Páginas

terça-feira, 27 de março de 2012

As 7 maneiras de ser Rico


  
   O meu pai sempre dizia, "Quem não rouba e não Herda vive na merda", este provérbio popular me inspirou a publicar este post, sobre as vária maneiras de enriquecer, vamos analisar cada uma delas:


1 - Herdando 
 
   Os filhos de pessoas que tem muito dinheiro passam a vida inteira na badalação e torrando o dinheiro que sempre vem fácil e em grande quantidade, eles nem sabem o que vão fazer com tanto dinheiro. Os poucos que empreendem o fazem com negócios relacionados com o seu estilo de vida, abrem restaurantes e boates, que na maioria das vezes só dão prejuízo mas não tem problema pois o dinheiro do papai cobre todos os erros. Não pense que eles sejam maus, são apenas jovens alienados da realidade. Vejam o exemplo de Thor o filho mais velho de Eike Batista no momento do lançamento do livro "O X da questão", o cara disse que este era o primeiro livro que tinha lido na vida. Com um pai desses até eu.


2 - Roubando

   Realmente existem pessoas que enriqueceram roubando como os políticos e ladrões, mas como diz um ditado “o crime não compensa”, Veja o resumo de uma história que saiu nos jornais algum tempo atrás. Um rapaz passou no concurso do INSS e durante o seu tempo de serviço descobriu uma maneira de burlar o sistema e passou a receber benefícios a que não teria direito. Chegou a acumular em poucos meses mais de um milhão de reais, qualquer um já teria pulado fora e iria usufluir do dinheiro, mas o cara se achava muito esperto. O espertinho passou ir para o trabalho de BMW e tinha até seguranças, mas com um salário de um pouco mais de 600,00 reais não daria para ter tudo isso. Será que os colegas de trabalho não iriam perceber? Sim! O pessoal passou e desconfiar do moleque e assim depois de uma investigação sigilosa a casa caiu. Foi preso e teve de devolver tudo que tinha desviado. Realmente o crime não compensou.

3 - Ganhando na Loteria

   E aqueles que ganharam na loteria. Existe uma pesquisa na qual diz que grande parte daqueles que ganham na loteira voltam a serem pobres depois alguns anos, provavelmente porque apesar do dinheiro continuam a pensar como pobres, me lembro de uma história contada no globo reporter que passou há alguns anos, contava que um lavrador do centro-oeste tinha ganho na loteria e passou a torrar o dinheiro achando que não fosse acabar nunca, bebidas, mulheres e afins, vinha um amigo querendo uma casa e ele dava o dinheiro, um parente queria um carro e ele estava pronto para ajudar. Um dia o dinheiro acabou e ai ele foi procurar aqueles que ele havia ajudado, todos viraram as costas pra ele. Ele disse que um dia iria ganhar na loteria de novo e todos iriam ver só....rsrsrs vamos torcer por ele.


4 - Ser Talentoso em alguma área

   Este ítem é bem abrangente, podemos incluir atores, pagodeiros e jogadores de futebol. Neste caso a manutênção da riqueza dependerá da educação que o sujeito teve, por exemplo, muitos jogadores de futebol ganharam rios de dinheiro e hoje estão em dificuldades financeiras, não usaram o dinheiro com sabedoria, então veja: mansões, carros de luxo, jóias, mulheres, pendengas judiciais e falsas amizades, tudo isso contribui para a ruína financeira, mas o sujeito só percebe isso com o declínio de sua carreira quando a receita diminui, ai já é tarde, mas alguns se salvam entrando para a política, participando de reality shows ou fazendo filmes eróticos.


5 - Trabalhando Muito

   Bem nesses três ultimos tópicos são para aqueles que não tem pais ricos, não roubaram, não tem sorte e talento, são para pessoas comuns como nós.
   A questão é, trabalhar muito enriquece? Sim. Mas não é simplesmente trabalhar muito, senão o pedreiro que acorda as 4:30 para pegar no serviço as 7:00 e fica até as 17:00 já estaria rico. Falo de trabalhar sim, mas com a mente focada no sucesso e ser ambicioso, querer melhorar sempre e ter auto-estima elevada, veja o caso de André Esteves: veio de familia de classe média começou no Banco Pactual consertando computadores foi subindo na hierarquia até virar sócio chegando ao cargo de Presidente, Se tornou bilionário ao vender o Pactual para o suiço UBS, no decorrer da crise comprou o Banco de volta e nascia assim o BTG Pactual. Ele diz "Quanto mais eu trabalho, mais a sorte aumenta", mas esta rotina não é para qualquer um. Começa as 8:00 e vai até as 22:00 inclusive nos fins de semana. Vai encarar?


6 - Empreender

   Ser um empreendedor é mais gratificante do que trabalhar para os outros, é o que dar maior retorno financeiro, mas também e o de maior risco. Nós temos atualmente no Brasil um grande exemplo de empreendedor - Eike Batista. Muito dizem a bobagem de que o pai dele ja tendo sido presidente da VALE teria dado informações sigilosas para o filho, só que o negócio da VALE é minério de ferro e o Eike começou com compra e venda de ouro, outros dizem que ele se beneficia das relações com o atual governo e do financiamento do BNDES, mas este banco existe para isso mesmo. Ele criou mais de 20 empresas sendo que as principais que possui ações na bolsa são:
  • MMX - Mineração;
  • MPX - Energia;
  • OGX - Petroleo e Gás;
  • LLX - Logistica e
  • OSX - Serviços Offshore.
Quem quiser ser empreendedor de uma lida no livro "O X da questão", este livro será uma importante fonte de inspiração.  


7 - Investindo

   Chegamos agora no ultimo ítem de como ficar rico, que é investindo. E este é o método mais seguro. Investindo em boas empresas pagadoras de dividendos a um preço baixo, pelo estudo que fiz, em 12 anos, investindo em um conjunto de empresas com uma rentabilidade média anual de 15% (média do índice de dividendos nos últimos 5 anos) pagando no mínimo 6% de dividendo ao ano é possível receber o equivalente o dobro de aportes feitos em forma de dividendos Ex: aportando 3000 mil reais você estaria recebendo 6000 mil em dividendos (no bruto, sem levar em conta as taxas e impostos) a partir do décimo segundo ano. A grande desvantagem deste método é a demora que pode fazer com que  muitas pessoa desistam de investir ou tentarem fazer trades curtos procurando rentabilidades absurdas correndo grandes riscos. Aqui no Brasil nos temos o exemplo de Lírio Parisotto como investidor de longo prazo. É sobre essa maneira de investir e conquistar a tão sonhada independência financeira que iremos tratar neste blog.

4 comentários:

  1. Só discordo na parte de ter talento sobre os pagodeiros!XD
    De resto,resume muito bem como se fica rico ( mas não como permanecer rico,que é bem mais difícil )

    ResponderExcluir
  2. Valeu meu amigo pela visita acabei de te adicionar, ainda hoje vou começar a minha história.

    ResponderExcluir
  3. Lord:

    A junção dos ítens 5, 6 e 7 são a melhor maneira. Só não concordo em trabalhar das 8 às 22 de domingo a domingo. Assim, nem há tempo pra gastar o que ganha.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
  4. Quando a gente trabalha no que gosta não vemos o tempo passar, mas penso em abrir uma empresa porque esprar uns 10 anos até ter a independencia finaceira vai ser complicado, principalmente quando não gostar da empresas em que trabalha, um abraço.

    ResponderExcluir