Páginas

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Saindo da Matrix

   Fala ae Galera beleza!!! Continuando o post anterior, falei sobre como estamos inserido neste sistema, atuando apenas como consumidores para que a roda do capitalismo continue a se mover, sustentando assim a boa vida de uma minoria privilegiada que governa a nossa sociedade já a vários séculos.
   Se enganam os que acham que sou socialista, pois odeio este sistema na qual aquele que produz muito deve dividir com aquele que não produz nada, o que também é uma injustiça.
   Também não sou contra o consumismo, mas em vez de sermos escravos do consumo, deveriamos comprar apenas aquilo que nos será realmente será útil deixando de lado as bujingangas inuteis.
   De acordo com os especialistas do tipo Cerbasi & cia, para conquistar a tão sonhada independência financeira, deveríamos guardar 30% de nosso salário e usa-lo para investir, mas será que isso vai resolver alguma coisa? Imagine um trabalhador comum que ganha em torno de 2500 reais, ele teria que guardar uns 750 reais para fazer aportes mensais e assim contando com uma rentabilidade de 1% ao mês (complicado) daria para acumular uns 750 mil em 20 anos.
  Será que esses 750 mil acumulados em 20 anos (olha que nem levei em consideração a inflação) serão o suficiente para conquistar a independência financeira? Claro que não, mas o que fazer? Tem pessoas que chegam a guardar mais de 70% do seu salário para investir, o que também não é solução, pois assim estara diminuindo a sua qualidade de vida e isso também não é legal.  
   Será que alguém aqui teria coragem e disciplina para investir por uns 20 anos vivendo a meia bomba para chegar independência financeira? E o pior justamente na melhor fase da vida que é a juventude. E para que? Para torrar tudo com carros esportivos e putas classe "A" fazendo o estilo tiozinho ou vovozinho?
   Vocês devem achar que sou contra a fazer investimentos. Também estão enganados, pois sou plenamente a favor, inclusive eu mesmo faço os meus aportes mensais, mas só acho que precisamos de um plus a mais, que eu chamo de empreededorismo, isto mesmo.
   Muitos vão achar que estou sendo chato com isso, mas acontece que precisamos turbinar o nosso salário e existem 3 maneiras de ser empreendedor:

1 – Estudar muito para concurso publico top
2 – Fazendo cursos de qualificação para conseguir aumento
3 – Abrir o próprio negócio

   Desses 3 tipos de empreendedorismo o mais simples para uma pessoa comum seria abrir o próprio negócio, pelo menos para ter uma segunda fonte de renda, e assim não depender apenas do próprio salário. De acordo com uma pesquisa feita com os milionários Americanos diz que apenas 10% de seus rendimentos provém do próprio salário sendo que o resto vem através de dividendos, ganhos de capital e participação em negócios.
   Não digo que devemos ser radicais e mirar nestes 10%, mas ter apenas 1/3 dos seus rendimentos provenientes do seu trabalho já estará de bom tamanho, e nem será mais tão desesperador você ficar desempregado. Resumindo: Vamos empreender mas sem deixar de investir, poupar sim mas sem perder a sua qualidade de vida. Pessoal depois de lerem este post vão querer sair da Matrix ou vão continuar na ignorância. ENTÃO AMIGOS ESCOLHAM A PÍLULA VERMELHA E MUDEM DE VIDA!!! OU MANTENHA TUDO COMO ESTA COM A PÍLULA AZUL, POIS COM CERTEZA OS PLAYBOYS VÃO TE AGRADECER.

76 comentários:

  1. Eae Caçador, tudo bem?

    Eu já parei para pensar se caso meu salário fosse bem menor se eu teria tanta paciência para aportar... acho que minha tática seria mesmo montar um negócio próprio... é claro que montando um negócio próprio, as chances de ir a falência e perder todo o seu dinheiro são maiores do que o negócio dar certo e gerar lucro, mas há que arriscar e mudar essa vida de "probreta way of life" de qualquer forma hehe

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Forreta, se o seu salário é bom de forma que consiga fazer aportes sem perder a qualidade de vida continue assim, mas para aqueles que ganham pouco, devem fazer algo a mais como abrir o próprio negócio, pois é melhor arriscar do que ficar vegetando como um zumbi, ainda sendo novo.

      Um abração!!!

      Excluir
    2. Cara,
      Pai rico e pai pobre diz muito sobre isso, fazer dinheiro. Segundo ele perdemos muitas oportunidades de ganharmos dinheiros e algumas delas nem precisam exatamente de dinheiro pra isso...

      Excluir
    3. Eu tenho esse livro e gostei muito e tem um bom exemplo;
      Se você comprar uma casa de praia, este bem só vai te dar despesas, então ele será um passivo.
      Já se você comprar uma casa para alugar, vai ser ao contrário este bem te dara dinheiro então ele será considerado um ativo.

      Excluir
  2. Como faço parte de carreira top do executivo federal, a minha tática é aportar forte para em 2021, estourando 2025, aposentar.
    Largar tudo e viver a vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gil, então você já é um empreendedor pois investiu em você mesmo, agora tudo ficou mais fácil e com certeza conseguirá chegar aos seus objetivos.

