Páginas

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Conhecendo o Rio 1º Parte - Divisão Territorial



   Este é um post dedicado a aqueles que não conhece a cidade do Rio de Janeiro. A cidade do Rio de Janeiro está dividida em 5 AP's (Áreas de Planejamento) cada AP esta subdividida em regiões administrativas e estas em Bairros. Vou mostrar a seguir as caracteristicas principais de cada região, mas sem me aprofundar muito para não tornar o post chato. Então vamos lá.

AP-1: Representa o centro da cidade. É o centro financeiro e de serviços da cidade, tem um comércio muito forte, mas poucas pessoas vivem lá, após um periodo de decadência devida a transferência da capital para Brasilia, o centro vem passando por uma forte revitalização devido ao crescimento econômico do Rio de Janeiro. Estão sendo construidos inúmeros edifícios que abrigaram os inúmeros escritórios de empresas que estão se instalando aqui na capital. População: 298.000 habitantes  

AP-2: Representa a Zona Sul e a área da Grande Tijuca. É a área mais bela da cidade e também é a região mais conhecida devido ao turismo e as novelas da globo, é sem duvida a região mais rica da cidade do Rio de Janeiro e onde moram as Elites e as famílias mais tradicionais, é visível a forte presença de imigrantes europeus. A sua população é formado basicamente pelas classes “AA e A”.
População: 1.009.000 habitantes

AP-3: Representa a Zona Norte. É antiga zona Industrial da cidade, onde bairros surgiram ao longo das linhas férreas abrigando as vilas operárias, é ainda hoje a região mais populosa, mas entrou em decadência devido a favelização e a violência, ainda hoje se encontram algumas industrias, mas o forte mesmo são os bairros de comércio popular, há também vários bairros de classe media alta. A região vai lentamente se revitalizando com a diminuição da violência, e os lançamentos imobiliários. A sua população é basicamente formada pelas classes “B e C”.
População: 2.399.000 habitantes

AP-4: Representa a Barra da Tijuca e Jacarepaguá. Era até uns 40 anos atrás uma região despovoada, só tinha restaurantes de frutos do mar e Motéis na Barra da tijuca; sitios e chácaras em Jacarepaguá. Mas a região passou por um planejamento para atrair os moradores zona sul que nesta época já estava superpovoada, hoje é a região que mais cresce e passa por um boom imobiliário, e se valorizou ainda mais por está proxima da área onde se dará os jogos olimpicos é conhecida por ser a região mais sofisticada do Rio de Janeiro. A sua população é basicamente formada pela classe “A e B”.
População: 910.000 habitantes

AP-5: Representa a Zona Oeste. É a antiga zona rural da cidade, pois só tinha fazendas, sitios, granjas, chácaras. Devido a quantidade de terrenos baratos em abundância, acabou atraindo inúmeros imigrantes nordestinos e cariocas pobres. É uma região bucólica onde muitos bairros ainda guardam a aparência de cidade do interior, atualmente a região vem passando por um boom imobiliario devido ao crescimento econômico e a instalação de inúmeras industrias. A sua população é basicamente formada pelas classes “C e D”.
População: 1.705.000 habitantes

Favelas: Elas estão espalhadas por toda a cidade são em torno de 750, a sua população é basicamente formada por Afro-descendentes e imigrantes nordestinos, as favelas que contam com UPP’s estão se desenvolvendo através do empreendedorismo e estão se transformando em bairros, mas onde não há UPP a violência come solta com a guerra entre os traficante e as milícias. população é basicamente formada pelas classes “D e E”.
População: 1.393.000 habitantes

Nos próximos post da série vou mostrar as outras caracteristicas da cidade, aguardem.





44 comentários:

  1. bom dia :)
    parece realmente uma cidade bonita, mas com uma 'separação de classes' muito evidente. Na primeira imagem ao fundo é a ponte rio niterói? é tudo q conheço do rio :P
    e esse bondinho na ultima foto fica onde?
    bjs bom trabalho por aí

    ResponderExcluir
  2. Sim é muito bonita e desigual.
    Sim é a ponte rio-niteroi.
    O bondinho e do complexo do alemão.
    Um beijão.

    ResponderExcluir
  3. qdo se entra no google maps e se dá um zoom sobre o rj, aparece favela pra tudo qto é lado. infelizmente a cidade cresceu muito desordenadamente, imagino que se esses morros mais íngremes estivessem sem favelas (só com vegetação) a cidade seria ainda mais bonita. mas ao mesmo tempo é "democrática" toda essa mistura, os pobres morando perto da praia e tendo vistas de suas casas até mais bonitas do que os ricos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O google maps amostra um monte de favela que na verdade são apenas um amontoado de casas. O google maps exagera muito nas favelas. Mas mesmo assim, o RJ tem muita favela mesmo.

