Páginas

domingo, 15 de abril de 2012

A ida para o trabalho 1º Parte

    Muito se fala que ficamos 8 horas trabalhando, mas isso é só a hora líquida, se computarmos a hora bruta que inclui, uma hora de almoço e o tempo gasto para ir da casa ao trabalho e do trabalho para casa mais o tempo que acordamos para se arrumar, tudo isso somado as 8 horas de trabalho, da um total de 12 horas sem contar com as horas extras.
   Isto mesmo mais da metade do dia estamos com as nossas mentes voltadas para o trabalho e somados as 8 horas que dormimos, só sobraria umas 4 horas de tempo livre por dia. É chegar em casa tomar banho comer e dormir, acordar de novo e começar tudo de novo como se fossemos robôs.
    Voltei ao tema iniciado na semana passada, mas vou analisar com mais profundidade o seguinte aspecto: O transporte de ida e volta ao trabalho.
    Vou falar da minha experiência em transportes coletivos. Quando comecei a trabalhar no Centro do Rio em 2003 eu pegava ônibus, se tivesse sorte ainda encontrava algum lugar pra sentar, mas com o passar dos anos, os ônibus já vinham tão cheios que só dava pra ficar na parte da frente, pois o resto do ônibus ja estava entulhado de gente, e sem falar do calor, mesmo tendo ar condicionado, que não dava vazão pelo números de pessoas, e sem falar que o tempo de viagem que era de 50min, passaria para 1:20h ao longo dos anos devidos aos constantes engarrafamentos na Avenida Brasil.
    Alguns motoristas não gostavam de passageiros na parte da frente pois tirava a visão que eles tinham das meninas de uniforme de colegial que ficavam nos pontos, numa dessas um deles estava de olho numa colegial loirinha de coxa grossa, só que eu acabei ficando exatamente na frente dele, atrapalhando a visão do paraiso que ele queria ter, o coitado acabou se explodindo com os passageiros e disse que não queria mais ninguém na parte da frente do ônibus, como eu já estava de saco cheio dos ônibus, resolvi a tentar os trens.
   Comecei a pegar trem e geralmente quando não quebrava levava 50min para chegar ao centro do Rio, mas os trens tem um efeito colateral, para iniciar eles já vem de Japeri superlotados. Para quem não sabe que lugar é esse, eu vou explicar, imagine que Ipanema e Leblon são os 2 olhos verdes do Rio, Japeri seria o olho do CÚ. É a cidade mais profunda da baixada fluminense com o pior IDH do estado, um antro de tudo o que é pior em educação e de gente feia, em resumo é a classe “D” ou cidade-favela em movimento.
    Já no momento que você entra no trem já sente um cheiro forte de gás de cozinha (ovo cozido), parece que há uma dor de barriga coletiva entre os passageiros, e que ninguém toma banho ou escova os dentes, é uma mistura tão forte de cheiros que deixa qualquer um entorpecido, você chega na estação terminal tonto.
   Mas alguém vai dizer: Então porque não vai de carro? E digo que de carro é pior porque o transito esta sempre engarrafado, então eu levaria 2 horas para chegar ao trabalho, sem falar dos gastos com combustível, estacionamento e os estresse do transito.
   Como prefiro não perder tempo uso os trens apesar do mau cheiro, mas na próxima semana continuarei este post e vou falar as grandes verdades ocultas do que acontece dentro dos trens, as conversas entre os passageiros, e porque das muita quebras que vocês vê nos Jornais.
   Mas para espantar o mau cheiro e dar uma relaxada no fim de semana vamos ouvir "Europe - The Final Countdown".

31 comentários:

  1. Por isso que eu tinha uma moto p trabalhar, cerca de 18km, em São Paulo, de carro dava na boa 1h e 1/2 em dia bom, mas os dias nunca são bons em SP (provavelmente igual ao Rio), isso qdo não chove e alaga tudo, ia de moto em 20 min, meio suicida pegar corredor em marginal, mas era uma aventura divertida, melhor q trem e onibus, temos q nos virar com as ferramentas ao nosso alcance rsrsrs
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O post que ia escrever ficaria tão grande que coloquei apenas uma parte hoje e domingo que vem vou dizer uma verdades sobre esse povo do trem, que gostam de reclamar, mas é isso, enquanto o BRT não fica pronto temo que sofrer com os engarrafamentos. Tem muita gente aqui no Rio que usa moto, mas eu prefiro carro desde que não tenha transito, Bjs!!! :) tocou muito baixo no sabado?

