Páginas

domingo, 19 de agosto de 2012

Consumidores ou Escravos - Bem vindos a Matrix

  Fala ae galera beleza!!! Inicio o meu post de hoje com um comentário feito por um anônimo no blog do pobreta feito há umas duas semanas atrás, ele contava que estava juntando dinheiro e o pai dele perguntou se este dinheiro era para comprar um carro, ele disse que não, era para comprar a sua liberdade.
   Fique pensando nisso, cheguei a conclusão de que realmente somos escravos, mas não como aqueles do filme Spartacus, e sim como escravos modernos que não tem liberdade de fazer o que bem entender, pois gastamos 2/3 de nosso tempo livre para trabalhar para os outros em troca de um salário, para em seguida torrar tudo e assim ficamos neste eterno ciclo de ganhar e gastar, obrigando-nos a trabalhar apenas para manter o nosso consumo, sim pessoal somos “consumidores” uma maneira pomposa de dizer escravos modernos.
    Nós consumidores somos classificados em classes, desde a classe mais alta (alto poder de consumo) até a mais baixa (baixo poder de consumo) e tem aqueles que simplesmente não consomem porra nenhuma por falta de dinheiro, bem estes são descartados da sociedade como as pilhas humanas descarregadas do filme Matrix.
   Os consumidores existem apenas para manter o sistema funcionando gerando riquezas para que uma pequena elite (como esse playboy de óculos escuros da foto acima) não precise ter que trabalhar, eles sim vivem a plenitude da vida, passando a maior parte do tempo em clubes fechados praticando esportes de elite, regados a banquetes e mulheres bonitas.
   E nós os consumidores é que bancamos tudo isso, trabalhando de 8 da manhã até as 5 da tarde (fora as horas extras) enquanto que eles passam o dia em termas, assistindo espetáculos exóticos rodeados por escravas sexuais (putinhas) prontas para o seu deleite.
   Muitos já abriram os olhos e grande parte já entendeu que vivemos numa espécie de Matrix, e a nossa única função neste sistema e consumir e para isso somos fortemente influenciados pela mídia que alia o consumo ao status, e o status atrai as belas mulheres, é como colocar uma cenoura na frente do coelho obrigando-o a correr.
   As pessoas inteligentes que não seguem a manada, são ridicularizadas, são chamados de pão duro, de que não vivem a plenitude da vida, e quando falamos sobre a independência financeira elas simplesmente dão risadas, pois é pessoal estes são escravos e não sabem disso, mas para eles digo o seguinte:
   "Continue a consumir, consumam bastante para que as nossas empresas tenham bastante lucro e paguem bastante dividendos para nós os investidores". Termino por aqui com "Ozzy Osbourne - Mr Crowley" e bom inicio de semanas a todos.

48 comentários:

  1. Cale-se Caçador, vc vai avisá-los e vão acabar vindo pro nosso lado, aí estaremos ferrados haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa disso meu amigo, pois eles a esta hora estão assitindo o programa do Faustão!!!
      Para eles investimentos e coisa de Otário, bom mesmo é comprar coisas caras para impressionar.

      Excluir
  2. Sinceramente Lord, estou cansado da sociedade.

    As pessoas, o sistema, tudo enfim se entrometem indevidamente nas nossas vidas.

    Olhe essa parábola e me diga se a vida não é assim?

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/181537/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem pelo que entendi, não adianta você agradar a sociedade pois será sempre criticado.
      Mas é isso mesmo, o importante e não ligar e seguir em frente, rumo ao nosso objetivo.

      Excluir
  3. Ainda bem que existem os consumidores, nós estamos ganhando muito dinheiro com eles!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem pelo menos eles servem para isso, mas o grande problema e que os gastos desenfreados dessa gente faz com que fiquem endividados, ocasionando numa recessão, que ruim para todos.

      Um abração!

