Páginas

sábado, 19 de maio de 2012

O Ranking do Lord 3º Parte - Afinal quem ganhou?

7-Desempenho em 2008 (início da crise):

  Vimos na 2º Parte do ranking do Lord, que em 2007 Playboy tinha disparado na liderança e que o único que poderia fazer frente a ele seria o CDF, mas o mesmo só tinha 50% em renda variável enquanto que o Playboy estava com 100%, mas 2007 foi um ano atípico pois a econômia estava superaquecida, a Petrobras estava em todos os noticiários com a "descoberta" do chamado pré-sal, a VALE por sua vez batia recordes de exportação de minério de ferro, e o consumo interno estava em alta com o aumento da concessão de créditos e a ascênção da classe "C".
   O ano de 2008 prometia ser melhor que o ano anterior, mas a luz amarela tinha acendido, pois começava a surgir noticias negativas sobre a economia Americana, e estas noticias causariam já no inicio do ano as primeiras turbulências nas bolsas do mundo inteiro. No fim de abril o Brasil ganhou o grau de investimento e o Ibovespa como num ultimo suspiro, disparou atingindo o pico histórico de 73.516 pontos em 20 de maio de 2008.
   A partir de junho o Ibovespa começa a mergulhar lentamente até 15 de setembro quando a crise imobiliaria estoura de vez com o anuncio da concordata do Lehman Brothers, com isso o Ibovespa despenca de vez, e levando consigo os rendimentos de Playboy. CDF também perde, se bem que menos que Playboy, pois a renda fixa amorteceu a sua queda. Com isso CDF assume a liderança.
   Portuga é o unico que continua a crescer, ainda mais que o governo aumentou a taxa Selic para 13,75%, com isso ele ultrapassa Junior assumindo a 3º posição e se aproximando perigosamente da vice-liderança de Playboy.
   Uma curiosidade. Apesar de Junior perder a 3º posição para Portuga, ele foi o único dos que estavam expostos a renda variável que não perdeu dinheiro, essa aliás é uma das vantagens de se usa a analise técnica, podemos através dos gráfico sair de um investimento antes que uma queda nos cause prejuizos.
8-Desempenho 2009 eté 2012:

   No início de 2009 as coisas aparentemente se acalmaram e começou a forte recuperação do Ibovespa. Como Playboy estava 100% em renda variável acabou recuperando facilmente o 1º lugar. O CDF também tinha subido, mas a renda fixa desta vez atuou como um freio de mão, além de cair para 2º lugar viu pelo retrôvisor a aproximação de Junior que tinha recuperado o 3º lugar do Portuga.
   Entrando em 2010 as coisa pareciam que tinham voltado a normalidade, mas a bolsa ficou o ano todo andando de lado, assim todos que estavam expostos a renda variavel praticamente estacionaram, e apenas quem tinha renda fixa avançou. Junior sentiu na pele os prejuizos de se fazer traders com a bolsa andando de lado, pois foi o único que perdeu dinheiro.
   Chegamos a 2011 que é ultimo ano util, e desta vez a crise atravessou o atlantico e envolveu a Europa em uma grande nuvem negra, as bolsas mundiais caem novamente arrastando a nossa bolsa junto, todos perdem dinheiro neste ano exceto Portuga por estar 100% em renda fixa.
   Ao fim de 2011 Playboy tem uma grande perda e CDF volta a se aproximar pois perdeu menos, e no fim CDF ultrapassa o Playboy em definitivo vencendo a aposta.
   A luta pelo 3º lugar também esta acirrada, com Junior tendo grandes perdas devido a traders em um mercado de baixa e Portuga só subindo a ladeira. Portuga então ultrapassa Junior com uma certa facilidade e termina a competição em terceiro. 
   E Pingo, que fim levou? O nosso bravo guerreiro veio ao longo desses ultimos 10 anos fazendo religiosamente aportes mensais de 83 reais em ações, e viu que apesar de chegar em ultimo, conseguiu formar um capital de 20 mil reais, que poderão servir, se usados com sabedoria, para fazer vôos mais altos. 
   Conforme o combinado eles voltam a se encontrar em Janeiro de 2012, e após a confraternização e as brincadeiras, todos chegaram a conclusão de que com disciplina e coragem, até em momentos de crise aguda, mesmos com as diferênças de rentabilidade, todos no fim ganhariam. Podemos ver no quadro abaixo que todos obtiveram uma rentabilidade média anual bem acima do que a poupança poderia ter dado neste mesmo período.
    Mas no fim fica uma pergunta. Se a crise continuar até 2013 será que Portuga ganharia a competição, pois vemos que ele já vinha se aproximando dos dos ponteiros. E se a bolsa voltar a subir? Playboy voltaria a liderança? Quem vai saber. Talvez seria bom uma nova competição. Mas isso é outra história.
  