      Um abração!!!

      Excluir
    2. Tem que viver agora amigo!! 2021 é muito tempo!! Será que não tem outros tipos de estilo de vida pra você poder aproveitar a vida hoje?

      Excluir
  3. Tudo bem, não vou cobrar direitos autorais pelas fotos... ;)

    Então, acho q o 'meio termo' é o caminho. Conheço pessoas da minha idade (30 e poucos) que tem a If e pessoas que estão f&*)(%& financeiramente.

    Tô chegando a conclusão que não adianta se matar a vida inteira por dinheiro, mas sim guardar um pouco e viver também. Pensar em não trabalhar? sem fazer nada? A pessoa que conheço, que tem a IF, está há 15 anos nessa vida e vive em depressão, não faz nada, não sai, nada... só na vida frugal... a pessoa não aguenta, por muito tempo.

    Dinheiro deve ser consequencia de algo que você faria de graça.

    Também sou contra o consumismo excessio, de idiotices inúteis: Ipod, IpAD, IFód,etc..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala ae Rico na Matrix, quando procurei uma foto achei essas, ficou muito boa kkkkkk

      Você disse tudo, um meio termo seria o ideal pois se você tiver uma boa renda extra-trabalho, poderá até trabalhar em um serviço que ganhe menos mas fazendo algo que goste e assim viver menos estressado.

      Agora ficar sem fazer nada é muito bom durante as férias, mas ficar sem fazer nada eternamente e muito ruim, inclusive isso provoca um envelhecimento precoce.

      Eu até comprei um Tablet, mas porque fiquei sem internet aqui no trabalho e precisava ficar conectado e poder saber das noticias econômicas, agora conheço gente que tinha um Samsung S2 muito bom e trocou por um S3 só para ficar no facebook! Isso sim é uma inutilidade.

      Um abração!!!

      Excluir
    2. Então... acabei de voltar de férias, é muuuito bom mesmo.
      O Ideal seria vc fazer o q vc gosta, tirar a sua grana e ser feliz.
      Pra mim só falta a parte de 'fazer o q gosta', de resto não tenho q reclamar não...

      acabei de postar no meu blog... dá uma passada lá. Abçs!

      Excluir
    3. Eu também tive umas férias se bem que foi bem curta (8 dias)e digo que é muiiiito bom!!!

      O ideal seria um emprego para trabalhar apenas umas 4 horas, poderia até ganha menos, mas no fim sairia no lucro desde que tenha outras fontes de renda, vou passar lá agora.

      Um abração!!!

      Excluir
    4. Isso é ilusão... Não tem trabalho ruim... Ruim é ter que trabalhar...
      Este fds conversei com um piloto de helicoptero que trabalha 15d e folga 15 todo mês... E quando está "trabalhando", muitas vezes fica apenas num hotel com um bip/telefone, esperando pra ver se tem algum acidente/emergencia medica na plataforma com necessidade de transporte aéreo. Mês passado ele ficou os 15d de trabalho em Fortaleza e não fez nenhum vôo...
      .
      Pois é.. ele estava reclamando do trabalho, que viajar todo mês é cansativo, etc,etc...
      Eu mesmo, já me olham torto quando reclamo do trabalho e nem é tão moleza como o dele...
      .
      Qualquer trabalho, feito por obrigação, é ruim... Não importa as horas ou os rendimentos...

      Excluir
    5. Olá MAX você ja disse tudo, trabalhar é uma merda, aliás a palavra trabalho vem de "Tripaliun" que significava três paus de empalar (enfiar naquele lugar kkkk)
      Trabalhar sempre foi coisa de escravos pois os nobres do passado (Playboys da Época) só viviam em termas e banquetes e jogos.

      Um abração!!!

      Excluir
    6. Essa coisa de trabalhar e não trabalhar.. tem um ditado muito bom:
      "Encontre aquilo que vc ama fazer, e nunca mais terá de trabalhar"

      Dizendo que o que amamos, no meu caso desenhar nunca será enfadonho.

      Excluir
    7. Você desenha? com autocad?
      Que tipo de desenho você faz?

      Excluir
  4. Sinceramente, acho bem mais fácil para nós, pessoas que tem um pouco mais de esclarecimento, foco e persistência, passar em um bom concurso público. Digo isso por experiência própria, já que estou em meu terceiro concurso. Abrir um negócio requer tempo e dedicação integral enquanto perdurar o empreendimento, já passar num concurso exige 1-2 anos de foco e depois é como qualquer outro trabalho na pior das hipóteses, sendo que na verdade a maior parte exige menos dedicação e o volume de trabalho é menor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem eu já fiz concurso publico federal e fui primeiro lugar geral em 2003, poderia trabalhar eternamente lá, mas infelizmente o salário era muito baixo e resolvi a sair em 2007, e estou muito satisfeito, vi uma pesquisa sobre as empresas dos sonhos dos jovens e a Petrobras ficou em primeiro lugar, e digo uma coisa conheço um monte de gente que fez concurso para a Petrobras e que não estão satisfeitas, mas só não saem de lá porque o emprego é garantido. É muito complicado isso, por isso prefiro ser o meu próprio patrão.