      Excluir
  4. Romper esse ciclo de consumo e aparencias é um processo dificil mas se torna libertador.
    Sim, julgam pelo q temos, pelo q aparentamos ser/ter, mas não precisamos desses julgamentos, podemos nos libertar disso tb :)
    Mas q consumam p que lucremos rsrsrs

    E Ozzy é tudo de bom :D
    Beijocas na ponta do nariz, boa semana por aí

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ostra Azul, vivemos em plena ditadura da midia, e ela que diz o que devemos consumir, e quem não entra no esquema e taxado de cafona e ultrapassado, e fica mal visto. O importante e ter personalidade para aguentar as criticas.
      Essa musica queria colocar ja algum tempo.

      Beijão!

      Excluir
  5. Lord, onde eu assino?

    Um dos melhores textos que já li sobre o assunto. Direito ao ponto. Sem rodeios.

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Guilherme eu apenas falei a realidade, sem nenhuma maquiagem, é isso que acontecem por debaixo dos panos enquanto a gente trabalha, as elites induzem a todos a consumirem bastante e então o pobre coitado nunca tem dinheiro sobrando para investir e fica preso nesta escravidão ate se aposentar ganhando uma mixaria.
      Um abraço.

      Excluir
  6. Cara, como eu já disse em algum lugar. Qdo eu comecei a entender o sistema, eu senti que tinha descoberto a Matrix.

    Agora estou trabalhando pra sair dela... hehehe....

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz esse é o espirito da coisa, estamos dentro de uma especie de matrix, na qual a maoiria da população vive alienada, só trabalhando e consumindo para sustentar uma pequena elite que manda neste pais a 500 anos, basta ver os sobrenomes, são sempre os mesmos.

      Um abraço!!

      Excluir
  7. Tudo que fazemos é consumo, exceto respirar. Comprar a liberdade, na minha visão, significa romper com a estrutura de trabalho que nos foi imposta. Isto não significa romper com o consumo. O tão sonhado tempo livre não vale nada se não o utilizarmos bem. Tudo que fizermos no nosso tempo livre dependerá de algum tipo de consumo.
    O que fazemos é uma troca. Abrimos mão de um consumo imediato e desnecessário para "comprarmos" tempo livre no futuro.
    E o que vamos fazer no tempo livre? Consumir alguma coisa, com certeza. Nem que seja um chinelo, um calção e um óculos de sol. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim podemos consumir, mas não da maneira desenfreada como esta acontecendo, tipo trocar de celular a cada 6 meses, ou trocar de carro a cada 2 anos, devemos poupar pelo menos 30% do nosso salario e investir esta sobra para no minimo termos um fluxo de caixa de modo que o nosso salario corresponda no máximo 1/3 de nossa renda mensal.

      Um abração!

      Excluir
    2. Claro q sempre vamos consumir algo, o problema alem do exagero/excesso é o consumir p se exibir, p estar na moda, p não ser diferente.
      O consumo sem pensar, sem planejar e muitas vezes sem recursos p isso.

      Excluir
    3. Tem até uma frase que diz: Comprar uma coisa que não precisa, com dinheiro que não tem, para impressionar alguém que nem esta ai para você.

      Excluir
    4. Issomesmo Lord!
      Hj vi a conversa de 2 conhecidas sobre compras de sapatos, fiquei absurdamente chocada, acho q vou colocar em um post amanha (ou são loucas, ou são centopeias kkk)

      Excluir
    5. Se parece uma que ouvi na semana passada quando eu estava na saraiva, tinha uma mulher conversando com outra dizendo que o filho queri uma calça jeans de 200 reais e ela comprou uma de 80 reais e o filho ficou muito aborrecido, e fico pensando que comprei uma calça jeans por 40 reais kkkk entou sou um mendigo em termos de consumo kkkkk.

      Excluir
  8. Aí Lord!

    Não sei se vc já assistiu!

    O bom consumidor
    http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=w6tPXEDlG_I&feature=endscreen

    A Servidão moderna
    http://www.youtube.com/watch?v=B7hSxm67izU

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tinha assistido, valeu pelos videos.

      Um abraçâo!!!

