Páginas

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Experiências 1º Parte - Ibovespa x CDI

     Inicio esta série de posts falando sobre as várias as experiências que fiz ao longo do tempo com os vários tipos de investimentos. Estas experiências foram feitas para encontrar, a reposta para uma pergunta de vital importância para todos os investidores que é:                       
Como obter uma rentabilidade maior?
Fiz muitas comparações entre:
· Ibovespa x CDI;
· Ibovespa x Ações x Fundos x ETF’s;
· Métodos de Aporte MAR x MAD;
· Balanceamento da carteira RV x RF;
· Indicadores técnicos;
· E muitos outros.
   Hoje vou mostra uma experiência que fiz usando Índice Ibovespa em comparação com o CDI. Mas antes de iniciar a experiência, vamos a algumas definições:
CDI – (Cetificados de Depósitos Interbancários) São títulos que os Bancos emitem com características idênticas aos CDB’s, mas sua negociação é restrita entre Bancos. Resumindo é taxa que um Banco cobra para emprestar dinheiro a outro Banco. O CDI acompanha de perto a taxa Selic, o CDI é também usado de parâmetro para avaliar a rentabilidade de fundos DI.
Ibovespa – É o mais antigo e importante indicador de desempenho do mercado de ações do Brasil. É composto por um grupo de ações que juntas corresponde por mais de 80% do volume de negócios. Cada ação que faz parte da carteira Ibovespa é ponderado somente pelo volume negociado.
   Então vamos direto a Experiência:
   Fiz uma comparação de rentabilidades entre o índice Ibovespa e o CDI ao longo de períodos de 10 anos começando pelo período 1995>2004 até 2002>2011 ,no que resultou a tabela abaixo:

          
   Pela tabela podemos perceber que a rentabilidade ao longo dos períodos de 10 anos, diminuem tanto pelo Índice ibovespa quanto pelo CDI. Mas porque isto ocorre?
   Bem pelo CDI é facil responder, pois como vimos acima, o CDI segue de perto a taxa Selic, que é a Taxa de Juros, e sabemos que esta taxa vem caindo ao longo dos anos, indo desde em torno de 26,5% em abril de 2003 para até 9,0% em abril de 2012.
   Ja o Ibovespa que mantinha uma rentabilidade em torno de 19% a 20% cai bruscamente para uma faixa de 15% a 16% a partir de 2008, e isso decorre da crise econômica em que vivemos atualmente.
   Bem a minha conclusão é a seguinte: A tendência é o Ibovespa vencer o CDI porque esta crise vai acabar um dia, e as bolsas vão reagir, mesmo que a rentabilidade anual continue nesta faixa de 15% será bem acima do CDI, porque a baixa dos juros vai continuar, até se estabilizar numa faixa de 8% a 9% a.a. Esta é a minha conclusão.
   Qual é a opinião de vocês?
                     

38 comentários:

  1. se ao inves de usar o indice, usar ações especificas, dá uma diferença muito maior, dificil é acertar essas ações ao longo do tempo :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia dona Ostra, hoje postei mais cedo, fiquei ontem até meia noite preparando este post.
      Eu fiz esta experiência também e irei publicar mais a frente.
      Como vão as coisas?
      Bjs :)

      Excluir
    2. bom dia Lord
      td bele, to de 'molho' pq comi doce ontem, agora vou ficar uns 3 dias de cama :P Ta cuidando do meu maridão aí? levou ele p Viashow??? rsrsrs
      sugestão de ações: CSNA3,VALE5, BESP4, NATU3, TOTS3 VIVT4 rsrsrs

      Excluir
    3. Aliás depois que o seu marido veio para o Rio as ações da Oi subiram KKKKKKKKKKKKK porque será? Eu também fiquei doente na semana passada, voce deve se lembrar, Eu não vou levar o seu marido para o ViaShow porque é lugar da Classe "C", pagodeiros e funkeiros, O Hipopotamus vai reabrir em Ipanema, lá sim é um local mais classudo.
      Anotei suas sugestões.
      Beijo$ ;) melhoras.

      Excluir
    4. uhmm Oi subiu, sério? nem notei, não acompanhei, nem comprei no fundo :P

      lembro q estava doente sim, mas não estou doente, estou com 'ressaca' por me alimentar errado, autocontrole é dificil, entendo perfeitamente como os viciados se sentem :S

      ahhh é, por isso ele não conhece a ViaShow então! já desconfiava, ele tem nivel mais alto kkkkkkkkkkkkkkkk
      beijão, bom dia por aí!

