Páginas

domingo, 8 de julho de 2012

De empregado a Patrão

   Pergunta: Por que estamos nessa busca frenética pela liberdade financeira?
   Resposta: Para sermos dono de nosso próprio nariz e não ter que dar satisfações a ninguém. 
   
   Para chegar a esse objetivo é que pouparmos, e com as sobras no orçamento é que fazemos os aporte mensais, mas só que tem um pequeno detalhe, pelos cálculos que fiz numa planilha, cheguei a conclusão de que levaria um tempo considerável para se chega a indepedência financeira. Vou dar um exemplo:

-Salário 5.000 reais por mês
-Aporte 2.000 reais por mês (40% do salário)
-A carteira terá um rentabilidade média anual de 15% (taxa conservadora)
-Dividendos anuais 6% (taxa conservadora)

Obs: Já fui criticado por dizer que é possível obter uma rentabilidade 15% e mais 6% de dividendos totalizando assim 21% de crescimento médio anual, mas o "Índice de dividendos" e a rentabilidade média dos "Fundos de Dividendos" que seguem uma carteira com boas empresas pagadoras de dividendos tiveram no período de 2002 a 2012 uma rentabilidade média de 27% portanto estou sendo conservador.

Resultado:
  • 7 anos para que o investidor receba em forma de dividendos o equivalente ao que se aplicou mensalmente, que neste caso é 2.000 reais.
  • 12 anos para que o investidor receba em forma de dividendos o equivalente ao salário atual, que neste caso é 5.000 reais.
 Você vai dizer "opa" 12 anos é mole, mas infelizmente a história não é bem assim, pois existe um outro fator que devemos levar em conta, que é a "inflação", pois 5.000 reais daqui a 12 anos não terá o mesmo valor de hoje.
  • 16 anos será enfim o prazo para que o investidor receba em forma de dividendos o equivalente a 5.000 reais ja contando com a inflação que neste caso é estimado em 5% ao ano.
  Será que a maioria terá disciplina por longos 16 anos (quase 1 geração) para poder viver de só dividendos e curtir a vida já sendo um velho? Eu digo 16 anos mas isso sem contar com os imprevistos, que certamente ocorrerão porque 16 ano é tempo suficiente para 4 crises como vimos em 1997, 2000, 2008 e 2012.
  Será que a maioria aguentará poupar 40% do seu salário por 16 anos? E isso para se chegar ao fim do processo e receber o equivalente ao salário atual já corrigido pela inflação, que neste exemplo é de 5.000 reais aos valores de hoje. E isso é muito pouco para os inúmeros planos que muitos estão fazendo. Leio coisas do tipo: Comprar carros esportivos, sair com Gp's classe "A" todos os dias, participar de orgias, swings, etc...
  Será que 5.000 miseros reais vai dar para tudo isso? Ou eles estão pensando em obter rentabilidades absurdas do tipo 80% ao ano, pois os melhores gestores de investimentos do mundo venderiam a própria mãe para obter a metade disso.
  Muitos vão dizer então: Qual é a solução? E digo, que não há solução definitiva, caso ouvesse alguma solução, os investidores de Wall Street matariam para ter acesso a este segredo super bem guardado.
  Felizmente existem formas de acelerar este processo, poderemos partir para uma situação intermediária entre ser um simples empregado e ser um investidor que vive de renda. A solução seria abrir o nosso próprio negócio. 
   Fico pensando, se em vez de ficar 16 anos vivendo com apenas 60% do salário, utilizar apenas 1/4 deste tempo para desenvolver a nossa própria empresa, poderíamos obter um resultado muito superior além do que não estaríamos subordinado a chefe nenhum.
   Estava vendo uma reportagem no "Jornal Hoje" e passava uma matéria sobre os escritórios compartilhados que parecem virar moda hoje, mostrava um exemplo de um salão cuja a secretária e o sistema de telefonia e internet eram compartilhados por umas 20 pequenas empresas que dividiam entre sí o aluguel do salão.
   Todos eram empresarios que viviam de tipos de negócios totalmente desconhecidos do grande público como o de um cara que trabalhava sozinho comprando e vendendo energia pela internet.
   Ontem eu passei na Livraria Saraiva e na seção de revistas tinha uma que mostrava uma matéria de um cara que em 2008 investiu 50 mil em um négocio simples de Site de buscas (como o Google) só que especializado em buscas de pequenas empresas de bairro do tipo farmácias, pizzaria, chaveiro etc... Ele cobrava 99 reais mensais para uma empresa colocar o seu anuncio no site dele e ja estava faturando 1,8 milhão por ano. O site funcionava apenas nas Cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.
   Então podemos ver que abrir uma Startup e pode ser um bom caminho para acelerar a nossa independência financeira e ao longo do tempo iremos discutir sobre este assunto muito interessante, afinal ser um CEO de uma Startup tem o seu charme. Lembre-se que existem um infinito mundo de possibilidades a serem explorados. Um abraço a todos!!!

63 comentários:

  1. humildemente gostaria de dizer que acho 21% absurdamente alto pro investidor comum que não sabe muito sobre ações. modestia a parte eu acho que sei muito sobre o mercado e não espero mais que 16% ao ano (6% div + 10% valorização)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos que observar que estamos falando de uma média, pois num prazo de 10 anos por exemplo termos varios anos com crescimento de 30%, 50% e até 90% ao ano como foi em 2003, mas termos anos com quedas com foi em 2000, 2001 e 2008. Os fundo de dividendos deram de 25% até 28% ao ano nos ultimos 10 anos, e isso ja descontando a tx de administração, inclusive o BB esta com um novo fundo de dividendos de empresas de médio porte que na metade do ano rendeu mais de 12%.