      Um abraço.

      Excluir
    2. Fazer concurso te prende. Então fiz como o autor do texto sugere, comecei diversos negócios que posso controlar de qualquer lugar. Com todo dinheiro do mundo, ou com nenhum, não gostaria de passar muito tempo no Brasil..

      Excluir
  5. Fala Lord!

    Boa reflexão. Boa parte dos textos sobre educação financeira só fala em investir x% do salário, mas poucos falam em aumento de renda. O fato é que se o cara tem um salário baixo, de pouco adiantará investir 30, 40 ou mais %. No final de 20 ou 30 anos (se o cara conseguir fazer isso durante esse período todo), a grana investida dificilmente trará liberdade.

    Caso eu tivesse uma renda baixa e não fizesse nada pra aumenta-la de maneira substancial, provavelmente não me ´preocuparia com IF, viveria sem dívidas e sem grandes pretensões dentro do salário, mas gastaria tudo.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Corey beleza, e aquela história que só fica rico quem ja é rico, pois se o cara ganhar uma mixaria, ele pode aporta todos os meses que não vai adiantar muito, a não ser que ele encontre alguma coisa que tenha uma rentabilidade bem alta, ai ele teria que aumentar os risco, então o melhor caminho seria investir num próprio negócio ou em você mesmo, se qualificando para ter mais chances de aumentar o próprio salario.

      Um abração!!!

      Excluir
  6. Acho melhor estudar para concurso top. NUNCA comprar casa, Fazer vasectomia. Um casal de funcionários públicos que ganhe 9k pode aportar 5k tranquilamente. Em 6 anos consegue R$ 519.447,00. Com os juros desses 500k dá para alugar algo na MESMA RUA DO TRABALHO. Dá para viajar, se os dois curtirem, como sou pão duro, só quero saber de Cabo Frio, o exterior que se exploda. 500k podem render 50k ao ano. Todo negócio leva pelo menos 5 anos para dar certo. Juntar 500k no serviço público pode ser visto como construir uma empresa.




    Buffet sempre viveu como classe média,não tem motorista, foi comprar jatinho depois de ter 60 anos. Nunca ligou para viagens, bebidas, sempre foi pão duro.

    Muita gente quer ser rica para morar numa mansão de 5M e ter um Camaro amarelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você anonimo, mas antes do cara pensar em ser independente primeiro deve arrumar uma maneira de turbinar o próprio salário, pois do contrário ele estará totalmente fudido.

      Ganhar bem sendo funcionario publico pode com certeza cortar o caminho, mas a grande maioria das pessoas que ganham bem acabam gastando muito dinheiro com porcarias e acaba ficando preso nesse sistema.

      Pô para ter uma mansão de 5M e um Camaro amarelo o cara vai ter que aportar por uns 40 anos Putz!!! Ou aportar uns 20 mil por mês. Por isso digo que só aportar não adianta muito, tem que fazer algo a mais.

      Um abração!!!

      Excluir
    2. Viver no Brasil é mais caro do que viver em diversos países, principalmente asiáticos. Logo, ir pra lá te permite economizar e investir ao máximo. Abra um negócio aqui ou online e vá, desfrute de um padrão de vida superior. Ganhando em reais ou em dólares é perfeito.

      Excluir
  7. Lord,

    não vi nada de errado na sua conta; veja bem se o cara vive com 2500 reais e consegue ter rendimentos de 1%, qdo ele tiver 750mil, vai conseguir uma renda de 7500, muito acima dos 2500 dele.

    Inclusive, essa é a mágica que ninguém vê. Se vc juntar X por Y anos, bem aplicados, depois vai poder ter a mesma renda X durante 3xY anos!

    Trabalhando sempre com juros reais, não existe problema de inflação.

    E pra sair da Matrix, só juntando mesmo ou nascendo em berço de ouro!! hehe

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dimarcinho, vc é um dos que mais sabem analisar situações, gostei muito da sou post sobre a ELPL4. É preciso olhar sempre os cálculos.

      Excluir
    2. Olá Dimarcinho, e sempre bom ter uma boa bolada, só acho que 750 mil pouco dinheiro para uma pessoa viver bem e por longo tempo, imagina um cara que hoje tem 25 anos e começa a fazer os aporte e consiga aos 45 anos chegar aos 750 mil, bem no minimo ele teria pela frente uns 40 anos para viver, será que esse dinheiro vai durar por 40 anos ainda mais quando o cara ficar velho os gastos com remedios vão aumentar e fora o plano de saude, por isso que digo que ele vai precisar de no mínimo 1,5 milhões para ter uma boa folga.

      Um abração!!!

      Excluir
    3. Eu só quis dizer q se o cara vive bem com 2500, então 750mil mais do que sobra.

