Páginas

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Plano de Negócios 1º Parte

   Depois de uma longa pausa volto a falar sobre empreendedorismo, pois todos aqui querem conquistar a I.F. mas não estão afim de esperar 20 longos anos para chegar a esse objetivo, não estou descartando os investimentos mas digo que para turbinar o nosso fluxo de caixa é muito importante nós termos uma fonte de renda alternativa, para não depender apenas da venda de nossa mão de obra para enriquecer o nosso patrão.  
   Todos sabemos que o índice de mortalidade das empresas é muito alto então é importante fazer um planejamento de nossa empresa para não correr o risco de chutar o balde mandando o seu patrão para aquele lugar, para depois voltar com o rabo entre as perna e de pires nas mãos. 
   E para isso é muito importante escrever um bom plano de negócios. Mas o que é isso? E um documento escrito no qual o empreendedor descreve em detalhes qual o negócio, como ele funciona e quais as metas da empresa, é um planejamento essencial para o bom andamento do empreendimento. 
   Existem vários modelos de planos prontos que podem servir como guia (na internet esta cheio basta pesquisar no google)
   O planejamento é responsável por mais de 70% do bom andamento de uma empresa e o plano de negócios colabora para que isso aconteça. Estudos feitos mostram que a principal causa de falências em novos negócios se encontra em problemas gerenciais, que poderiam ter sido previstos e solucionados com planejamento adequado. 
   Existem três grandes parte essenciais a serem explorados na elaboração do plano: apresentação da empresa, plano de markentig e plano financeiro. O fundamental é tirar a ideia da cabeça e colocar no papel para testar a viabilidade no mercado antes de executar.

Apresentação da Empresa - deve conter desde os conceitos que justifiquem a criação da empresa até o modo como ela será estruturada. Nesta fase do projeto são estudados o histórico da empresa, seu planejamento estratégico e plano de operações, sua descrição legal, estrutura organizacional e equipe dirigente. Além disso, este ponto deve trazer uma descrição do produto ou serviço que será oferecido e seu diferencial.

Plano de Marketing - um detalhado estudo de mercado é pré-requisito para a elaboração desta parte. Analise o setor, a clientela, a concorrência, os fornecedores, as ameaças e oportunidades, os pontos fortes e fracos.
   Empreender tem muito de sonho, mas o sonho não pode ser algo indefinido, tem que ser algo muito concreto. Com a análise mercadológica em mãos, elabore estratégias e projeção de vendas, política de preços e formas de distribuição.
Plano Financeiro - esta é uma das partes mais importantes do plano. A maioria dos empreendedores tem muitas dificuldades na hora de elaborar este elemento, tem um monte de apostilas na internet que podem te ajudar neste assunto, no SEBRAE tem um monte de cursos sobre o assunto, portanto o negócio é correr atrás, pois nada vai cair do céu. 
Conclusão:  
   Fazer um plano de negócio obriga o empreendedor a fazer uma análise mais cuidadosa das suas ideias, identificando aquelas que, efetivamente, são boas oportunidades de negócio e as que não passam de boas ideias.
   Já imaginaram ter uma empresa gerando um fluxo de caixa alternativo para bancar as suas farras (tipo como faz Vovô Puteiro) e o melhor, sem afetar os seus aporte. Você ainda será o chefe e terá o respeito de todos, poderá até contratar uma secretária gostosa para te auxiliar em todos os sentidos. 
   Pense muito nisso, voltarei a falar sobre este assunto. Um abraço a todos e bons negócios. 

16 comentários:

  1. Olá Lord!

    Essa documentação e criação de escopos é uma etapa muito chata e por isso vários empreendedores não criam nenhum plano de negócios, também por este motivo 8 em cada 10 empresas quebram nos primeiros dois anos de existência. Apesar de trabalhoso e cansativo, o plano de negócios seguirá por um longo prazo junto a empresa e ditará todos os rumos que devemos seguir para alcançar os objetivos. Quem não quer ou não tem tempo de fazer um plano de negócios nem deveria abrir uma empresa, só está contando com a sorte e o acaso, provavelmente vai aceitar qualquer serviço que chegar pra ele sem critérios e sem prazos.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá General, sem duvida que é muito chata, por isso mesmo o pessoal passa por cima desta etapa.
      Além deste Plano de negócio feito antes da abertura da empresa ainda tem outro que seguirá junto com a empresa na qual vou falar no próximo post, pois nem tudo o que foi planejado sai como a gente quer, então muitas coisas precisarão serem ajustadas.
      Até para pegar um financiamento a pessoa vai precisar de um bom plano de negócios.
      No Sebrae existem muitos curso que serão úteis para o empreendedor novato.

