Páginas

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Ainda ELPL4 e uma história pessoal

   Oi pessoal, no ultimo post conversamos sobre a Eletropaulo que após uma quebra dos bons fundamentos, deixou de ser um papel excepcional e assim teve uma queda brutal levando consigo a esperança de um futuro melhor para muitos investidores, que já estavam gastando por conta.
   Tivemos alguns comentários bastante interessante dizendo que eu estava criticando o papel justamente na hora em que ela estava bom para comprar, falaram inclusive sobre os sardinhas que compram na alta e vendem na baixa, vou agora fazer algumas considerações:
  1. empresa perdeu os bons fundamentos que tinha e isso é um fato consumado.
  2. Quem comprou na alta já se ferrou por inteiro, só resta se lamentar e partir para outra, em vez de esperar que os preços voltem ao mesmo patamar de antes.
  3. Para quem ainda não comprou, o papel já esta bastante barato, mas pode ficar mais barato ainda. 
   Vou contar uma historia que aconteceu comigo em 2008: A fabrica de computadores positivo (POSI3) era na época uma grande estrela da bolsa, era um dos papéis da moda e começou a subir até chega a uns 40 reais.
   Foi ai que o governo de São Paulo mexeu na tarifa de impostos que prejudicou todas as empresa que fabricavam computadores fora do estado de SP e a Positivo informática (que tem fabricas no Paraná e na Zona Franca de Manaus) foi especialmente afetada.
   A cotação da POSI3 começou a cair até chegar a uns 20 reais e após a divulgação do balanço, a revista Exame (sempre ela) anunciou que os lucros aumentaram, então pensei, se este papel já valeu 40 reais a pouco tempo e hoje esta valendo apenas 20 reais, então a POSI3 deve estar bem barato, se esse papel voltar ao mesmo patamar de antes terei um lucro de 100%.
   Comprei o papel no dia seguinte, mas ai o papel continuou a cair, então a mesma revista Exame disse que a margem EBTIDA tinha caído desagradando os investidores (revista filha da puta).   
   Resumindo o papel caiu para apenas 10 reais, e quando subiu para 13 dei graças a Deus e vendi o mais rápido possível.
   Depois que vendi veio a crise e então o papel caiu para apenas 3 reais. Já pensou no cara que comprou a 40 reais e ficou pensando neste negócio de longo prazo, ele nunca mais vai recuperar este dinheiro.
   Hoje passados 4 anos o papel esta na faixa de 6 reais, mas quem comprou a 3 reais teve um lucro de 100%, mas só aqueles que compraram no fundo do poço.
   Reparem que a faixa de preços das duas empresas eram bastantes semelhantes, mas será que vai acontecer com a eletropaulo a mesma coisa que aconteceu com a Positivo informática, não sei pois são duas empresas completamente diferentes e não tenho bola de cristal.
   Mas é sempre bom ficar de olho, pois o papel pode voltar para a faixa dos 30 reais ou cair ainda mais até chegar a 10 reais ou mesmo pode não acontecer nada ficando nessa faixa de preço (18 a 24 reais) por longos anos assim como a Eletrobrás.

Resumo em relação a Eletropaulo (ELPL4):
  • Quem comprou na alta fez um péssimo negócio
  • Quem comprar agora tem boa chances de fazer um bom negócio.
Um abraço a todos.

47 comentários:

  1. Parabéns pelo post e por citar o exemplo da Positivo.
    Bom eu estou entrando na bolsa agora, tenho pouco dinheiro para investir, mas estou procurando diversificar os setores, pois mesmo agora se fosse contabilizar o que já investi estou no preju...porém não estou preocupada pois minhas ações são para longo prazo.
    Comprei eletropaulo a R$ 18,65 achando que ia receber dividendos só que foi divulgado que eles não irão distribuir por enquanto.
    Minha vontade é comprar mais, pois fico pensando que pode está acontencendo o mesmo que aconteceu com o banco do Brasil que chegou na casa dos R$ 19 e agora está subindo.
    Mas pensando 2 vezes é melhor esperar mais um pouco.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo anônimo, obrigado pelo elogio.
      Bem se você esta começando agora, procure diversificar a sua carteira com pelo menos 5 empresas de setores diferentes, escolha empresa que tiveram lucros crescentes ao longo dos 5 ultimos anos, sendo que é tolerável até 1 ano de queda nos lucros, mas se você tiver pouco dinheiro e melhor que compre a ETF DIVO11 que é composto por empresas boa pagadoras de dividendos, boa sorte.