      Veja só: se o cara consegue ter ao longo desses anos uma média de rendimento X, é natural q ele consiga manter essa média ao longo do tempo!

      Vejo mto blogueiro querendo se aposentar com 10mil, mas quase ninguém ganha nem perto disso no emprego... Aí depois ficam falando que atingir a IF é difícil... se o cara buscar atingir, o que ele ganha, ficaria muito mais fácil...

      E, concordo que os gastos ao longo da vida só tendem a aumentar mesmo, principalmente devido à saúde!!

      Grande abraço!

      Excluir
    4. Entendi a sua linha de raciocínio, pois tem muita gente que confundi a Independência Financeira com ser milionário, se as pessoas tivessem apenas o objetivo de ter apenas IF as coisas seriam muito mais fáceis, eu até acho que 2500 por mês seria um bom dinheiro mas desde que a pessoa já tenha casa própria e morasse sozinho, mas se for uma familia de 4 pessoas acho que no minimo seria uns 5000.

      Um abração Dimarcinho.

      Excluir
  8. Acho que tudo depende do padrão de gastos. Se ocara quiser alugar um ap melhorzinho, fazer algumas viagens, comprar um projetor e fazer um cinema em casa com 200k dá para usar os juros muito bem.

    Mas quem quiser viver como os ricos das novelas, que possuem casas fantásticas com piscinas enormes, 3 amantes obedientes e gostosas vai ter de comprar antes um Camaro Amarelo...

    Um padrão de vida classe média alta está bom, mas com quantos R$ por mes um casal precisa para se ter esse padrão?? O casal vai ter carro ??? Vai morar onde??? Vai malhar ? Vai viajar ao exterior todo mês ???


    Acho que 5 anos de sufoco servem como lição para empreendedor, funcionário público, CLT. Por exemplo, muitas empresas vão a falência antes dos 5 anos por causa de amantes, extavagâncias , carrões. Isso não está nos livros, mas qualquer um que siga o estilo ex Pobretão gastador vai se ferrar dentro de um Camaro amarelo...


    Devemos lembrar que existem bilionários pão duros...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo anônimo, tudo que postei até hoje seria para aqueles que pretendem viver como um classe média alta, tipo manter um bom apartamento um carrinho legal poder viajar quando quiser e sem se estressa com o trabalho.

      Mas para viver como um milionário como os jogadores de futebol, ou como nas novelas o caminho será outro, ou cara ganha na loteria ou terá que ser talentoso em alguma área (cantos, jogador, politico etc...)
      Ou abrir algum negócio revolucionário tipo facebook, pois do contrário vai dar soco em ponta de faca.

      Mas se o cara tiver paciência e aportar por 40 anos pode até conseguir.

      Um abração!!!

      Excluir
    2. Não sei dirigir, além disso andar de táxi é mais barato. Detesto frio, então to pouco ligando para EUA e Europa. Eles vêm aqui babar pelas nossas praias. Acho burrice comprar apto antes de ter 4M, perde-se muito dinheiro empatado que poderia estar rendendo num FII.


      Quero poder correr na praia de manhã, ir a academia à noite ver as gostosas, ver filmes, ler livros, estudar alguns balanços patrimoniais.


      No meu trabalho, vejo muitos casais classe média alta, funcionários públicos com renda familiar maior que 14k que são analfabetos financeiros, no máximo tem algum fundo DI empurrado pelo gerente do banco. Poderiam estar ricos se NÂO tivessem comprado casa nem tido filhos. Com patrimônio maior que 2M.

      Viajar para o C]aribe com dinheiro emprestado e colocar foto no facebook é idiotice pura.Melhor viajar para Araruama.

      Excluir
    3. Pô só o fato de acordar numa segunda feira chuvosa e ter que enfrentar os engarrafamentos para chegar na hora certa é foda.

      Bom mesmo era ser livre acordar na hora que estivesse descançado, fazer o que quizer durante o dia e dormir tarde no Domingo.

      Ir para Araruama é bom, o ruim é enfrentar os engrrafamentos.

      Um abração!!!

      Excluir
    4. Muitos servidores públicos são realmente analfabetos funcionais, aqui um artigo falando a respeito disso.

      http://www.valoresreais.com/2012/04/30/dividas-de-ate-r-600-mil-sao-comuns-entre-servidores-publicos-federais-e-tudo-gasto-com-superfluos

      Excluir
    5. Ola anonimo, vou dar o exemplo de minha tia que é diretora de escola publica, se voce fizer uma pergunta um pouco diferente do que esta nos livros, ela não vai saber responder.

      Excluir
  9. http://oglobo.globo.com/mundo/principe-harry-pode-ser-advertido-pelo-exercito-por-fotos-de-nudez-5859413

    "Não é a primeira vez que o filho caçula de Lady Di surge em fotos constrangedoras na imprensa, mas dessa ele apareceu pelado ao lado de mulheres seminuas em uma festa em Las Vegas. As imagens foram publicadas pelo site de celebridades TMZ. Segundo a página, as imagens foram feitas na última sexta-feira, em um quarto de hotel.
    Harry estaria brincando de pôquer com os amigos, a cada vez que alguém perdia, era preciso tirar uma peça de roupa. Na primeira imagem, o príncipe britânico aparece na frente de uma mulher só de calcinha, e, na outra, está abraçando uma jovem nua. Ele e seus amigos teriam conhecido as jovens das fotos no bar do hotel em que estavam hospedados e convidado elas para subir para a suíte real."