      Um abração!!!

      Excluir
  2. Isso é muito bom.
    Estou reelaborando o meu atualmente, porque fiz um pouco as pressas e sem o tanto de detalhes que achei que precisaria ter...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é essa a ideia, você faz o primeiro e depois de algum tempo vai aprimorando, pois a maioria das coisas que a gente planeja na teoria saem bem diferentes quando vem a parte prática.

      Um abração!!!

      Excluir
  3. Olá Lord!

    Excelente artigo! Realmente muitas empresas quebram simplesmente por falta de planejamento. Apesar de ser trabalhoso, não é difícil fazer um plano de negócios. O Site do Sebrae tem bastante informação a respeito também.

    Abraço!

    http://investidoremacao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita Danilo.
      mesmo que seja trabalhoso para uma pessoa comum fazer, no Sebrae existem cursos Gratuito (eu mesmo fiz) que ensinam a fazer planos de negócios e eles mesmo ajudam a fazer e ainda arrumam financiamento.

      Um abração!!!

      Excluir
  4. Plano de Negócios é ESSENCIAL.

    A grande maioria das empresas fecha cedo, pois a maioria dos empreendedores não tem noção do que estão fazendo.

    É a mesma estatística burra dos investidores que entram na bolsa e se dão mal sozinhos. Eles não têm ideia do que estão fazendo. Vão quebrar, assim como as empresas.

    Tenho um livro legal, mas nunca cheguei a terminar de ler; o cara fala como elaborar um Plano de Vida, q seria um misto entre Plano de Negócios e o que vc quer aproveitar na vida, para assim não ter q ficar se matando de trabalhar no próprio negócio. Vou ver se termino de ler, a ideia é interessante. Pegando o livro em casa, posto aki o nome.

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Dimarcinho, até o pessoal de mais cultura tem dificuldades para fazer um Plano de negócios ou mesmo nem fazem. Eles misturam Lucro Liquido com Pró-labore.

      No curso que fiz no Sebrae contaram a história de uma mulher que criou uma espécie de bandeja plastica que fez muito sucesso no fim dos anos 90 inclusive ela fechou um grande contrato de fornecimento com as lojas Americanas.

      Mas acontece que ela estipulou um pró-labore de 15 mil reais o que na época era muito dinheiro, passados algum tempo ela simplesmente quebrou. Pois mesmo sendo um sucesso a empresa não podia arcar com o salário tão alto para o dono e deixando a empresa a mingua.

      Um abração!!!

      Excluir
  5. O plano de negócios está morto: http://www.slideshare.net/masterluz/palestra-o-plano-de-negcios-est-morto-e-enterrado-luz-loja-de-consultoria

    Esqueça a pesquisa de mercado: http://blog.lojadeconsultoria.com.br/empreendedorismo-2/esqueca-a-pesquisa-de-mercado/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou dar uma olhadinha meu amigo anônimo.

      Obrigado pela visita.

      Um abraço.

      Excluir
    2. Os anônimos sempre são sensacionalistas.
      Ou os sensacionalistas são sempre anônimos?

      Excluir
    3. Vou fala uma coisa o Documento chamado Plano de Negócio sem duvida é muito longo e chato de ler, mas é um guia para o próprio empreendedor mas quando o tal empresario for buscar investidores ele deve ser criativo em mostrar a empresas pois o tempo que ele tem para impressionar o suposto investidor é muito pequeno talvez ele tenha num primeiro contato uns 3 minutos.

      Excluir
  6. Na realidade vc não deixa de ser empregado. Só que com a própria empresa, vc é o investidor e automaticamente empregado de si mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na realidade o cliente e que vai passar a ser o seu patrão....mas os méritos serão todos seus....inclusive as gostosas que você vai contratar kkkkk

      Um abração!

      Excluir
  7. Com Certeza... Planejamento é fundamental nos negócios e na vida tbm !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi muita gente gastando tudo o que podia, compraram mais do que as suas finanças permitiam, e o que aconteceu?
      Ficaram endividadas e hoje perdem o sono imaginando como vão quitar as suas dividas.

      Um abraço!

      Excluir