      Um abraço!!!

      Excluir
  2. A pergunta é: quem falou que a ELPL4 tá no fundo?

    Ela estava em 40 e foi pra 30. Falaram que estava no fundo.

    Saiu de 30 pra 25. Novamente, o fundo!

    De 25 para 20! Agora sim, estamos no fundo.

    E fomos no 18! AGOOOOOOOOOOOORRRRRAAAAAAAAA sim, o fundo!

    Essas sardinhas anônimas são muito idiotas mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dimarcinho, o mais engraçado de tudo é que depois que falei da Eletropaulo a mesma comepou a disparar na bolsa, é logico que ela caiu demais, mas vamos ver até onde vai essa recuperação.

      Um abração!!!

      Excluir
    2. Oi, Lord.

      Comentei aqui quando vc postou sobre a ELPL. Minha "previsão" foi acertada, que eles iriam reduzir o payout. Eu esperava uma redução, não a total aniquilação dele, mas de qualquer forma estou super tranquilo com relação ao meu investimento.
      Continuo achando que a empresa é boa. Os fundamentos pioraram, sem dúvida, mas continua sendo uma empresa muito boa. E acho que o baque dos últimos resultados e a diminuição da arrecadação vão fazer ela ficar mais eficiente.
      Veja que a empresa preferiu fazer dívidas e pagar dividendos do que reduzir dividendos e fazer caixa para investir. Foi exatamente isso que motivou a ANEEL a reduzir a tarifa. É um aviso claro do órgão regulador: as elétricas, pelo menos as do setor de distribuição, não podem mais escolher distribuição de dividendos em vez de investir.

      Não consigo comparar com a Positivo. A Positivo teve e ainda tem uma concorrência muito forte, era subsidiada, e tem um produto que não é dos melhores. Sem contar que os fundamentos, mesmo na época em que teve a alta em sua cotação eram bem piores que os da ELPL de hoje. O P/VPA da ELPL no topo estava um pouco acima de 2. O da POSI devia estar acima de 5.
      Lembrando que a ELPL tem receita garantida até 2028.
      (ISSO NÃO É UMA RECOMENDAÇÃO DE COMPRA OU VENDA!!!)

      Mais dados situacionais: o contrato entre Eletropaulo e AES Tietê (GETI) termina em 2015, e provavelmente não será renovado. As duas empresas pertencem ao mesmo grupo (AES). Atualmente a Eletropaulo paga mais caro para a GETI, o que a ANEEL provavelmente não vai permitir continuar. Assim, a receita da GETI deve diminuir e os custos da ELPL também.
      (NOVAMENTE, NÃO É RECOMENDAÇÃO DE COMPRA OU VENDA!!)

      Enfim, como tenho horizonte de longuíssimo prazo, estou super tranquilo.

      Excluir
    3. Desconfio que os dirigentes da ELPL tenham muitas ações dela, por isso o pagamento de dividendos era tao alto.

      Excluir
    4. Olá anonimo, a comparação que fiz de Eletropaulo com a Positivo foi em termos de situação de preço, até porque são duas empresas totalmente diferente e se não me engano o P/L da positivo na época já era bem alto, mas euestava iniciando os meus investimentos em ações em 2008, pois até então eu investia atraves dos fundos (desde 2005) do BB Petrobras e BB Vale, mas o meu forte era a BB Siderugia que foi a coisa que mais me deu lucro em todos esses tempos de investidor, ganhava entre 300 a 800 reais por dia com esses fundos, o mais engraçado de tudo que eu atualmente combato este tipo de investimentos (atraves de fundos) mas foram eles que me deram mais alegrias, agora em termos de ações eu ganhei muito com ELET6 (primeiro dividendo que recebi) e BBAS3 que comprei a 26 e vendi depois por 30 e isso em 2008.
      Gostei de sua explicação em relação a Eletropaulo.

      Um abração!!!

      Excluir
  3. All-in é uma estratégia normal. Do mesmo jeito que ficam dando positivo e eletropaulo como exemplo negativo, eu poderia citar tarpon pré 2011, hering, le lis etc... cada um faz o que achar melhor e isso depende de N variáveis, não só de coisas simples
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "All-in é uma estratégia normal."
      Não entendi esta frase. Qual a sua definição de estratégia? E de normal?
      .
      Não devem ser as mesmas que as minhas....

      Excluir
    2. Para quem tem pouco capital e bastante tempo para maturar o investimento, all-in é, sim, uma estratégia normal.

      Acho engraçado não ver esta revolta toda quando alguém confessa ter todas as suas economias numa conta poupança...

