Páginas

terça-feira, 7 de agosto de 2012

ELPL4 cuidado com esta droga!!!

   Todos já devem saber que os lucros da Eletropaulo cairam quase 80%, mas se o investidor não estiver bem informado deste fato e for procurar uma orientação no site Fundamentus vai ver lá o seguinte:

ELPL4 (05/08/12)
  • P/L=2,59
  • DY=30,3%
   O pensamento do investidor sardinha deve ser assim: Caralho!!! Esta empresa esta show de bola, vou entrar com bola e tudo neste papel.
   Mas qualquer um pode perceber que estas informações estão extremamente defasadas, e digo que após a queda do lucro os indicadores devem mudar bastantes, especulo que fiquem mais ou menos assim:

ELPL4 (após o tombo)
  • P/L=10 (margem de 2 tanto para cima quanto para baixo)
  • DY=7,5% (margem de 3% tanto para cima quanto para baixo)
   Se os indicadores ficarem desta forma a ELPL4 ainda será um bom papel, mas não será nada de extraordinário.  
   Desde que passei a acompanhar esta nova geração de blogueiros/investidores o que mais eu leio é sobre o magnífico ELPL4 e seus maravilhosos dividendos de 20%, todos diziam que o P/L da ELPL4 estava muito baixo e que era só comprar e correr para o abraço, me lembro até de um anônimo que dizia que usaria os dividendos desta empresa para torrar com as putas classe "A". Mas a pergunta que ficava no ar era: Porque os indicadores fundamentalistas deste papel estavam tão acima da média?
   Eu fiz um comentário sobre isso em um blog bem conhecido, mas infelizmente o moderador deste blog apagou o meu comentário. O mais engraçado de tudo é que no meio de tantas comentários ofensivos, ele apagou justamente o meu que trazia uma informação muito importante.
   Eu só disse e repito que é um perigo se orientar apenas pelo site fundamentus pois as informações das empresas lá contidos já estão totalmente ultrapassados e quem apenas seguir o que esta lá vai se ferrar bonito.
   Porque o P/L da eletropaulo estava tão baixo? Será que os grandes investidores são tão burros a ponto de não perceberem que este papel estava tão barato, ou já sabiam que viria merda pela frente? Meus amigos ninguém é bobo, principalmente no mundo dos investimentos. Todos sabem que nas partidas de Golfe nas manhãs de domingo, os insiders se encontram e trocam informações atualizadas entre sí. 
   Mas como nós pequenos investidores podemos nos proteger desta situação tão desvantajosa?  Bem é isso que nos vamos discutir nos próximos posts, mas enquanto isso vamos assistir um episódio do desenho do Pica pau na qual ele esta com fome e os restaurante estão todos fechados até que ele encontra um aberto e ai vocês ja sabem o resto da história. Quem não se lembra daquela frase da raposa que dizia assim:
"Cem mil dolares Mulheres... Automóvel... Mulheres... Iate... Mulheres... Mansões... Mulheres......"


  

41 comentários:

  1. Lord, eu não sei porque vc está tão estressado.

    É com as sardinhas troxas da bolsa é que podemos fazer muito dinheiro. Afinal, para existir um esperto precisa existir um otário... kkkkkkkk

    Um abraço Lord!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Eike concordo com você, mas neste caso nós e que somos os sardinhas, pois para os grandes investidores qualquer um com menos de 1 milhão investidos não passa de um sardinha e isso inclui a gente.

      Um abraço Eike.

      Excluir
    2. Eu encaro a coisa de forma diferente: Eu estou sardinha. Mas tem muita gente que é sardinha... kkkk

      Excluir
    3. Eike você é sardinha sim, mas e uma sardinha cheirosa, não é com alguns que estão cheirando a peixe podre kkkk

      Excluir
  2. Ola CA
    Dificil dizer se a empresa passou que "queridinha" a mico. Quando a petro fez o mesmo movimento de queda, todos apostavam em recuperacao do preco das acoes no medio prazo, mas o que estamos vendo eh que talvez R$ 20,xx seja um novo patamar para o papel.
    A mesma coisa podemos dizer da ELPL. Se esta barata, se vai cair mais ou ensaiar uma recuperacao...soh o tempo dira.
    Eu por via das duvidas continuo comprando. Mas nao recomendo.
    Belo post.
    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Dividendos beleza?
      A Petrobras hoje esta mais barato descontando a inflação, do que em 2008 em plena crise, eu me lembro do ultimo IPO que a petrobras fez e todos os investidores queriam entrar inclusive teve briga na justiça para aqueles que investiram através do FGTS pudessem entrar também, e acabou dando nisso.
      Investir em uma estatal como e Petrobras e numa empresa privada que sofre a mesma influência como a VALE e um risco extremamente alto principalmente nos investimentos de longo prazo.

