Páginas

domingo, 27 de maio de 2012

O Ranking do Lord 4º Parte - Resumo


   Vamos agora fazer uma análise do desempenho de nossos amigos investidores, lembre-se que cada um investiu no total 10 mil reais. Mas antes de prosseguir vamos relembrar a estratégia de cada um.
Obs:
Referência de renda variável - Índice Ibovespa
Referência de renda fixa - CDI

Estratégia:
  • Playboy fez um único aporte de 10 mil sendo 100% em ações.
  • Portuga fez um único aporte de 10 mil sendo 100% em renda fixa.
  • CDF fez um unico aporte de 10 mil mas o dividiu em 50% para a renda fixa e 50% em ações, fez rebalancemanto da carteira ao longo do tempo.
  • Junior investiu 10 mil em ações e fez vários trades usando para isso, o cruzamento de duas médias móveis de 10 e 50 dias.
  • Pingo investiu em ações, mas usou a estratégia de fazer aportes regulares de 83 reais ao longo de 120 meses (10 anos) totalizando aproximadamente 10 mil no período. 
Resumo:
  • Playboy começou muito mal devido a queda de 2002, mas quando veio a época da bonança entre os anos de 2003 até 2007, e a retomada de 2009, ele acabou levando muita vantagem em relação aos outros competidores, mas também foi o que mais sofreu nas quedas de 2002, 2008 e 2011.
  • Portuga começou bem, pois como estava 100 em RF, não sofreu com as quedas de 2002, mas quando a bolsa voltou a subir, acabou não tendo fôlego para acompanhar os outros competidores e ficou para trás, mas a partir de 2008 quando começou a instabilidade nas bolsas, ele voltou a se aproximar dos ponteiros, e se a crise pronlongar-se por mais tempo ele poderia inclusive ganha a competição.
  • CDF mostrou que a sua estratégia e a mais eficaz ganhando assim a competição. Nas altas se beneficiou das ações que possuia, e nas quedas a renda fixa o segurou, a sua carteira teve menos sobre saltos que a de Playboy, dando a CDF uma maior tranquilidade, ele fez no total 6 rebalanceamentos em 10 anos.
  • Junior apesar de estar 100% em ações como Playboy, não esteve 100% do tempo investido. Portanto durante as altas de 2003 até 2007 não se beneficiou por completo ficando para trás, mas em compensação foi o único que durante a crise de 2008 a não perder dinheiro, mas o seu desempenho foi sofrível com a bolsa andando de lado em 2010 sendo o único a perder dinheiro neste ano, e depois com queda pronlogada de 2011. Entre compras e vendas ele fez no total 32 traders, sendo 12 com lucros e 20 com prejuizos.
  • Pingo começou do zero e fez pequenos aportes ao longo de todos os meses que se seguiram, com isso a sua carteira foi a que menos cresceu, pois a rentabilidade agia sobre uma base investida muito pequena, por isso ele ficou em ultimo durante o tempo todo, mas durante as crises a sua carteira sofreu menos, mantendo a tendência de ganho devido aos aportes. 
   Podemos ver acima que a rentabilidade média anual de todos os investidores (menos Pingo) ficou na faixa de 15% a.a. mesmo com as crises, então essa será a nossa meta minima a ser atingida. 
   Na 5º Parte farei uma análise da estratégia de cada um e a relação destas com a Taxa de Juros, Inflação e Poupança. Aguardem.

Referência:
O Ranking do Lord 1º Parte
O Ranking do Lord 2º Parte
O Ranking do Lord 3º Parte
  
Vamos termina este domingo agradável ouvindo "Playe - Baby Come Back"

15 comentários:

  1. ser cdf é bom :)
    achei q hj ia ter 'odeio segunda-feira', estava no pique p um texto assim hj kkk
    boa semana por aí, beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é muito bom ser CDF, pois são eles é que vão dominar o mundo.
      Eu também pensei, mas estou com preguiça de escrever KKKK.
      Eu ia postar este texto amanhã, mas me encheu tanto que resolvir a postar hoje mesmo.

      Ótima semana pra você também Lady Ostra :)

      Beijão!!!

      Excluir
  2. É...

    como diria meu professor, nunca zoe os nerds, afinal eles serão os donos da empresa onde irão trabalhar.