Referências:
  
   Bem ja que todos de certa forma ganharam, vamos comemorar ouvindo "Queen - We are the champions"

26 comentários:

  1. Achei a comparação com o pingo injusta. Enquanto todos começaram com um alto valor, pingo começou devagarzinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem a experiencia dizia que o investimento total em 10 anos seria de 10 mil reais.
      Pingo também aplicou os 10 mil reais, só que em pequenas parcelas mensais de 83 reais.
      É logico que em um mercado de alto se um entra de uma vez só vai levar uma grande vantagem sobre quem entra devagar....mas em um mercado de baixa? Fica ai a pergunta.

      Um abraço.

      Excluir
  2. Qdo eu fiz meu estudos sobre Asset Location eu já havia percebido que fechando 2011 o CDF ganharia.

    Mas repare que na maior parte dos anos, ele ficou abaixo do Ibov. Apenas nos momentos de crise forte, como em 2008 e 2011, qdo a bolsa derreteu é que ele consegue passar o Playboy. E também sabemos que o Ibov não é bom indicador. A maioria dos blogueiros tem conseguido bater o Ibov sem maiores esforços.

    Como vc bem colocou, qdo vem a recuperação, a renda fixa acaba funcionando como um freio de mão.

    É por isso que eu estou posicionado 100% em renda variável, além de fazer os aportes mensais! hehehe

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora sim e desculpe pelo transtorno.

      Sem duvida que o Indicador Ibovespa não é lá essas coisas como indice, seria uma espécie de "media baixa".
      A grande desvantagem de CDF e gasta com corretagem para fazer esse rebalanceamentos, sem fala que dependendo do valor teria que pagar Imposto de Renda.

      Fazer aporte mensais é muito melhor, pois evita de voce comprar no pico, pois vc faz o chamado preço-médio.

      Numa bolsa em tendência de alta estar 100% em ações faz uma diferença enorme.

      Um abração!!!

      Excluir
    2. q isso, chefe, no stress!! depois q inventaram o Cntrl+C, Cntrl+V, é td mais fáciil !kkkkkkkkkkkkkkkkkk

      em tempo, aportes mensais são bom pra pegar as baixas, hehehe

      grande abraço!

      Excluir
  3. Fala Lord!

    Cara, o legal é ver que o alicerce de tudo é disciplina. Independente da estratégia tomada, dá pra ganhar dinheiro no longo prazo. Claro, que arrisca mais, ganha mais. Por outro lado passa mais raiva e mais sufocos. Outra coisa importante pra tirar dessa história é o tal do "faça o que sabe fazer". Como seria o Portuga fazendo trades? provavelmente perderia muito dinheiro.

    Bom fds!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Corey Beleza!!!
      Bem o que importa nesta história é o investidor manter uma estratégia e ir com ela doa a quem doer até o fim, pois ficar trocando de estratégia toda hora, é ruin para a rentabilidade.

      Um abraço.

      Excluir
  4. ahá sabia q o CDF ia se dar bem, mas melhor mesmo é saber ser CDF e Junior nas horas certas, e qdo tudo vai bem em um bull market aproveitar e dar uma de Playboy :)
    beijão na ponta do nariz, bom sabado por aí!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ostra td bem?