      Excluir
    2. Esses videos são otimos ID :)

      Excluir
    3. Estou assitindo agora o escravos modernos, e supreendente, pois se encaixa bem no post de hoje.

      Excluir
    4. Valeu Ostra!

      Lord, com certeza que encaixa!

      Minha videoteca só tem videos tops!rs

      abs!

      Excluir
    5. Putz e você tem uma memoria de tartaruga, estou vendo este video agora, só interrompi para comer alguma coisa e para fazer este comentário, e bem longo 52 minutos, mas vale a pena ver.

      Excluir
  9. Otimo post Lord!
    Acho muito bom que hoje temos muita informação na internet a respeito de tudo o que disse.
    Até poucos anos atrás esse tipo de raciocínio visando a independência financeira, era pouco divulgado tanto que para mim, o ponto de mudança foi quando li o tão criticado livro do pai rico (mais ou menos em 2000, logo depois de seu lançamento). Nunca fui muito de pensar a respeito da lei da atração mas ter encontrado o livro foi sem dúvida algo que relaciono a ela. Fui educado para ser um bom rato de corrida e nunca havia imaginado um caminho diferente.
    A única desvantagem desse caminho, especialmente para aqueles que não nasceram muito ricos, é a solidão que nos acompanha pois é muito difícil encontrar pessoas para falar a respeito . Andar separado da manada por muito tempo não é fácil.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li esse livro também ha uns 5 anos, e muito interessante pois a maioria compra as coisas pensando apenas no Status, tipo uma conversa que ouvi em que um cara tinha comprado um Palio zero km, para pagar em 60 meses e depois gastou 10 mil em sistema de som, mas não pensou que as prestações iriam pesar em seu salario (ele e motorista de onibus). Então ele atrasou o pagamento do carro e a concessionaria resolveu a retomar o automovel, mas ele fugiu com o carro pois ja tinha gasto um dinheirão com o sistema de som e não iria entregar o carro dessa forma.
      Isto eu chamo de consumo sem planejamento, que gera endividamento e o medo da perda do emprego, e mais um cordeiro das elites.

      Um abraço.

      Excluir
    2. O pior é que esse tipo de consumo não traz nenhum tipo de satisfação ou alegria duradouros. É só um êxtase temporário e as pessoas se viciam nisso.
      Como temos um excesso de informações nos bombardeando o tempo inteiro as pessoas agem a maior parte do tempo por compulsão (eu mesmo).
      Ao invés de usar isso de modo positivo e se focar em acumular patrimônio, a maioria cai no consumo de quinquilharias criadas por uma elite, que ganha muito com isso. Vendem produtos de baixo valor agregado embrulhados em uma embalagem que os transforma em produtos de alto valor agregado.
      Abraço

      Excluir
    3. São apenas produtos da moda, pois quem dita a moda e a midia controlada pelas elites, e quem não consome essses produtos, passam a serem excluidos da sociedade, pois são tachados de cafonas e bregas, e isso é ruim para o status e inguem quer ficar para trás, pois isso afeta a nossa alto-estima. Então gaste-se com que pode e tome prestações nos cartões de credito, as operadoras agradecem.

      Um abração!

      Excluir
  10. Enquanto a liberdade não chega o jeito é buscar outros caminhos para a tão sonhada IF.
    É complicado quebrar o padrão de consumo, ainda mais quando isso traz tanto conforto...
    Só que também não acredito em uma vida regada de limitações dirigidas pelo salário, se o preço de algo sobe não torna necessário que vc deixe de consumir, apenas ache outros meios alternativos de ganhar dinheiro...

    Liberdade não é só não ter compromissos, para mim liberdade é ter a possibilidade de achar rumos melhores sem que isso comprometa tua vida... Pior que o padrão consumista é o padrão sovinista... Não adianta regular tudo e viver ranzinza porque tua vida é uma droga e "injusta", tua vida é um reflexo do que você é...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola investidor 2.0, concordo com você e digo que apenas investir em ações não trara a independência financeira a curto prazo, pois com aportes mensais o tempo para se chegar a um bom montante seria de uns 15 a 20 anos, será que o consumidor tera disciplina durante este tempo todo para deixar de consumir para poupar? Acho dificil, então eu bato nesta tecla todos os dias, digo a todos que empreendam algum negocio para turbinar a sua renda para acelerar este processo de independencia financeira.

