Páginas

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Como vender a sua ideia

   Fala ae galera beleza!!! No ultimo post falamos sobre como encontrar boas ideias, e caso vocês já tenham uma boa ideia, vão agora ter que vender essa boa ideia e é sobre isso que vou falar no post de hoje: Como vender uma ideia. Para começar vou apresentar uma palavra chamada PITCH, alguém sabe o que essa palavra significa?   
   O pitch é uma palavra em inglês que significa o discurso do vendedor aliás ja tinha me referido a este termo no post Startup 3. Os investidores e empreendedores brasileiros também usam essa palavra para descrever uma sequência curta de frases para convencer um interessado a investir na sua startup ou comprar seu produto, tipo Gerente de banco tentando convencer um investidor a comprar titulos de capitalização.

   Um bom pitch é fundamental para gerar interesse pelo seu projeto. Veja seus cinco componentes principais:

1 - Curto. Você terá pouco tempo, então tente dar o recado em 1 minuto ou menos. Com esse minuto, você pode conseguir mais 5 minutos de atenção e uma reunião no futuro próximo.
2 - Claro. Já que você tem pouco tempo, seja o mais claro e preciso possível. Não faça floreios, vá direto ao ponto e tente se ater às principais características que descrevem seu produto. Não deixe margem para confusões, e tente achar alguma comparação que sirva de referência - por exemplo: "meu projeto é como X, só que atendendo o mercado Y".


3 - História. Seu produto pode ser inovador e muito diferenciado, mas seu pitch precisa mostrar isso de forma atraente. Uma história real pode ajudar você, onde (por exemplo) você enuncia o problema como parte de sua vida, ou de alguém com quem o investidor vai se identificar.


4 - Problema/Solução. O par problema/solução faz toda a diferença. Ao mostrar o problema que você aborda e a solução que seu projeto traz, você cria um vínculo com o ouvinte, ajuda a estabelecer a importância do projeto e mostra sua atratividade para o cliente.

5 - Atrativo financeiramente. Não adianta ter um pitch claro, curto, contando uma história, com uma excelente solução para um problema latente, se ele não é atrativo financeiramente. Tente dar dados de mercado, ou mostrar que os consumidores têm uma grande propensão a gastar dinheiro com o que você vende.

   Tudo isso em um minuto. Parece difícil, mas não é... para chegar lá, treine seu pitch o máximo que puder.   
   Esta série de posts as Startups pode parecer uma chatice, eu sei disso, mas é uma das maneiras de acelerar a nossa independência financeira, ou você quer ficar aplicando 30% do seu salário durante 18 anos para no final ser independente.
   Pense nisso, com uma boa ideia você pode alcançar a sua independência financeira em menos de 3 anos, um abraço a todos.

Referências:
O que é uma Startup?
A ideia de negócio
Como proteger a sua ideia
Se a ideia for ruim
Como encontrar uma boa ideia

Fonte e Adaptação:Revista Exame 

8 comentários:

  1. Muito legal o desenho do Chrome...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu deu um trabalho pois tive que fazer uma edição.

      Um abraço.

      Excluir
  2. Fala Lord!

    Não é chato, mas é algo muito subjetivo e inacessível. Acredito que uma minoria conseguirá ter alguma ideia realmente rentável e vende-la de maneira legal. Ideias boas e lucrativas são exceções, mas são vistas como algo comum, rotineiro, já que despertam um fascínio incrível. É muito legal acompanhar ideias simples e que deram maravilhosamente certo, mas replicar essa fórmula é praticamente impossível.

    Na minha opinião dá pra ganhar muito dinheiro com uma ideia de negócio tradicional, totalmente batida. Não é preciso ser inovador. Se fosse assim, ninguém ganharia dinheiro com açougue, por exemplo. O legal da ideia inovadora não é nem ganhar dinheiro, mas sim ser o dono de algo que produza o fator novidade. Tem mais a ver com ego que com grana.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Corey beleza!!!
      Eu pretendo fazer num futuro próximo uma série de post falando de empreendedorismo, com tipos de negócios tradicionais, vou contar um pouco sobre a minha experiência com os negócios.
      O que eu acho de tudo isso é que apenas fazendo aporte vai ser muito demorado para se chegar a independência financeira, precisamos sim fazer alguma coisa paralela, pelo menos para complementar a renda.

      Um abração!!!

      Excluir
  3. Fala, Lord!

    Tenho acompanhado sua série.

    Tb estou procurando fazer algo q dê preu tocar enqto trabalho!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola Dimarcinho.
      Faça isso mesmo, nem que seja para complementar a sua renda, pois é ruim ficar só dependendo de uma unica fonte de renda.
      Boa sorte
      um abraço.

      Excluir
  4. Como eu coloquei no texto do Max, ninguém quer saber de problemas e as pessoas estão dispostas a gastar uma boa grana para se ver livres deles.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É aquela história que voce contou sobre passar os poblemas para frente. Você poderia dar esta sujestão para o pobreta kkkkk.

      Um abração!!!

      Excluir