bem, hoje vou falar só sobre os pobres de uma favela aqui do Rio de Janeiro.
    Vocês todos já sabem que a polícia entrou em muitos morros para a instalação de UPP, em seguida vinha os órgãos governamentais para elaborar as de obras de infraestrutura: água, luz, saneamento etc.... A minha empresa estava participando de uma destas obras e enviou uma equipe para lá para tirar fotos e conversar com os moradores e eu estava nesta equipe apesar de não esta participando do projeto, entrei em todos os becos, ruelas e casas e vi muitas coisas por lá que irei relatar agora.

    Chegamos lá de manhã cedo, os trabalhadores estavam descendo a favela para trabalhar, mas o fato que era mais estranho e que 80% dos trabalhadores eram mulheres na maioria negras e nordestinas que iriam trabalhar de domesticas, balconistas e camelôs... Naquele lugar só as mulheres trabalham, e os homens onde estão? Foi essa pergunta que fiz a mim mesmo, e a resposta estava logo ali na minha frente, nos botecos. Alias o que você mais vê em uma favela são botecos abarrotados de homens logo de manhã cedo, enchendo a cara de cachaça.
    Nas casas que visitamos quem nos atendia sempre eram os homens, porque enquanto as mulheres trabalhavam eles ficava em casa tomando conta das filhas e enteadas (filhas de um relacionamento anterior dessas mulheres) e não era por falta de emprego, pois precisávamos de muita mão de obra e não conseguimos preencher todas as vagas, simplesmente porque os homens de lá não querem trabalhar. Vocês devem ser perguntar, será que eles também querem ter liberdade financeira ? Não. São vagabundos mesmo, só querem moleza, grande parte deles se beneficiam do bolsa família, e direta e indiretamente do tráfico. Por exemplo depois que a policia passou a ocupar os morros à freqüência de compradores de drogas diminuiu e a venda de caixas de cerveja diminui causando prejuízo para os distribuidores locais, por isso eles não gostam que a policia esteja por perto.

    As favelas são um antro de promiscuidade entre os adolecentes, as conversas entre as meninos e meninas giram em torno de sexo, drogas e funk, há uma legião de grávidas no local. Vi duas negras enormes de gordas (parecia aquela família Fat Family) que faziam pole dance em um poste de madeira e chamavam o nosso guia (presidente da associação de moradores) para fazer sexo com elas. Álias grande parte das mulheres de lá são gordas, já que comem todos o tipos de porcaria que se pode imaginar, macarrão com linguiça, pão com sebo, bacon, torresmo, chouriços e etc....
   E o cheiro do local é insuportável o esgoto correndo pelas ruas, lixos, restos de comida e macumba pra tudo que é lado, dentro das casas há o cheiro de mofo nas salas, cheiro de panela suja nas cozinha e o forte cheiro de mijo e coco nos banheiros.
   Numa outra favela foram feitas áreas de lazer pro povo de lá, mas em menos de 1 ano tava tudo destruído, banheiros quebrados, coco nas piscinas olímpicas e equipamentos roubados.
   O povão de lá são mau educados, violentos e só falam palavrão, eles gostam da bagunça e no fundo não querem as melhorias, porque vão acabar com a moleza deles e os “gatos” nas redes elétricas. Enfim sai de lá e espero nunca mais voltar.
   As UPP’s foram feitas não para proteger o povo da favela, mas para proteger o povo do asfalto e a minoria de gente descente que é obrigado a viver lá.

    Desculpe os blogueiros de plantão que esperavam que eu fosse falar de investimentos, mas este assunto estava engasgado na minha garganta, porque já estava de saco cheio de ver a imprensa falar de maneira romântica das favelas, do samba e do tal funk do bem...aliás todos funkeiros que dizem que são do bem, são os mesmos que fazem as musicas de apologia ao tráfico.

34 comentários:

  1. Você conseguui sair do senso comum "politicamente correto" e mostrar a realidade. Também sou daqui do RJ. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz eu ja estava cheio dessa historia do piliticamente correto, tem que falar a realidade se não nunca iremos resolver os problemas do Brasil. Um abraço

      Excluir
  2. Penso que a pobreza não está na falta de dinheiro em si, mas no modo de pensar das pessoas, o qual acaba refletindo na pobreza material.