      Excluir
    2. Lord, essa estimativa de retorno é irreal... A rentabilidade foi alta no periodo 2002-2012 porque a inflação foi alta neste período (12,53%! em 2002). SEria muito mais realista basear seus cálculos na rentabilidade real, já descontada a inflação... Do jeito que vc está fazendo, vc inclui a inflação no começo para retirar no final... E aumenta as chances de erro...

      Excluir
    3. Mas calculei com inflação para dar o sentido ao post, mas a média de rentabilidade do Ibovespa foi de 16,1% ao ano ja incluindo os 3% de dividendos médios, resultando um rentabilidade de 11% descontando a inflação.
      A rentabilidade que utilizei foi usando a rentabilidade médios dos fundos de empresas boas pagadoras de dividendos, resultando assim numa rentabilidade mais alta.

      Excluir
    4. E a media da inflação no periodo foi só de 5%?

      Excluir
    5. Entre 2002 ate 2006 o igpm foi de 8,2%, mas nos calculos futuros, usei 5%.

      Excluir
    6. Errei e entre 2002 ate 2012

      Excluir
    7. Taí o erro! Vc usou uma média de rentabilidade numa inflação alta e projetou a mesma rentabilidade numa inflação baixa... O mais correto seria usar uma rentabilidade de 8% real e, mesmo assim, já está muito alta...

      Excluir
    8. Vou recapitular: O indice ibovespa rendeu brutos 16,1% a.a. entre 2002 a 2012 o IGP-m neste mesmo período foi de 8,2% a.a. a rentabilidade liquida do ibovespa foi de 7,9% a.a. certo?
      Mas eu não usei o indice ibovespa como indicador para o calculo que usei no post de hoje, e sim o índice de dividendos extraidos dos arquivos do site da bovespa, somados a media dos fundos de dividendo oferecidos pelos bancos extraido do site da CVM. A média deles foi de 27% a.a brutos, eu coloquei apenas 21%, Repito "não usei o indice ibovespa" pois este índice é defeituoso como você verá nos próximos 2 post.

      Um abração!!!

      Excluir
    9. O IBOVESPA, se não me engano, já incorpora os ganhos com dividendos no próprio índice. Esse índice de dividendos que vc usou não segue a mesma regra?

      Excluir
    10. Sim este índice ja incorpora os dividendos assim como acontece com o índice ibovepa, sendo que o ibovepsa rendeu entre 2002 até 2012 16% e o indice de dividendos 27%, veja que coloquei apena 21% sendo 15% de rentabilidade e 6% de dividendo, por isso disse que estava sendo conservador.

      Excluir
    11. Lord,
      Qual é o fundo de dividendos de empresas de médio porte do BB?
      Abraço
      Guilherme

      Excluir
    12. Oi Guilherme, obrigado pela visita, o fundo se chama:
      BB AÇÕES DIV MID CAPS
      para ter acesso entre no site do BB e va na seção investimentos e depois em rentabilidade este será dentro da lista de fundos o ultimo, nao confudir com os fundos de dividendos ja existente pois este começou ha uns 6 meses e ao contrário da anterior, são de mepresa de porte pequeno e medio qje pagam dividendo, sendo que este ano a rentabilidade deste fundo foi de 14,39% em 6 meses sendo que os fundos do indice ibovespa indexado foi de -4,29%.

      Um abração!

      Excluir
  2. Lord,
    Este negócio de considerar rendimento total e depois ter que pensar na inflação pode induzir a erros. Eu prefiro avaliar meus investimentos pelo seu rendimento líquido real. Líquido quer dizer descontados imposto de renda e custos de custódia, corretagem e emolumentos. Real quer dizer descontada a inflação (eu uso o IPCA). Com isso você terá um valor menor de valorização mas um valor que protegerá o poder de compra do seu patrimônio.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas pode-se fazer de ambas as maneiras, coloquei desta forma para dar um sentido ao post, mas fazer de maneira como vc faz também é válido.
      Abraço.

      Excluir
  3. Eu falo muito disso no meu blog, embora acredite que nao consigo a devida atencao ao tema. Chegar ate o final do processo de enriquecimento é dificil e demorado, a maioria vai desistir pelo caminho. Por isso eu acredito tanto em tornar o processo menos penoso! abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou colocar voce no meu bloroll.
      Sem duvida que poucos terão disciplina para irem até o fim do processo. Por isso temos que encontrar um modo de tornar o processo menos chato, pois existe um mundo de possibilidades para serem explorados.
      Um abração!!!

      Excluir
  4. Leia o livro do Jeremy Siegel. Vc está viajando dizendo que 21% a.a é conservador. A média histórica do IBOV é 10 a.a acima da inflacao e do SP 10,8 se nao me engano. 21 é taxa Warren buffet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja li esse livro e não estou viajando, a rentabilidade media bruta do ibovespa é de 16% ao ano o que darias uns 11% descontado a inflação, leia o meus post anteriores que você encontrará esses números, os fundos de dividendos tiveram um media de 25% a 28% de rentabilidade media anual desde 2002, portanto falei 21% que sim conservador e daria após a inflação uns 15% liquidos.