      Excluir
    2. triste ver uma cidade dessas estragada por favelas e violencia

      Excluir
    3. Vale resaltar que o fenomenos das favelas não acontece apenas no Rio de Janeiro, pois na cidade de São Paulo exitem hoje 1538 favelas, dados do wikipédia.
      A diferença lá e que as favelas são planas, e você só conseguer a extenção vista de cima, além disso as favelas de lá se concentram na periferia, diferente aqui do Rio cujas favelas estão espalhadas, em morros.

      Excluir
  4. Ponto em comum: todas as regiões (exceto a ZS, por falta de espaço) viveram recentemente um boom imobiliário. No Centro é com imóveis comerciais/empresariais, mas já estão sendo planejados imóveis residenciais próximo ao "Porto Maravilha/Caju". Já dá pra prever onde que essa bagaça vai parar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim existe na zona Portuaria um grande projeto de reurbanização, que visa a ganhar espaço para novos empreendimentos comerciais, mas em termos de residências, hoje o novo polo é a zona oeste, com empreedimentos tipo "minha casa minha vida".

      Excluir
  5. Jacarepaguá tem FAVELA RIO DAS PEDRAS, berço da milícia e Cidade de Deus, outra favela horrível. Concordo que a Barra seja um bairro de luxo, mas Jpa não é essa maravilha toda....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu disse que as favelas estão espalhadas por toda a cidade.

      Centro=Morro da Providência
      Zona Sul=Rocinha
      Zona Norte=Complexo do Alemão
      Zona Oeste=Vila Kennedy
      Jacarepagua=Cidade de Deus

      Tem pra todos os tamanhos e gostos

      Excluir
  6. Lord tb é guia turístico, rsrs!

    Legal essa sua explicação, só conheço o rio de dentro de um avião, estacionado no galeão, rs

    O que o anônimo disse é verdade, no google maps dá pra ver que o rio é repleto de favelas, não quero ser bairrista, mas acho que a principal diferença com as favelas de sampa é que aqui elas são concentradas, há regiões enormes que não possuem favelas, pelo jeito aí no rj é diferente.

    Uma das minhas vontades é futuramente mudar pra uma cidade mais quente, mas não quero abandonar totalmente sp, o rio seria uma ótima opção, já que além de ser quente, é capital do estado e próximo de sp. O nordeste já é mais complicado devido a distância, mas ainda vou estudar maceió e natal.

    Aguardo a continuação...

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem em termos de concentração o nordeste é muito maior, tem capitais onde o numero de pessoas em favelas chega a 60%.
      Em São Paulo a quantidade de favelas é maior 1538 de acordo com o Wikipedia, mas elas estão mais para a periferia, aqui no Rio apesar das favelas serem em menores quantidade elas tem um tamanho maior e estão espalhadas em todas as áreas.
      Sim no google aparece muitas, mas até agolmerados de 20 casa aparece como favelas, tem um proceso que o governo do Rio esta movendo contra a google-Brasil que é sediado em SP para tirar o nome favela em destaque. Tem casos de favelas com 80 casa que tem o nome maior no google map do que bairros com 100 mil habitantes, me parece que eles vão rever isso.

      Um abração Corey!!!

      Lord.

      Excluir
    2. Corey, o Rio tem uma cultura liberal estabelecida. Já ouviu falar do casla pimenta?Foram eles que apareceram na reportagem sobre swing no profissão reporter do Caco Barcelos.

      Excluir
    3. Acho o Recreio dos Bandeirantes mais bonito que a Barra. Entre outras qualidades do Recreio, existe um número grande de marombeiras gostosas, academias com preços bons; pessoas mais ligadas à natureza e ao esporte. Na Barra há muitos ex pobres recalcados que só agora conseguiram dinheiro.


      A Zona Sul tem muita vida cultural, com livrarias, cinemas de arte, mas as mulheres não malham como no Recreio. Existe também a prostiuição mais escancarada que dá um ar meio decadente.

      Penso em correr todo dia no Recreio ver um monte de gostosas de bikini enquanto muito cara sofre para ter uma carreira corporativa, em seguir regras de manuais de Adm...

      Excluir
    4. Lord:

      Acho que o problema das favelas do rio é por serem muitas localizadas em espaços pequenos, o que não acontece em outras cidades. Aqui em sampa há regiões que são quase que totalmente de favelas.

      Outra coisa: o que vcs consideram favelas? Aqui costumamos chamar de favela as terras invadidas com aglomerados de barracos de madeira e alguns de alvenaria. Qd há formação de ruas e as casas passam a ser de tijolos, não chamamos mais de favela, o nome passa a ser bairro (como se na prática não fosse a mesma coisa, rs).