      Excluir
    3. Mas é muito diferente um cara ter toda a quantia na poupança em comparação a ter numa unica empresa, pois a poupança é garantida pelo governo até num valor de 60 mil reais, ja se o cara investir em uma empresa do tipo Mundial(MNDL4) ou Kepler Weber (KEPL3) deve estar muito arrependido.

      Excluir
    4. Vc fala isso porque não conhece o Max, anônimo... Ele quer apedrejar até a morte quem aplica em poupança... kkkkkkkkk

      Excluir
    5. Max, sem dúvida não devem ser iguais as suas. Justamente por isso que critiquei os críticos de plantão. Não é necessário padronizar estratégias de investimento em bolsa. Na verdade sou contra essa mania de seguir receita de bolo pra tudo. Embora existam diversas semelhanças, também existem N variáveis que pessoas inteligentes, curiosas e dedicadas estudam e analisam antes de colocar o suado dinheiro em uma companhia. Se uma pessoa quer colocar todo o dinheiro em 100 papeis ou em um, ok que estude bastante antes e faça toda uma estrategia. Pode ver no meu blog que não é isso que faço, já que minha carteira é composta por majoritariamente 3 papeis e em menor parte por diversos outros.

      Estão criticando bastante o pobretão porque a estratégia dele, provavelmente mal estudada, arruinada por uma variável externa (governo) não ESTÁ dando certo (note que dei enfase no ESTÁ, e não escrevi "não deu certo" já que ele não encerrou posição)
      até encerrar, o papel pode ir a R$50 como pode ir a R$5, só que eu, e mais ninguem, sabemos.

      eletropaulo ja fez parte de 4% da minha carteira, e hoje de tanto cair faz apenas 2%, ou seja perdi um carrinho legal usado mas tudo bem, não penso em vender agora
      abraços a todos

      Excluir
    6. Eike;
      A poupança é apenas uma proteção, isto é um lugar para guardar dinheiro que for usar no curto prazo, mas em termos de investimento a poupança é muito ruin pois a longo prazo apenas empata com a inflação.
      Agora fazer All-in é até valido, mas os riscos envolvidos são enormes.

      Excluir
    7. espero que tenham entendido minha opinião sem ter me achado grosso por discordar do pessoal

      Excluir
    8. Não precisa se procupar com isso, estamos em um forun, e se todas as pessoas concordassem com tudo não teria graça.

      Excluir
    9. Mas sério,
      Qual a sua definição de "normal" e de "estratégia"?

      Excluir
  4. Lord

    Como vc mesmo citou, são empresas completamente diferentes, empresas de tecnologia mudam com uma velocidade imensa, a Positivo só estava bem por conta do protecionismo q nosso pais vivia na época, não tinha a menor chance contra uma HP, Dell, LG quando essas entrassem, e realmente não teve chances.

    Eletropaulo não me agrada, mas é uma empresa completamente diferente, com um longo contrato como fornecedora de uma das maiores cidade do país, entendo o q vc quis dizer com seu exemplo, mas não dá para comparar uma com a outra.

    Qto ao All-in, acredito q em algumas situações ele é muito bem vindo, mas depende de informação, avaliação de risco e varios outros fatores.

    Outro ponto q vc deve ter percebido é q não dá para se basear em informações de revistas como Exame, Veja, e outras do genero ;)
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ostra azul, a unica comparação que fiz entre a Positivo e a Eletropaulo foi em relação a faixa de preço em que as duas estavam.
      All-In só seria interessante se o investidor tiver uma informação privilegiada, e isso é para pouco, portanto para o publico em geral All-in não é recomendável.
      Em relação a revista veja eu realmente levava em conta as informações contidas até porque eu estava ainda no inicio de meus investimentos, hoje sei que muita coisa não é para se levar em conta.

      Bjs

      Excluir
  5. Muitos confundem longo prazo com casamento. O importante é o bolo. Não há estratégia 100%.
    E a USIM5. Até 2008 ela tinha um desempenho excelente. De 2008 para cá seus balanços começaram a derrapar, e o mercado está fazendo a sua justiça. O histórico de siderúrgicas é muito bom. Não encontramos siderúrficas falando frequentemente, mas algumas vezes temos que assumir que a empresa mudou, e voltar para ela caso ela prove que melhorou. Enquanto não provar, investiremos nosso dinheiro em outras empresas.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AdP Concordo plenamente com o seu comentário, pois esse longo prazo não se aplica muito principalmente no Brasil, pois nos anos 90 a Petrobras, Vale e as Siderugicas estavam maus da pernas e só davam prejuizo, então ninguem em sâ consciência iria coprar estas empresas, mas após 1998 essas empresas começaram e ter lucros altos e crescimento rápido e assim passaram a ser uma boa escolha, agora em 2012 estas mesma empresas voltaram a terem um desempenho pífio. esse longo prazo durou um pouco mais de uma decada.