    Infelizmente a maior parte das análises sociológicas são feitas através de um "colchão aveludado" e acaba por desconsiderar a verdadeira pobreza (de intelecto) não de todos, mas da grande maioria dos materialmente pobres. Tais análises, infelizmente, acabam por dizer que determinadas pessoas não são aceitas na sociedade e que não há lugar para todos, quando há emprego de sobra para pessoas capacitadas, ajuda (entenda-se maternalismo) do governo e educação a disposição da sociedade. Embora estejamos longe de ser um país perfeito, temos condições sim para que pessoas determinadas a sair das "tetas" do nosso governo tenham condições de vida um pouco melhores.

    Um abraço e parabéns pela iniciativa de mostrar a realidade nesse post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um caso que li no jornal o globo que em niteroi a prefeitura deu apartamentos novos para os favelados, sabe o que aconteceu? Muitos deles trocaram os apartamento pelos barracos e voltaram pra favela, eles não se acostumaram a viver no asfalto e ter que pagar contas e viver do proprio dinheiro.

      Excluir
  3. Concordo plenamente com voce lord vc expos a realidade nua e crua do que acontece no brasil, muito bom o post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E digo mais, vou posta ainda muita coisa....vou fala do povão que vem pro centro de trem...o que acontece dentro das composições etc...aguarde.

      Excluir
  4. Poxa Caçador! Assim não vale, roubou minha "pauta", rsrsrs!

    Hj eu estava justamente pensando em fazer um post politicamente incorreto falando de pobreza. Esse seu veio a calhar. Nunca subi numa favela (ainda bem), nem quero, mas acredito que tudo o que vc relatou é verdade e sem exageros, aqui em SP é muito parecido.

    Pobreza tem menos a ver com falta de dinheiro e mais a ver com estilo de vida.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa meu amigo Corey...em relação a este assunto nunca vai falta espaço...este assunto e extenço...mas é uma realidade que acontece de norte a sul do Brasil, Não adianta tirar o Homem da favela, tem que tirar a favela da cabeça do Homem. Um abraço Corey.

      Excluir
  5. muito pior que a pobreza material é a pobreza de espírito e de caráter. muito pouco são os pobres que querem melhorar e lutam pra isso, a maioria mesmo fica esperando as melhorias caírem do céu, só sabem reclamar do governo, sem se ater ao fato de que os governantes lixo que temos são só reflexo do povo lixo que predomina nesse país.

    um dia ainda quero morar em um país decente, essa balbúrdia daqui cansa demais o corpo e o espírito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou e disse, os politicos são o espelho da sociedade, ele são corruptos porque a sociedade é corrupta, no nordeste o pessoal que vive do bolsa familia se recusaram a fazer o curso de capacitação, para não perder a boquinha do bolsa familia. Um abraço.

      Excluir
    2. voces não entendem nada, não sabem que somos um corpo organico. se vc não gosta do seu prossimo é porque vc ve o reflexo da sua sombra naquilo.. por isso que jamais vc queria entrar numa fabela.. porque vc se encontra com sua sombra..
      quem aceita sua sombra... entende quiem esta nela.. e naturalmete ajuda..

      Ingenuos... voces que acham que porque moram num lugar confortavel.. que tiberom aceso a alguma educação .. que herdarom um " estilo de vida" de cu fresco e acomodado.. nem vou falar de inteletualidade porque pelos comentarios da para ver que,,, nem sabem do que estão falanado.. é o tipico burro BURRO brasileiro .. que consmome opiniões prontas.. a mesma opinião que cria e alimenta tudo isto...
      ... O problema nâo é estilo de vida. ... Falta oportunidad mesmo,.. as fabelas são abandonas. estão abandonadas... nçao tem investimento.. a favela foi vitima sempre do abandono ... leia um pouco de historia e vc vai entender..
      Como é difici um jovem preto da favela, surgir, fazer cidadania inclusive... estudar.. caminhar numa rua...
      a desigualdade... voces sobrevivem numa bolha.. onde se sentem protegidos.. se veneficiam de forma direta de tudo isso.. e aliemntam de forma indiretamente-Direta esa pobreza...
      ... porque os pobres de cabeza são voces.. e ainda a a clase trabalhadora da fabela continua sendo o motor.. a maioria de Rio é Fabela
      ... Cuzão...

      Excluir
  6. Caramba...
    Sinceramente, pensava coisas do tipo, mas como nunca vivi numa favela, até acreditava (só um pouco) no romantismo que alguns intelectuais passam sobre ela...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E nem pense em morar, e isso que contei foi apenas o topo do iceberg, esses intelectuais entram na favela pra comprar cocaina mais barata, por isso eles defendem a "liberdade" nas comunidade.um abração.