    Ultimamente as classes altas estão brincando de strip pôquer, daqui a pouco os pobretões vão imitar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anonimo, no filme a Rede Social mostra este tipo de coisa dentro daqueles clubes exclusivos da classe alta, eles tem um ônibus especial que leva as "gatas tops" para se encontrar com os universitários de classe "A" e lá dentro acontecem de tudo.
      Esse é o vidão de Playboy da nossa futura elite que ja sai da universidade com a vida ganha.

      Excluir
  10. O que me intriga é como o pessoal fala que concurso público é mole de passar.

    Eu não vejo assim, concurso top bom que pague 5.000 LÍQUIDO é mega fudido de passar.

    São 3 anos estudando todo dia 4 horas por dia depois do trabalho, haja pique. Sem falar que tem gente que não é mto bom.

    Eu tive uma educação básica e média muito fraca, sou péssimo em matemática e português, exatamente 2 coisas fodonas que caem nas empresas de capital misto. E não sou formado em direito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pobreta;
      Tem que ter muita força de vontade, me lembro de um cara que trabalhava comigo que abandonou o emprego para estudar durante 2 anos para fazer concurso top, enquanto isso o pai dele bancava tudo, se ele passou eu não sei, pois perdi o contato.
      Teve um que se trancou no quarto por 1 ano sendo que ele só saia para ir ao banheiro e a mãe levava a comida dele no quarto, esse ai sei que passou, mas ralou a bessa.

      Por isso digo que para uma pessoa normal com o a gente a brir um negócio seria a melhor estratégia.

      Um abração!!!

      Excluir
    2. Acredito que você ve o copo meio cheio pobretão. Te admiro por sua persistência e disciplina, mas as vezes parece que você não entende que essas qualidades são as mesmas necessárias para passar em um concurso, você só precisa mudar o foco. E outra, concurso que paga 5000 líquido é médio, concurso top paga 10-12. Uma dica,procure se informar sobre concursos em orgãos ''esquecidos'' pela massa, leia-se Agencia Nacional de Aguas, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Agencia Nacional do Cinema, etc. A nota ''de corte'' nesses concursos gira em torno de 60% da prova, sendo que o mínimo para classificar é 50%. Tente também prestar concursos de nível médio, pois muitos pagam bem mais que do que 4k, sendo que alguns chegam a absurdos 12k (Senado, por exemplo) PARA NÍVEL MÉDIO.
      Abraços cara!

      Excluir
    3. Gostei desse post. Pobreta, para passar em concurso tipo Trt , Tre, 5k nível médio, com 18 meses de dedicação séria é possível passar.Isso significa ir ao cursinho aos sábados e eventualmente aos domingos.Também significa comprar muitos livros por matéria. 3 anos como vc falou é para concurso tipo AFRF que pagam 13 k de salário.

      Para sair da sua situação de sofrimento, com 1 ano ou menos pega um concurso de 2,5 k, arranja TRANQUILIDADE para estudar para um de 5k.


      Excluir
    4. Tem muitos concurso de Prefeituras mais a maioria deles é para pagar menos de 1000 reais (tipo trabalhar em creches, motorista de ambulância etc...) esses são até fáceis de passar.

      Um boa seria fazer curso tecnico e fazer a prova da Petrobras conheço gente que ficou na posição nº 620 e foi chamado e hoje estão tirando uns 6000 mil com direito a participação de lucros de 18 mil.

      Agora tem aqueles concursos Federais tops cuja a relação candidato vaga e de 1000/1 sendo que um concurso para a AFA a relação era de 250/1 e era considerado muito dificil.

      Excluir
  11. Fico muito preocupado com a saude mental das pessoas que vêm com esse papo que nós vivemos numa matrix e pla, pla, pla. Cara, a existência e uma coisa real.
    Outra coisa que me incomoda e essa galera que já sai da faculdade sonhando em ser funcionário público, que coisa mediocre.
    E impressionante a mente fantasiosa desse pessoal. A vida é uma coisa muito mais simples que isso. Agora uma coisa é fato: sem renda alta não tem ID. Não tem jeito se vc não arrumar um jeito de ganhar dinheiro vai ser sempre pobre. essa é a dura realidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandman, bem esse lance de Matrix é apenas um trocadilho com o filme, pois aqui a prisão é de outro tipo.
      O cara reclama do trabalho, mas não faz nada para mudar a situação, o dinheiro que ele poderia usar para investir acaba usando para comprar um monte de porcarias que vai abandonar em 2 meses.
      As pessoas ficam hipnotizadas com as coisas que veem na TV e não percebem que a vida é bem mais simples.