      Um abração!!!

      Excluir
    2. Essas são empresas que crescem junto com a economia mundial. Espera a China se aquecer de novo, e a Vale cresce junto.

      Excluir
    3. É anônimo mas saiu uma notícia na segunda feira, que diz que a produção de aço na china caiu pela primeira vez em 31 anos, e ainda existe um estoque de 2 anos de aço, e isso é ruim para a Vale, fique de olho.

      Excluir
    4. Concordo em gênero, número e grau!

      Abraço!

      Excluir
    5. O rapaz você estava sumido, seja bem vindo novamente.

      Excluir
  6. Uma coisa é uma coisa outra coisa e outra coisa. Não tem como comparar Positivo com ELPL. Assim como não se pode dizer que quem comprou na "alta" ja se ferrou como também não se pode dizer que quem comprar agora vai se dar bem.
    Em relação a ela decide que vou mantela em carteira pois ela não representa muito na minha carteira. poderei até comprar mais dependendo do que rolar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandman eu não fiz uma comparação entre empresas e apenas comparei a situação de uma empresa que era bem vista e que perdeu os bons fundamentos e caiu em desgraça.
      Mas se você acredita nesta empresa pode sim comprar nas baixa para fazer preço médio mais baixo

      Excluir
  7. Resumo em relação a Eletropaulo (ELPL4):

    Quem comprou na alta fez um péssimo negócio
    Quem comprar agora tem boa chances de fazer um bom negócio.


    sensacioooonalllllll conclusão! kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As coisas mais importantes da vida são simples, é o povo que as tornam complicados.

      Excluir
  8. Não querendo colocar água no chopp dos defensores da ELPL, mas... Tem mais um porcesso rolando aí que pode derrubar ainda mais os lucros das elétricas.

    Os cálculos das contas entre 2002 e 2010 foram feitos errados e maiores do que deveriam. As distribuidoras deveriam repassar a eletricidade em si para gente a preço de custo e só o trabalho e custos deles deveria haver lucros. Mas eles calcularam lucro sobre o total da conta.

    O processo está rolando na Aneel. Vamos ver no que dá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eike você anda bem informado, pois eu não sabia disso kkkk.
      Agora uma coisa parecida deve acontecer com as teles, pois com os grandes eventos como a Copa e as Olimpiadas elas serão obrigadas a investir muito mais e assim seus lucros vão diminuir e muchando os dividendos pagos.
      Ainda mais agora com esta pressão toda do governo federal por causa dessa cagalhofança toda.

      Excluir
    2. agora essa porcaria vira pó mesmo kkkkkkk

      Excluir
    3. http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/08/relatorio-pede-devolucao-de-r-7-bilhoes-cobrados-em-conta-de-luz.html

      Excluir
    4. Vou ler e darei o meu veredito....viu a final da ginastica artistica ontem Eike, viu as nossas meninas Russas kkkkkk

      Excluir
  9. Adorei o exemplo da Positivo pois acho os computadores dela uma merda(inclusive vou ter que comprar um novo-_-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. XD !!!
      O meu também não é grande coisa, estou digitando num Itautec Celeron ano 2007, o negocio esta tão feio que comprei um Tablet Samsung para trabalhar melhor.
      A positivo é uma merda, mas naquela época ela ainda podia fazer alguma frente, mas hoje ficou pra trás.

      Um abração!!!

      Excluir
  10. ELPL vive uma fase conturbada muito mais pela inércia do Governo, que demorou UM ANO para fazer a revisão, do que pelos seus fundamentos.

    Somente com o IBOVESPA perdendo o suporte dos 52500 pontos para se imaginar uma queda maior deste papel, visto que toda a m... decorrente da revisão tarifária já se encontra precificada nesta queda de quase 50% do ativo.

    Agora, sempre vai ter quem acredite no calendário Maia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alias se não me engano de acordo com o calendário Maia o fim do mundo será agora no sabado dia 11, bem voltando a Eletropaulo parece que a presidenta Dilma vai renova a concessão de todas as companhias de eletricidade, sem que haja nova licitação.
      As coisas devem melhorar um pouco.

