Páginas

segunda-feira, 16 de abril de 2012

O Negócio Ideal

O Negócio Ideal
Gastei muito tempo e miolos criando os critérios que intitulo "O Negócio Ideal". Ora, obviamente, o negócio ideal não existe, e provavelmente nunca existirá. 
Porém se você está prestes a iniciar um negócio ou associar-se ao negócio de uma outra pessoa, ou se você deseja comprar um negócio já existente, a lista a seguir poderá ser-lhe útil. 
Quanto mais destes critérios você conseguir aplicar ao seu novo negócio ou novo emprego, em melhores condições você se encontrará.
O negócio ideal vende para o mundo, ao invés de um único bairro ou mesmo uma única cidade ou estado. Em outras palavras, ele possui um mercado global sem limites (e hoje isto é mais importante que nunca, visto que os mercados mundiais se abriram em uma proporção sem precedentes em todo meu tempo de vida). A propósito, quantas vezes você já pôde observar uma loja de varejo que vai indo bem há anos – e aí uma outra loja de varejo maior e melhor se muda para perto dela, e “caput” para a primeira loja?
O negócio ideal oferece um produto que desfruta de uma demanda “inelástica”. Inelástica refere-se a um produto que as pessoas precisam ou desejam – quase não importando o preço.
O negócio ideal vende um produto o qual não pode se substituído ou copiado com facilidade. Isto significa que o produto é original ou no mínimo é algo que possa ser patenteado ou que possa reter direitos autorais.
O negócio ideal exige um mínimo de mão de obra (quanto menos empregados, melhor). Hoje o exemplo disso é a tão comentada “empresa virtual”. A empresa virtual pode consistir de um escritório com três executivos, onde literalmente toda a parte manufaturada e serviços são terceirizados a outras empresas.
O negócio ideal desfruta de baixo custo operacional. Ela não necessita de localização cara; não depende de grande quantidade de eletricidade, propaganda, consultoria jurídica, empregados caros, grandes estoques, etc.
O negócio ideal não exige altos aportes de capital ou grandes investimentos em equipamentos. 
O negócio ideal desfruta de pagamento à vista. Em outras palavras, ele não prende seu capital com financiamentos longos ou complexos.
O negócio ideal é relativamente livre de todo tipo de regras e restrições impostas pelo governo ou pelo setor em que opera (e se você está agora com seu próprio negócio, sem dúvida sabe o que eu quero dizer com esta regra).
O negócio ideal é portátil ou de fácil movimentação. Isto quer dizer, você pode carregar o seu negócio (e também você) para qualquer parte que desejar – Rio, São Paulo, Minas, Paraná, Bahia ou, quem sabe, talvez até Nova York ou Suíça ou o sul da França.
Eis aqui um ponto crucial que é muitas das vezes ignorado: o negócio ideal satisfaz as suas necessidades intelectuais (e, não raro, emocionais também).
O negócio ideal lhe deixa com tempo livre. Em outras palavras, ele não exige de você trabalho e atenção 12, 16 ou 18 horas por dia.
Super importante: o negócio ideal é aquele em que a sua renda não fica limitada a sua produção pessoal (advogados e médicos têm este problema). Não, no negócio ideal você pode vender para 10.000 clientes com tanta facilidade quanto você vende para apenas um (publicações é um exemplo).
Mas que tipo de negócio seria este, dou um bombom para quem descobrir.

Esta é um adaptação de um texto cujo original é de "Richard Russel".
Carrego este texto comigo a muitos anos, e já estava todo amassado, para não perde-lo resolvi a publicar, espero que gostem pois é muito interessante e serve de guia. 
Vamos iniciar essa semana com relax ouvindo Bryan Adams - Heaven.

22 comentários:

  1. Em resumo: ser um investidor! kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente passa essa impressão,tudo bate direitinho rsrsrsrsr.