      Excluir
    5. Por favos dona Ostra pare de comer porcarias, mantenha o corpo esbelto, senão voce vai engordar e vai ficar parecendo alguém da classe "C", ai babau maridão.kkkkkkkkkkkkk
      Um abraço bj$ ;D

      Excluir
    6. kkkkkkkkkkkkkkk
      engordar? acho q nem se eu tentasse com muito esforço, alias, me esforço p manter um peso normal, e mesmo assim perdi 4kg no ultimo mes :S de qq forma foram só 50gr de chocolate, vc deixa? rsrs
      vou colocar um link do grafico da oi lá no grupo do google
      bjs

      Excluir
    7. Valeu Olivia palito!!! KKKKKKKKKKKK

      Excluir
    8. Falando em grupo, dá o ar da graça lá Caçador,

      Abração.

      Excluir
    9. E passei lá no domingo a noite e não tinha ninguém, vou voltar la hoje a noite, eu mandei uma mensagem só que não apareceu, ou devo ter clicado no lugar errado, vou mandar de novo.
      Um abraço.

      Excluir
  2. sugestão: coloca os números em gráficos também, fica mais fácil pra comparar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu cheguei a colocar os gráficos juntos, mas por incrivel que pareça, a tabela ficou melhor, pois os dois gráficos,tanto do ibovespa quando do CDI caem com o tempo e ficaram muito juntos. Mas em outra experiência na qual os gráficos forem vitáis eu os colocarei.

      Excluir
  3. Simples e eficiente. Legal sua iniciativa.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só ficou faltando a inflação do periodo, pois os investimentos nos anos 90 tiveram um retorno bem melhor do que agora, vou conferir o IGP-M desses período.
      Um abraço.

      Excluir
    2. Lord... Vc acha o IGP-M o mais adequado para fazer esse estudo? Se eu não me engano ele tem a cotação do Dolar como parte do índice, e tivemos oscilações loucas do US$ nos últimos 20 anos...

      Um abraço!

      Excluir
    3. basicamente nos temos 2 índice dentre varios existentes
      o IPCA e o IGP-M eu tenho anotado em algum lugar vou ver se acho, para períodos longos de tempo os 2 índice ficaram praticamente iguais. Portanto poderiamos usar tanto o IGP-M como IPCA, mas tinha vista anteriormente que a inflação dos anos 90 eram quase as mesmas de hoje, portanto tano o Ibovespa quanto CDI tiveram rendimentos maiores nos anos 90 do que agora....mas eu publicarei mais estudos.
      -
      -
      Um abraço.

      Excluir
  4. Minha humilde opinião: focar renda-fixa em títulos pré-fixados. Acompanhando o mercado de juros futuros dá pra conseguir taxas boas. Mas temos que ficar espertos pra não comer mosca quando as taxas sobem, a oportunidade está aí. E na renda variável focar em operações mais curtas. É o que faz a diferença, pelo menos pra mim.

    Abcs, bons investimentos

    PS: depois altere aí no seu artigo, a taxa selic está em 9% a.a.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente quando começou os rumores de os juros iriam abaixar muita gente comprou titulos pré-fixados com taxas de 12% a 13%, Hoje ja fazem muita diferença, eu vou publica também alguma experiencia que fiz de trades com vários indicadores desde MME's mais longa até as mais curta.
      Valeu, ja fiz a alteração.

      Um abraço.

      Excluir
  5. Gostei de conhecer o Método de Aportes Dobrados no Livro do Paulo Portinho. Ele me pareceu uma forma boa de fazer a alocação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Métodos de aportes mensais são muito bons para quem quer fazer preços médios e fugir de uma possível volatividade, mas a parte ruin e que os resultados só começam a aparecer a partir do 5 ano, pois nos primeiros anos o que vale são os aportes, vou mostrar em uma experiência futura uma boa comparação entre estes métodos e outros.

      Excluir
  6. Acho errado olhar Ibovespa pois em anos em que ele está baixo muitas ações dão uma surra graças à baixa voltatilidade e aos dividendos.

    Parece-me um modo grosseiro de olhar o mercado de ações.Na mistureba estão empresas que ainda nem funcionam, tipo OGX, há outras que não dão lucro, são apenas ações especulativas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem é comum se usar o Ibovespa por ser o indicador mais antigo pois existe desde 1968.
      Dentro deste indice as ações são ponderadas apenas pelo volume negociado, não importando a qualidade das mesmas, mas ainda assim é a melhor maneira de mostrar o comportamento médio do mercado de ações no Brasil.
      Existem outros indicadores como IBrX-50 cujos os papéis são ponderado pelo valor de mercado.
      Eu também tenho guardado comparações entre grupos de ações x Índices, irei publicar.
      Um abraço.

      Excluir
  7. Minhas palavras são as mesmas do Corey.

    Abração cara.

    ResponderExcluir
  8. Vou demorar a me aposentar, em menos de 10 anos será impossível. Por isso vou diminuir meu sofrimento e meus aborrrecimentos. Não dá para pensar em parar de trabalhar agora.


