Páginas

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Fundos Imobiliários

   Este post é para o pessoal que gosta de investir em fundos imobiliarios, leiam porque é interessante, pois não só de ações que pagam bons dividendos vive o investidor nesses tempos difíceis para a Bolsa. Se uma boa estratégia de longo prazo envolve ativos que gerem renda, os fundos imobiliários vêm se revelando uma forma de complementar as ações defensivas na carteira de renda variável do investidor.
   Pouco ligados ao desempenho do Ibovespa, os fundos que investem em imóveis têm conseguido, até mesmo, vencer as ações que pagam bons dividendos em alguns casos.
   Numa comparação mostra que, nos últimos dois anos, alguns fundos de imóveis se mostraram menos relacionados ao Ibovespa do que o próprio Índice de Dividendos (Idiv) da Bolsa. E que seus ganhos também superaram os ganhos das ações defensivas, enquanto que o Ibovespa apresenta queda. 
   Nesta comparação, foram escolhidos três fundos com carteira diversificada, isto é, que não investem em um único imóvel ou não dependem de um único inquilino, o que minimiza os riscos.
   A medição da volatilidade por meio do Beta mostra a relação entre a oscilação de cada ativo ou índice em relação ao Ibovespa nos últimos dois anos. Quanto mais próximo de zero, menor a amplitude da oscilação do ativo ou índice quando o Ibovespa oscila; Betas acima de zero mostram que o ativo e o Ibovespa têm correlação positiva, isto é, quando o Ibovespa sobe, o ativo em questão também sobe e vice-versa; Betas abaixo de zero mostram o oposto – que quando o Ibovespa sobe, o ativo em questão cai e vice-versa.
   Conforme a tabela, os fundos imobiliários analisados são menos correlacionados ao Ibovespa do que o Índice de Dividendos da Bolsa, que reúne as ações com os maiores dividend yields nos dois anos anteriores à formação da carteira do índice.
   Ou seja, o desempenho dos fundos acompanha menos o desempenho do principal indicador da Bolsa do que o índice composto pelas ações mais defensivas, que são aquelas menos sujeitas ao sobe-e-desce dos mercados. 
   Note que o fundo Rio Bravo Renda Corporativa teve, nos últimos dois anos, correlação negativa com o Ibovespa.
   Em relação ao desempenho, todos os três fundos renderam acima do IDIV e do Ibovespa em dois anos. A intenção do levantamento, no entanto, não é colocar os fundos imobiliários como melhores investimentos do que as ações defensivas.
   Embora sejam negociados em Bolsa, fundos imobiliários não têm nada a ver com ações – mas também são ativos de renda variável que podem compor, junto com as ações pagadoras de dividendos, a porção defensiva da carteira.
   “O investidor em ações que também investe em fundos imobiliários melhora a qualidade da diversificação da carteira ao acrescentar outra classe de ativo ao portfólio, cujas oscilações não são diretamente relacionadas com o mercado de ações".
   Os dividendos pagos pelas empresas e os aluguéis pagos pelos fundos têm algumas semelhanças interessantes para o investidor pessoa física: ambos são isentos de IR e, em muitos casos, corrigidos pela inflação.  
   Um levantamento mostrou ainda que a maioria dos fundos imobiliários mais líquidos teve desempenho superior ao Ibovespa, ao CDI e até mesmo ao ouro e ao dólar, que foram os dois ativos que mais se valorizaram, na média, no primeiro semestre. Veja na tabela abaixo (lembrando que o retorno ajustado exclui o ganho com dividendos e a taxa interna de retorno o inclui):
   Além da diferença na volatilidade e no tipo de risco, ações defensivas e fundos imobiliários tem uma diferença também de tributação, que não deve ser esquecida pelo investidor. Embora os dividendos sejam isentos de IR em ambos os casos, a alienação das cotas dos fundos, bem como a venda das ações, não são. Acontece que a alíquota sobre o lucro com as cotas é de 20%, ao passo que para a venda de ações é de 15%, e apenas para vendas superiores a 20.000 reais em um único mês. Abaixo desse valor, a venda de ações é isenta.
Fonte: Revista Exame

Referência:

Vamos finalizar o Post com "Extreme - More Than Words"

24 comentários:

  1. boa tarde Lord
    já tive alguns FII´s na carteira, me desfiz deles após a valorização, ainda prefiro ações, provavelmente pq tenho mais facilidade de analisar e acompanhar.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas na boa... Extreme? Nuno Bittencourt?? :P
      tá romântico e apaixonado? rsrs

      Excluir
    2. Oi Ostra, você falou uma coisa certa, quando eles começam a divulgar um determinado produto financeiro é sinal de que esta caro.
      Em relação ao Extreme, eles me lebram o rock in Rio de 1991.

      Um beijão!

      Excluir
  2. Boa noite Lord!

    Sensacional a corrida! Long Beach é um espetáculo a parte, uma das mais belas pistas. Naquela época parecia que eles faziam drifiting, rsrs! Acredito que se o Emerson não tivesse surtado e criado a copersucar, com certeza seria o brasileiro com mais títulos.

    FII tem me interessado cada vez mais, provavelmente será meu próximo investimento, mesmo achando que estarei entrando tarde. Gosto de imóveis, mas não tenho saco pra a burocracia, tributação e demora pra resolver as coisas.

    Quanto ao som, me lembra uma novela dos anos 90, né? Aliás, eu adorava novela, rsrs!