      Excluir
  2. Melhor ser um investidor e contratar uma estagiária de Contabilidade gostosa para ler balanços de empresas com liquidez alta e p/l baixo e empresas perto de fazer um turnaround.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fica muito longe disso não, é unir o útil e o agradável kkkkkkk! um abraço.

      Excluir
    2. Deixa o Pobretão ler isso... kkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  3. TEr um negócio próprio é bom para quem teve pai comerciante e gosta de estar com a barriga no balcão atendendo clientes, fora isso acho meio perigoso para um investidor novato.

    Melhor comprar muitos livros e crescer na bolsa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem na escalar de risco x retorno abrir um negócio traz um retorno maior do investir em bolsa, mas com um risco maior também. Mas a bolsa é pra longo prazo, e os negocios estão ai para gente faturar já. Um abraço.

      Excluir
    2. Negócio próprio pode render muito mais que qualquer investimento puramente financeiro, mas o risco é altíssimo tb.

      O negócio perfeito não existe, mas dá pra ganhar muito dinheiro com os mais ou menos. O que não pode é bloquear a cabeça buscando algo que não existe.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    3. Fiz uns cálculos empiricos e acho que para compra um negócio o P/L deve ser entre 1,5 a no máximo 2.
      ex.
      Lucro mensal de 5 mil
      Lucro anual de 60 Mil
      O valor do negócio deve ser entre 90 a 120 mil.
      Um abraço.

      Excluir
    4. Vi um site de compra e venda de empresas.

      http://www.brasilempresas.com.br

      Excluir
    5. Sim, vc fala de lucro LÌQUIDO né? Além disso o empresário deve ter um pro-labore equivalente ao salário que pagaria a um profissional pra fazer as mesmas funções.

      Excluir
    6. Sim eu falava sobre o lucro liquido, então deste lucro deve -se tirar o salario do administrador?

      Excluir
  4. Traficante de drogas!Pronto,cade meu bombom?XD
    Tô só brincando.Realmente,alguns negócios menores online,como cursos de português por webcam para estrangeiros,podem render bem com relativamente pouco trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta ai, voce deu uma boa idéia, a internet tem um potêncial quase infinito de idéias, basta ter criatividade e vontade de ganhar dinheiro. Em relação ao bombom o negócio deve ser lícito kkkkkkkkk. Um abraço Rafael.

      Excluir
  5. Fico com investimentos tb, abrir negocio me dá preguiça e ser traficante é de alto risco ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vai Etta James, voce por acaso notou que a quantidade de blogueiros começou a diminuir, acho que de 1 mês pra ca quase a metade dos blogueiros desapareceram outros diminuiram muito as atividade. oque vc acha?

      Excluir
    2. Boa noite caro Lord, sabia q da p conversarmos pelo google talk? Descobri ontem kkk
      Ahh diminuiram sim, alguns tb estão mais estressados, normal não é? Mercado em queda tem esse poder, se começar a subir povo volta todo animado, ja vi esse filme algumas vezes :)

      Excluir
    3. sei não, acho que o ranking do pobreta vai estar bem diferente no fim do ano, bem vou testar o tal google talk, vou ver como é...ve se não some !!! :) bj$

      Excluir
    4. Ah não tenho duvidas a esse respeito, vamos ver como vai ser o fechamento desse mês, acho q alguns devem sumir, apenas acho

      Eu não sumo, apenas desapareço temporariamente rsrsrs
      Esse BJ$ é meu! Vc roubou!!!

      Excluir
    5. Ah me desculpe!!! :D ja estou te devolvendo BJ$ na pontinha do nariz ;) kkkkkkkk

      Excluir
  6. Putz, meu primeiro comentario e ja vai ser piada...garoto de programa..hehehe..vc pode levar seu produto pra qllqer lugar, as pessoas desejam a comodidade, e vc recebe, sem fzr muito esforço..hehehe (q podre)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk, mas esse negócio de sem muita força vai depender do referêncial, pois conheço gente que faz o estilo frente e verso.
      Um abração!

      Excluir