      Grande abraço!

      Corey

      Excluir
    5. Parece que aqui no Rio para ser considerado favela tem que ter no minimo 50 casas.
      Muitas estão expostas em encostas, e quando chove e aquela desgraça.

      Um abração Corey.

      Excluir
  7. Lord, as pessoas gostam dos seus textos bons. Aqueles que contam a História e os bastidores dos erros do governo são geniais.

    No entanto, alguns textos acabam caindo no terreno do preconceito e racismo.Essas duas coisas são abomináveis, isso sem lebrar do aspecto criminal....

    Legal vc gostar de mulheres de ascendência europeia que pertençam às classes mais altas.Se a mulher nasceu com dinheiro ela tem obrigação de se cuidar, malhar e adquirir conhecimentos. Mas tripudiar de outras etnias não é bacana, parece recalque com pobreza.

    Todo mundo gostava das panicats, que tal voltar com elas. Ver bundas bonitas, de todas as cores, é uma forma de espalhar arte no mundo. Deixa os pobres para lá, olhemos para as bundas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu amigo anônimo, eu estava comentando uma noticia que vi nos jornais, não sei se você é do Rio, mas vão inaugurar o BRT da Zona Oeste Chamada Transoeste ligando Santa Cruz a Barra da Tijuca, é um meio de transporte muito importante que vai diminuir o tempo de viagem pela metade, pois bem, durante os testes foram perguntar a população da Barra o que eles estava achando, sabe o que eles disseram?
      Que tinha que ter banheiros nas estações do BRT, pois senão a população da zona oeste iriam transformar os muros dos condominios da Barra em mictórios, Ué esse pessoal sempre veio de ônibus comum para a Barra e nunca aconteceu isso. isso sim e um puro preconceito contra pobres.
      mas continue acompanhando pois amanhã, é o dia da porca torcer o rabo KKKKKK.

      Um abraço.

      Excluir
    2. Qd falamos que o sul do país é povoado por descendentes de europeus estamos sendo preconceituosos?

      Excluir
  8. Fale menos mal dos pobres, mostre mais panicats. Pois os leitores são investidores disfarçados, eles só querem grana para pegar as moças do BarraVips, 4 x $, Centaurus. Falar de pobre é azar. Melhor pensar nas gostosas.



    Você conhece algum cara que more com duas mulheres?.Se souber, conte a história dele. As histórias do Paiva eram hilárias.

    um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se preocupe meu amigo Anonimo, amanhã tenho um posts muito especial, já tenho texto pronto, só falta colocar as fotos, vai ser foda o post de amanhã.

      Um abraço.

      Excluir
  9. Como diz o Rappa, o Rio de Janeiro é uma favela...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu sou alguma coisa hoje devo muito ao empresário do rappa.
      Estou nesta profissão hoje por indicação dele.
      Bem lembrado.

      Excluir
  10. Lord, oq vc acha do Leblon?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Leblon é a Wall Street carioca, lá estão as maiores Assets do Brasil, o volume circulando entre estes fundos correspondem cerca de 45% do Brasil.
      Um belíssimo lugar de se morar, mas é muito caro.
      Esta muito acima das minha condições. KKKKK

      Excluir
    2. Leblon é só marketing, pode até ter morador bilionário, mas existe muito markting da Globo, as novelas do Manboel Carlkos também ajudaram a fazer a fama, mas não é o paraíso na Terra. O Paraíso fica mais próximo ao Recreio dos Bandeirantes.

      Excluir
    3. É lógico que a globo, faz um floreado,mas isso acontece em quaquer lugar, por exemplo:
      Se vc ver um filme americano vai acabar achando que o povo americano é tudo bonito, mas não bem assim, lá só tem gente gorda e feia, mas nos filmes eles mostram outro tipo.

      Excluir
    4. Esse sujeito Anonimo esta querendo comparar o Leblon com a Zona Oeste emergente?

      kkkkkkkkkkkkkkkkk

      Faça-me o favor...

      Excluir
  11. Rio de Janeiro. Está ai uma cidade que não está na lista de cidade para eu morar.

    Acho que tem muitos pontos bons, mas também muitos ruins, um deles é ser uma cidade litorânea.

    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gostar de regiões com clima mais ameno tem petrópolis, que fica no interior do Rio de janeiro.

      Um abração.

      Excluir
  12. Acho que toda cidade tem suas qualidades. Mas o peso maior na qualidade de vida, vai ser dado pela pessoa que estiver ao seu lado.


    Depois de alguns eventos eu mudei minha forma de pensar. Hoje eu compreendo melhor as mulheres. Sei que o mundo foi injusto com elas e que devemos lutar contra qualquer tipo de preconceito.