      Um abração!!!

      Excluir
  11. Muito bom Post, Caçador!

    Eu iria te dar a dica desse filme A servidão Moderna, mais notei que chegaram na minha frente.(Me senti até confortado em saber disso). No entanto gostaria de deixar mais algumas sugestões de leitura:

    A Sociedade do Espetáculo - Guy Debord (Citado bastante no filme)-Um Ensaio graúdo de Sociologia contemporânea para entender o que anda se passando no mundo moderno.

    Vício dos Vícios - Flávio Gikovate - Essencial para compreender a nossa necessidade exibicionista e por conseguinte consumista. (Tem disponível para download no site do autor)

    Capitalismo Parasitário - Zygmunt Bauman - Uma análise filosófica da sociedade do consumo, por um dos maiores pensadores vivos hoje no mundo.

    Darwin Vai Às Compras - Sexo, Evolução e Consumo - Geoffrey Miller - Uma visão da sociedade do consumo do ponto de vista evolutivo - Vale muito a pena a leitura.

    Pode ser que alguma dessas leituras "pingue no molhado", mas acredito que sejam muito importantes para se compreender melhor o tema e discuti-lo com mais propriedade.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais onteressante e que este video e praticamente igual ao meu post de hoje, da até a impressão que assistir o video antes de fazer o post, vou guardar os nomes e irei baixa-los, obrigado.

      Um abração!!!

      Excluir
  12. Ola Lord
    Belo texto. Claro e direto ao ponto.
    Parabens.
    Rumo a IF!!!!
    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadão dividendos, estou esperando o seu post sobre os cassinos, pois adoro este tipo de coisa.

      Um abração!

      Excluir
  13. Concordo com vocês Lord, mas também não é justo demonizar nosso sistema! Lembrem como era duro a vida de nossos ancestrais (não tão longe na arvore genealógica) que não viviam em sociedade de consumo capitalista, que viviam da agricultura de subsistência, de extrativismo, da caça! No ano que por algum motivo de ordem natural a safra quebrava a fome era GENERALIZADA!
    A Irlanda de 1800 tinha 8 milhões de habitantes, hoje eles têm só 3 milhões... Na fome da década de 1830 gerada por uma praga na batata 1 milhão de pessoas morreram de fome, outros milhões fugiram para os EUA. Nos séculos de 1700 tiveram vários anos de fome também e nessa época não tiveram o paliativo da emigração pra América. Sem ter que ir tão longe pra entender o que quero dizer no nordeste até vinte anos atrás quanto tinham secas nos víamos lá um cenário de fome e sede da África subsahariana!! Com milhões de retirantes fugindo da fome se amontoando nas favelas do sudeste!! Hoje o interior do NORDESTE VIVE MAIS UM DE SEUS PERIODOS DE SECA, mas como o capitalismo e a sociedade de consumo já estão bem enraizados lá não vemos crianças morrendo de fome ou flagelados esfarrapados chegando nas rodoviárias de São Paulo.
    A sociedade de consumo é sem duvida responsável por todos os confortos e generalização do tempo de ócio para TODOS os humanos que estão inseridos nela!! Se você esta reclamando de trabalhar das 8 as 5 de segunda a sexta... vai ver como os seus avos trabalhavam!! Era de sol a sol, 12, 16 horas por dia. A sociedade de consumo só precisa de AJUSTES, sustentabilidade em matérias primas, distribuição de oportunidades (não renda), deslocamento do eixo gerador de crescimento do consumo expansivo desenfreado e fútil das elites, para se basear seu crescimento na inserção dos bilhões de seres humanos fora do mercado de consumo nos paises em desenvolvimentos. É uma maneira mais justa de sustentar o crescimento do sistema dando conforto e qualidade de vida aos até então marginados do sistema. De certa forma isso já ocorre com força com o eixo do crescimento mundial estar sendo deslocado para os paises de enorme populações pobres da Ásia e no nosso caso o crescimento do PIB brasileiro estar baseado no crescimento da demanda da tal ‘’classe média C emergente’’. Sr. Foda Low Cost.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala ae Sr Foda low cost, concordo com você e nem preciso ir ate ao meu antepassados basta lembra a rotina de meu pai que trabalhava numa famosa fabrica de pão de Forma ele tinha que pegar as 7 da manhã e o serviço ia até as 22 horas, eu só via o meu pai nos fins de semana.