      Excluir
  11. Belo Post....
    Mas seguir a exame..Veja... ai é furada hein rsrsr
    Ainda bem que como investidor iniciante, já sei que não posso fazer isso rsrrs

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas isso foi no inicio, hoje sei que não se deve confiar muito na midia, pois tudo que eles falam é porque tem algum interesse por tras, como aconteceu com o IPO da Petrobras, que antes era uma maravilha mas no dia seguinte ja não era grande coisa, mas ai os investidores nao podiam voltar atrás.

      Um abração!

      Excluir
    2. Verdade. Ler revistas semanais é para perdedores. Vencedores buscam informações em blogs de desconhecidos.

      Abraços

      Excluir
    3. E tem outra coisa, quando as notícias vem ao publico, e porque já são noticias velhas, porque quem tinha interesse ja sabia antes, portanto noticia publicada é noticia velha.

      Abração!!!

      Excluir
  12. (09/08) ELETROPAULO (ELPL-N2) - Esclarecimentos
    DRI: Rinaldo Pecchio Junior


    Em atencao a consulta formulada pela BM&FBOVESPA, a empresa enviou o seguinte:

    Ref.: Oficio CVM GEA 3593/2012
    A Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de Sao Paulo S.A. ("AES Eletropaulo" ou
    "Companhia") vem, em atendimento ao Oficio 3593/2012 formulado pela Gerencia de
    Acompanhamento de Empresas-1 da Comissao de Valores Mobiliarios, prestar
    esclarecimentos, sobre a materia veiculada no Jornal Brasil Economico, em 7 de
    agosto de 2012, intitulada "Eletropaulo vendera ativos e cortara custos",
    noticiando que "A Companhia preve, entre otimizacao de operacoes, aumento da
    produtividade das equipes de campo, automatizacao dos sistemas e sinergias na
    area administrativa, reduzir gastos em R$ 100 milhoes em 2013" e que "A
    Companhia trabalha com a estimativa de uma reducao entre 30% e 35% no Ebitda
    recorrente, a partir do terceiro trimestre".
    Nesse sentido, a Companhia esclarece que possui um programa de busca de
    eficiencia e melhorias na gestao de custos, de forma a produzir um impacto
    positivo estimado de R$ 100 milhoes a partir de 2013.
    Adicionalmente, a Companhia espera uma queda em torno de 30% a 35% em seu Ebitda
    recorrente, ou seja, relacionado a atividade de distribuicao de energia. Essa
    expectativa de reducao deve-se a nova realidade economico-financeira definida
    pelo 3 Ciclo de Revisao Tarifaria aplicada a partir de 4 de julho de 2012.
    A Companhia informa tambem que atualizara o Formulario de Referencia ate 14 de
    agosto de 2012, conforme determina a Instrucao CVM 480/09.
    Por oportuno, a Companhia ressalta que esta sempre atenta a eventuais fatos que
    possam de alguma maneira influenciar a cotacao de suas acoes, alem de sempre
    procurar adotar as
    melhores praticas de governanca corporativa no que diz respeito a tempestividade
    e transparencia das informacoes prestadas aos seus acionistas e ao mercado em
    geral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Forreta.
      Nossa você foi fundo em sua pesquisa, o mais interessante é que depois que comecei a falar da Eletropaulo os preços começaram a aumentar, isto só para me contrariar.

      Um abração!!!

      Excluir
    2. Grande Lord!
      Temos que correr atrás das noticias das empresas que temos em carteira! rs e a Eletropaulo é uma das que não só tenho participação como até pretendo reforçar posição, já que considero a administração dela muito boa.

      Abraço e bons investimentos!

      Excluir
    3. Bem foi com eu disse, quem entrar na Eletropaulo agora provavelmente fara um grande negocio, mas quem comprou la no topo esta totalmente frito, da mesma forma que a petrobras a 18 reais esta com um bom preço.
      Pretendo reforçar as minhas posições na ETF DIVO 11.

      Um abraçâo!

      Excluir
  13. A AES é um grupo sério. Houve a intervenção governamental, a empresa não mudou. Houveram custos elevados com termelétricas devido a queda do nível das hidroelétricas. Essas coisas ao meu ver são passageiras e só ofuscam a empresa.

    É uma empresa boa. Mas é Renda Variável. Sobe e desce. tem que aceitar isso.

    Acho que deve-se comprar aos poucos. No mais acredito que colocar ela em quarentena também é uma boa. Agora vender só por causa disso é só girar patrimônio.


    ResponderExcluir