      Um abração!!!

      Excluir
  3. Fiz uma analise parecida com a sua e fui chamado de pessimista. Talvez seja pessimista para os que não querem enchergar a realidade. O fato e que o Brasil esta deixando de ser o queridinho dos investidores e é a grana deles que sustentava a alta. Os gringos se livraram do papel essa que é a realidade. A empresa vai se recuperar mais ninguem sabe quanto tempo vai durar e quanto que ela ainda vai cair. Agora que quiser continuar acreditando em Papai Noel continue.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandman,
      São estramgeiros que movimentam a nossa bolsa e não os investidores nacionais, me lembro que em 2008 quando o Brasil ganhou o grau de investimento os investodores nacionais começaram a comprar feito uns doidos mas os investidores estranfeiros estava vendendo tudo, e assim a nossa bolsa em menos de 25 dias começou a cair e nunca mais se recuperou.
      Um abração!

      Excluir
  4. Eu nem digo nada Lord, falei antes do inicio da queda, assim como vc, mas povo não ouve... as vezes precisam se machucar p aprender.
    como dizem, mercado precifica antes, ou seja, a queda foi o reflexo da noticia q chegou agora, sempre assim :)
    Beijao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A velha frase:

      "Compre no boato, venda no fato"

      Para especuladores, funciona q é uma maravilha!

      Mas tb concordo com o Lord que os números não estão tão ruins assim. Pra quem possui uma carteira diversificada, em alguns anos recuperam.

      Acho engraçado q muito se fala de investimentos no longo prazo, mas na primeira porrada que a ação toma, começa um corre-corre. Porra! É longo prazo ou não ?!?!

      bj!

      Excluir
    2. Pior dimarcinho, q correm depois q o papel despenca, e as vezes migram p,outro q despenca ainda mais rsrs

      Falei em um post seu eu acho, ou aqui, Ja nao lembro, qdo a elpl esta por volta de 19,50 q o papel começou a ficar interessante, mas tb não se encaixa no tipo de papel q quero encarteirar, tem outras eletricas q acho mais interessante no momento

      Excluir
    3. Oi Ostra e Dimarcinho, a situação atual é como eu costumo a dizer, quem já tinha e não vendeu a tempo já era pois o leite ja derramou, agora o investidor tem 2 opções ou ele troca de empresa ou fica esperando alguns anos até sair do prejuizo.

      Um abração!!!

      Excluir
  5. Olha, pra ser bem sincero, a ELPL4 não cobre um dos principais requisitos para EU investir em uma empresa: ter sido lucrativa nos últimos 10 anos.

    Além disso, de 2008 pra cá, os lucros só foram acima dos anos anteriores devido a 3 trimestres isolados.

    Essas coisas devem ser analisadas e, como vc bem colocou, não apenas olhando os indicadores fundamentalistas de forma "burra".

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. È mas esse tipo de coisa de ficar analisando a empresa por 10 anos só funciona bem nos EUA, pois aqui as coisas são muito voláteis, por exemplo a Petrobras deu lucro por 10 anos e agora deu prejuizo, infelizmente o Brasil é um pais com a economia dependente de fatores externo, e as ações não fogem disso.

      Um abração!!!

      Excluir
  6. Ela teve lucro baixo, mas nem por isso deixou de ser boa.

    Mas é o histerismo de mercado e você está caindo, quando ela estiver em 30 novamente vai ser a melhor ação do mundo, quando cai, pior.


    Compra no topo e venda no fundo, pura e simples

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo, foi o que eu disse acima, pois quem comprou este papel no topo vai achar a eletropaulo uma merda, mas quem comprar agora na baixa vai achar que é uma bela empresa, tudo depende do referêncial.

      Excluir
  7. Lembro do post do sumido camaleão divulgando o resultado ainda do primeiro trimestre da ELPL4. Na aquela época ele avisou a tragédia....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camaleao avisou? Ele queria comprar o papel!!!

      Excluir
    2. Mas no início do ano estava tudo correndo as mil maravilhas com a eletropaulo com os preço saido de 25 reais em outubro aé chegar a 35 reais em março, mas a cagalhofança só começou em abril, quem fosse esperto teria vendido na boa com lucros...agora o leite já derramou.

      Excluir
  8. É verdade, Eletropaulo é uma merda. Por causa disso, nenhum paulista mais vai acender a luz ou tomar banho quente, nunca mais.

    Tem nego que não aprende, fica acompanhando cotação, noticia, relatorinhos enfeitados e bla bla bla. Mas tem gente que sabe o que é um mercado bom e fica nele, independente destas variações de humor do mercado (composto basicamente por sardinhas revoltadas e tubarões sádicos)

    Fala sério: Vcs acham que alguma coisa realmente muda no dia a dia da empresa por causa das cotações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para a empresa não muda nada as cotações a não ser para o dono caso um dia tenha que fazer uma nova oferta de ações, ai sim interessa a ele que os preços estejam em alta nessa época, do contrario ele não esta nem ai.