    Grande abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu como eles deslizavam na pista, era a época do efeito solo que foi proibido em 1982, bem o Emerson sem saber fez uma besteira, pois se ele continuasse na McLaren teria sido campeão em 1976, titulo esse que foi ganho pelo James Hunt que substitui o Emerson na McLaren e pasmem usando o mesmo carro com ajustes feitos pelo Emerson.

      Fiquei pensando nas FII, mas tem um problema, será que estes titulos não estão excessivamente valorizado, pois hoje só se fala nas FII e isso é muito estranho.
      Extreme me lembra o Rock in Rio de 1991.

      Um abração!!!

      Excluir
  3. Lord, eu vou te pedir uma ajuda, pois vc é o mestre das simulações... kkkkkkk

    Eu simulei a minha estratégia com ajustes (reduzi o número de bolsas positivas de 16 para 11) desde o dia 02/01/12. Queria saber se é um tempo confiável para provar que a estratégia funciona?

    Aí eu testei fazendo trades com 100 ações da BBDC4 e PETR4. Calculei com a corretagem incluída. Se eu comprasse simplesmente essas ações em 02/01/12 e fizesse o B&H, teria tido perdas de cerca de 10%. Com essa estratégia Tive valorização de 13%.

    O que vc acha, amigo Lord? um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz isso daria um trabalho espantoso, primeiro precisamos ver qual e extamente o ponto de entrada, e iriamos precisar de todas essas cotacoes, as de ações é facil e de algumas bolsas também, mas de todas!
      Bem numa situação dessas as vezes e melhor não saber de nada, para não quebrar o encanto kkkkk.

      Um abração!

      Excluir
    2. O ruim do Yahoo é que quando não tem pregão, ele simplesmente passa batido. Ex.: 01/05 é feriado na maioria das bolsas. mas tem bolsa que abre nesse dia. aí eu teria que colocar uma linha em branco nessas bolsas que não tiveram pregão. É isso que torra a paciência de fazer Lord. Se não fosse isso eu já teria feito essa simulação.

      Um abraço!

      Excluir
    3. Rapaz eu estou passando por uma situação semelhante, pois quero fazer uma simulação tão complicada que eu levaria dias para terminar, e as minha ferias estão acabando, vou desistir de fazer esta simulação, pois os ganhos de informação não compensariam o trabalho.

      Um abração, espero que consiga terminar a sua planilha.

      Excluir
  4. Como um FII tem um retorno de 40%? não entendi bulhufas... kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valorização da cota e aluguéis mensais pagos =)

      Excluir
    2. Alguma chegam realmente chegaram a ter esta rentabilidade, pois muita gente fugiu da bolsa devido as quedas, mas não se iluda, pois quando a bolsa voltar aos bons dias, isso acabara, pois o padrão sera a valorização em torno de 9 a 10% ao ano.

      Um abração!

      Excluir
  5. Olá Lord!

    Tenho FII em carteira e até o momento estão excelente, além dos aluguéis isentos de IR ainda ganhei bastante com a valorização =) não tenho do que reclamar, comprei para estudos e acabei aumentando o volume em carteira.
    Se temos uma carteira bem diversificada não tem porque temer o FII, é tão arriscado quanto qualquer outro investimento mas deve prestar atenção a administradora e os imóveis que contém no fundo, se for de tijolo claro pois tem também os de papel e esses sim tenho algumas dúvidas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem ja tem fez um excelente negócio, mas para quem quer entrar agora, tenho as minha duvidas.
      Acho que apesar da atual valorização das FII acho que as mesmas são uma alternativa para a renda fixa e não para as açôes, pois o padrão de rentabilidade seria de uns 9% ao ano. Elas tiveram essa alta rentabilidade devido a fuga dos investidores da renda variável. Mas repito quem ja fez as compras como vc sem duvida fizeram um grande negócio.

      Um abração!

      Excluir
  6. Lord, vc pode me fazer um favor? Vc consegue fazer daqueles bonequinhos com a cara do Eike Batista? É que eu estou preparando um simulado de 10 anos com a minha estratégia. Será que posso fazer parte da turminha? kkkkkkkk

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Eike beleza!
    Posso sim, mas você vai quere um personagem em forma de foto, ou em forma de mangá?
    Você só tem que me mandar os resultados de janeiro de 2002 até 2012.

    Um abração!Oi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos no meu modo de ver o mangá seria mais legal, até para seguir o seu padrão.

      Aí eu te mando a planilha. Mas ela está enorme. Tem mais de 7 Mb...

      Um abraço!

      Excluir
    2. Não precisa mandar tudo, vc só tem que mandar o somatório de janeiro de cada ano, você ja fez estes calculos, de quanto teria em janeiro de cada ano?
      Faça igual as tabelinha que tem nos meus posts, com as datas de janeiro de cada ano e os valores ao lado.

      Um abração!

      Excluir
    3. Firmão Truta! kkkkkkkkkkkkkkkk

      Um abraço!

      Excluir
  8. mas se eu conseguir, só sai amanhã...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem problema, pois amanhã tem o post de sexta feira kkkkk,
      Posso esperar uma semana, faça com calma, para não ter erros de calculos.

      Um abração.

      Excluir
  9. Caçador,
    não se sente envergonhado em ter seu blog relacionado aos comentarios daquela baixaria do blog do Pobretao?
    Me desculpe, mas todas suas analises, planilhas perdem valor ao ver seu nome naquele raking!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas eu nem participo do ranking dele.
      Realmemte o blog dele esta um caos, e não vou mais la.

      Um abraço.

      Excluir
  10. Ainda não consigo entender direito esse esquema de fundos imobiliários mas nos ultimos dias venho lendo muitos artigos sobre, para tentar entender e aos poucos ficando mais claro essa modalidade.

    ResponderExcluir