      Excluir
  5. Lord, só há duas formas de enriquecer: reduzindo custos ou aumentando receita.

    O Pobretão é o maior exemplo de redução de custos na blogosfera.

    Essa forma de enriquecer funciona, mas tem seus limitantes. Vc precisa sacrificar totalmente o presente para ter um futuro melhor.

    Vc está propondo o outro caminho, que é o aumento de receita. se vc tem traquejo para coisa, demorou. Mas vc está indo para esse lado porque gosta do estilo de vida de ter uma startup ou está indo somente para ganhar mais? Se for pela segunda hipótese recomendo vc parar tudo e repensar seus projetos.

    Um abração Lord!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Problema do Pobreta é que ela diminuindo as despesas dele desta maneira, esta diminuindo o próprio padrão de vida, quer dizer esta deixando de viver, esta apenas sobrevivendo. E isso vai cobra um preço caro lá na frente.
      Temos então é de aumentarmos as nossas receitas, podemos arrumar um emprego que pague mais por exemplo, mas não é isso que quero, quero sim ter o meu próprio negócio, porque simplesmente eu gosto disso, quero ganhar com os meus méritos e não ser um simples assalariado em uma organização e viver ao sabor dos humores do chefe.

      Um abração!!!

      Excluir
    2. Vou te perguntar de uma forma diferente: vc estaria disposto a ter o seu próprio negócio mesmo que fosse para ter um pró-labore 10% menor do que o seu atual salário?

      Excluir
    3. "Essa forma de enriquecer funciona, mas tem seus limitantes. Vc precisa sacrificar totalmente o presente para ter um futuro melhor."

      Só acrescentando: você precisa sacrificar totalmente o presente para ter um futuro igual ao que seria o seu presente, caso não se sacrificasse.
      Deu para entender o que eu quis dizer?

      Aumentar a receita SEMPRE é a melhor alternativa.

      Eu acho matematicamente impossível investir 1x hoje e daqui a alguns anos possuir um padrão de vida 2x, 3x, etc. em curto prazo.

      Vejo dois caminhos reais:
      * a semi-aposentadoria, como o Corey já falou no blog dele
      * a manutenção do padrão de vida atual, tendo como vantagem ficar livre do trabalho

      Excluir
    4. Sim com certeza, só o fato de eu não ter chefe ja é um super ganho, eu aguentaria até 30% a menos, ainda mais agora que tenho casa própria e não terei mais despesas com aluguel.
      É o meu sonho ter o meu próprio negocio, mas no futuro quero viver só de dividendos kkkk esse sim é o estagio final.

      Excluir
    5. PF, a redução de despesas é um recurso administrativo importante quando se pensa no curtíssimo prazo. Vc tem 3 meses para conseguir x reais. Em 3 meses vc não vai conseguir um aumento de receita substancial (só se vc ganhar na loteria ou herança... kkkkk). Então é o mais fácil cortar gastos.

      Mais convenhamos, ela é contra-producente. Vc pode perceber no meu blog o salto de produtividade que eu tive no momento que eu coloquei uma internet banda larga em casa.

      Com a redução de custos vc perde produtividade.

      Um abraço PF!

      Excluir
    6. Lord, se vc parar para pensar essa é a minha proposta. Eu encaro o meu patrimônio como uma empresa. Eu só tenho um problema se eu quiser oficializar isso. Vou ter que escolher: ou serei um empresário ou funcionário público. As duas ao mesmo tempo sou proibido pela lei.

      Não vou negar que a Ostra way of life é o sonho da minha vida... kkkkkkkkkkkkkkk

      Um abraço!

      Excluir
    7. Puxa esse é o nosso objetivo final, viver só de dividendos kkkk, mas e o que eu disse não vou ficar aguentando receber ordens por 15 anos, por isso quero ter o meu proprio negocio e viver dos meus méritos.
      temos 2 caminhos:
      Pobreta way of life (diminuir despesas)
      Lord way of life (aumentar as receitas)

      Mas o objetivo final é:
      Ostra way of life (independência financeira)

      Um abração!!!

      Excluir
    8. kkkkkkkkk
      Ostra way of life, vc´s são divertidos....
      então...imaginem-se em um domingo assando barrinhas de cerais para lanche da semana enquanto terminam o estudo do trimestre e tentam gerar gráficos de evolução de patrimônio, q alias, estava preparando para publicar no blog, mas qdo vi pronto mudei de ideia pois acho q não vai ser uma boa ideia...

      fiz uma simulação estilo Lord, com o valor inicial em 2002, como seria aplicando o % de IPCA, CDI, ibovespa e o meu % de rendimentos, ficou interessante, vou fazer apenas o de 2012 e publicar, acho q fica melhor
      boa noite a vc´s
      bjs

      Excluir
    9. Assando barrinhas de cereais? Como diria o Arnold, "Que papo é esse, Ostra? kkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    10. Eike, esse é o Ostra way of life ué :)

      já que querem igual, tenho q passar todas as instruções kkkkkkkkkkk
      já está pronto, servido? mas continuo gerando gráficos aqui...

      Excluir
    11. Oi ostra por acaso eu ja fiz esses cálculos também, esta no ranking do Lord 5º Parte:
      Ibovespa = Playboy 16,1% a.a
      CDI = Portuga 14,6% a.a.
      Inflação IGP-m = 8,2% a.a.
      Poupança = 8,3% a.a.