      Um abração!!!

      Excluir
    2. Não acho mediocre quem já pensa em virar funcionário publico. Acredito que seja uma escolha, a pessoa escolhe ''estagnar'' em um cargo em troca de não sofrer os abusos da iniciativa privada. Mediocre é não tentar o melhor pra sí, seja lá o que for isso.

      Excluir
    3. Quando eu era funcionário publico vi muita gente estagnada, e quando chegava a hora da saida via aquele montão de gente saindo ao mesmo tempo e tudo parecia uma procissão e reparava os mais velhos não tinham brilhos nos olhos, só estavam ali esperando para se aposentar e receber uma gorda aposentadoria.

      Excluir
  12. Bom texto Caçador,

    Realmente é preciso turbinar o aporte, independente da forma. Mas quanto a essa idéia de concurso acho romantizar demais essa profissão.

    Olhe só essa reportagem:

    http://tinyurl.com/8uw9ad3

    Tudo bem ganhar 14 mil, mas eu quero ver é alguém aportar mais de 5 mil e viver na simplicidade trabalhando nesse antro de consumistas. Com esse ciclo social, 14 mil em algum tempo já não pagará todas as despesas e daí vem as dívidas, mesmo o servidor recebendo quase o teto dos servidores federais.

    Não basta ter a inteligência(?) para passar no concurso, a pessoa deverá ter a frieza de um pscicopata para poupar em meio a esse ambiente frívolo. Por isso penso seriamente nas outras duas alternativas(embora nas empresas privadas não seja diferente, mas pelo menos eles temem a incerteza), embora ainda com algum receio quanto a montar um negócio.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é fato. Servidor publico é o animal mais endividado que existe. Mas isso é coisa dos mais velhos, o pessoal que entra agora só pensa em subir a escada.

      Excluir
    2. Não sei dirigir, sou meio psicopata, acho comprar apto burrice. PRefiro comprar livros para criticar essas pessoas e me SENTIR SUPERIOR a elas. No fundo tudo é busca por status.Quem tem um camaro amarelo tem inveja da BMW.Quem tem BMW teminveja do Porsche;Quem tem Porsche tem inveja da Ferrari.Quem tem Ferrari, tipo Ronaldo Fenômeno quer namorar 3 mulheres de tromba..... Em Copacabana, só se vê carrão parando para falar com as travas....

      Existe muito comerciante rico que anda todo rasgado, tem carro velho e uns 8M de patrimônio. E muito pobre que ganha 1,5 k pagando R$ 800 de mensalidade de carro.


      No http://www.zap.com.br/imoveis/rio-de-janeiro+loc-barra-e-adjacencias/kitchenette-conjugados/aluguel/?gclid=CKfZu5HQ-7ECFcGf7QodO0MAjQ dá para alugar apto de 1 quarto na Barra da Tijuca, bairro do dinheiro novo do Rio, terra das gostosas saradas por menos de 2K. Total 1,7k aluguel mais condomínio.


      A classe média alta costuma ter dinheiro fácil e ser bem estúpida em relação a finanças, tenho amigos assim. Não sabem porra nenhuma, sempre tiveram vida mansa.


      Falam de economizar 20 anos para se atingir 1M, besteira. É só jogar na calculadora financeira.Se pegarmos nosso grande amigo Pobreta, colocarmos o novo aporte mensal dele de 3,3k + um patrimônio de 100 k durante 9 anos conseguimos R$ 915.360,25. Fiz um cáculo rápido , sem jogar 13°s e possíveis bônus. Então dá para pensar que em menos de 10 anos ele pode juntar o 1°M.


      Riqueza para mim o lance é poder malhar, cuidar da minha alimentação, estudar , ler uns balanços encontrar boas ofertas na bolsa .Isso faz um bem danado para a saúde.

      Para os conquistadores, domingo mesmo vi um pleiba num carrão de mais de 100k ser ignorado pelas moças de família da classe média do Meier!!! Fazer sucesso com carrão é certo na Via Show, bailes do subúrbio em que as garotas estão com fome e sede. Sem contar os risinhos que indicavam que ele estava fazendo papel de palhaço ao se exibir...

      Excluir
    3. Adm, muitos funcionários públicos, médicos, prof. Universitários são analfas financeiros. Na iniciativa privada tb não muda muito não.. Apenas 0,29% da população brasileira investe em ações. Somos um país que não sabe ganhar dinheiro.

      Excluir
    4. 3.3 mil por mes e só em nove anos pra conseguir MENOS de um milhão?
      Tá louco!!!!

      Excluir
    5. Li uma matéria no jornal oglobo aqui do Rio que falava sobre os concursos para Juizes e o salário estava na faixa de 20 mil, mas para passar nesta prova e foda.

      Excluir
    6. Melhor fazer pra defensor público, paga 18mil

      Juiz é 21mil.

      Excluir
    7. Qualquer coisa acima de 15 mil ja será uma beleza kkkkkkk

      Excluir
  13. Fato é que as pessoas que querem ir além, tem de buscar ir além.
    Salário, investimentos, própria empresa, investimento em capacitação (cursos e educação propriamente dita)...