    Como eu adorei ser corno de várias mulheres aqui no Rio posso dizer que as mulheres da zona sul chifram mais, são mais charmosas, bonitas e bem educadas. AS mulheres da Barra são boas chifradoras tambem pois existe uma cultura liberal de casas de swing, vide a boate Pariscafe.


    Mas posso afirmar com toda certeza que tive de me esforçar muito para ser corno de uma mulher de bairro pobre.Por elas serem mais humildes e não terem estudo, fica complicado entenderem que muitos homens podem ser cornos felizes.


    O Rio de Janeiro é uma cidade ótima, se o cidadão quiser ser um chifrudo contente lugar melhor não há.

    ResponderExcluir
  13. Também sou CORNO sabido e adoro. Se eu morasse no Rio, ou em uma cidade com praia, iria incentivar minha esposa a usar microbikinis. Ela ficaria mais sensual.

    Existe preconceito contra os cornos, mas qual homem nunca levou um enfeite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Põ uma coisa é ser corno, por acidente de percurso, outra coisa é ser corno militante KKKKKK.

      Excluir
  14. Que nada, muitos cornos acidentais passam a apreciar.

    Mas falando sério, com o nível das mulheres de hoje, pobres e ricas, negras e brancas,não existe homem que nunca tenha levado.Ele pode até não saber, mas que rolou, rolou.

    Simplesmente não há para onde correr. Ou o cara só vai pegar profissionais a vida toda sem namorar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem eu sou da linha, tipo "olhos que não vê o coração não sente" KKKKK

      Excluir
  15. Existem muitos cornos sabidos no seu trabalho?, pois trabalhar é castigo para corno....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isoo com certeza KKKK,
      Aliás todo castigo pra corno é pouco.

      Excluir
  16. esqueceu a janela aberta? se olhar vai ver um monte de pedras que joguei rsrs
    boa sexta por aí
    beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim acho que esqueci aberta.

      Ótima sexta pra você também.

      Excluir
    2. bele, vou parar de saltitar em frente a janela então pq já está começando a ficar monótono rsrs

      Excluir
  17. Puta mano esse ''O investidor corno'' dos blogs de finanças já esta enchendo o saco... Você fez um post mesmo baseado no meu comentário sobre ser tão clara as divisões étnico sociais no Rio!! Isso que você não falou da região metropolitana do Rio, pra mim tirando Niterói as outras cidades são favelas planas... uma lastima. Culpa dos militares porque esse crescimento desordenado começou acontecer ha 40, 50 anos tomando força na década de 70 e 80. Com um pouco de planejamento urbano essa tragédia urbanística das grandes cidades brasileiras teria sido evitada!! Da uma inveja de ver cidades como Buenos Aires, Montevidéu, Santiago apesar de não serem economicamente ricos como nos estão praticamente livre de favelas... Eles têm poucas áreas de guettos nada comparado a essa tragédia brasileira. Era só os caras terem criados loteamentos organizados quase de graça para os pobres naquela época. O problema não é só das favelas enfeiar as cidades o problemas é elas dificultam o desenvolvimento do lugar e das pessoas que vivem dentro. Por exemplo às favelas em morros no Rio áreas de difícil acesso facilitou para os bandidos se esconder lá dentro e a policia não conseguir entrar direito. E por mais que o Brasil enriqueça não vai dar mais pra tirar as favelas dos morros cariocas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, existe uma legião de cornos.
      Eu inicialmente iria falar também do cinturão metropolitano, mas ja estava tão tarde que não daria tempo de terminar, então cortei esta parte.
      Mas é de dominio publico que se tirar Niteroi que é do nível da tijuca, o resto é pior do que a Zona Oeste.
      A baixada fluminense era na época de Getulio Vargas uma área responsável pelo o fornecimentom de verduras e legumes para a antiga capital federal, inclusive a região era recortada por canais para aproveitamento das agua dos rios, não era um local propício para moradia, mas os nordestinos foram chegando e começaram a ocupar de maneira irregular a região, e o que deu foi isso, quando chove, fica tudo inundado, mas era para isso mesmo que servia os canais, irrigar as terras e não foi feito para ser moradia.
      Isso vai ser um problema cuja a solução vai levar decadas, infelizmente.

      Um abração!!!

      Excluir
  18. O Rio é diferente... o astral é bacana demais!!! Sempre que consigo um tempo, passo uns dias na cidade... curtir as praias da zona sul ou da barra... curtir um sambinha no rio scenarium ou no lapa 40 graus...
    Bom demais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Lapa é uma boa, inclusive falei dela no post seguinte.
      Um abração!!!

      Excluir