      Comparei o IGP-m com o IPCA e no final deu no mesmo.

      BEm se vc não fosse independênte estaria assando barrinhas de cereais para os filhos do seu chefe kkkkk.
      e o estudo do trimestre seria o trabalho que levaste para a casa.

      Excluir
    12. Gente, as duas coisas andam juntas. Diminuir despesas e aumentar receitas. Diminuir despesas para investir vai gerar receita.

      Vou dar o meu exemplo pessoal. Em vez de comprar um i30 zero km, vc pode ser RACIONAL na escolha e comprar um carro bom e mais barato. Eu comprei um Honda 2005 usado, faz dois anos, pra substituir o meu Escort 1998. Paguei menos da metade do que pagaria num Golf zero (e ainda foi mais barato que um gol ou palio 0km), isso sem contar os gastos com seguro e ipva. O carro é super confiável e nunca me deu problemas. De lá pra cá desvalorizou menos de 5%. Pretendo ficar pelo menos mais 5 anos com ele, mesmo que eu ganhe na sena!

      Na minha opinião, é fazendo escolhas assim que se faz redução de despesas sustentável. Em vez de um iPhone ou Galaxy top, compre um smart mais barato. Vai ser tão útil quanto os bambambãs.
      Em vez de comprar uma nova leva de roupas Tommy, Polo, Abercrombie a cada 6 meses, vc pode comprar umas peças clássicas de qualidade a preços bons e que não vão sair de moda nos próximos 10 anos. Veja como o Steve Jobs se vestia. Se bobear ele tinha somente uma camisa!
      Em vez de comprar uma caixa de nutry (overpriced), faça como a Ostra e fabrique os seus.
      Não compre inutilidades tipo cortador de batatas para fazer batata frita, já que com uma faca simples dá conta do recado.
      Quer malhar? Procure programas de malhação como o "You Are Your Own Gym" ou siga o blog "the Daily Fitness Solution", que fazem só exercícios com o peso do corpo e não precisa pagar academia.
      A lista de exemplos é enorme...

      Em alguns casos, como o Eike falou, vale a pena. Internet rápida, Netflix. Mas no meu caso, com a diferença entre o carro que eu poderia ter comprado e o que eu efetivamente comprei eu poderia pagar a internet mais top pro resto da vida e ainda sobrava uns trocados. Pra quem gosta de pequenos luxos, como vinhos, cervejas especiais, whiskies, instrumentos musicais, viagens, idas a restaurantes finos, vale a pena também, principalmente se vc consegue cortar custos idiotas com outras coisas. Corta os custos supérfluos e gasta com aquilo que te faz bem.

      Agora, se o seu negócio é viver com mercedão na garagem, guarda roupas recheado de marcas etc, aí o que vc quer é esfregar seu status na cara dos outros e viver de aparências. Aí realmente só aumentando MUITO a renda. Assim é que surgem os traficantes e vários outros contraventores, como o Cachoeira.

      Ah, desculpem o anonimato. Eu venho acompanhando a comunidade há um tempo e estou pensando se faço um blog que nem vocês.

      Excluir
    13. Faça mesmo um blog, pois quanto mais pessoas vierem para somar será muito bom, só o seu comentário ja daria um post, vou dar um exemplo meu:
      Comprei um smartphone samsung ace em dezembro de 2011, fiz uma pesquisa ampla e comprei por 695 reais, ja se passaram mais de 6 meses e so agora que os preços chegaram ao preço que comprei, outro exemplo estou escrevendo este comentario num samsung tab 7 com 3G que estava custando 1399 mas de tanto pesquisar comprei este por 960, o mesmo preço de um mas sem 3G.
      Tem muitas pessoas que não ligam pra isso, pois para ela o negocio e ostenta, é ter um honda civic e gastar 2/3 do salario para pagar as prestaçôes.
      Faça o seu blog que vamos comentar la.

      Um abração!

      Excluir
    14. Lord, o calculo q estava fazendo é um pouco diferente, pois estava comparando o meu valor inicial e meus rendimentos de 2002 a 2011, com rendimentos como ibov, cdi, igmp! Nunca fiz isso graficamente e... puxa, ficou um grafico bem interessante :)
      Bjs boa segunda por ai

      Excluir
    15. Eu ja vi esses gráfico e realmente são muito bonitos.

      beijão.

      Excluir
  6. Oi Lord, boa noite :)
    como vc mesmo citou, não há uma solução definitiva, até pq o q funciona p alguns, não funciona p outros, negocio proprio alem de depender muito da pessoa, momento economico, área de atuação, etc tb depende de um outro fator: sorte!

    Eu já desencanei de me aventurar p esses lados. prefiro ficar onde tenho conhecimento, sei como funciona e me dá um retorno razoavel.

    Qto a media de rentabilidade, não se esqueça de um ponto fundamental: passado não significa ser igual no futuro, entre 2002 e 2008 passamos por uma excelente fase na bolsa, mas será q vai ser assim nos próximos anos? Não sei, não tenho como prever, até pq não sou especialista em mercado, não entendo tanto qto gostaria, me sinto uma eterna aprendiz nessa área, e com base nisso tb não espero rendimentos altos, mas se eles vierem ficarei muito feliz ;o)

    beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ostra tudo bem?
      Bem o seu caso é outro, pois ja pecorreu a maior parte do caminho para conquistar a independência financeira, e pode assim escolher o que quer.
      Muitos não gostam de ter que trabalhar por conta própria, mas gostam de reclamar dos próprios empregos kkkkk.
      Como eu disse para você anteriormente de acordo com o Mauro Halfeld na radio CBN a média rentabilidade do Índice Ibovespa de 1990 até 2011 foi de 20% a.a. e isso descontando a inflação.
      O que vemos infelizmente (não é o seu caso) que muita gente entra no blog só para criticar sem ter pesquisado antes, muitos adoram criticar mas não gostam de serem criticados, é um blogueiro querendo ferrar o outro, pois não interessa a muitos que os outros cresçam também.