    Falando de concurso, nem sempre pode significar um "a mais".
    Lembro que professor universitário de engenharia por exemplo (ao menos na UFMG sei que é assim), não pode dar conultoria ou ter empresa própria.
    Daí vai estar sempre preso àquele salário de professor/pesquisador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor Universitário começa ganhando mal. 6 k iniciais. Melhor estudar para Anatel, Ana, Anac que começa pagando 8k para analista que só tem a graduação. É esse o meu alvo. Com 2 anos e meio de dedicação consigo entrar.


      Sem filhos e sem pagar ap. um casal de funcionários consegue juntar 5 k por mês fácil. 5k *65 meses *0,98%(coisa que alguns FII pagam) = R$ 580323,79. Em 5 anos o casal junta mais de meio M. Depois dos cinco anos podem até viajar mais pelo Litoral Brasileiro, podem montar um cinema em casa, podem ir a mais shows.

      Excluir
    2. Cara eu estou preparado pra sozinho 'juntar' 5.7k mês pra investir.
      Estou estudando pra ver se consigo ter 3% ao mês em médio ao longo dos anos e como.
      Se conseguir, estou feliz pra caceta!!!!

      Excluir
    3. Bem conseguir 3% por mês em renda fixa é impossível, pois o máximo que você pode consegui em bancos pequenos seria uns 0,8% (brutos) ao mês e ainda pagando imposto de renda. Então você terá que partir para a renda variavel e vai ter que arriscar muito com empresas Small Caps, pois 3% ao mês seria o equivalente a 42% ao ano, daria para dobrar o capital a cada 2 anos.

      Um abração e Boa Sorte.
      Boa sorte

      Excluir
    4. VocÊ nunca irá conseguir 3% em RF ou mesmo em nada no mundo dos investimentos a não ser ações que explodam ou Forex.

      Excluir
    5. Nos Bons tempo de grandes altas entre 2003 até maio de 2008 até daria, como ocorreu com varias empresa como a CSN que subiu em 1 ano 150% a Petrobras chegou a 88% e por ai vai, tomara que esses bons tempo voltem bem rapido.

      Excluir
    6. Mas eu não me refiro, nem nunca me referi a renda fixa.
      Só que se em renda fixa eu pego ae 1.2 ou até um pouco mais, no caso da Sofisa.
      Conseguir menos que 2% com ações é de doer o cu do bozo.
      :(

      Quanto seria afinal um valor 'realista' (rendimento médio mensal) de se conseguir em 2-7 anos investindo na bolsa afinal?
      Quando me refiro a realista, me refiro a ações moderadas, ou seja misturando de forma racional, ações seguras, com ações com um grau um pouco maior de 'periculosidade'.

      enreikecendo.blogspot.com.br

      Excluir
    7. Com qual quantia vc quer se aposentar por mês?

      O Pobreta uma vez falou que 7 k mensais estariam de bom tamanho. 84k ao ano. 900k rendendo de 9 a 10 % propiciam muita grana.


      Excluir
    8. Bem na época da vaca gorda dava para conseguir até mais do que 2% ao mês com relativa tranquilidade, mas depois da crise as coisas ficaram bem difíceis, acho num período de 10 tivermos períodos muito bom e períodos muito ruins, então vou dizer apenas a média relativa a 10 anos.

      IBOVESPA = 1,24% AO MÊS
      BLUE CHIPS = 1,31% AO MÊS
      SMALL CAPS = 1,53% AO MÊS
      DIVIDENDOS = 2,01% AO MÊS

      Então vc percebeu que para longo períodos apenas as Small Caps mantiveram uma rentabilidade acima de 2% ao mês, mas lembre-se que estes papeis são os mais arriscados em comparação com as Blue Chips.

      Um abração!!!


      Excluir
    9. Anônimo com 8k por mês não aposento nunca hauhahauahuah, acho que vou a falencia assim...

      Penso em tirar bem acima de 10k por mês pra aposentar, bem acima mesmo.
      Entenda, vou estar colocando 5.700 por mês em investimentos no mínimo (a esperança é que com a empresa que estou abrindo e com a melhoria consequente e natural (espera-se) do salario que esse valor só aumente).
      Esperava em 10-12 anos já ter algo como eu quero e manter isso até os 48-53 anos no máximo pra depois só viver na luxuria (haurhuahraurhaurh), mas a grande esperança é já ver 'bumpar' 1kk em 6-7 anos. Mas com essas porcentagens por mês a coisa fica díficil demais.

      Afinal eu tenho que comprar casa, carro, fazer estudos etc e etc...


      Lord, Primeiramente obrigado por ter visitado meu blog e indicado livros, peço que sempre que tiver um tempo que faça isso por mim, serei muito grato! livros me ajudarão demais.

      Sobre os dados que me passou, iria de Blue chips + Small Chips + Small Caps e dividendos [ETAPA X], com uma menor parte em tesouro direto, poupança e ainda arriscaria no Sofisa direto [ETAPA Y].

      algo como 80% na ETAPA X
      e 20% na ETAPA Y.