    Tenho esperanças de pegar um bom tempo de Bear MArket e comprar muitas empresas baratas com p/ls abaixo de 10 e yelds bem altos. É isso que me anima.

    Por isso quero aportar o máximo, mas sem sacrificar minha qualidade de vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem eu não sei onde você trabalha e nem se gosta do tipo de trabalho que faz, mas na minha opinião, devemos partir para uma solução intermediária, que é abrindo um negócio próprio, principalmente fazendo alguma coisa que de prazer, pois assim você não vai sentir o tempo passar, nem ficará cançado.
      A tendência da Bolsa aqui no Brasil sempre será de alta, pois o nosso País ainda está em construção (O japão por exemplo ja não cresce mais) e há ainda muito por fazer, mesmo que a bolsa feche em baixa por muito tempo. E quando vier a alta, esta alta irá compensar os anos de baixa ex:
      2000 = -10%
      2001 = -12%
      2002 = -19%
      2003 = +91%
      -
      Um abraço e boa sorte.

      Excluir
  9. Vejo muitos blogueiros falando sobre valores substanciais, Sonham com patrimônios de 5 k no mínimo, com direito a carros importados, motos potentes, mansões espetaculares. Acho bacana para eles, mas para mim penso de outra forma.

    Quero usar a bolsa para ter mais uma renda agora e para poder ter meia aposentadoria no futuro bem próximo. Para fazer isso comprarei boas ações pagadores de dividendos e outras de empresas que tenham muita liquidez corrente, pois quanto mais dinheiro melhor.

    Pensando a respeito de transporte, não pretendo comprar carro, é mais barato andar de táxi e não terei aporrinhação com Ipva, seguro, estacionamento, arranhões essas porras.

    Tenho casa própria, mas não iria comprar se não tivesse, acho mais barato pagar aluguel e fazer aporte com a diferença da mensalidade.Exmeplo apartamento em JPA, mensalidade 1700, aluguel no mesmo prédio, 1k. Só aí são 700 reais de diferença no aporte.... Com esse cálculo já descarto comprar casa.


    Tenho quase 40, sou funcionário público. Não quero esperar 15 anos para curtir o dinheiro. Quero que ele melhore minha qualidade de vida todos os anos com os dividendos.Quero melhoras já.


    Em relação à qualidade de vida, pretendo morar na RUA do trabalho, assim poderie acordar mais tarde,malhar duas vezes ao dia e curtir a vida sem depender de ônibus horríveis. Chega de sofrer, já tive minha cota.

    Também quero voltar a malhar duas vezes por dia, já tive isso numa fase da vida e sei que é MUITO BOM. REcomendo a todos,melhor investimento em termos de saúde e sexo fácil nas noites do Riuo de Janeiro..rsss



    Penso em me casar, mas sem filhos, sem prisão, com divisão de despesas e de aportes.


    Depois anos de casamento, muitos casais estão juntos para manter o capital. Ninguém quer vender um apartamento duramente conquistado e se mudar para um bairro caidinho. Isso é verdade da favela do Antares ao Recreio dos Bandeirantes. Quem mora na favela se vender o barraco por causa da separaçao vai virar mendigo.Quem mora no REcreio vai ter de se mudar para um bairro meio caído, próximo a mundialmente famosa Cidade de Deus e da favela do Rio das Pedras, chamado Jacarépaguá,rssss. Por isso é mais barato chamar um amigo para comer a esposa do que ter de vender um imóvel ou dividir a careira de ações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, você se parece comigo, parece que estou me vendo no espelho kkkkkkkkkk.
      Realmente tem muitos blogueiro inflando os números sendo que é possivel sim chegar a esse patamar de patrimônio, mas o efeito colateral é o tempo, aliás...
      "O tempo é o melhor dos mestres, mas infelizmente ele no final mata todos os discipulos"...
      Infelizmente para se chegar a esse patrimônio de 5M será nescessário mais de 20 anos, será que alguem terá paciência de esperar sem perder a disciplina, e quando chegarmos a esse valor, ja estaremos velhos e fudidos, eu quero riqueza ainda jovem para poder desfrutar mais, por isso eu penso em abrir uma empresa, fazendo o que eu realmente gosto, e trabalhar numa Home Office (sonho de consumo), Os transportes em geral estão sucateados e pegar transito não é comigo, Eu só comprei o apartamento porque na época o preço estava muito bom, porque se fosse hoje não compraria. Eu quero um carro porque gosto de carros, mas não precisa ser um top, um médio esta ótimo. Eu não quero casar, no máximo me juntar com alguém, sei de pessoas que casaram cedo e estão arrependidos. Eu não quero cair neste conto do vigário.
      Um abraço e boa sorte.

      Excluir
    2. Lord, o que eu preciso para ter um Home Office?

      Um abraço!