      Excluir
  7. É triste! Na época que morei na capital (Atualmente moro no litoral norte), conheci alguns dessas "comunidades" (Jacarezinho, Turano, Rocinha, Vidigal e Chapéu Mangueira) e realmente é um outro mundo.

    Vi crianças de aproximadamente 3/4 anos de idade, brincando na rua com pedaços de madeira na mão, reproduzindo sons de tiros e batendo uns nos outros.
    Aí vem um filósofo de araque e diz: O homem é naturalmente bom, sendo a sociabilização a culpada pela “degeneração” do mesmo. É ruim heim!
    Vem outro e diz: A culpa é do sistema, que seleciona e deixam as margens os menos favorecidos. O cacete!

    O "pobrema" é que, é mais fácil ganhar "500 conto" por semana como como fogueteiro, do que ter que acordar cedo, pegar a condução lotada e trabalhar um mês inteiro para ganhar "600 conto". Pra essa turma, vale a música do Racionais MCs que diz: Que cê quer? Viver pouco como um rei, ou muito como um Zé?

    Abraço Lord!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheci gente que por um infortuito da vida foi morar na favela, o cara ralou muito mas conseguiu sair de lá e hoje tem um mercadinho. Quando se quer acontece. um abraço.

      Excluir
  8. Excelente reportagem. Mas que fazer? Cruzar os braços e deixar nosso povo perecer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como dizia o Lair Ribeiro (neurolinguista) Pra acordar um gazela basta um raio de sol, mas para acorda uma pedra só com um dinamite. Um abraço e bons negocios.

      Excluir
  9. Bom gente, eu sou de São Paulo e faz parte do meu trabalho entrar em comunidades...
    O que eu vejo lá? As favelas daqui aparentemente são mais organizadas que as do Rio, usando como base o relato do Caçador de ações.
    Em geral são nordestinos de pele branca ou clara, que vieram para Sampa ganhar dinheiro e voltar para a sua terra. São pessoas de baixa qualificação. Tem as casas zoadas (algumas ainda são de madeira) mas muitos apesar de precárias, as casas são limpas. Algumas, não vou ser hipócrita, me deram inveja, pois estavam melhores que a minha (a minha casa é normal, com terreno comprado e escritura legalizada). Nas favelas daqui a maioria é sobrado (incrível, não, kkkk)
    Normalmente quem fica em casa são as mulheres, mas as vezes os homens também ficam.
    Agora o lado ruim. Realmente, o cheiro é desagradável. Parece um esgoto a céu aberto. Não existe coleta de esgoto ou as falevas são construídas ao lado dos córregos.
    Eu imagino que o grande problema mesmo é a molecada. Eu sempre vejo um grupinho de 4 ou 5 juntos usando maconha. O Funk é uma praga por aqui. E sempre tem uma dupla de periguetes passando, seminuas e balançando a bunda...
    Bom, é isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz eu esqueci de botar umas fotos que estão no meu computador do trabalho, tem as piriguetes dos traficantes cheias de joias,é cordão da grossura de um dedo. O funkeiro acorda de manhã da uma cheirada compõe uma musica em homenagem a algum (patrono)traficante, e a noite sai com uma piriguete e quando vai nos programa de televisão diz que o funk do bem...tem que ri mesmo.vamos que vamos eike quero ver voce como numero 1 do mundo ultrapasse o salinas...fui...

      Excluir
    2. E como eu sempre faço, quando eu enriqueço, meus empregados também enriquecem... kkkkk
      Abração!

      Excluir
    3. Boa Eike, e assim que se fala, vamos distribuir a renda para o povão!

      Excluir
  10. Não sabia que nas favelas do Rio era desse jeito.No lugar onde eu vivo as favelas não são em morros pois não existe quase nenhum por aqui,mas as favelas na beira das cidades sempre fedem a merda,tem um monte de cachorros ( tantos que é perigoso ter um gato aqui pois eles saem de casa sozinhos as vezes e acabam mortos ) um monte de mulheres gordas ( duvido o Rio ter mais,mas não acho impossível ) e as piriguetes,mesmo que não fiquem grávidas tantas vezes,algumas vezes levantam a blusa e mostram os seios pros caras ricos e pros políticos ( sem sutiã,claro )
    Pobreza é sinônimo de moleza nesse país na maioria dos casos.Pais de família torram o dinheiro do bolsa família em cachaça e as mulheres com salão de beleza.Desejo sorte apenas para os pobres que querem melhorar de vida,os outros eu mando à merda!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Rafael blz!!!Na realidade quandou a migração de nordestinos para Rio e SP eles procuravam lugares com terrenos de preço baixa baixo possivel ou de graça...no caso do Rio estes terrenos estão nas encostas devido ao relevo do Rio ja em SP são em áreas de depressões que estão sujeito as enchente. Outra coisa que eu percebi e esqueci de falar era a quantidade de mulheres tatuadas, até as mais novinha tinham tatuagens e piecings no umbigo...fralta dinheiro pro leite mas tem pra fazer tatuagem.....fuiiii