      Excluir
    2. Nao sei como é trem no Rio, mas em SP é fod@, me recuso a entrar, metro é bom se for no contra fluxo, mas no fluxo e hora do rush é impraticavel, onibus nem comento, só funcionam os q atravessam bairros nobres, me programei p morar em uma boa regiao, e só usar metro em horarios possiveis e uso onibus por perto, caso contrario taxi mesmo, mas epoca q trabalhava era outra historia, passei por situaçoes ruins de metro/onibus, e ate por sequestro relampago indo de carro, por isso optei pela moto

      Se toquei? Digamos q estou com bolhas nos dedos hj e ombro dolorido!!!
      Bjs

      Excluir
    3. Se você não conhece, vai conhecer e verá o porque que eu passei mal dentro deste coletivo na semana passada, rsrsrs.
      Mas voce toca baixo sozinha em casa ou em algum lugar com um grupo, se não me engano voce não aprecia aglomerações certo. Bjs. ;)

      Excluir
    4. Odeio lugar cheio, me irrito, fico de mal humor, se encostam em mim então eu viro um monstrinho :P
      Toco em grupo sim, mas no meu cantinho, afastada do povo rsrsrs em palco ou estudio :)

      Vou a raros shows de rock, mas tento ficar distante da multidão, em camarote ou em um canto isolado da pista.

      Excluir
    5. Então somos dois, eu também não gosto de muita gente entulhada, fiz uma edição no post e coloquei uma musiquinha no fim, escute e me diga se esta bom, porque era vc que fazia assim nos seus post. certo.

      Excluir
    6. Nao vou nem em shopping de final de semana ou perto de datas comemorativas, ecaeca

      Ficou legal o video, apesar de Europe não estar entre os meus prediletos, eu achava eles absurdamente lindos na epoca... Uhmm vão me chamar de velha kkkkkkk

      Excluir
    7. Velha nada diga sempre experiente, afinal voce não chegou nos 40, e esta enxuta. bjs ;D

      Excluir
    8. Kkkkk enxuta
      Ou conservada e sou um picles :P
      Ok, sou experiente, com boa vivencia!
      Beijao

      Excluir
  2. Caçador, Japeri realmente é foda,

    peguei muito trem também e sei como é.

    Hoje, se não estou de home, pego 3 ônibus, demoro mais, mas vou sentado, no ar condivionado e lendo.

    Abraços e boa segunda a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças aos Deuses eu pego este trem ja na parte final do percurso, mesmo assim nós os "trabalhadores" chegariamos enxarcados de suor devido ao bafo. Um abraço.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Respostas
    1. O Ideal seria o Home-Office isso sim seria o ideal, ir a pé do quarto pra sala. huahuahuahua

      Excluir
    2. Vamos chegar lá Lord.... kkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. Home Office é o meu sonho. Mas faltam idéias rsrs...

      Excluir
    4. Eu iniciei este post para no final falar sobre a Home-Office, que é a solução final.

      Excluir
  4. Lord já dei a dica muda para zona sul, esse negocio de JPA é maior furada, eu se fosse voce iria de Tijuca pelo menos voce pega metro linha 1.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz eu penso nisso todos os dias, ja sei que em JPA o negócio vai piorar com as obras, estou pensando também na área do porto maravilha, quando começar a lançar os empreendimentos imobiliarios estou pensando em comprar lá, mas a minha construtora vai lançar em breve em Vila Isabel, vou ver o que acontece até lá. Um abraço.

      Excluir
  5. Home office é um sonho mesmo! Não é adotado pq quem está no topo da cadeia são velhos enrugados nas aparencias e nas ideias.

    Por isso sonho com minha profissão Trader. A atual é apenas um meio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso soa como musica em meus ouvidos, agora que ja tenho o meu apartamento quitado não tenho mais merdo em investir de maneira mais agressiva, vou fazer isso também. Um abraço.