    O que muitas pessoas não percebem é que as altas e baixas da bolsa são normais, existem pessoas que depois de alguns meses no vermelho, deixam tudo e vendem suas participações, sendo assim, vendem na baixa o que significa que irão tomar prejuizo.

    É isso ai, estou esperando a próxima postagem,

    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos sai o Bill gates e cia para comprovar KKKKKK.

      O importante e o cara não ficar mexendo muito nos investimentos para não acontecer com o Junior que fez 32 trades e teve prejuizo em 20, fora as taxas de corretagem que pagou.
      O importante é escolher papéis de boa qualidade e que estejam baratos e deixar a vida seguir, veja o caso de playboy, não mexeu no investimento e quase ganhou a competição.

      Um abraço.

      Excluir
  3. Mas o CDF só ficou à frente em 2 momentos, ambos momentos de crise aguda.

    Tirando isso, ele sempre perdeu.

    Além disso, nesses 2 momentos que ele venceu, ficou levemente acima do Ibov.

    Prefiro ir direto nas ações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reamente ele ganhou de Playboy por muito pouco e pagou corretagem durante o periodo. a situação de Junior e pior pois ele fez 32 trades...aja corretagem.
      Mas vou prepara um post sobre cada um e como eles poderiam melhorar o seus resultados.

      Um abração.

      Excluir
  4. Puta q le pario lord. Estis mauditos bunekim de novo. E pior são estes indiotas que comemtan esto.

    Investidor aloprado

    ResponderExcluir
  5. olá LORD, estou passando para me redimir pelo comentário do post passado, por não tê-lo incentivado a investir na garota dos teus sonhos...desde já te digo que deves investir sim e que tens grande chances de conquistá-la, pois me pareces um rapaz bastante boa gente,interessante, inteligente e cheio de garra.Enfim, te desejo toda sorte do mundo com ela!!!
    Acho um pouco incômoda essa divisão de classes a, b,c,d,e, tão taxativa, sei lá, parece um rótulo...mas acho que alguns posts escritos na blogsfera são exclusivamente para os homens(visto que são maioria), pois alguns são bastante ofensivos para nós mulheres.

    Quanto aos outros criticarem seu português...não liga não... escreves bem...fugir a norma não quer dizer que não haja expressão e te expressas muito bem!!!gosto bastante dos teus posts!!!boa semana p/ ti!abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bem ela não é a garota dos meus sonhos, ela é no máximo interessante, ainda mais que eu ja tenho namorada.
      Em termos de salário o meu é com certeza maio do que o dela, só não moro em área nobre como ela.

      Esse post sobre mulheres é mais uma distração com pitadas de humor, vocêss mulheres não devem levar tudo ao pé da letra. Mas tem blog por ai que falam coisas piores KKKKK.

      Essa criticas ao meu português foram de má fé, pois eu mesmo disse no texto que escrevi as pressas, e não conferi antes de postar. Geralmente eu concerto o texto depois de postado, mas eu fiquei sem net aqui no trabalho e o texto ficou assim cheio de erros.

      Mas obrigado pela força.

      Um abração!!!

      Excluir
  6. Muito estranho essa rentabilidade do pingo. Ele faz aportes mensais de R$ 83,00. Como você está calculando a rentabilidade dele considerando os aportes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta, eu tenho uma planilha com a pontuação do ibov desde os anos 90. É só entrar com os parâmetros, que o mesmo dara a resposta, OK.

      Excluir
  7. Bom dia Lord!

    Cara, se vc pensar, a estratégia do Portuga e do Pingo, a pesar de não terem sido vitoriosas, foram as de custo-benefício melhor, já que foram eles que tiveram menos trabalho, menos pressão psicológica com perdas, etc. Bom, pelo menos é essa a minha opinião.

    E a loira-cdf?

    Boa semana pra vc!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mais a estratégia de Portuga deu certo na época de juros altos, mas nos tempos de hoje apesar de ser a mais segura infelizmente trará um retorno menor.
      A estratégia de Pingo é a mais realista, pois grande parte dos investidores não teriam dinheiro para fazer um unico aporte, E teriam medo de entrar em uma alta e perder dinheiro.

      A loira deve esta na sala dela, eu não a vi hoje, so sei que apareceu um mensagem no Pop-up convocando ela para ir ao RH.

      Um abração.

      Excluir
  8. Boa terça por aí! Bom (eca) trabalho :P

    ResponderExcluir