      Excluir
    3. Home office simplesmente é um escritório dentro de casa, determinadas profissões permitem que vc possa trabalhar em casa, ex: Desenhista, Engenheiro, Advogados, consultores etc...
      Eu pretendo fazer um post sobre isso. Agarde.
      Um abraço.

      Excluir
    4. Home office é muito bom realmente, maridão qdo esta em sp trabalha de casa de 2 a 3 dias :)
      Eike, dependendo da empresa dá p negociar, normalmente as americanas e algumas europeias, brasileiras esquece, impossivel.

      Excluir
    5. Onde eu trabalho e na profissão que exerço é perfeitamente possivel trabalhar em casa, tem funcionários que trabalham em casa mas no geral temos que comparecer, pois quando o governo abre uma licitação exige que as empresas contratem com carteira assinada, e que tenha local para trabalhar, é porque isso vai virar um espécie de pesquisa governamental, do tipo o PT gerou tantos empregos quando foi governo.

      Excluir
    6. Ahhh esse PT, sempre tão bom para nós :P
      Meu marido é clt, e o lance de ficar de casa não é "legalizado" na empresa, acordo entre chefes apenas.
      Tem empresa q exige local especifico, isolado, enviam alguem do RH p verificar se tudo está sendo atendido, uma burocracia imensa, afinal o q deveria contad é o q a pessoa ta produzindo!! (se fossem fazer isso aqui ele jamais seria aprovado nesse esquema rsrs)
      Mas é importante ter um lugar no escritorio, ser visto as vezes, justamente pela cultura brasilera, se a pessoa nunca aparece acaba sendo "esquecida"
      Cultura brasileira + governo = Brasil legal :S
      Boa noite por aí
      Beijo$ na ponta do nariz

      Excluir
    7. Só para finalizar, que eu vou dormir, estou muito cançado, teve um cara na minha empresa que estava trabalhando em 2 empresas ao mesmo tempo, ele chegava na minha empresa de manhã batia o ponto, ia trabalhar na outra empresa e voltava as 7 da noite para bater o ponto, ele ficou assim por 3 meses (estava ganhando 16 mil em cada empresa) só que o nosso gerente foi fazer uma visitinha pra ele na outra empresa e foi demitido lá mesmo........só tem esperto bjs e até amanhã.

      Excluir
  10. Correção, alguns blogueiros querem patrimônio acima de 5M.

    ResponderExcluir
  11. Pode fazer um post sobre a influência do patrimônio do casal para o perdão de chifres. Pois quando se trata de dinheiro os dois perdoam qualquer putaria para não ficarem na merda.

    No caso do homem, se ele tem uns casos por fora e nem tem mais tesão na mulher ele nem liga se ela estiver trepando com o porteiro ou o lixeiro. Ele quer saber do Ap dele. E a mulher não quer perder o status diante das amigas por causa de umas putinhas baratas.


    Isso é a prova de que dinheiro manda no mundo. Ele influencia tudo,da escolha da carreira, o número de filhos, até no perdão dos chifres. O dinheiro é o tal.



    Eu li que os verdadeiros ricos estão preocupados em deixar herança par asua semente. A questão da fidelidade é de importância secundária ou terciária.


    Falamos muito sobre aqueles que gastaram tudo com mulheres e farra. Que tal fazer diferente e falar sobre aqueles que fazem coisas inusitadas para proteger o capital?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe o exemplo do Zeze de Camargo que esta separado da mulher, mas no papel continuam casados, porque se ele se separar dela legalmente ela leva a metade de tudo, o que ele fez então mandou a mulher para morar nos EUA, e arrumou uma namorada, a Dona Zilu passa grande parte do dia em boate americanas com as amigas e sai com garotos de programa, rapaz eu conheço um cara que separou da mulher e ficou tão fudido que deixou de pagar a prestação de uma casa enorme, pra não perder a casa ele a vendeu por 30mil. Sabe quem comprou esta casa? A amante da mulher esta casa vale 500mil. ele mora hoje num quartinho na favela rio das pedras.Em relação a sua sugestão de post, eu tenho um bom exemplo que vou publicar um pouco mais a frente.

      Excluir
  12. Sei lá acho que na situação atual é muito dificil analisar, se o juros no EUA subir p/ 2% p.ex., para onde vai o ibovespa? Mesmo com a queda da Selic tem algumas variaveis que ficam fora do radar.

    abs
    Parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem nós sabemos que o grande parte do volume negociado na bovespa, vem de Investidores institucionais e investidores estrangeiros, eles além de ganhar pela valorização da bolsa em si, ganharam com a valorização da nossa moeda, mas isso esta para acabar pois a tendência e que no futuro o real começara a enfraquecer, e talvez a bolsa do Brasil ficará menos atrativa para os estrangeiros, eles devem migrar para os mercados de fronteira economica, nigéria, tailandia etc...

      Excluir