      Mas não sei a partir de qual valor vale a pena passar do Y para o X. sabendo que começo com 0 reais e colocando todo mÊs ao menos 5700,00.

      Excluir
    10. "Aposentar-se " com 7k é para quem trabalha CLT ou é funcionário, está de saco cheio e quer curtir. Isso sem comprar casa.

      Mas para quem é empreendedor e já tem negócio funcionando a vida pode ir a outro patamar. Os valores foram baseados no estilo de vida do grande Pobretão.


      Excluir
    11. Bem para quem esta começando ou não tem tempo para pesquisar, sugiro aportar 50% em ETF DIVO11 que segue ações de empresas boas pagadoras de dividendos a pelo menos 2 anos e os outros 50% em ETF SMAL11 que segue ações de empresas de baixa capitalização.
      Sendo que DIVO11 segue o índice de dividendo que teve uma valorização média de 27% ao ano num período de 10 anos, ja o SMALL11 seguem o índice small capas que se valorizou 20 ao ano no mesmo período.
      A tendência de alta favorece o SMALL11
      A tendência de baixa favorece o DIVO11
      Essas duas ETF's manteram a sua carteira bem diversificada e equilibrada.

      Um abração.

      Excluir
    12. Valeu Lord, é bem essa linha que vou ter de seguir no variável.

      Ao menos por enquanto.

      Excluir
  14. Bom texto ;)

    http://comecarinvestir.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Acho que tem pessoas que precisam de uma injeção de realidade. E a dura realidade e que hj esta difícil conseguir 1% de rentabilidade mensal. Tenho conseguido uma boa rentabilidade nos FII. Eles tem sido a estrela da minha carteira pois estão aliando valorização e fluxo de caixa.
    Mercado acionário esta muito complicado com excesso de regulamentação e intervencionismo do governo. Ações que outrora eram pule de 10 agora viraram quase mico. Ex: BB, Petr, ELPL e agora a toda poderosa Vale. Isso sem contar a politica cambial pra lá de confusa.
    Papel atrelado a selic e quase igual a poupança.
    Então pra se conseguir uma rentabilidade decente vc tem que se virar mais que cigarro em boca de bêbado.
    Perspectivas de melhora no curto e médio prazo, não vejo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandman o mais interessante de tudo e que tanto os investimentos em renda variável (ibovespa) quanto a renda fixa (CDI) tiveram uma diminuição de rentabilidade ao longo dos anos, então veja:
      1995/2004 ibovespa 19,8% - CDI 24,8% ao ano
      1999/2008 ibovespa 18,4% - CDI 17,6% ao ano
      2002/2011 ibovespa 15,1% - CDI 14,7% ao ano
      Então acabou aquela moleza de enriquecimento rápido agora tem que pesquisar muito.

      Um abração!!!

      Excluir
  16. Olá Caçador,
    Concordo com o que Sandman disse mais acima. Acho muito ruim esse pensamento que a classe média tem hoje, de sair da faculdade e querer virar funcionário público top inútil.
    O país sofre demais por esse peso que nós trabalhadores da economia real temos de carregar através dos extorsivos impostos. Antes reclamávamos das estatais inchadas mas pelo menos elas produziam energia entre outras coisas. Hoje o governo é maior e o que temos: judiciário, câmaras, agências reguladoras, receita federal, enfim funções puramente burrocráticas.
    A melhor maneira é se qualificar e/ou empreender aumentando sua renda. Só ganhando mais dinheiro e aportando forte que poderemos defrutar de uma IF real.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ronin e tem mais uma coisa em relação ao funcionalismo publico, o rombo na Previdência é de 90 bilhoes de reais por ano, sendo que desse valor 60 bilhoes corresponde aos aposentados do funcionalismo publico que até pouco tempo não tinham limite do valor das aposentadorias ja os aposentados do seto privado só correspondiam 30 bilhões sendo que são uma quantidade bem maior de gente.
      Serviço publico é assim mesmo, é um grande cabide de emprego, mas ha quem goste de ser funcionário publico, eu mesmo ja fui mas sai devido a estagnação da carreira.

      Um abração!!!

      Excluir
    2. Boa sorte em seu empreendimento.
      Espero que seja muito útil a sociedade e que ganhe muito dinheiro.
      Forte abraço!!!

      Excluir
    3. Valeu, um forte abraço amigo!V

      Excluir
    4. Bom tocar nesse assunto (empresa)
      Lord, sua empresa vai vir 100% tua? sem precisar de startups?
      Como está o andamento do projeto no seu caso (definições, documentação da empresa em si)???

      Excluir
    5. A empresa sera totalmente mi ha, farei um blog em separado para falar deste projeto, sendo que a primeira etapa vai ficar pronta em novembro e a ultima em março de 2013, são dois negocios de internet em separados, uma sera no estilo tradicional e a outra sera uma startup.

      Um abração!

      Excluir