      Eu vou fazer um estudo para achar uma maneira de mesclar as duas estratégias, por exemplo.
      Tendência de alta RV=60% x RF=40%
      Tendência de Baixa RV=40% x RF=60%

      Vou ver o que aconteceria e depois vou publicar.

      Um Grande Abraço.

      Bj$$$$$

      Excluir
  5. ahh sim claro: excelente post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKK você entendeu a mensagem subliminar!!!!!!

      Excluir
  6. malditos bonekim nujentos.

    Investidor aloprado

    ResponderExcluir
  7. Sabia que cdf ia gahnhar!!!

    Os escolhidos ficaram em primeiro e tereiro lugar.

    Ótimos posts!

    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele realmente ganhou, mas por uma diferênça pequena, foi quase um empate tecnico e sem falar que ele pagou corretagens ao longo do tempo.

      Valeu meu amigo estágiário.

      Um abração.

      Excluir
  8. Não entendi porque um treideiro não ganha dinheiro na crise e quando o Ibovespa anda de lado...

    Que papo é esse Lord? kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É fato Eike, trade ganha ou em periodos de queda/alta ou de alta volatilidade (eleições sao otimos periodos), mas mercado de lado q não sai do lugar, perde-se com trade e corretagem, ao menos tem sido assim comigo, são periodos q prefiro ate ficar de fora.
      Bjs

      Excluir
    2. Ola Eike e Ostra.
      Isto acontece porque o trader entra e sai do papel sempre atrasado.
      E quando a bolsa anda de lado vai acontecer de quando ouver um sinal o cara comprar a 25,00 e quando surgir o sinal de venda o papel estará a 23,00.

      Um abração!!!

      Excluir
    3. As médias móveis só funcionam em tendências. Quando o mercado fica de lado só fica pagando corretagem.

      Para mercados laterais seria mais interessante utilizar suportes e resistências.

      Excluir
    4. Essa é uma grande verdade exceto pelo fato que estamos investindo um grande quantidade de dinheiro, explico:
      Nós estamos na corrida pelo milhão imagina a seguinte situação, um investidor tem 300 mil divididos em 6 papeis de 50 mil cada, a estrategia de fazer trades teria de ser conservadora. Portanto o melhor método seria seguidor de tendência.
      Para usar suportes e resistência pra mim só ser usando gráficos semanais. Além do que como a quantia seria acima de 20 mil, teria que ser pagos imposto de renda sobre o lucro.

      Excluir
    5. Ostra, tem estratégia para todo mundo, mercado lateralizado vc pode trabalhar, por exemplo, com Travas de baixa em opções, vende valor extrínseco e espera derreter com o passar do tempo.

      Excluir
  9. bom final de domingo por aí tb!!!
    qq coisa, janelas estão abertas para entrar o ar frio da noite :P

    ResponderExcluir
  10. Fala Caçador... li agora as 3 partes desta história...
    Confesso que ao final do primeiro post eu apostaria no portuga...
    Muito bom o post...
    Mas o pingo foi judiado nesta brincadeira... o cara só aportou os 10 mil na totalidade no ultimo mes, enquanto os outros tiveram 10 anos de rentabilidade em cima dos 10 mil (mesmo considerando os riscos da renda variável, ele não entrou em igualdade de condições)... era praticamente impossível o pingo ganhar do portuga, que investiu os 10k e recebeu os rendimentos da renda fixa durante os 10 anos de aposta...
    Enfim, gostei bastante deste post... valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas essa é uma situação real, pois só os ricos que podem investir de porrada, nós ao contrário temos que fazer aporte mensais.
      Vou fazer um post sobre como cada um poderia melhorar a sua rentabilidade.

      Um abraço!!!

      Excluir
  11. Lord,

    Tenho uma dúvida relacionada ao "PINGO", ele aportando 83 reais ao mês preferiu a renda fixa ou variável?

    Grande abraço

    ResponderExcluir