      Um beijão!!!

      Excluir
  7. Lord, estou preparando aquela simulação e olha... estou chegando a conclusão que somos um país de vagabundos! kkkkkkkkkk

    Meu, a bolsa de paris só para no natal, ano novo e semana santa... aqui até no aniversário da cidade de SP a bolsa para! Tenha dó! kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mas aqui no Rio também temos muitos feriados kkkk
      ainda bem, pois é mais um dia de refresco.
      Ja viu na Coreia e no Japão as ferias la são de apenas 7 dias.

      Excluir
    2. Em compensação Coreia e Japão tem tudo do top a preços acessíveis, ganham super bem, não precisam gastar com segurança e se estressar com violência urbana, as horas extras são pagas e tem muito menos corrupção. Lá as escolas conseguem educar as crianças, ao contrario do Brasil. Imagina no Brasil o que ia ser das crianças se os pais não tivessem um mês de férias pra ficar mais próximos e ensinar os valores que a escola não ensina??

      Coisas para pensar...

      Excluir
    3. Mas la a cultura é totalmente diferente, pois lá ele se contentam em ser uma engrenagem no grande edificio estatal, aqui no Brasil nunca acontecera este tipo de coisa, aqui não tem disciplina, mas em compensação temos uma liberdade maior que lá, mas eles tem um padrão de vida maior que o nosso, sem duvida.

      Um abracão!

      Excluir
  8. Olá Lord!

    Esta solução que apresentou é algo que já notei tem algum tempo, desde quando li A Bola de Neve, biografia de Warren Buffet. Minha ambição é bem maior do que a de muitos investidores e 1 milhão apenas não me satisfaria em nada nesta busca, porque sendo bem sincero com rendimentos considerados baixos e aportes fortes no início, com pouca idade e simplicidade de consumo essa meta é muito pequena e fácil de ser alcançada, só leva um prazo de médio tempo.
    A criação de uma empresa é necessária para quem quer ser multimilionário ou acelerar bastante a independência financeira, poucos investidores se deram conta disso que tratou neste texto e os que conseguiram se deram bem. Warren Buffet apesar de ser investidor do mercado de valores concentrou tudo na sua holding que hoje é a Berkshire Hathaway, uma empresa que administra outras empresas e ficou rico com a valorização de suas ações depositadas todas nesta única empresa, esse é o segredo ao meu ver e como foi relatado em seu excelente post.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você foi um dos pouco que compreenderam o que eu quis dizer, enquanto que outros se preocuparam com a rentabilidade que expus acima.
      Mas é isso mesmo, pois na realidade Com 1 milhão não daria para ter a dita independência financeira, seria nescessário uns 4 milhões para poder ter uma vida confortavel e gastar sem se preocupar no futuro.
      Eu prerendo sim montar uma empresa de internet, pois os custos são bem mais baixos e a dor de cabeça e menor e sem falar que estamos em plena era da informação e as oportunidade são enormes. Estou lendo o livro e-empreededor e esta muito interessante, sei que vc também esta pensando algo do tipo.
      Te desejo boa sorte.
      Um abração!

      Excluir
    2. Isso eu ja falo a muito tempo tb, 1M nao faz a pessoa um milionario, nao acaba com a necessidade de trabalho, claro q coloca a pessoa em outro patamar, mas precisa de muito mais q isso p nao ter necessidade de outra fonte de renda.
      4M é um bom numero nos dias de hj, mas se a pessoa quiser carros, viajens, bens de consumo, gastar como se nao houvesse amanha, esquece, nem 4M serao sufucientes.

      Atualmente Prefiro trabalhos esporadicos e alternativos, praticamente hobbies do q abrir um negocio proprio rsrs
      Bjs

      Excluir
    3. Agora se para ter miseros 1M temos que esperar de 10 a 20 anos imagine conseguir 4M, teríamos que esperar uns 30 anos.
      Pra mim seria uma espera absurda, por isso quero cortar caminho abrindo uma empresa.

      Beijão.

      Excluir
  9. Olá Lord,

    Eu fiz uma estimativa dessa a um tempo atrás.
    http://www.2shared.com/file/o7FuhEOH/ProbabilidadesDePatrimonio.html

    Essa ai é a minha planilha que eu utilizei para fazer as análises.
    http://estagiarioinvestidor.blogspot.com.br/2012/05/planilha-de-patrimonio-no-longo-prazo.html

    http://estagiarioinvestidor.blogspot.com.br/2012/05/estudo-de-patrimonio-ao-longo-do-tempo.html

    Esses são os posts que eu comentei sobre a análise.

    Realmente, conseguir a IF para tempos menores que 20 anos é uma coisa complicada.

    A não ser que você tenha uma rentabilidade fenomenal, ou aportes muito bons.