      Excluir
  9. pessoal comprado em elpl ta se doendo bastante aqui, me digam vcs tambem acreditam em coelhinho da pascoa? kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra quem comprou a 35, só resta torcer para o seu time sair da segunda divisão....

      Excluir
  10. Sao nesses momentos de crises q as empresas boas devem mostrar seus valores, embora o governo tenha precisonado acredito q com o alto consumo dos brasileiros principalmente a paulistada a empresa deve se recuperar facil...assim como usiminas...esses é o momento que se deve comprar papeis destas empresas...sardinha louca sai correndo na noticia e derruba o papel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem para quem ainda não tem esse papel pode ser uma boa comprar, mas ja sabendo de antemão que esta empresa não tem nada de extraordinário, e esquecendo de vez os dividendos de 20%.

      Excluir
  11. Não acho que a empresa se tornou uma porcaria, mas ela também não é nenhuma brastemp. Ela não está me deixando confortável e vendi as que eu tinha.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi AdP, a Eletropaulo não é uma empresa ruin a questão e que os indicadores mostrados no site fundamentus estão totalmente defasados e quem não for bem informado vai achar que esta fazendo um ótimo negócio, a outra questão foi a grande queda de preço, pois cair de 35 para 18 em tão pouco tempo foi um baque enorme.

      Um abração!!!

      Excluir
  12. Eu já não investia nela por causa da dívida(claro que ela poderia pagar com os lucros,mas com os lucros caindo,deu no que deu)mas não imaginava que ela poderia cair tanto assim...me safei dessa!XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael, mas acho que o golpe final que causou a queda de preços foi a mudança das tarifas e isso foi um choque para o mercado.

      Um abração!!!

      Excluir
  13. avisar depois que ja caiu é facil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anonimo a Eletropaulo entrou em tendência de queda no dia 12 de abril quando ainda estava a 30 reais, quem vendeu naquela época praticamente nada sofreu.

      Excluir
  14. não entendo voce meu caro, vive fazendo análises e planilhas, criticando outros investidores mas nem em ações investe, realmente não dá para entender, qual seu objetivo com isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem disse que não invisto, faço isto desde 2005, só não mostro o meu patrimônio porque o pessoal do meu trabalho tem acesso a este blog, e também não participo do Ranking do pobreta pelo mesmo motivo.
      Foi com o dinheiro de meus investimentos que comprei o meu apartamento a vista e ainda estou abrindo uma empresa.

      Excluir
    2. Voce mesmo deixa claro isso, seu dinheiro está na poupança... e sinceramente? o conhecimento que demonstra é tão 'internetes' que fica claro que não investe, se investisse não ia perder tempo apresentando planilhas de calculos, criticando investidores e principalmente, apresentando uma avaliação de empresa DEPOIS que ela cai e apresenta prejuizo.

      Excluir
    3. na verdade, ao que parece, voce está iniciando seus estudos agora

      Excluir
    4. Se você acha assim, não posso fazer nada.
      Não estou preocupado em mostrar nada a esta altura do campeonato. Sei quanto eu tenho e isso já me basta.

      Excluir
  15. Só não acho que ela valha mais de 40% a menos e ninguém vai deixar de consumir eletricidade.
    Ainda acho que a melhor coisa é diversificar e comprar pouco todo mês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ID, é pra isso que existe a diversificação, pois se o investidor tem 12 papeis na carteira e uma delas tiver um problema como o que aconteceu com a Eletropaulo, não irá afetar a totalidade da carteira.

      Um abraço.

      Excluir
  16. O argumento de que a Eletropaulo é uma ótima empresa só porque os paulistas não vão deixar de usar eletricidade me deixa irritado.

    Se é assim, porque ninguém fala bem da Sabesp? Afinal, ninguém em São Paulo vai deixar de beber água...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse queda de preço vem pela queda do lucro devido a redução de tarifas, Vai acontecer também com as companhias telefônicas devido a obrigação de fazer investimentos pesados para modernizar esse sistema podre e assim os lucros vão cair assim como os dividendos.

      Excluir
  17. Hoje a ELPL4 está a 7,XX.

    Seus fundamentos não mudaram. Essa queda de 2012 foi tanto por causa da MP das elétricas quanto dos gastos com termelétrica, por causa da baixa das hidro.

    A empresa continua a mesma. Seus fundamentos também. Na minha opinião, sua recuperação ocorrerá e está na hora de comprar aos poucos.

    ResponderExcluir