      Excluir
    2. Home Office é otimo, meu marido qdo não está viajando fica de casa uns 2 ou 3 dias por semana, o problema é a disciplina p trabalhar, as distrações, a geladeira acessivel rsrsrs

      Eu tenho q lutar diariamente com o meu baixo, os livros e o som, se deixar não trabalho, passo o dia ouvindo musica e lendo, esse é o principal motivo de preferir ir p cafés e livrarias, consigo me concentrar melhor, e qdo ele está em casa então, a ultima coisa q faço ou deixo ele fazer é trabalhar. Agora mesmo acabei de levar uma bronca e estou quietinha trabalhando na sala (ELPL4 me deu orgulho hj :)

      bjs e boa semana p vc´s

      Excluir
    3. Estou pensando em fazer um post sobre Home Office, mas com os notebooks e tablets podemos levar o nosso escritorio para qualquer lugar, para shopping, praia e montanhas, isso seria um sonho, mas é possível de realizar, basta ter uma boa idéia. Um abraço.

      Excluir
  6. Curitiba também está complicada. Tenho perdido aproximadamente 1:20 hr. só de transporte casa - trabalho, e depois do trabalho, estudo. O problema não é o ir de ônibus em si, mas ir num ônibus lotado tendo que ficar em pé, por morar um pouco longe do "ponto inicial", e o pior é ver que algumas pessoas ficam fazendo crochê lá enquanto eu faria (quase) tudo para ter uns 15 mins. sentado podendo estudar. O que quero é que chegue o dia em que viverei(mos) apenas dos nossos dividendos.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem eu cálculo que só a ida e volta ao trabalho percamos 1/3 de nossas forças fisicas e mentais, sobrando para o trabalho efetivo uns 2/3.
      Em relação aos dividendos temos que arrumar um jeito de acelerar o processo pq esperar 10 a 20 investindo não da não. Um abraço.

      Excluir
  7. Olá Lord Caçador, me diverti bastante lendo seu post( cheiro de gás de cozinha , foi ótimo!!!risos), mas sabemos que a realidade do transporte público é essa mesma!!!affff... eu quatro vezes por semana tenho que passar por essa pindaíba(autobús) e é o que mais odeio em ter que ir trabalhar, é o que desgasta mais!!!
    passei para desejar uma boa semana pra ti!!! E vamos continuar correndo em busca dos nossos sonhos!!! UM ABRAÇO DA PORQUINHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depedendo do transporte acho qua a gente gastas de 1/3 a 1/2 de nossas forças fisicas e mentais que poderiam ser usadas efetivamente em nosso serviço. O cheiro é uma pura realidade, e vou fala mais sobre isso na 3º parte. Um abraço.

      Excluir
  8. Olá Lord!

    Seu blog está cada vez melhor, principalmente por vc falar o que pensa sem frescuras. Parabéns!

    Home Office é o sonho de consumo de 11 entre 10 paulistanos. Me incluo nisso. O ruim é que é inviável para a maioria dos trabalhos. Basicamente quem consegue trabalhar no HO é o pessoal de TI, área financeira, essas coisas mais burocráticas.

    Depois vem gente dizer que é preconceito, mas o povão é fedido mesmo! Porra! Com 10 reais dá pra comprar sabonete, pasta de dente e desodorante pra mais de 1 mês. Não há justificativa.

    Transporte público é uma faca de 2 gumes, ao mesmo tempo que ganha-se tempo (as vezes), evita-se levar multas e bater o carro; vc é obrigado a conviver com gente porca.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E essa é apenas a primeira parte porque no domingo vou postar a segunda parte agora falando sobre as conversas que eu escuto dentro do trem, e todos vão chegar a conclusão, de que são pobres porque são ruin, o povão não presta, o povo é safado.
      Pobre não vale merda nenhuma.
      E não adiantam reclamar, os transportes estão a altura desse povinho safado.

      Excluir
    2. Pois é! Só é pobre quem quer, o sol nasce pra todos. Ser pobre é muito cômodo, muito mais fácil.

      O foda do transporte público ser tão ruim é que prejudica o uso por pessoas que poderiam receber um serviço melhor.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    3. O interessante e que na cidade destas pessoas tem muita industria (Bayer, Marco Polo, Petrobras, Ambev...), só que eles não empregam a propria população local devido a falta de capacitação destas pessoas, e elas vem para o Rio trabalhar de camelô etc...

      Excluir