    ResponderExcluir
  12. ord e Pessoal boa noite,

    Sempre acompanho seus blog's, praticamente todos, e gosto bastante do que leio, estou pensando em escrever o meu, mas ainda é cedo, preciso formar massa crítica e aprender sobre o mercado, depois arrisco um "zoio", mas cara, estava lendo seu post e ficou show de bola, parecia que estava lendo "O cortiço", de Aluízio de de Azevedo, guardadas as devidas, proporções para um mestre da literatura tupiniquin, a grande diferença é que o romance maravilhoso em questão foi escrito em 1890, e seu post em 2012, da pra acreditar.

    Parabéns pela leitura da sociedade esperamos deixar um Brasil melhor para nossos filhos.

    Abraços a todos.

    Dunga

    ResponderExcluir
  13. Agradeco pelo elogio,A unica maneira de mudar isso seria uma mudança de mentalidade do povo, porque o mundo exterior é o reflexo do mundo interior,infelizmente dar educação mudaria muito pouco, a unica maneira seria mudar o modo de pensar destas pessoas uma cultura superior, mas isso so depende delas, e como se diz: para acordar uma gazela basta um raio de sol, mas para acordar uma pedra, só com uma bomba de dinamite....continue acompanhando o nosso blog, muita verdade precisa ser dita.um abraço.

    ResponderExcluir
  14. Esse, foi o pior texto que li nos últimos tempos. Ora, não sei de onde tirei tanta força para lê-lo. Um belo exemplo de lixo textual. Exemplo melhor ainda de desinformação total a cerca de favelas brasileiras. Parabéns pela sua ignorância social!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou ignorante meu amigo, entrei dentro da favela e vi coisa pior, isso foi apenas o aperitivo, o que eu vi de porcarias e mal cheiro não esta no gibi.
      Dei graças a Deus de não ter que voltar para aquele lugar nojento.

      Excluir
  15. Gostei, sou carioca, nascido e criado (não mais morador) em favela e sempre que volto e visito vejo tudo isso que está aí em cima. Minha ex-vizinha teve 4 filhos de 3 homens diferentes, a mais velha de 19 anos, já tem um filho com quase 1, a do meio (17 anos) tem um filho com meses de idade e a mais nova (15 anos) dá igual chuchu na serra, ou seja, um retrato do que a mãe já foi.

    Vou colocar o seu blog na minha lista de blogs, poderia fazer o mesmo? Obrigado!

    http://saindodapinda.blogspot.com.br/

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola meu amigo, e tem gente que ainda critica, pois a unica forma de resolver esta situação e falndo a verdade em vez de maquiar a realidade.

      Um abraço vou passar por lá.

      Excluir
  16. Quem acha que "viver na comunidade é legal" é a odiosa R egina Ca-sé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que essa mulher faz é puro markenting para manter o emprego dela na globo, e fala isso, mas não mora em favela.

      Excluir
    2. Fala isso essa safada mas tem uma puta casa numa ilha que também é dela.
      Esse romantismo que a mídia brasileira faz das favelas é uma merda.
      Abraço Lord

      Excluir
    3. O pior de tudo é que tem uns caras metidos a intelectual que gostam de me criticar, mas a favela é isso mesmo, pura podridão, moral e fisica.

      Excluir
    4. Nunca fui a uma favela, dessas grandes de morro (moro na periferia de uma cidade do interior), mas só acho superficial e preconceituoso descrever desta maneira, como se o problema da pobreza que ali predomina fosse tão simples, chega ser redundante fazer as descrições que você fez ai, essas coisas todo mundo sabe como é nesses lugares (gente pobre), leio bastante as postagens do blog, mas achei essa postagem e alguns comentários meio preconceituosos, não adiante você jogar a culpa nas pessoas que nasceram nesses lugares, quando uma pessoa nasce numa paradigma muito ruim não é tão fácil de sair dali como você pensa... se você teve uma vida dura e mesmo assim conseguiu melhorar, significa que o seu meio ainda lhe ofereceu saídas..

      Excluir