Páginas

terça-feira, 27 de março de 2012

Em busca da Liberdade Financeira


   Bem amigos inicio o meu blog com um texto retirado do livro "Come Into My Trading Room" do grande trader Dr. Alexander Elder que sintetiza tudo o que eu penso sobre a liberdade financeira. Leiam e digam se estou certo.
Um analista de Wall Street, chamado Joe Rodriguez, poupou dinheiro suficiente para aposentar-se aos 31 anos. Passou o resto da vida divertindo-se, trabalhando como voluntário e escrevendo um livro intitulado “Your Money or your Life”.
                "Não estamos ganhando a vida, estamos ganhando a morte. Pense no trabalhador americano típico. O despertador toca às 5h45 e nosso homem ou mulher se levanta e começa a correr. Toma banho, veste o uniforme profissional – terno ou tailleurs para alguns, aventais para outros, brancos para profissionais de saúde, jeans ou camisas de flanela para trabalhadores da construção civil. Café da manhã, se tiver tempo. Maleta executiva ou marmita, conforme o caso, e carro próprio ou transporte coletivo, naquele suplício diário chamado hora do rush. Jornada de trabalho das oito as cinco. Lidar com o chefe. Relacionar-se com os colegas de trabalho que vieram do inferno para atazanar sua vida. Tratar com fornecedores. Enfrentar fregueses, clientes e pacientes. Fingir que está ocupado. Ocultar os erros. Sorri ao receber missões impossíveis. Suspirar de alívio quando a guilhotina conhecida como “reestruturação” ou “enxugamento”  - ou simplesmente programa de demissão volutária – atinge outras cabeças e poupa a sua. Desvencilhar-se da carga de trabalho adicional. Olhar para o relógio. Discutir com a sua consciência, mas concordar com o chefe. Sorri de novo. Cinco horas. De volta ao carro ou ao transporte coletivo e de volta à estrada para enfrentar novamente o engarrafamento. Casa. Bancar o humano com a cara-metade, filhos ou simplesmente co-locatários. Comer. Ver televisão. Finalmente dormir. Oito horas de fuga abençoada.
                E chamam isso de ganhar a vida? Pense um pouco? Quantas pessoas você conhece que estão mais vivas no fim do que no início de dia de trabalho?...Será que não estamos nos matando – nossa saúde, nossos relacionamentos, nosso senso de alegria e de admiração – por nosso emprego? Estamos sacrificando a vida por dinheiro – mas acontece tão aos poucos que mal nos damos conta da realidade."

5 comentários:

  1. Esse texto resume muito bem a vida de muitas pessoas.Vi uma relação de quanto gastamos por dia com cada atividade que era bem parecida.
    Esse é um dos motivos pelos quais eu quero ter minha independência financeira ( e ficar rico também,óbvio!XD )
    Espero ver mais do seu blog!\o/

    ResponderExcluir
  2. Com certeza meu amigo a agora nossa caminhada vai ser mais facil, estamos juntos nessa.

    ResponderExcluir
  3. Olá Lord!

    Bem vindo!

    O texto é perfeito, e ainda tem gente que diz amar tudo isso. Cada vez que paro pra pensar nisso tenho mais força pra buscar a IF.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, porém o blog é de difícil acesso, jamais conseguiria achar sozinho

    Um hater do outo blog passou o link

    Hoje 10/10/16 01:47

    ResponderExcluir