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segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Se a ideia for ruim

   Olá pessoal depois de um breve intervalo volto com a série sobre as Startup.
   Estava lendo outro dia uma matéria no jornal O Globo sobre as Startup's aqui do Rio de Janeiro e entrevistaram vários empreendedores que estavam divulgando as suas ideias e alguns deles simplesmente viajaram na maionese com suas ideias e vou dar um exemplo.
   Dois empreendedores novatos investiram 34 mil reais para criarem uma rede social apenas para convidados cuja a unica função dos participantes seria dar notas para restaurantes e boates e eles até o momento não tinham nenhuma receita e estavam a procura de um investidor anjo que aportasse 200 mil na empresa deles putz... acho que só um maluco faria um investimento num negócio desses.
   Quase todo empreendedor acredita mesmo que a sua ideia de negócio é perfeita, não tem como ser melhorada e está destinada ao sucesso absoluto. 
   No entanto, as ideias sempre podem ser melhoradas e algumas nem deveriam sair do papel. Seja por falta de clareza ou mesmo de pesquisa, existem pequenas empresas que não vão adiante e saber disto a tempo pode evitar uma decepção e um rombo na conta bancária.
   Existem quatro perguntas essenciais para medir o quanto a sua ideia é boa. 
  • Pergunta nº 1: A sua ideia é realmente útil?
  • Pergunta nº 2: O seu preço é facilmente acessível para a massa de compradores?
  • Pergunta nº 3: Você é capaz de cumprir sua meta de custo para lucrar com o preço que definiu?
  • Pergunta nº 4: Como vai fazer para entregar a um custo adequado e ainda ter lucro?
Resumindo: Para ser comercialmente viável, precisa responder estas quatro perguntas.
Veja abaixo os quatro sinais de que uma ideia não tem potencial para virar um negócio de fato.
1 - O mercado consumidor é imenso
   Se você acha que seu negócio tem um mercado consumidor enorme, já começou mal. O primeiro passo a fazer uma pesquisa séria e não ficar só perguntado o que seus amigos acham sobre o produto. Precisa testar de uma forma mais objetiva do que simplesmente consultar algumas pessoas.
   Outro sinal comum de problemas na ideia é quando o seu mercado é muito generalizado. Coloque como perfil quem realmente enxerga o valor do produto. Precisa pensar qual o tamanho do mercado, para quantos clientes pode vender e é importante que o empreendedor seja muito crítico e específico.
2 - A ideia é tão inovadora que as pessoas nem acreditam
   Quando uma ideia é muito inovadora, o empreendedor precisa pensar em mais coisas além de abrir uma empresa. Ele pode enfrentar resistência das pessoas, de achar que não funciona ou não vai dar certo.
   Outro tipo de barreira diz respeito ao posicionamento da sua empresa no mercado. Tem outros players com uma proposta e capacidade de execução muito semelhante à sua? Precisa pensar porque o cliente compraria de você e não dele.
3 - O projeto é ótimo, mas precisa de muito capital
   Uma boa ideia de negócio precisa também ser projetada para fazer a empresa crescer. Não basta ter um mercado grande, precisa saber o quão rápido consegue crescer. Geralmente, uma ideia de negócio é de pouco crescimento quando o crescimento da empresa está atrelado a um alto investimento em capital ou mão de obra extremamente qualificada. Se precisa de muita capital para crescer, desacelera o crescimento.
4 - Ainda não há um modelo de negócio definido
   Você já sabe como vai ganhar dinheiro com a sua ideia? Pois o modelo de negócios é parte essencial de um projeto bem sucedido. Potenciais empreendedores veem todo mundo ganhando com algo e querem entrar também. Não precisa ser a Nasa para construir um negócio que vai dar certo, mas tem que ter certeza que não está fazendo mais do mesmo.
  Portanto meus amigo pesquisem bastante para saber se a sua ideia é viável ou não antes de arrombarem as suas contas bancárias, pois se for assim é melhor investir numa ELPL4.

Referências:
O que é uma Startup?
A ideia de negócio
Como proteger a sua ideia

Fonte e Adaptação:Revista Exame 
 

9 comentários:

  1. Bom dia Lord!

    cara, o q leio sobre startups é bem o que vc disse, empresas com ideias malucas que requerem uma quantia enorme de dinheiro, mas que nunca sairão do lugar. São raríssimas as que dão certo.

    Abraço!

    Corey

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    1. Olá Corey e fico imaginando no que esse pessoal investiu e eles até o momento não tinham receita e nem sabiam explicar de onde ela viria, e até o Facebook esta com problemas de receita pois a companhia esta caríssima para uma receita infima.
      A crise da bolha aconteceu justamente por isso, pois tinha um monte de empresas que abriram capital e nem receita tinha deu no que deu.

      Um abração!!!

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  2. O interessante é que não adianta a idéia ser legal e revolucionar o mundo. Ela precisa ser econômicamente viável.

    Não adiantaria o Ipad ser o que é e custar US$ 30,000.00 ...

    Um abraço Lord!

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    1. O pior é que a maioria nem ideia tem direito, so repete o que os outros fizeram. Na realidade eles so querem vender a empresa para depois pular fora.
      E isso aconteceu muito em 1999 e 2000 mas quando a bolha explodiu 95% das startups faliram.

      Depois me passa o endereco do outro blog.

      Um abraço.

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    2. Na época da bolha .com, teve "empresário" que teve o cúmulo de dizer que "lucro é coisa do passado".

      Lord, é quase igual o meu original. É só trocar "rico" por "pobre" no endereço.

      Um abração!

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    3. Ta de sacanagem você colocou Eike Pobre? Não acredito, rapaz isso atrai a pobreza, quer ficar igual ao pobreta kkkk.
      Bem o carro se chama Reliant Regal e foi produzido na Inglaterra, bastava uma carteira de motociclista para poder guiar esta coisa.
      Vai comprar um?

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  3. Já pensou numa agência de casamento ??? Tem muita gente encalahada

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    1. Sabe quantas redes sociais iguais ao Facebook que existem?
      Mais de 30 mil, existem agencia até de escravos sexuais kkkkkk, existem muitos nichos de mercados para serem explorados...pense nisso.

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