      Esta história da irlanda é um bom exemplo e veja que a população deles era a mesma do brasil no Sec XIX eles eram chamado pelos ingleses como os comedores de batata, a Irlanda foi o unico pais Europeu que foi uma colonia, e lá era como uma especie de laboratorio usado pelos ingleses para testes "coloniais" e eles sofreram muito com isso, pois quando a experiência dava errado era a fome na certa.
      Bem em relação ao consumo, eu não sou contra, só acho que muita gente consome sem precisar, pois são induzidos pelos anuncios e vou dizer que um primo meu trocava de celular de 3 em meses e era só celular caro de 1500 pra cima e isso a mais de 5 anos e o pior e que ele ganhava uma mixaria, mas o importante de tudo era mostrar status.

      Eu gosto de consumir, mas não vou comprar uma coisa só porque todos compram, primeiro vou ver a real nescessidade de ter aquilo, por exemplo comprei um Smartphone de medio porte, pois fiquei para entrar na internet durante a ida e a volta do trabalho e esta me servindo muito bem, da mesma forma que comprei um tablet pois cortaram a internet aqui do trabaho e tenho que fazer muitas coisas online . Então eu só compro se realmente nescessito de tal coisa e não por status.

      O blog esta a sua disposição se quiser publicar algum post e não tiver saco de criar um blog, basta mandar o texto para "castelosecreto@gmail.com" que publicarei.

      Um grande abraço!!!

      Excluir
    2. Nosso sistema melhorou em relação ao passado, mas ainda existe MUUUUUUUUUUUUITA coisa para melhorar.

      Excluir
    3. Bem de cara posso dizer que os paises que ja chegaram na éra pós industrial, a carga horária ja caiu de 8 para 6 horas, sobrando mais tempo para o lazer e com isso abrindo a possibilidade de se fazer 4 turnos de 6 horas em vez de 3 de 8 horas e isso poderá gerar mais empregos.
      espero que chegamos a este nível mais rápido possível.

      Excluir
    4. Lord,

      passei uma fase da minha vida trabalhando na média de 25-30 horas semanais.

      A diferença de qualidade de vida é ABSURDA.

      Agora estou nos malditos 40 novamente. Pode não parecer, mas essas 2horinhas diárias fazem uma diferença descomunal.

      Veja se faz sentido: a medida que avançamos na tecnologia, parece q precisamos trabalhar mais!

      Estranho, não?

      []s!

      Excluir
    5. Pô eu fico imaginando o que seria trabalhar apenas 6 horas, pegaria as 8 da manha e largria as 14 horas, daira tempo de fazer um monte de coisas, seria um sonho, sem duvida que 2 horas fazem uma diferença brutal no fim do dia, principalmente no humor.
      Essa sensação de trabalhar mais é devido ao estresse.

      Um abração!!!

      Excluir
  14. Já trabalhei 4 horas por dia, sei como é bom. Quero conseguir a IF logo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz 4 horas já esta de bom tamanho, dá e sobra.....

      Excluir
  15. Fala Lord!

    Acontece que todos nós queremos estar na ponta da pirâmide do sistema, comigo não é diferente. Se o sistema é justo, eu não sei dizer, mas todos queremos nos aproveitar de alguma possível injustiça.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Corey, isso com certeza, é a vida perfeita e ainda rodeado de escravas sexuais....você esta certissimo kkkkk

      Um abração!!!

      Excluir