    UTa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem duvida que abaixo de 20 anos é muito complicado, e isso para conseguir 1 milhão apenas, o que já é insuficiente, pois o numero ideal para uma pessoa viver bem seria na faixa de 2 a 4 milhões e assim teríamos que esperar uns 30 anos, e não estou afim de esperar este tempo todo.

      Um abração!!!

      Excluir
  10. Concordo com você sobre a rentabilidade de um negócio próprio ser muito superior aos rendimentos de investimentos... Entretanto, o risco é proporcional ao retorno... E negócios próprios são extremamente arriscados... Muito mais arriscados que a bolsa de valores...
    .
    Eu estou numa encruzilhada sobre esta questão... Não sei se compro uma negócio já em andamento, que dá um lucro moderado/baixo... ou se só invisto...
    .
    Uma coisa que está me fazendo inclinar para investir é o trabalho que um negócio dá... apesar de não ter chefes... tem que trabalhar... E como diz o ditado: "Não tem trabalho ruim.... Ruim é ter que trabalhar...".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem duvida Max, o negócio proprio é realmente muito mais arriscado do que investir em bolsa, mas em compensação se der certo, o retorno será muito mais alto, seria como comprar uma ação de empresa cujo o índice P/L estivesse na faixa de 1 a 2.
      Se eu pudesse também não trabalharia, mas fazer o que!
      Vou tenta corta o caminho, pois não estou afim de esperar de 10 a 20 anos.

      Excluir
  11. Lord, cuidado! Por favor, vc está pisando em ovos. Esses exemplos de revistas são EXCEÇÕES, acredite em mim!!! A grande maioria dos empreendedores terá rendimento pouca coisa maior que no mercado financeiro sendo que trabalhará infinitas vezes mais que como empregado.

    Concordo com o que o Eike falou: se vc estiver disposto a reduzir seus ganhos e aumentar substancialmente sua carga de trabalho em prol de não ter chefe vá fundo, do contrário reavalie seus planos.

    De qualquer forma, essa é uma estratégia rentável, desde que tudo seja feito com pé no chão, já que o risco é altíssimo.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Corey beleza, sei do que você esta falando, nem é preciso ver em revistas, basta o exemplo que eu vejo a minha volta, por exemplo tem um cara aqui do meu trabalho cujo o filho abriu um site de vendas de camisas importadas, só que as camisas que ele vendia no site eram muito caras, resumo da opera, o site durou apenas 1 mês.
      Tudo tem que ser muito estudado e tem que ter uma boa infra estrutura financeira, mas não vou abandonar o meu emprego, só farei isso quando tudo estiver caminhado bem.

      Um abração!!!

      Excluir
    2. Bom, se vc pretende largar o emprego qd a coisa engrenar eu fico mais tranquilo, mas por favor, entre num ramo onde sua presença em tempo integral não seja necessária, caso contrário é tiro no pé.

      Boa sorte!

      Corey

      Excluir
    3. Oi Corey Beleza!!!
      Ja estou estudando um monte de alternativas, e o meu objetivo e criar um negócio sem a minha presença ostensiva ou que eu possa controlar pelo computador, até o momento do mesmo engrenar, ai sim vou me dedicar exclusivamente ao negócio.

      Um abração!!!

      Excluir
  12. Interessante seu texto.Ele sintetiza o que muitos blogueiros sonham em fazer, mostra que não é tão rapido ou simples. NO entanto vale a pena fazer algumas considerações.

    Em relação aos swings, Lord, aqui no Rio, muitos casais fazem swing em casa, os casais convidados que trazem a cerveja. Logo, o anfitrião promove o bacanal radical total gastando pouco, com umas 4 mulheres diferentes por semana sem gastar muito.

    Em relação a GPs, muitas gostam de surubas tb. Logo quem namorar uma mulher dessas vai ter opção de comer as amigas da namorada. Muitos podem reclamar que é estranho namorar uma GP, mas considerando o nível de comportamento das mulheres civis, parece que as Gps estão mais comportadadas....


    Se tratarmos de moradia, a partir do segundo ano de aportes é possível retirar dividendos que paguem um aluguel. Ou seja pode-se morar do lado serviço, menos de 500 metros, e com isso melhorar a qualidade de vida. FAzer algo assim pode até atrasar a IF, mas tornará a rotina menos chata pois assim não haverá problema com o trânsito.

    A opção de montar um negócio próprio é boa para quem já tem esse conhecimento. Mas para quem não possui, acho mais interessante ficar administrando o patrimônio em casa, ler os balanços patrimoniais. FAzer alocação.


    Foi um post interessante pelos cálculos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem como vc mesmo disse em seu comentário: As opções são praticamente infinitas, existem muito meio de se divertir gastando pouco, mas me recuso a torrar com essas putas, pois é possível encontrar equivalentes sem gastar nenhum tostão, como fazia o meu amigo paiva.
      Também pode ser uma alternativa usar os dividendo para aumentar a qualidade de vida, é muito válido, e eu estou me dedicando a isso neste exato momento.

      Um abraço.

      Excluir
  13. INVESTIDOR TROLL FAILED!!!

    http://investidortroll.blogspot.com.br/2012/07/adeus-blogosfera.html

    As viúvas já estão lá, chorando sangue com a despedida do "rei".
    Ele achou que os rendimentos dele no UOL Invest seriam maiores que todos os outros blogueiros.
    O próprio Troll fala: "Qual o objetivo de manter um blog e levar uma vida dupla?"
    "VIDA DUPLA", indício de que os investimentos dele não são reais

    Sem contar o desprezo dele com quem coloca o patrimônio em blog, coisa que ele mesmo já fez, e agora considera "perda de tempo" e "coisa que investidor de sucesso não faz".

