Páginas

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Escolhendo um nome para a sua empresa

   Fala ae galera beleza!!! No ultimo post mostrei um exemplo de uma ideia simples (copos comestíveis) mas que esta fazendo muito sucesso, hoje vamos ver um fator que pode ser determinante para que sua empresa seja um sucesso, falo do nome de sua empresa.
   A consequência de um nome mal escolhido pode render dores de cabeça se você não verificar se sua marca está de acordo com especificações da Junta Comercial, por exemplo. Ao se arrepender da escolha, é preciso dinheiro e tempo para promover outro nome. Confira abaixo alguns erros que os empreendedores cometem ao nomear sua empresa.
1 - Não se planejar
   É preciso tomar o tempo necessário para escolher o nome. Toda a reputação vai estar em volta do nome e da marca escolhida. Para facilitar, o empreendedor pode pensar também no posicionamento que a empresa quer ter no mercado. É o que vai chegar aos consumidores, fornecedores e a vários públicos, não pode ser somente uma preferência pessoal do empreendedor.
2- Escolher nomes longos
   O nome tem que ser fácil de gravar como Nike, Twitter e Apple. Pois nomes longos e difíceis de serem escritos podem ser inconvenientes durante uma reunião de negócios, por exemplo, em que os prováveis fornecedores ficam com medo de pronunciar o nome de maneira incorreta.
3 - Ter nome muito parecido com o do concorrente
   O nome é que ajudará sua empresa a se destacar no mercado, por isso, um nome muito similar ao do concorrente pode ser uma estratégia de querer se aproximar do líder, mas não é vantajoso, pois você acabará confundindo os clientes. E o pior o empreendedor pode se atrapalhar judicialmente se outra empresa se sentir imitada.
4 - Recorrer a palavras muito genéricas ou específicas
   Nomes muito óbvios, que sintetizam o serviço ou produto da empresa, podem ser uma saída fácil inicialmente. Afinal, esta estratégia ajuda a definir melhor o que a empresa faz através do nome. Escolher palavras muito genéricas ou muito específicas e regionais pode ser um erro, já que sua empresa fica sem uma marca bem definida.
5 - Associar ao próprio nome
   Isso é uma faca de dois gumes, quando você associa seu nome à empresa, fica para sempre. E, se amanhã o empreendedor abrir outro negócio, corre o risco de ser associado ao anterior. A exceção existe para alguns nichos como escritórios de advocacia, que aproveitam o nome já reconhecido no mercado.
6 - Recorrer a palavras de outros idiomas
   Neste caso, o erro não é usar termos em inglês ou de outras línguas estrangeiras, e sim, não se preocupar com o sentido da palavra e se será de fácil entendimento e pronúncia do público. Pois se as palavras já foram incorporadas no nosso vocabulário, não tem problema. Mas se a recepcionista de sua empresa tem problema em pronunciar o nome, é preciso cuidado.
7 - Ignorar a sonoridade
   Há propriedades fonéticas que são bem apropriadas para determinados segmentos. Por isso, antes de nomear sua empresa, ele recomenda que empreendedores pesquisem sobre quais vogais e consoantes são recomendadas para determinados mercados. pois um nome com sonoridade ruim não associa simpatia aos clientes e fornecedores.
8 - Abusar de siglas
   Para os professores, as siglas podem ser mais fáceis, mas é importante que signifiquem algo. De alguma forma, você tem que saber qual o serviço ou produto que esta sigla traduz.
   Por isso todo cuidado é pouco para a escolha do nome de sua empresa, e digo que não se esqueça da logomarca também, pois ela será a identidade visual de sua empresa. Então pessoal penso que abrir um empreendimento é talvez a maneira mais rápida de ser livre financeiramente, agora se você tiver saco para fazer aportes por 20 anos siga em frente, e você ainda será chamado de Vovô Playboy. Um abraço pessoal.

Referências:
O que é uma Startup?
A ideia de negócio
Como proteger a sua ideia
Se a ideia for ruim
Como encontrar uma boa ideia
Como vender a sua ideia
Exemplo de ideia simples que faz sucesso

Fonte e Adaptação:Revista Exame 



23 comentários:

  1. Podia ao menos colocar q todos esses textos estão sendo retirados da revista Exame...
    E é esse o caminho mesmo, aportes por 20 anos? Bobagem, vamos zoar dos investidores e ter ideias geniais retiradas de estudos serios de revistas profundas!

    Baixa a bola da arrogancia, voce não é melhor que os outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu apenas adaptei da revista eu não tirei o texto na integra, estou organizando os topicos para facilitar o acompanhamento. Quando tiro o texto na integra eu uso italico como fiz no post anterior.Não sou melhor do que ninguem, so faço a minha parte.

      Excluir
    2. Lord, apedreje até a morte esse troll. Esses caras gostam de dar uma de gostosos. São carentes, coitados...

      Excluir
    3. O importante que ele gastou 5 minutos da vida dele para se dedicar a mim e isso é uma honra, não se admire se esse troll for na verdade um blogueiro disfarsado de anonimo.

      Excluir
    4. Existe algum blogueiro que não seja anônimo?

      Excluir
    5. Você pode vir com o nick do seu blog ou vir como anonimo, ja vi isso antes.
      É admiravel alguem fazer aporte por 20 anos, mas se a gente puder acelerar o processo será muito bom, e tudo que a gente aprende deve repassar as informações para todo subirem juntos.

      Excluir
  2. Um exemplo bom de nome mal escolhido foi da rádio Cidade. Não sei se vc lembra da história, Lord?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ue tinha radio cidade ai em São Paulo, não sabia, qual é a história?

      Excluir
    2. Não tinha radio cidade do rio?

      O nome era patenteado por outra empresa. Ela foi na justiça e ganhou. O grupo da rádio cidade teve que tirar o nome as pressas e depois a empresa faliu.

      Excluir
    3. Tinha uma radio que tinha esse nome, mas pertencia a Globo, como tudo aqui no Rio.
      Isso foi o que eu disse acima, pois se você colocar um nome que já existe vai ficar sujeito a este tipo de coisa.

      Um abraço!

      Excluir
    4. Achei no wikipedia a história dessa rádio:

      pt.wikipedia.org/wiki/Rádio_Cidade_(São_Paulo)

      Excluir
    5. As duas radios apesar de terem o mesmo nome os donos eram diferente sendo que a radio cidade do Rio a dona era o Jornal do Brasil que entrou na justica contra o uso de radio cidade sao paulo.

      Excluir
  3. Fala Lord!

    Tá cada vez mais difícil arrumar um nome legal, tem que ter muita criatividade. Até hoje não precisei fazer isso já que nunca comecei um negócio do zero.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala ae Corey beleza!
      Você é um trader de empresas, ja tem ideia de quando vai vender essa para comprar outra?
      Bem eu ja registrei o nome da paradinha e fiquei supreso por ninguem ter registrado antes.
      Um abraço!

      Excluir
    2. Cara, provavelmente daqui uns 2 anos, mas isso pode acontecer a qq momento, rsrs!

      Excluir
    3. Essa é sem duvida uma grande estrategia, qualquer 50% que você ganhe ja sera um bom dinheiro devido a grandes valores envolvidos, e assim poder comprar outra maior, com certeza você chegara ao milhão bem rápido.

      Um abraço!

      Excluir
  4. Se não tenho criatividade nem p ter ideia de um produto, imagina p dar o nome kkkk
    Prefiro os 20 anos de aportes no mercado de ações :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se nasce criativo, mas é com a pratica que torna o ser humano criativo.
      Em relação aos aportes digo: Sua cabeça é a sua setença.

      Excluir
    2. Ostra, as vezes o que falta para ser criativo é motivação... kkkk

      Excluir
    3. Tudo é questão de vontade, pois quando surge a nescessidade o universo vai conspirar a favor.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Uma curiosidade Lord aquelas logomarcas acima são patenteadas?

    ResponderExcluir