    E ainda criticou o Pobretão, logo ele que assim que criou seu blog fez publicidade ostensiva por lá, para conseguir "Ibope".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem o que o Troll conseguiu foi o que chamamos de "vitória de pirro" pois do que adianta você ganhar se esta ferido de morte, basicamente só conheci o blog dele após publica o post sobre os Troll na sexta retrasada, foi ai que tive contatos com ele, pois eu não era muito de acompanhar os comentários do pobreta, mas quando eu passei a acompanhar na semana passada vi que as coisas estavam totalmente podres, e alguma coisa iria acontecer, como de fato aconteceu.
      E no fim todos sairam perdendo, agora em relação aos comentarios das hamadas viúvas como vc mesmo disse, é apenas política, pois alguns dos que estão lá se lamentando, o queriam fora mesmo, o que eles fazem é serem politicamente corretos, pois tem medo de receber criticas do cara. Pois na minha opinião 70% dos que estão aqui mentem de alguma forma.
      Mas não é so ele que usa o blog do pobreta para ter ibope quase todos comentam la para serem vistos, apenas por isso.

      Excluir
  14. Bom post Lord. Negocio de internet parece ser fácil, mas é preciso investir pesado em publicidade para ter algum resultado, já tentei mas preferi recuar, pelo menos no ramo que eu trabalho é difícil competir com as grandes. Loja virtual vai bem quando é um braço de uma loja física, isso passa confiabilidade do negocio pra vem vai comprar. Difícil alguém confiar em comprar em uma loja virtual pouco conhecida e sem sede física... com tanta loja fake por ai. Acabam optando pelas maiores. Fica essa experiência como dica. Hoje eu foquei totalmente em distribuir o produto (que tenho acesso comprando das fabricas) vendendo diretamente nos pontos de vendas em quantidades pequenas (para o volume dos comerciantes) e atendendo encomendas deles (é atrativo pra eles que mesmo pagando mais caro de mim não precisam investir inicialmente capital no produto, deixar lá parado na prateleira)... Também tenho clientela de consumidores finais muita gente que esta me conhecendo no boca a boca. Também estou trabalhando isso paralelo ao meu trabalho e com poucas horas em alguns dias me dedicando a isso já estou conseguindo tirar 2K ou 3K por mês (lucro liquido sendo em média 30%, 40% do vendido bruto) sendo que no começo do ano eu só tirava uns 700, 1000 reais, vinha a pelo menos três anos patinando nisso. Aos pouco estou conseguindo mais clientes, já tenho alguns fieis que compram comigo ha anos, antes eu via o que fazia só como complemento de renda, era meio moleque ainda, hoje eu vejo que posso viver disso. Quando estiver faturando com regularidade lucro na faixa de 10K vou formalizar o negocio, planejo dentro de um ano. Agora que estou conseguindo fabricar parte do que vendo vai ser mais fácil ainda crescer rápido. Acho que o foda no Brasil pelo que vejo até no exemplo do Corey é o cara ser comerciante, com margem baixa, custos altos e muitos impostos... o cara trabalha pra tirar umas migalhas do faturamento bruto. No caso de um fabricante ou distribuidor pode ser diferente, fabricante pode colocar mais de 100% de margem em muitos casos, distribuidor não tem muitos gastos... Fora que não tem jeito... como moro em uma região que tem muitas pequenas empresas aqui em Sampa... Pelo que observei todos pequenos empresários aqui quando começam seus negócios começam na informalidade isso na fase de emcubadeira, se dar certo formaliza ''parte do negocio'' enquanto são minúsculos, com o tempo a medida que estão capitalizados e consolidados formalizam totalmente. Eu por exemplo se tivesse começado negócios formais teria quebrado dois, perdido muita grana e ficado sem emprego!! Patinei uns 4 anos, testando uma coisa e outra, ganhando merrecas pra só agora parece que achei meu nicho, vamos ver!! Estou confiante. Também acho besteira querer viver de dividendos de bolsa ou se matar de estudar pra ser funcionário publico. Pra mim investimento é pra proteger o patrimônio ganhando um troco a mais. Não é fácil mas um cara que tem educação financeira quando acerta um negocio na veia faz 1 milhão rapidinho. Sr. Foda Low Cost.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sr. Foda Low Cost
      Vou responde com mais calma a noite, pois o proxi vai corta a internet agora.

      Excluir
  15. A maioria das empresas no Brasil QUEBRAM é verdade, mas vão lá olhar o motivo da grande maioria das empresas quebrarem. Vocês sabem??? Se resume em grande parte a tão conhecida (por nos) falta de educação financeira. Nego mistura as contas da empresa com a pessoal, administra as contas da empresa com a mesma ''analfabetês financeiras'' que com as suas finanças pessoais!! Faz alavancagem se achando empreendedor norte-americano!! Eu senti isso na pele, não faz muito tempo!! Fui gastando grana que deveria ter ido pra pagar os fornecedores achando que iria recuperar dentro do prazo e me enrolei todo :) sorte que como não tinha firma aberta por isso nem tinha grande capacidade de alavancagem tive um freio que me custou só alguns meses para me recuperar (sacrificando meu salário), foi onde busquei me educar financeiramente e depois cai pra aprender investir minhas economias. Um exemplo clássico de empreendedor brasileiro; Um amigo meu montou uma academia de ginástica, desenvolveu bem, cresceu, tem muito conhecimento técnico do negocio, começou a faturar na casa de 25K por mês com só uns 7K de gastos fixos e operacionais!! O que o imbecil fez??? Começou a viver como jogador de futebol gastando 20K por mês!! Só que nos meses de inverno (São Paulo tem considerável frio) o movimento cai menos da metade, pra ajudar ele teve gastos inesperados (pessoais e da academia) e uma nova academia na vizinhança com preços agressivos. Ele quase quebrou porque não entendeu que estava em negocio sazonal e não guardou grana pra vacas magras, pra reinvestimentos, manutenção. O faturamento dele caiu pela metade, mesmo assim sobrava uns 5K, teve imprevistos que superavam esse valor não seria nenhuma tragédia se ele tivesse grana guardada pra segurar alguns meses. Mas olhem como uma academia de bairro é um negocio bom. Esse meu amigo investiu uns 50K em aparelhos muitos de segunda mão. Alugou um lugar por uns 2K mês. Gastou 5K pra reformar. Contratou dois professores por 3K. Paga uns 2K em água, luz, telefone, internet, contador, limpeza. Gasta uns 7K por mês fixo. Tem uns 350 alunos pagando 70 reais = 25K mês Olhei uma espécie de ''balanço'' dele nos dois últimos anos ele teve faturamento bruto anual perto de 240K com 90K de gastos. Sobrou na faixa de 150K. Em média 12,5K mês. Poucos aqui conseguem tirar uma grana dessa limpa por mês. Muito menos ele que só tem formação em educação física. Agora imaginem um investidor frugal com 150K anuais na mão??? Em 5 anos chega no milhão. Lógico que esse não é um negocio pra qualquer um!! Mas como esse existem muitos e muitos outros por ai. Por isso não se prendam a taxas de 1% ao mês, ou montar franquias que pagam taxas de retorno de 5% ou lojas com custo operacional alto com margem miseráveis. No Brasil ninguém sobrevive com margens baixa infelizmente isso em micros, pequenas empresas ou entra pra ganhar 50%, 100% bruto ou nem entra na minha opinião, pra ficar vivendo de prolabore como se fosse funcionário. Conheço outros exemplos de gente que ganha ‘’muita grana’’ ( 180 a 240K ano limpo) com empresa de detetização, lanchonete, salão cabeleireiros, o problema é que poucos têm educação financeira. Penso em ir trabalhando esse meu negocio aumentar em 6 vezes o lucro que tenho com ele que tem muito mercado pra crescer aqui na região. Dentro de 5 anos mantendo a frugalidade fazer uma reserva financeira de perto de 1M e depois de estar com minha vida financeira particular assegurada, partir em transformar o negocio particular em uma empresa me arriscando mais pra tentar fico de verdade. Mas enquanto isso é foder barato e jornada dupla buscando mais clientes. Sr. Foda Low Cost.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sr.Foda Low Cost, li os seu 2 comentários e achei tão interessantes que gostaria de pedir a sua autorização para coloca-los na integra no post de quinta-feira, para que todos vejam e que possamos debater o assunto que é muito interessante, o que você acha de publicar na quinta e eu colocarei o seu nome como Autor.

      Um abraço!!!

      Excluir
  16. Olá Lord, Pode publicar sim!! Seria uma honra!! Falei sobre várias coisas ao mesmo tempo, ficou meio bagunçado falar tanta coisa em tão pouco espaço, mas a idéia é essa!! Seu pai já teve representação ou distribuidora acho que você entende bem do que estou falando... A maioria das pessoas que tem negócios quebra pela ''analfabetês financeira''. Vejo os investidores aqui achando que é muito difícil tocar um negocio porque a imagem que eles têm de negocio são as empresas de médio grande porte que nos trabalhamos!! Mas a real é que com educação financeira, controle de fluxo de caixa, entre outros conhecimentos que todos apresentam ter eu duvido que não se dariam muito bem tocando algum pequeno negocio... E como eu falei negocio que tem margem baixa de lucro é pra quem tem muita grana e vai ganhar no volume... Pobretões como nos temos que partir pra negócios e serviços de alta margem de lucro. Na minha opinião quem souber entrar no ramo de serviços vai ganhar muito dinheiro durante muito tempo no Brasil. Pesquisem pra ver quanto faturam donos de salões de beleza, academias de ginástica, mecânicas, prestadores de serviços para empresas, restaurantes... preços de serviços estão inflacionados no Brasil se beneficiam do aumento de renda mas não tem concorrência de importados, dólar baixo, china nem porra nenhuma e a carga tributaria... eles pagam o que querem de impostos. Sr. Foda Low Cost

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim eu até ja coloquei para postar, só falta colocar algumas figuras para enfeitar o post kkkk.
      Se tiver alguma coisa bagunçada eu conserto, mas acho que esta de bom tamanho.
      Em grande parte preferem continuar a serem empregados e assim receberem ordens e ficar a mercê da boa vontade dos chefes, mas eu não, eu prefiro arriscar (e logico que com muito estudo)e abrir uma boa empresa pois apesar dos riscos, o retorno é muito mais alto do que investir em bolsa.
      Então amanhã publicarei os seu dois ultimos comentários em forma de post para assim quem quiser debater com mais calma.

      Um abração!!!

      Excluir